sexta-feira, 19 de junho de 2020

Prof. Sandro R. Espinoli                     
Matéria: ELETIVA -Oficina de Escrita

Bom Dia, alunos e alunas!

   Na aula de hoje, trataremos dos mecanismo coesivos. A ideia é explorar tanto os recursos responsáveis por estabelecer a ligação entre as partes da redação quanto os que têm a função de evitar a repetição dos termos ao longo do texto. Com isso, cuidaremos da competência 4 do Enem, que mede a capacidade do aluno de demonstrar conhecimento dos mecanismo linguísticos necessários para a construção do seu texto.

O que é coesão?   

    Coesão é a estratégia de conexão das partes do texto. Seria a porção microscópia da nossa redação. Garantir que as palavras estejam bem conectadas em uma progressão de compreensão simples é garantir a coesão. O corretor não espera um texto cortado por frases soltas, sem conjunção ou um elemento de retomada. Ele espera que você saiba empregar os termos disponíveis na língua a fim de garantir a amarração do parágrafo, estruturalmente falando.

Como faz a coesão?      
   A resposta é simples: basicamente, empregando pronomes, conjunções, sinônimos e outros elementos textuais de retomada. Lembre-se de que  -  em um texto dissertativo para a prova do Enem ou concurso – não é conveniente deixar as frase soltas, deixando que o corretor tenha capacidade de conectá-las.

Coesão referencial (ou remissiva)
    É aquela que se estabelece quando um determinado termo faz referência a outra já citado (anáfora) ou ainda a ser citado (catáfora) no texto. Essa modalidade de coesão se realiza por meio de dois mecanismos básicos, que veremos a seguir.

Coesão por substituição gramatical  
    Ocorre quando, gramaticalmente, se retoma ou se anuncia outro elemento do texto. Para a efetivação dessas remissões, são empregados, em geral, pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos.

Exemplos: 
 - O mundo moderno é profundamente marcado pela dualidade. Ele é, simultaneamente, cada vez mais simples e, por isso, cada vez mais complexo.
 O pronome “ele” em destaque, substitui “o mundo moderno”, citado antes. (coesão por pronome)

- O grande problema é este: a infantilização do adulto moderno.
 Repare que o pronome “este” anuncia a ideia do adulto moderno

 - A casa era por aqui... Onde? Procuro a e não acho. (Manuel Bandeira) 

Dessa forma, uma substituição gramatical – que foi retomada por um pronome


- Segundo o antropólogo inglês R Dubar, tanto os chimpanzés quanto os homens usam o conhecimento da vida alheia como fator de coesão social. Aqueles através da prática de catar piolho; estes pela troca de segredos, isto é fofocas. (Folha de S. Paulo, 22/03/93) 

Coesão por reiteração (referencial)    
Ocorre quando, lexicalmente, se retoma ou se anuncia outro elemento do texto. Pode-se estabelecer por exemplo, por meio de sinônimos, hipônimos, hiperônimos e expressões nominais. 

Coesão por hipônimo e hiperônimo
 

Hipônimos – especifico Cardiologista               

Hiperônimo – Genérico Médico



Texto 1              
    Peixe-boi: história e lenda    É provável que o peixe boy tenha tido sua origem há mais ou menos 45 milhões de anos. Desde os primeiros contatos com o homem, este mamífero de águas doces e salgadas despertou muito o interesse. O tamanho impressionava e levava os pescadores a temerem o animal.  

Sempre a coesão por hipônimo e hiperônimo começa do especifico para o genérico.
 

   O termo peixe-boi é um hipônimo, retomado pelos hiperônimos mamífero e animal.  Como há três termos na relação, o termo médio mamífero é hiperônimo em relação a peixe boi, mas hipônimo em relação a animal. O comum é que a retomada de um termo se dê pelo hiperônimo e não pelo hipônimo. Como o termo mais especifico já foi introduzido, retomá-lo pelo termo mais genérico não prejudica a legibilidade.

Veja o exemplo



Texto 2 
   É provável que o animal tenha tido sua origem há mais ou menos 45 milhões de anos. Desde os primeiros contatos com o homem, este mamífero de águas doces e salgadas despertou muito o interesse. O tamanho impressionava e levava os pescadores a temerem o peixe-boi.

Nesse caso a a legibilidade do texto fica comprometida porque o leitor só vai perceber de qual animal se fala no final do texto.

Na próxima postagem, vou dar continuação do mesmo assunto - coesão.

Data da próxima postagem - 26 de junho de 2020.



Prof. Sandro R. Espinoli                                            Série: 2° E
Matéria: Língua Inglesa

Bom Dia, Alunos e alunas!

Trabalho para o 2° bimestre.

O conceito desses exercícios se encontra na postagem do dia 12 de junho de 2020.

1) Complete as lacunas com some ou any.

a) Are there         biscuit?

b) There aren't got          pineapple.

c) would you like         pizza?

d) We 've got        Money in our bag.

e) There are        strawberries in the fridge.

f) Are there         pens on the desk?

g) We haven't got        biscuit.

h) Is there         cheese?


2) Complete o diálogo com some e any.

a) Are there                biscuit?

b) Yes, woudyou like                  ?

a) Yes, i'd like on, please.

b) Would you like      tea?

a) yes, tank you.


Enviar as atividades para o meu e-mail: espinoli2020@bol.com.br

quinta-feira, 18 de junho de 2020


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 19/06/2020



EQUIPE GESTORA
2020



   7 C   -   MATEMÁTICA   -   PROFESSORA:     MARIA REGINA

                                               2 BIMESTRE
 

TEMA: FRAÇÕES E SEUS SIGNIFICADOS
 

DATA 18/06 /20 ENTREGA 24/ 06 /20
 

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
 

1)      RESUMO DAS AULAS DA SEMANA E CONCLUSÃO - CMSP OU DA TV CULTURA.
  


2)      O QUE VOCÊ ENTENDE SOBRE FRAÇÕES?
  


 3)      QUAL O SIGNIFICADO DE RAZÃO NA MATEMÁTICA?
  


4)      NA FRAÇÃO NUMERADOR TEM UM SIGNIFICADO QUAL É? E O
DENOMINADOR?
 

 5)      QUAL É O VALOR DE:
 

A)        7      DE  54
            6
 

B)        5     DE   20
            4


C)        7      DE  36
            4
  

6)      FELIPE REPARTIU UMA REGIÃO QUADRADA EM 4 PARTES IGUAIS E PINTOU 2 PARTES DE VERDE E 2 PARTES DE AZUL.
 

A)      QUAL FRAÇÃO REPRESENTA A PARTE PINTADA DE VERDE NESSA REGIÃO QUADRADA?


B)      QUE PARTE DO TODO ESSA FRAÇÃO REPRESENTA?
 

7)      EM UM CAMPEONATO DE HANDEBOL, A EQUIPE VENCEDORA GANHOU 3/4 DOS 20 JOGOS QUE DISPUTOU. QUANTOS JOGOS ELE GANHOU?
 

8)      SIMPLIFIQUE ATÉ NÃO DAR MAIS:
 

A)      72/ 20
            

B)      18/ 6
  

 C)      102/ 4
 

BOM ESTUDO!

 

6º Anos: A,B,C (Clayton - Português)


Prof. Aline Rossi- Ciências/ 7° anos A e B


Atividade sobre a aula transmitida no dia 12/06 e 15/06 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP.


Habilidades: - Identificar, analisar e avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas;

- Discutir o uso de diferentes tipos de combustíveis e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar e argumentar sobre os avanços na perspectiva econômica e conseqüências socioambientais causadas pela produção e uso destes.

Conteúdos: Máquinas térmicas e combustíveis.

Atividade


         1- O que é uma máquina térmica?

         2- O que faz o Trem “Maria Fumaça” se locomover?

         3- O que é Equilíbrio Termodinâmico?

                  4-  Qual é a relação entre as máquinas térmicas e a poluição ambiental?

         5- O que é combustível?

         6-   Que tipo de combustível é utilizado pelo Trem “Maria Fumaça”?

         7-Quais são os principais combustíveis que você encontra no seu dia a dia?

         8- Quais os problemas que a queima de combustíveis causa ao Meio Ambiente?

Para realizar a atividade proposta acima, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo faz Escola-Volume 1), o livro de Ciências ou a internet.


Entrega e dúvidas:
Enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 25/06 (próxima Quinta-feira).

Vocês também poderão enviar as dúvidas, no chat da sala dentro do aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP ou na nossa turma no classroom.

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE.
Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL

Prof. Aline Rossi- Ciências/ 6° anos A, B e C


Atividade sobre a aula transmitida no dia 12/06 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP.



Habilidades: Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais.

Conteúdos: Materiais sintéticos.

Atividade

1- O que é um material sintético?

2- Diferencie material sintético de material de origem natural.

3-Cite três materiais sintéticos e três materiais naturais.

4-Qual é a relação entre o plástico e o petróleo?

5- Quais os problemas ambientais causados pelo excesso de uso de plástico pelos Seres Humanos?

6- O que podemos fazer para diminuir o impacto ambiental causado pelo uso do plástico?

7- Por que é importante fazer o descarte de materiais de forma correta e seletiva?

8-Você acha que a produção dos medicamentos sintéticos com ajuda da tecnologia é boa ou ruim? Comente.

Para realizar a atividade proposta acima, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo faz Escola-Volume 1), o livro de Ciências ou a internet.

 Entrega e dúvidas:
Enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 25/06 (próxima Quinta-feira).

Vocês também poderão enviar as dúvidas, no chat da sala dentro do aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP ou na nossa turma no classroom.

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE.
Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL