segunda-feira, 22 de junho de 2020

PORTUGUÊS 9ºA e 9ºB - 22 a 26 DE JUNHO - PROFª ELIZABETH


ATIVIDADE 1
COMPLETE O TEXTO SOBRE FAKE NEWS COM OS SEGUINTES CONECTIVOS:

*por exemplo   
*uma prova disso    
*dessa forma
*conforme
*para
*depois
*porque
*ademais

  “...A princípio, vale ressaltar que as notícias falsas ganham cada vez mais destaque nas redes sociais. (1)__________  foi o caso da mulher morta no interior de São Paulo, (2)__________ que sua amiga espalhou falsos boatos na internet, dizendo que ela matava crianças em rituais, e como consequência foi linchada e assassinada pela população local. Análogo a isso, estão cada vez mais frequentes casos como esse, (3)__________ muitos “vilões” da internet criam notícias inválidas e os internautas não verificam a fonte, repassam a matéria e estas se espalham rapidamente no “mundo digital”. (4)__________, não é à toa que Hitler já usava dessa ideologia (5)__________ promover sua imagem durante a 2° Guerra Mundial.

           (6)__________, convém frisar que a mídia é umas das propulsoras do problema. A circulação de fake news tem se tornado um grande lucro para empresas que se utilizam desse artifício; (7)___________, uma menina cega que ganha 0,10 centavos por cada compartilhamento, dicas sobre um remédio proibido que emagrece muito em pouco tempo e falsos produtos contra a calvície são manchetes fictícias que estão lucrando em cima da falta de bom senso das pessoas, para venderem suas mercadorias ou divulgarem suas páginas. Dessa forma, (8)__________ afirmava os filósofos Adorno e Horkheimer, o sistema capitalista implanta a necessidade de consumo ligada à pseudo-felicidade. Parafraseando esse conceito, o tecido social fica alienado, influenciado pelo compartilhamento mentiroso e circula cada vez mais essas manchetes...”

 ATIVIDADE 2: EXPLIQUE (ATRAVÉS DAS PARTES VISUAIS E ESCRITAS) POR QUAL MOTIVO O NOME DO POEMA ABAIXO É “XÍCARA”.

ATIVIDADE 3: ACESSE O SITE fanfics.com.br , SELECIONE UMA HISTÓRIA E LEIA

Envie resposta da atividade 1 e 2 para o email elizabethaugusto@prof.educacao.sp.gov.br
Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Inglesa                          Série: 3° A - 3°B - 3°C





Modal verbs: veja o que são e como usa-los.

   Trata-se de um grupo de verbos auxiliares que possuem características próprias e não seguem as regras como outros verbos em inglês.
   Eles funcionam como auxiliares  para eles mesmo e não se alteram quando são conjugados com a terceira pessoa do singular  no presente (he, she, it). Por isso, eles não recebem "s", "es" ou "ies".

- Normalmente eles expressam capacidade, possibilidade, obrigação, permissão, suposição, pedido, vontade ou desejo. 

- Sempre  que são utilizados em uma sentença, o verbo seguinte deve vir no infinitivo, só que  sem o "to"

- São utilizados  na presença de outros verbos e não tem passado, presente e futuro.



Veja alguns exemplos:

Can I drive your car? permissão 

I can speak English very well.  Habilidade

My brother can arrive after class.  possibilidade


Could

I could ride a bike when I was a child.  – habilidade no passado 
Could I use your bathroom?  – permissão 


It may rain tomorrow.possibilidade no presente ou futuro

May I smoke here?  – permissão


He might come to the dinner.possibilidade 

You must study more.obrigação 

You should go to the doctor . conselho 

You ought to quit smoking.conselho 

                                                          EXERCÍCIOS



1) Complete o texto abaixo com os modal verbs que melhor se encaixarem:


Yesterday I was walking in the streets and the day was really hot, so I decided to stop at a restaurant and drink a soda. When I was almost asking it I decided that I _______ take care of my health. I _____ drink this but it _______ be so unhealthy…

Then I tried to control myself and I said:

“_______ I get an orange juice, please?”

The guy answered me:

“Ok. ______ I put ice and sugar?”

Then I started to think like: “I like sugar, but it _______ be so unhealthy!” So I said:

“No, thanks.”

A few minutes later I got my orange juice. That sensation made me a winner! I said to myself:

“Congrats, you _____ do it!”

That story _______ be amazing if I hadn’t taken the soda. But ok, tomorrow _______ be different!

Alunos e alunas; 

Enviar somente os exercícios para o e-mail: espinoli2020@bol.com.br

Atenciosamente,

Prof. Sandro






Projeto de Vida - Professora Rebeca - 2º ano

Bom dia,

esse bimestre iremos fazer um único trabalho, que irei postar instruções ao longo das semanas, para ser feito e no final entregar. Essa entrega será para o dia 20/07. O trabalho PODE ser feito em dupla ou grupo de até 4 pessoas.
Desenvolvimento do trabalho, iremos falar sobre Cyberbullying, iremos ver em qual lugar, esse tema se encaixa melhor dentro do nosso componente curricular, lembrado que hoje utilizamos bastante a internet.

Até,

Professora Rebeca.

Projeto de Vida - Professora Rebeca

Bom dia pessoal, para esse Bimestre iremos montar um "diário de notícias" sobre Cyberbullying. Quero que vocês façam grupos de até 4 pessoas, lembrando que não é para ir na casa do colega!
Durante as próximas semanas, irei postando algumas coisas que precisam ter neste trabalho, lembrando que a entrega será só no dia 20/07.

obs: aquele que não conseguir achar pelo menos, um amigo para fazer o trabalho, pode fazer sozinho.

Até,

Professora Rebeca.