quinta-feira, 25 de junho de 2020

Prof. Aline Rossi- Ciências/ 6° anos A, B e C


Atividade sobre as aulas transmitidas nos dias 15/06 e 22/06 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP.


Habilidades: Identificar a organização básica da célula, por meio de imagens impressas e digitais, de animações computadorizadas e de instrumentos ópticos, reconhecendo-a como unidade estrutural e funcional dos seres vivos unicelulares e pluricelulares, na perspectiva da História e da Ciência.

Conteúdos: Células e suas funções.


Atividade
1-      O que é uma célula?

2-      Quais são as funções das células?

3-      De que são constituídos os seres vivos?

4-      Quais as partes principais de uma célula?

5-      Como é uma célula procarionte? Quais seres vivos possuem este tipo de célula.

6-      Como é uma célula eucarionte? Quais seres vivos possuem este tipo de célula.

7-      O que são seres unicelulares? Cite um exemplo.

8-      O que são seres pluricelulares? Cite um exemplo.

9-      Diferencie a célula animal da célula vegetal.

10-   Identifique as células nas imagens seguintes, marcando um X nos parênteses.

a)     
I.                    ( ) Célula Procarionte ( ) Célula Eucarionte
II.                   ( ) Célula animal ( ) Célula vegetal   ( )Bactéria




                    B) 
I.  ( ) Célula Procarionte ( ) Célula Eucarionte
II.  ( ) Célula animal ( ) Célula vegetal ( )Bactéria



                    C)
I.  ( ) Célula Procarionte ( ) Célula Eucarionte
II. ( ) Célula animal ( ) Célula vegetal ( )Bactéria


 Para realizar a atividade proposta acima, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo faz Escola-Volume 2), o livro de Ciências ou a internet.

 Entrega e dúvidas:
Enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 02/07 (próxima Quinta-feira).

Vocês também poderão enviar as dúvidas, no chat da sala dentro do aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP ou na nossa turma no classroom.

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE.
Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL




TECNOLOGIA - COMUNIDADES - 2C - Profª Alice

Um dos temas que vamos trabalhar com frequência nas nossas aulas é o letramento digital.

O que é letramento digital?

Muitas são as definições e concepções acerca do letramento digital, que focam desde o uso proficiente de ferramentas digitais até o tratamento crítico de conteúdos que circulam nos ambientes digitais. Incluem também, desde o ler e escrever em contextos digitais, em uma perspectiva funcional (o que envolve o trato com diferentes linguagens e mídias), até participação crítica e ética nas práticas sociais próprias das culturas digitais.
Fonte: São Paulo. 2019. Diretriz Curricular de Tecnologia e Inovação

Na definição encontramos termos como ética e participação crítica. Por qual motivo eles são tão importantes? Na internet, assim como na vida presencial, vivemos em comunidades, nos relacionamos com outras pessoas.
Estudo da aula de hoje

Assista os seguintes vídeos sobre comunidades virtuais:

https://www.youtube.com/watch?v=m9r6xAuoYMI

https://www.youtube.com/watch?v=Xm_7RdifX0c




                    ATIVIDADE DE FÍSICA 2º ANO
PROFESSORA : CIDA
ENTREGAR  ATÉ O DIA: 30/06/2020
Temas:
Energia cinética
Energia potencial gravitacional
Energia potencial elástica

1)Qual é a energia cinética de um caminhão com 20
toneladas de massa, com velocidade de 108 km/h?

2)Calcule a energia cinética de uma bola de massa
600 g, que ao ser arremessada atingiu uma velocidade
de 5m/s.

3) Sabendo que um corredor cibernético de 80 kg
partindo do repouso, realiza a prova de 200m em
20s, mantendo a aceleração constante de a=1m/s2
pode-se afirmar que a energia cinética atingida
pelo corredor no final de 200m, em joules, é de?

4)Determine qual é a velocidade em que se
move um corpo de 20kg cuja energia cinética
é igual a 400J?

5) Uma bola de 5kg é solta da altura de 10m.
Qual é a energia potencial gravitacional da bola?
Em joules e calorias    dados: g=10m/s2

6) Um vaso com uma flor que está em uma
 varanda, cai do segundo andar de um prédio.
Sua altura em relação ao chão é de 6m e sua
massa é igual a 2kg.
Qual a energia potencial gravitacional do vaso?
g=10m/s2.

7)Qual é a massa de uma pedra que apresenta,
em um dado instante, energia potencial gravi-
tacional igual a 3500j e se encontra a uma
altura de 200m em relação ao solo. g = 10m/s2

8)Um teste de amortecedor para elevadores
soltou-se com uma massa de 500kg de uma
altura de 20m. O bloco provocou uma contração
de 1m no amortecedor. Dado a constante elas-

tica 1000N/m. Qual é a energia elástica deste
amortecedor?

Dúvidas no whatsapp PV de segunda a quinta no
horário de 7 às 18hs.
Retorno por email ou whatsapp privado.




2°A TECNOLOGIA - PROF TALI

COPIAR É OPCIONAL, APRENDER É IMPORTANTE


Tecnologia da informação e comunicação (TIC) 


Você já ouviu falar da TIC? A sigla para Tecnologia da Informação e Comunicação nas empresas tem sido amplamente utilizada por gestores de diferentes áreas a fim de proporcionar uma melhor comunicação entre os colaboradores e até com público.
Os consumidores têm consciência do seu poder de compra, por conta da grande quantidade de informações disponíveis e de fácil acesso. Assim, com a alta concorrência, a demanda pela superioridade nos produtos e serviços, bem como no atendimento ao cliente prestado pelas empresas, está aumentando drasticamente.
Nesse sentido, para ganhar vantagem competitiva e reverter esse cenário, a TIC está sendo bastante utilizada. Ao utilizar softwares, hardwares e a telecomunicação de forma integrada, ela consegue quebrar barreiras sociais, culturais e até tecnológicas que impedem o sucesso do negócio.
Então, quer entender como isso funciona? Continue lendo este post para conhecer as ferramentas que utilizam a TIC e os principais benefícios proporcionados por ela!

Afinal, o que é a TIC?

Grosso modo, a Tecnologia da Informação e Comunicação nada mais é que um conjunto de ferramentas tecnológicas utilizadas de forma incorporada, para que a empresa consiga chegar mais rápido e intuitivamente ao seu objetivo de negócio.
Ao ser implementada, a TIC consegue automatizar processos, melhorar a aprendizagem, reduzir custos e facilitar pesquisas, sejam elas internas ou externas. Além disso, por tratar os procedimentos com uma comunicação mais eficaz e automatizada, promove a melhoria na experiência do cliente e gera maior satisfação por parte do consumidor em relação à marca.

Se você se interessa em ser um profissional da área, assista essas aulas de apoio.









Quais são os benefícios proporcionados pela TIC na empresa?

A TIC é de grande usabilidade na área de TI, visto que é nesse setor que acontecem o desenvolvimento de automação de sistemas e as melhorias em processos, entre outras coisas. No entanto, são diversas as frentes de uma organização que podem ser beneficiadas ao se fazer uso da Tecnologia da Informação e Comunicação. Então, que tal saber mais sobre elas?
Na próxima aula daremos sequência nos benefícios que traz para o ser humano de modo individual e corporativo.
Mas, você pode citar um benefício causado pela TIC,  que você suponha ter em uma empresa? 


GRATIDÃO
PROF TALI



REFERÊNCIAS

milvus.com.br/tecnologia-da-informacao-e-comunicacao-tic-nas-empresas-o-que-e/

1°F PORT. LIÇÃO ENVIADA GRUPO DIA 17.06

ASSITAM A PARTIR DE 7° MINUTO DESSE VÍDEO (CMSP) ATÉ O FINAL, EM SEGUIDA ANALISEM O TEXTO A SEGUIR RESPONDENDO O QUE SE PEDE:

ANÁLISE TEXTUAL


 Por Mário Sérgio Cortella

Aquele que tiver a real solução para esse problema que atire a 1ª pedra !!!
Atire no Prefeito que fechou a cidade e mandou todos pra casa.
Atire no Presidente que pede pra abrir a cidade e a volta ao trabalho.
Atire nos médicos que pedem o isolamento social para evitar o colapso no sistema de saúde.
Atire nos economistas que pedem para voltar a rotina prevendo um colapso financeiro ....
O NEGÓCIO É ATIRAR PEDRAS !
Se voltar tudo a funcionar vai morrer quantas pessoas ?
Se ficar em isolamento social vai morrer quantas empresas?
Vou responder:
Ninguém sabe!!
Quando um problema não tem solução, elegemos um culpado, um inimigo, um vilão...
Não! A culpa não é do Prefeito!
Não! A culpa não é do Governador!
Não! A culpa não é do Presidente!
Nem dos médicos, nem dos economistas e nem do Ministro da Saúde.
Eles estão tão perdidos quanto todos nós.
Tão perdidos quanto Donald Trump e todos os líderes mundiais.
Fomos pegos de surpresa sem manual de procedimentos. Cada um ACHA uma coisa, mas NINGUÉM tem certeza.
Então quem sabe não é a hora de parar de perder tempo atirando pedras e dando palpites, e começar a orar mais, amar mais, chorar mais, valorizar mais os AMIGOS e a FAMÍLIA ...
Chega de ódio!!!
Talvez seja essa a solução!!!”

........................::::........................


Éramos todos humanos, mas a religião nos separou, A política  nos dividiu, o dinheiro nos classificou, Até que um vírus nos igualou .

Escreva ou imprima e cole  esse texto no caderno e responda:
Esse texto é:

(   ) literário
(   ) não literário

A entrega será aqui através de interação com o professor .
Não precisará enviar foto.
Eu vou falando com vocês e registrando quem fez e corrigimos ok.

E quando voltar eu visto o caderno.