segunda-feira, 29 de junho de 2020

PORTUGUÊS 9ºA e 9ºB - 29 DE JUNHO A 03 DE JULHO - PROFª ELIZABETH

ATENÇÃO: A ATIVIDADE ABAIXO ESTÁ NO CLASSROOM, ENTÃO TENTE FAZER POR LÁ; OU ENVIE PARA O EMAIL elizabethaugusto@prof.educacao.sp.gov.br

 
Observe os conceitos:
ORAÇÃO: é toda frase que tem verbo; EX: João ficou desempregado. (contém o verbo “ficou”)
OBSERVAÇÕES:
*a quantidade de verbos na frase será a quantidade de orações na frase; ou seja, se uma frase tiver 1 verbo, terá uma oração, se tiver 2 verbos terá duas orações, se tiver 3 verbos, terá três orações, e assim por diante
  EXEMPLOS:  A covid modificou nossas vidas.  (1 verbo = 1 oração)
                         A covid modificou nossas vidas e separou famílias. (2 verbos = 2 orações)
PERÍODO SIMPLES E PERÍODO COMPOSTO: se a frase tiver apenas uma oração (ou seja, apenas 1 verbo), será período simples; se a frase tiver mais de uma oração (ou seja, 2 verbos ou mais), será período composto.
EXEMPLOS: A covid modificou nossas vidas. (1 verbo = 1 oração = período simples)
       A covid modificou nossas vidas e separou famílias. (2 verbos = 2 orações = período composto)
      Pare, reflita, e depois tome a atitude. (3 verbos = 3 orações = período composto)

EXERCÍCIOS 
*essa matéria está na sua página do classroom; então faça por lá ou então envie as respostas dos exercícios para o email: elizabethaugusto@prof.sp.gov.br

1)      Copie 5 frases do texto abaixo (lembre-se que a frase termina no ponto final), grife os verbos, e diga se cada frase que você copiou é do período simples ou composto

Orar continuamente
Dom Anuar Battisti - Arcebispo de Maringá
Penso que, independentemente dos afazeres, todos nós precisamos manter as antenas ligadas, dando um sentido maior a tudo o que fizermos diariamente. Por este caminho, o apóstolo Paulo, escrevendo aos cristãos de Tessalônica, recomenda: "Por favor, irmãos: corrijam os que não fazem nada, encorajem os tímidos, sustentem os fracos e sejam pacientes com todos. Cuidem que ninguém retribua o mal com o mal, mas procurem sempre o bem uns dos outros e de todos. Estejam sempre alegres e orem sem cessar." (Ts 5,14-17)
A atitude que deve ser mantida sempre, mesmo quando as coisas ou as pessoas nos atrapalham, é a mútua e contínua caridade, expressa na solidariedade e na prática do bem, seja com quem for. Para que tudo seja mantido com vigor e perseverança, a base é a alegria e a oração. Permaneçam "sempre alegres e orai sem cessar." A alegria que se caracteriza pela satisfação de viver e fazer as coisas acontecerem sustentada por uma atitude orante, sem tréguas.
 Por que orar continuamente? Porque somos humanos, necessitados da ajuda divina, pois fomos criados à imagem e semelhança de Deus e, por isso, interlocutores, capazes de entrar numa relação de comunhão com o Pai, criaturas que não estão distantes do criador. Somos filhos e filhas que, espontaneamente, podem e devem manter um diálogo firme, livre e confiante com Deus Pai. Por isso, orar significa confiar, confidenciar ao Pai o que os filhos sentem e necessitam. Orar sempre confidenciando não só as nossas necessidades, e sim as necessidade dos outros. Não somos indivíduos isolados, e sim corpo de Cristo, unidos pela graça da salvação.
Como orar continuamente? Não necessita estar ajoelhado o tempo todo e nem no templo dia e noite, nem mesmo multiplicar os atos de oração. Tudo o que fazemos deve ser orientado para Deus, fazendo a sua vontade: "estudar, trabalhar, sofrer, descansar, até mesmo morrer por Ele." Uma atitude orante, fazendo bem cada coisa, sem pressa, cumprindo os desejos de Deus, oferecendo tudo por Ele, recomeçando sempre, mesmo nas quedas da vida.
Em outras palavras, orar continuamente significa viver permanentemente o amor. Amar e amar sempre é o caminho do diálogo com Deus e meio de transformar a dor em amor, as trevas em luz, a violência em paz. O orar será contínuo quando soubermos amar continuamente.

2)      A aula de português, no centro de mídias, dia 23 de junho, falou sobre cartum; além das diferenças entre cartum e charge. Diga quais as principais diferenças entre esses dois gêneros verbo-visuais.

3)      Explique o cartum abaixo:    diversos homens com “corda nas costas” indo na mesma direção, enquanto um homem “sem corda nas costas” indo na direção contrária

CAULOS. Disponível em: www.caulos.com. Acesso em 24 set. 2011. (Foto: Reprodução)


Leia este texto sobre o livro “Meus dias com você”, escrito por Clare Swatman:

Quando o marido de Zoe morre, o mundo dela desaba. Mas e se fosse possível tê-lo de volta?
Numa fatídica manhã, Ed e Zoe têm uma discussão terrível, algo recorrente no seu casamento em crise, e ela acaba se despedindo de forma brusca quando ele sai para o trabalho.
Pouco tempo depois, um ônibus acerta a bicicleta de Ed, matando-o e deixando Zoe arrasada por não ter lhe dito quanto o amava. Se tivessem ficado mais um pouco juntos aquela manhã, ele ainda estaria vivo? Será que poderiam ter reconstruído o amor que os unira?
Após dois meses, Zoe ainda não conseguiu se conformar. De luto, decide cuidar do jardim do marido, quando acaba caindo e desmaiando. [...]
Disponível em:

Questão 1 – No trecho “Mas e se fosse possível tê-lo de volta?”, o pronome oblíquo “lo” retoma:
a) o marido
b) o mundo
c) o trabalho
d) o amor

Questão 2 – Não se empregou um pronome oblíquo para se referir ao personagem Ed em:
a) “[...] um ônibus acerta a bicicleta de Ed, matando-o [...]”
b) “[...] deixando Zoe arrasada por não ter lhe dito [...]”
c) “[...] quanto o amava.”
d) “[...] ele ainda estaria vivo?”

Questão 3 – Aponte os pronomes oblíquos presentes na questão anterior:
______________________________________________________________________________

Nas questões 4 e 5, assinale a classificação para o pronome destacado:

Questão 4 – “Será que poderiam ter reconstruído o amor que os unira?”
(     ) pronome oblíquo átono
(     ) pronome oblíquo tônico
(     ) pronome oblíquo reflexivo

Questão 5 – “Após dois meses, Zoe ainda não conseguiu se conformar.”
(     ) pronome oblíquo átono
(     ) pronome oblíquo tônico
(     ) pronome oblíquo reflexivo

Professora Ana Paula de Português

Leia este texto sobre o livro “Meus dias com você”, escrito por Clare Swatman:

Quando o marido de Zoe morre, o mundo dela desaba. Mas e se fosse possível tê-lo de volta?
Numa fatídica manhã, Ed e Zoe têm uma discussão terrível, algo recorrente no seu casamento em crise, e ela acaba se despedindo de forma brusca quando ele sai para o trabalho.
Pouco tempo depois, um ônibus acerta a bicicleta de Ed, matando-o e deixando Zoe arrasada por não ter lhe dito quanto o amava. Se tivessem ficado mais um pouco juntos aquela manhã, ele ainda estaria vivo? Será que poderiam ter reconstruído o amor que os unira?
Após dois meses, Zoe ainda não conseguiu se conformar. De luto, decide cuidar do jardim do marido, quando acaba caindo e desmaiando. [...]
Disponível em:

Questão 1 – No trecho “Mas e se fosse possível tê-lo de volta?”, o pronome oblíquo “lo” retoma:
a) o marido
b) o mundo
c) o trabalho
d) o amor

Questão 2 – Não se empregou um pronome oblíquo para se referir ao personagem Ed em:
a) “[...] um ônibus acerta a bicicleta de Ed, matando-o [...]”
b) “[...] deixando Zoe arrasada por não ter lhe dito [...]”
c) “[...] quanto o amava.”
d) “[...] ele ainda estaria vivo?”

Questão 3 – Aponte os pronomes oblíquos presentes na questão anterior:
______________________________________________________________________________

Nas questões 4 e 5, assinale a classificação para o pronome destacado:

Questão 4 – “Será que poderiam ter reconstruído o amor que os unira?”
(     ) pronome oblíquo átono
(     ) pronome oblíquo tônico
(     ) pronome oblíquo reflexivo

Questão 5 – “Após dois meses, Zoe ainda não conseguiu se conformar.”
(     ) pronome oblíquo átono
(     ) pronome oblíquo tônico
(     ) pronome oblíquo reflexivo

Professor Alex educação física - Danças Urbanas 7ºs A e B

Olá galerinha, segue informações da aula do CMSP do dia 25/06 - Danças Urbanas e suar formas de expressão. No final tem a atividade a ser feita.


7º ano aula CMSP 25jun danças urbanas e suas formas de expressão
Professoras Juliana e Mara
Habilidades
·         EF07EF11 – Experimentar, fruir e recriar danças urbanas, identificando seus elementos constitutivos (ritmo, espaço e gestos)
Objetivos
·         Identificar os gêneros musicais rap e funk
·         Identificar os elementos constitutivos da dança(ritmo, espaço, tempo e gestos)

Pra começar – identificando conhecimentos prévios e retomada da aula passada.
Danças urbanas – hip hop
Este estilo e as diferenciações das danças urbanas têm o contexto histórico de influências dos diversos gêneros musicais, de artistas e de origem de lutas e protestos. Enquanto movimento, faz parte das danças urbanas, abrange a música, a dança, a cultura, a linguagem artística, enfim, possui diversas abordagens.
Gêneros musicais
·         Destacamos uma atenção especial aos gêneros musicais funk e rap
·         Tratam-se de gêneros que caracterizam uma identidade, assim como qualquer outra manifestação artística e cultural
·         No funk, as letras despertam uma intencionalidade textual
·         O rap possui duas batidas em seu tempo rítmico (uma lenta e uma mais rápida)
·         Cada música possui um BPM(Batida Por Minuto), uma unidade de frequência utilizada na música, ou seja, a velocidade
·         Vamos ouvir a música e entender o tempo dela?
·         Dylan Sitts – Memo  https://www.youtube.com/watch?v=fyhFVtK5dmk frases musicais (comentários)
Apresentação do vídeo da professora Michele e Thiago movimentos do break do kramp interação.
Elementos constitutivos
·         Ritmo – aquilo que flui, que se move. Combinação de sons e movimentos repetitivos, sequência de passos, intensidade do movimento e concentração.
·         Espaço – a dança acontece em diferentes:
o   Direções: para o lado, para a frente, para trás, nas diagonais, em cima e em baixo
o   Extensões: perto, médio e longe
o   Níveis (relacionado com à altura): alto, médio e baixo
o   Dimensões: pequeno, médio e grande
·         Tempo e Gestos
o   Tempo: representa uma mudança na velocidade do movimento (rápido, moderado e lento)
o   Gestos: expressa os movimentos realizados através do corpo (sentimento e forma).
Apresentação de dois vídeos da professora Michele e Thiago.
Vamos conversar – interação sobre a vivência junto com o vídeo.
Retomada
o   Conhecemos os gêneros musicais rap e funk
o   Conhecemos os elementos constitutivos da dança: ritmo, espaço tempo, e gestos.
Fim

Vocês podem fazer a Atividade 1 – Você já dançou? São três questões de resposta livre, da página 45 Caderno do Aluno vol. 2, componente curricular Educação Física.

Bora trabalhar pessoal!!

Professor Alex

Professor Alex educação física 6ºs A, B e C Danças Urbanas

Olá galera, segue informações da aula do CMSP de 25/06 - Danças Urbanas e no final a atividade a ser realizada.

6º ano aula CMSP 25jun danças urbanas elementos constitutivos
Professoras Mara e Juliana
Habilidades
·         Experimentar, fruir e recriar danças urbanas, identificando seus elementos constitutivos (ritmo, espaço e gestos)
Objetivos
·         Identificar os elementos constitutivos da dança
·         Conhecer o breakdance (estio de dança urbana)
·         Conhecer o mundo do rap
·         Vivenciar movimentos da dança urbana
Problematização
·         Conhecer o mundo do hip hop é entender a história dessa dança urbana e tudo que a envolve. Você consegue diferenciar esse movimento dos demais estilos existentes?
Hora da conversa sobre o conhecimento prévio do rap

Conceito – A palavra rap tem como significados ritmo e poesia. É uma mistura de ritmos intensos com rimas poéticas e letras que integram os contextos social, cultural e político em que o artista está inserido. Esse movimento também é composto por danças caracterizadas por movimentos rápidos e malabarismos corporais.
·         No Brasil, o rap surgiu por volta de 1986, na cidade de São Paulo
·         Na década de 80, no século 20, não era bem aceito pela maioria das pessoas
·         Era considerado um estilo de música muito violente e típico da periferia
·         Na década de 90, também no século 20, ganhou força com as rádios e a indústria fonográfica
Estilo musical – rap
É aquele que envolve o movimento hip hop
Nesse estilo de música, podemos encontrar dois elementos:
·         O DJ
·         O MC
O Break – relembrando o conteúdo da semana passada
É caracterizado por uma dança oriunda dos EUA, no período da guerra do Vietnã com movimentos e coreografias que expressavam situações da guerra como forma de protesto.
Após a guerra do Vietnã, esse estilo de dança continuou a existir como um movimento de protesto e resistência às situações de opressão ocorridas na sociedade, sendo utilizado também como estratégia para diminuir as brigas que ocorriam entre gangues de rua.
Por meio de competições denominadas “batalhas”, alguns grupos organizaram-se com o intuito de criar movimentos e coreografias para concorrer com outros ou gangues.
O break – vídeo1 da professora Michele: comentários/interação
Elementos constitutivos
·         Ritmo – aquilo que flui, que se move. Combinação de sons e movimentos repetitivos, sequência de passos, intensidade do movimento e concentração.
·         Espaço – a dança acontece em diferentes:
o   Direções: para o lado, para a frente, para trás, nas diagonais, em cima e em baixo
o   Extensões: perto, médio e longe
o   Níveis (relacionado com à altura): alto, médio e baixo
o   Dimensões: pequeno, médio e grande
·         Tempo e Gestos
o   Tempo: representa uma mudança na velocidade do movimento (rápido, moderado e lento)
o   Gestos: expressa os movimentos realizados através do corpo (sentimento e forma)
2 vídeos com retomadas dos movimentos/passos (footwork) da aula passada professora Michele
Retomada da aula
·         Os elementos constitutivos da dança
·         O break (estilo de dança urbana)
·         A música no hip hop e no rap
·         Movimentos da dança urbana
Fim


Vocês podem fazer a Atividade 1 – Mas, o que é dança? Questões de 1 à 6, da página 47/48 Caderno do Aluno vol. 2, componente curricular Educação Física.

Bora trabalhar pessoal!!

Professor Alex

3ºA,3ºB,3ºC,3ºD - Português- O que muda na minha vida após a pandemia? Profª Ângela

Tema: O que muda na minha vida após a pandemia? ( Artigo de Opinião)   


Assista ao vídeo abaixo e comece a fazer um rascunho de um artigo de opinião sobre o tema acima, use seu caderno de português. Data entrega a definir mas será agora em Julho.





 

3ºA,3ºB,3ºC,3ºD - Variações Linguisticas II - Revisão - Profª Ângela

 Tema: Variações Linguísticas II - Revisão

 Assista ao vídeo sobre Variações linguísticas e faça os exercícios do 2ºvolume do Caderno do aluno nas páginas 113 a 115 e os exercícios apresentados no vídeo (responda em seu caderno)