terça-feira, 30 de junho de 2020

Prof.  Sandro R. Espinoli

Matéria: Língua Portuguesa                    Série: 8°B - 8°C

Alunos e alunas,

Copie a matéria no caderno. Na próxima aula, vou dar sequência do mesmo assunto.

Obrigado.


Próxima postagem - 01/07/2020 (próxima aula, amanhã)




 
Aula de tempos e modos verbais
O que é verbo? 
   Para entender a função dessa classe gramatical, vamos refletir o que é um verbo. É uma palavra variável que expressa um processo, isto é, aquilo que se passa no tempo. Ao indicar um fato no tempo, o verbo, basicamente, pode exprimir:


A)  Ação:

Todos comeram o bolo.
B)  Estado:
O jogador está nervoso.
C)  Mudança de estado:
O atleta ficou doente.
D)  Fenômeno da natureza:
Nevou muito naquele ano.
E)   Existência:
Havia quinze candidatos para cada vaga.
Pessoas do discurso
    Em nossas interações cotidiana, participamos daquilo o que chamamos de discurso. Cada participante tem seu turno de fala. Durante nossas trocas conversacionais, assumimos ”postos” diferentes e acabamos realizando o papel do discurso. Existem, basicamente, três pessoas
   
1ª pessoa (singular ou plural): aquela que fala.
2ª pessoa (singular ou plural): aquela com quem se fala.
3ª pessoa (singular ou plural): aquela ou aquilo sobre quem/o que se fala
   Os verbos costumam permear todas as nossas conversas, tanto que essas pessoas sobre as quais você acabou de ler são, também, chamadas de pessoas verbais. Os verbos aparecem em nossas conversas como forma de exprimir certos eventos situados num determinado tempo, de um determinado modo e com um certo alguém.

Exemplo: 
 Suponha que você tenha dito ao seu amigo:
"Ontem, finalmente, assisti ao filme."
 
  O verbo assistir exprime uma ação realizada por você. Você foi ao cinema. Podemos afirmar que, na frase em destaque, ele está conjugado na 1ª pessoa do singular (eu – a pessoa que fala), no modo indicativo. O tempo verbal é o pretérito perfeito, pois se trata de uma ação realizada, já concluída. Isso mostra que uma única palavra pode nos dar muitas informações, perceba que o sujeito não precisou estar explícito na frase para percebermos de quem se trata. O verbo nos deu essa informação.


Professora Maria Cristina - 6 A,B,C - Projeto de vida

Olá meus amores...
Como vocês estão? Cuidando-se?
Nesta semana, estarei recolhendo os trabalhos pedidos até o momento,OK?
Os trabalhos sobre bullying deverão ser criativos. Valerá nota!
Estarei, em breve, utilizando a plataforma Classroom. Portanto entreguem as atividades, tá bom! Beijão

Professora Maria Cristina- Eletiva 6 e 7 Anos

Olá meus amores...
Como vocês estão? Cuidando-se?
Nesta semana, estarei recolhendo os trabalhos pedidos até o momento,OK?
Estarei, em breve, utilizando a plataforma Classroom. Portanto entreguem as atividades, tá bom! Beijão

Professora Maria Cristina - Química - 2A,B,C,D

Olá meus amores...
Como vocês estão? Cuidando-se?
Nesta semana, estarei recolhendo os trabalhos pedidos até o momento,OK?
Estarei, em breve, utilizando a plataforma Classroom. Portanto entreguem as atividades, tá bom! Beijão

Professora Maria Cristina - química - 3 B,C,D

Olá meus amores...
Como vocês estão? Cuidando-se?
Nesta semana, estarei recolhendo os trabalhos pedidos até o momento,OK?
Estarei, em breve, utilizando a plataforma Classroom. Portanto entreguem as atividades, tá bom! Beijão

6ºAnos: A,B,C (Clayton - Português)



Interpretação do Filme: Tainá

                            (Aula de: segunda-feira, 22 de junho de 2020, quem ainda não assistiu, assista.)


Após assistir ao filme responda:
 
1-Assinale a alternativa no nome do filme assistido?      
          
a.(   ) Tainá uma aventura na Amazônia
b.(   ) Tainá
c.(   )Tainá, uma menina índia
d.(   ) Tainá em uma travessura na Amazônia

2.Assinale na alternativa que apresenta o nome do local onde  se passa a história.

a.(   ) a história se passa em uma floresta no sul da Argentina.

b.(   ) a história se passa na Amazônia.

3. Assinale na alternativa correta :

a.nome do macaco:

 (   ) Catu  
 (   ) Patu    
 (   ) Manu

b.avô da Tainá:

  (    ) Potijê     
  (    ) Tigê     
  (    ) Ianajê

c.nome do traficante de animais:

 (    ) Maná 
 (   ) Shoba    
 (    ) Shuba

4- O que o avô de Tainá sempre ensina a menina?
________________________________________________________________________________________________________________________

5. Quem os caçadores pensam que está desarmando as armadilhas?
________________________________________________________________________________________________________________________

6.Ao fugir dos traficantes quem Tainá encontra na floresta?
________________________________________________________________________________________________________________________

7.Qual é o destino dos animais traficados por Shoba  e seus comparsas?
________________________________________________________________________________________________________________________


8. Assinale no significado correto das palavras indígenas abaixo. 

-Tainá:

  (    ) luz da manhã   
  (   ) flor da manhã

-Catu:

 (   ) bonito    
 (   ) inteligente   
 (    ) alegre

9. Juninho sem querer faz uma maldade com Catu? Onde Juninho coloca o macaco?

a.(   ) no avião e ele ficou perdido na floresta
b.(   ) na geladeira e ele ficou doente
c.(   )no baú dele e disse para Tainá que o macaco havia sumido.

10.Qual cena do filme você mais gostou?

2ºA (Clayton – Português) Devolutiva de: 20 de junho de 2020



Correção da atividade de: sábado, 20 de junho de 2020
Exercícios

Questão 1


(...) Pegue duas medidas de estupidez 
Junte trinta e quatro partes de mentira 
Coloque tudo numa forma 
Untada previamente 
Com promessas não cumpridas 
Adicione a seguir o ódio e a inveja 
As dez colheres cheias de burrice 
Mexa tudo e misture bem 
E não se esqueça: antes de levar ao forno 
Temperar com essência de espírito de porco, 
Duas xícaras de indiferença 
E um tablete e meio de preguiça (…)”.
(Os anjos – Legião Urbana)

A letra da música Os anjos, de autoria de Renato Russo, apresenta elementos que a identificam com o seguinte tipo textual:

a)      Narração.


b)      Descrição.


c)      Injunção. Alternativa “c”. Apropriando-se da linguagem poética, Renato Russo optou pela injunção para construir as imagens da canção, que emprega o recurso da receita culinária para criar o efeito de ironia pretendido pelo autor.

d)     Dissertação.


Questão 2

Sobre os textos injuntivos e prescritivos, estão corretas:

I. Ambos estão pautados na explicação e no método para a concretização de uma ação através do emprego de uma linguagem simples e objetiva.
II. Os textos injuntivos não têm como finalidade a coerção do leitor, isto é, sugere o cumprimento das regras, e não as impõe. São exemplos as receitas culinárias e os manuais de instruções.
III. Os textos prescritivos apresentam um discurso coercitivo, isto é, as normas apresentadas devem ser seguidas à risca. São exemplos as cláusulas de um contrato e as regras gramaticais.
IV. Não é possível delimitar as diferenças entre os textos injuntivos e prescritivos, pois ambos sugerem o cumprimento de regras para a realização de um trabalho ou a utilização correta de instrumentos e/ou ferramentas.

a) I e III.
b) Apenas IV.
c) II e III.
d) I, II e III.  (Alternativa “d”).


Questão 3 

São características dos textos injuntivos e prescritivos:

I. Emprego de termos técnicos e linguagem elaborada.
II. Linguagem simples e objetiva, cujo intuito é o entendimento integral da mensagem.
III. Utilização dos verbos no imperativo, de modo a indicar uma ordem ou aconselhamento.
IV. São considerados gêneros textuais, podendo ser alterados de acordo com as necessidades dos falantes.

a) Todas estão corretas.
b) II e III estão corretas. Alternativa “b”. Os textos injuntivos e prescritivos prezam por uma linguagem objetiva e simples, visando à total compreensão da mensagem por parte do leitor. Estão entre os tipos textuais, pois apresentam características linguísticas bem delimitadas.
c) Apenas I está correta.
d) I e IV estão corretas.

Questão 4 

Preencha os parênteses com os números correspondentes; em seguida, assinale a alternativa que indica a correspondência correta.
  1. Narrar
  2. Argumentar
  3. Expor
  4. Descrever
  5. Prescrever
(    ) Ato próprio de textos em que há a presença de conselhos e indicações de como realizar ações, com emprego abundante de verbos no modo imperativo.
(    ) Ato próprio de textos em que há a apresentação de ideias sobre determinado assunto, assim como explicações, avaliações e reflexões. Faz-se uso de linguagem clara, objetiva e impessoal.
(    ) Ato próprio de textos em que se conta um fato, fictício ou não, acontecido num determinado espaço e tempo, envolvendo personagens e ações. A temporalidade é fator importante nesse tipo de texto.
(    ) Ato próprio de textos em que se retrata, de forma objetiva ou subjetiva, um lugar, uma pessoa, um objeto etc., com abundância do uso de adjetivos. Não há relação de temporalidade.
(    ) Ato próprio de textos em que há posicionamentos e exposição de ideias, cuja preocupação é a defesa de um ponto de vista. Sua estrutura básica é: apresentação de ideia principal, argumentos e conclusão.

a) 3, 5, 1, 2, 4
b) 5, 3, 1, 4, 2
c) 4, 2, 3, 1, 5
d) 5, 3, 4, 1, 2
e) 2, 3, 1, 4, 5
Alternativa “b”.