quinta-feira, 2 de julho de 2020

2°A,B,D TECNOLOGIA -VALE NOTA -ASSUNTO ALGORITIMOS

QUERIDOS ALUNOS ATENÇÃO PARA AS INSTRUÇÕES: 
ANTES DE LER O TEXTO, DESÇA ATÉ O RODAPÉ E VEJA OS EXERCÍCIOS QUE SE PEDE. ( VALE NOTA PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO)
OBG, PROF TALI


Algoritmo o papel dele na sua vida


Já parou para pensar em como seu feed de notícias do Facebook é formado? Ou em como a Netflix sugere este ou aquele filme para você assistir? Isto tudo parte do algoritmo!
Um algoritmo é um conjunto finito de diretrizes que descrevem como executar uma tarefa. Simples assim!
Isso significa que até mesmo algo tão inócuo quanto uma receita ou uma lista de direções para a casa de um amigo pode ser entendido como um algoritmo.
As coisas são um pouco mais complicadas no contexto da ciência da computação, onde o termo geralmente aparece com muita frequência, mas apenas levemente.
Em seu livro The Master Algorithm, Pedro Domingos oferece uma definição magistralmente simples: “Um algoritmo é uma seqüência de instruções dizendo a um computador o que fazer.
Como Domingos explica, os algoritmos são redutíveis a três operações: "e", "ou" e "não".
Embora essas operações possam se encadear de maneiras extraordinariamente complexas, os algoritmos centrais são construídos a partir de associações racionais simples.

Porque parece que a palavra algoritmo está ligada à linguagens de computador?

A maioria das pessoas não tem uma clara compreensão de como computadores (ou telefones, ou tablets ou quaisquer equipamentos que utilizam dados) funcionam, mas tendem a ter pelo menos uma noção geral, que certamente deve envolver um código - ou alguma coisa assim!
Esta vaga noção de que deve haver um código ou alguma coisa assim norteando o que acontece na Internet deixa de ser tão vaga quando se começa a entender o papel do algoritmo. 
De um modo geral, quando as pessoas falam sobre algoritmos nos dias de hoje, elas estão falando sobre algo mais específico, como as operações que alimentam nossos feeds de notícias nas mídias sociais, por exemplo, ou que estabelecem o ranking do Google e nas demais SERPS.
De um modo ou de outro, a maioria desses sistemas são exemplos de uma tecnologia chamada aprendizado de máquina.
Em vez de processar repetidamente um conjunto estável de instruções, os sistemas baseados em aprendizado de máquina se reescrevem enquanto trabalham.
É isso que assusta algumas pessoas, já que faz com que os algoritmos pareçam vivos, possivelmente até sensíveis. Mas, que fique bem claro, eles não são nenhum dos dois!
Em um artigo sobre de Domingos, David Auerbach, da Slate, observa que “mesmo na ciência da computação, o aprendizado de máquina é notavelmente opaco”.
Mas também é cada vez mais importante para as formas em que vivemos, o que faz com que seja tão importante que se compreenda o que é e como trabalham os algoritmos.
Parte da questão, no entanto, é que os algoritmos de aprendizado de máquina estão efetivamente programando a si próprios, o que significa que às vezes podem ser imprevisíveis, ou até um pouco estranhos.
Suas operações podem ser, por vezes, obscuras até para aqueles que originalmente as criaram!
Portanto, embora o conceito de algoritmo possa ser aplicado a qualquer receita ou padrão aplicáveis e finitos, tem-se a impressão de que está associado às linguagens de programação e computação pois, atualmente, seu uso é, basicamente, voltado para o desenvolvimento de tecnologias.

O que se pode fazer com algoritmos?

Muitas, muitas coisas!
Eles são usados hoje em dia para uma infinidade de finalidades, como, por exemplo, a automação da negociação no mercado de ações ou a veiculação de anúncios para visitantes do site, para citar dois usos bem comuns. 
Uma das primeiras aplicações dessa tecnologia foi a chamada visão de máquina, na qual os computadores tentam identificar os vários elementos de uma imagem.
É o tipo de sistema que pode dizer (ou reivindicar) o quão quente você fica em uma foto ou identificar as pinturas mais inventivas de todos os tempos, por exemplo.
propriedade mais promissora - e mais preocupante! - de alguns algoritmos pode ser sua capacidade de decidir o que vemos e como o vemos.
Quando você faz uma pergunta a um assistente digital, como Siri ou Cortana, as operações algorítmicas informam tanto o sentido do que você pediu quanto a informação que elas fornece em resposta.
outros exemplos:
O aprendizado de máquina também ajuda o Google Maps a determinar a melhor rota de um local para outro
Algoritmos determinam quem deve receber benefícios do governo, contribuir para o policiamento preditivo, ajudar a antecipar crises de saúde, reprogramar vôos de companhias aéreas e muito mais.
Contudo, ainda há muitas coisas que os algoritmos não podem fazer.
Por exemplo, embora os algoritmos sejam muito bons em reservar viagens, as companhias aéreas descobriram que não podem dispensar agentes de reserva humanos.
Embora os algoritmos sejam bons para garantir eficiência, eles não são bons em simular compaixão e outras características humanas.
Um dos principais aspectos sobre o aprendizado de máquina e a forma como os algoritmos funcionam baseia-se no erro. 
Afinal, a partir dos erros os algoritmos aprendem e evoluem
Esses erros podem ser tolos, como quando o Wolfram Alpha confunde um bode bonitinho com um cachorro, mas eles também podem ser gritantes, como quando, em 2015, deu-se o chocante erro do Google Photos, que identificou erroneamente dois negros como gorilas.
Ninguém conscientemente ensinou o sistema a formar conclusões racistas, mas os parâmetros que os programadores criaram podem tê-lo preparado para chegar lá.
Confiar no aprendizado de máquina pode ser arriscado, porque são sistemas que aprendem a acertar as coisas, fazendo-os errar repetidamente.
Trabalhar com eles implica, portanto, aceitar erros e falhas quase inevitáveis.

Exemplo prático do papel de um algoritmo

O exemplo mais familiar de um algoritmo de aprendizado de máquina é provavelmente o feed de notícias do Facebook.
De certo que a grande maioria dos usuários da rede já teve a experiência de se reconectar com conhecidos há muito perdidos através das listas de amigos sugeridas pelo Facebook.
Essa é uma operação algorítmica, uma que nos aproxima, em vez de nos afastar.
O Facebook constantemente lida com a forma como seu feed de notícias funciona: não está apenas monitorando quanto tempo você passa olhando para cada postagem, como, principalmente, está avaliando cuidadosamente todas as suas atividades, concentrando-se em seus usuários e suas preferências, os dados que geram, e não apenas na matemática subjacente.
Da mesma forma, serviços de música como o Pandora usam nossos hábitos de audição para recomendar novas músicas e artistas que talvez não tivéssemos descoberto de outra forma, às vezes nos tirando de nossas zonas de conforto no processo.
Embora estas operações façam parte do cotidiano da maioria das pessoas e surgiram conexões que possam realmente ajudar a se conectar com o desconhecido, com o perdido ou com o esquecido, há críticas ferrenhas ao papel dos algoritmos presentes em nosso cotidiano.
_____________________________________________________

ATIVIDADE DE TECNOLOGIA 
(no caderno)
1- Leia todo texto acima e escreva no seu caderno apenas as partes destacadas em vermelho, e não esqueça de pôr o título "ALGORITMO".
(no caderno e no corpo do email)
2- Com no máximo 5 linhas , escreva (com suas palavras) o que você entendeu sobre algoritmo e seus (prós e contras) .

3- Explique um exemplo de qual seria um canal da internet ou rede social que obtemos um comando que seja reconhecido um algoritmo que seja relacionado ao trecho abaixo: 
"É o tipo de sistema que pode dizer (ou reivindicar) o quão quente você fica em uma foto"

4- Leia esse trecho e responda abaixo o que se pede:
"Um dos principais aspectos sobre o aprendizado de máquina e a forma como os algoritmos funcionam baseia-se no erro. Afinal, a partir dos erros os algoritmos aprendem e evoluem".
Os sistemas já reconhecem e aprendem com seus próprios erros, podendo assim buscar aperfeiçoamento tendo novas atualizações e versões, se isso já acontece , você concorda que no que nos termos de tecnologia virtual e de periféricos, o ser humano já é dispensável ? Explique:

5- Sabendo que os algoritmos são uma sequência de diretrizes que descrevem como executar uma tarefa, e um programador ou analista de sistemas é quem programa essa sequência , você concorda com esse trecho? Explique:
"Embora os algoritmos sejam bons para garantir eficiência, eles não são bons em simular compaixão e outras características humanas."
TERMINANDO TUDO ISSO ENVIE APENAS A PARTE SOLICITADA PARA FAZER, NO EMAIL.
 DESTA VEZ NÃO É NECESSÁRIO ENVIAR A IMAGEM DO CADERNO, É SÓ VOCÊ COPIAR E COLAR AS PERGUNTAS 2 A 5 E RESPONDER DIGITANDO COM SUAS PALAVRAS.
ENTENDA QUE A DIGITAÇÃO SERÁ NO PRÓPRIO CORPO DO EMAIL SEM ANEXAR ABSOLUTAMENTE NENHUM ARQUIVO DE WORD E NEM PDF.
OBS- COLOCAR NO ASSUNTO DO EMAIL: TECNOLOGIA- SEU NOME, NUMERO E SÉRIE.
EMAIL: envieseutrabalho.tali@gmail.com
DATA PARA ENTREGA: APENAS NOS DIAS 17 A 20. VALE NOTA PARA MÉDIA FINAL.



REFERÊNCIAS:
      https://c2ti.com.br/blog/entenda-o-que-e-algoritmo-e-qual-o-papel-dele-na-sua-vida-tecnologia-Créditos: Escrtito por Mariana Pret

2ºA (Clayton Mota) Literatura – Romantismo / Interpretação da aula de: quinta-feira, 25 de junho de 2020 – Parte 2



Literatura – Romantismo

 Interpretação da aula de: quinta-feira, 25 de junho de 2020 – Parte 2

 

1)      Qual foi o marco publicado na Alemanha no Romantismo na Europa e em quê ano ocorreu?
2)      Quais foram as bases lançadas por essa obra?
3)      Quem também influenciou diretamente no romantismo europeu?
4)      Como são divididas as gerações do Romantismo em Portugal?
5)      Como é caracterizada a primeira geração romântica em Portugal?
6)      Como é representada a segunda geração romântica em Portugal?
7)      Em quais obras esse modelo pode ser visto?
8)      Qual autor é considerado o responsável pela consolidação do Romantismo no Brasil?
9)      Como era a poesia apresentada por ele?
10)   Qiuais eram os temas das poesias de Álvares de Azevedo?
11)   Quais eram os temas tratados nas obras de Castro Alves?
12)   Cite o nome do poema de Castro Alves declamado em 7 de setembro de 1868.

2ºA (Clayton - Português) Reprisando a aula do Centro de Mídias

E.E. MARIA MONTESSORI – ANO 2020 EDUCAÇÃO FÍSICA SERIE: 3ª,A B,C, PROFESSORA: LUCIANA





São Paulo,02 de Julho de 2020.


E.E. MARIA MONTESSORI – ANO 2020
EDUCAÇÃO FÍSICA
SERIE: 3ª,A B,C,
PROFESSORA: LUCIANA
Segue a 4º atividade do 2° Bimestre.
Peço por gentileza encaminharem para o e-mail acima. Atenção por favor colocar nome, número, série.
E-mail para entrega.
Prof.luedfisica@yahoo.com.br
2° BIMESTRE
PARTE I – Data para entrega 07/06/2020



HABILIDADES:
Experimentar, fruir e recriar danças urbanas, identificando seus elementos construtivos (ritmo, espaço, gesto).
OBJETIV0S:
Conhecer a história da dança e do movimento Hip Hop.
Identificar as danças urbanas.


Atividade da aula:
1-Faça um desenho com o tema dos elementos do Hip Hop.






Bom trabalho.








E.E. MARIA MONTESSORI – ANO 2020 EDUCAÇÃO FÍSICA SERIE: 3ª,A B,C, PROFESSORA: LUCIANA

E.E Maria Montessori. Atividade de Educação Física. Turmas:2ºanos.A,B,C,D,Erof. Luciana







São Paulo, 02 de julho de 2020.
E.E. MARIA MONTESSORI – ANO 2020
EDUCAÇÃO FÍSICA
SERIE: 2ª,B,C,D,E
PROFESSORA: LUCIANA
 Segue a 4º atividade. 
Para nosso processo de avaliação do 2° Bimestre.
Peço por gentileza encaminharem para o e-mail acima.
Atenção por favor colocar nome, número, série e digitar.
E-mail para entrega.
Prof.luedfisica@yahoo.com.br
2° BIMESTRE
PARTE I – Data para entrega 07/06/2020

ATIVIDADE1Relacionar imagens à denominação de alguns princípios técnicos e táticos, na prática do tênis (saque, golpes de fundo de quadra; seqüência de movimentos, smach, voleio).

ATIVIDADE 2 – Identificar, em textos ou imagens, formas de preconceito e discriminação na prática do esporte.


Observação atividade:1- É Tênis.
(Não é Tênis de mesa).
Bom trabalho....

E.E. Maria Montessori EDUCAÇÃO FÍSICA SERIE: 7°C PROFESSORA Luciana





E.E. Maria Montessori
EDUCAÇÃO FÍSICA
SERIE: 7°C
PROFESSORA Luciana
Queridos alunos, todos bem?
Segue a segunda atividade2° Bimestre. Peço por gentileza encaminharem para o email : prof.luedfisica@yahoo.com.br
Atividade Digitada.

2° BIMESTRE – Data para entrega 06/072020
 O UNIVERSO DAS DANÇAS

A dança é uma das mais antigas manifestações humanas, traduzida em linguagem gestual ultrapassa gerações e está presente no cotidiano. Analisando sua história é possível conhecer costu­mes e hábitos de uma sociedade.
(GRANDO & HONORATO, 2008)



ATIVIDADE: 1 – OS DIFERENTES ESTILOS DE DANÇAS

DANÇA COMO LINGUAGEM UNIVERSAL

A dança é uma manifestação artística que geralmente é acompanhada por música, podendo acontecer independente do som que se ouve ou sem ele. Na pré-história, a dança surgiu antes mesmo da fala, como uma das primeiras ferramentas de comunicação humana. As primeiras demonstrações expressivas do ser humano foram executar movimentos de bater os pés no chão. Aos poucos foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo posteriormente outros ritmos, como utilizar as mãos por meio das palmas. No antigo Egito, a dança era praticada em rituais religiosos, com o intuito de agradecer, pedir proteção e favores aos deuses. Já na Grécia, a dança favorecia as lutas e a conquista da perfeição do corpo. Com o passar do tempo, a dança ganhou espaço em diversos segmentos, inclusive no esporte, como nos primeiros Jogos Olímpicos da Grécia em 1896, onde foi celebrado com vários tipos de dança da época. Com a miscigenação dos povos, os conhecimentos culturais foram se difundindo e várias danças foram sendo criadas e divulgadas por todo mundo.
Fonte: Dança como linguagem universal. PAZIAN, Adriana; SANTOS, Tiago, 2019


Após a leitura do texto, analise a seguinte questão e responda no seu caderno:
De que maneira a dança envolve as pessoas?

ATIVIDADE: 2 – QUE ÉPOCA É ESSA?

É a hora da pesquisa! Chegou a hora de realizar uma reflexão sobre as principais Danças de cada época e suas principais características.
A seguir, anote no quadro suas respostas utilizando a escrita e imagens pesquisadas. Peça ajuda aos seus responsáveis.

Década
Dança
Características
1970



1980



1990



2000



2010




ATIVIDADE: 3 – DANÇAS URBANAS OU DANÇAS DE RUA?
Agora que você já experimentou alguns ritmos, terá a oportunidade de experimentar, fruir,planejar e recriar as danças urbanas, como o Hip-Hop. Vamos aprofundar nossos conhecimentos acerca deste tema. Será que você conhece ou já ouviu falar do Hip-Hop? Vamos começar!

TEXTO - O UNIVERSO DO HIP-HOP

O Hip-Hop é considerado uma cultura popular que surgiu na periferia de Nova York, mais precisamente no sul do Bronx, na década de 1970, formados em sua maioria por negros e latinos com a intenção de buscar uma solução para os problemas sociais. É um movimento social urbano, reivindicando as questões sociais da comunidade por meio de letras questionadoras, danças, pinturas e poesias. O DJ norte-americano Afrika Bambaataa (nome artístico de Kevin Donovan), líder da Zulu Nation, é considerado o fundador do Hip Hop, unindo diferentes sons de vários estilos musicais, como funk, música eletrônica e o rap. Na cultura Hip-Hop, as apresentações são caracterizadas por uma espécie de competição, chamada “batalha”, “racha” ou “rinha”, em que os b-boys e as b-girls competem em uma roda, apresentando a sua coreografia e simulando um desafio. Suas primeiras manifestações culturais no Brasil começaram em São Paulo, nos anos de 1980, por meio do encontro de jovens da periferia no centro da cidade. Os ritmos são marcados e utilizam sons eletrônicos. Atualmente, o basquete de rua, o skate e os patins foram agregados a essa manifestação. O Hip-Hop é um estilo de vida, uma cultura a ser seguida.Os quatro elementos que compõem o Hip-Hop são:
• MC – mestre de cerimônia ou apresentador do evento;
• DJ – Disc jockey, responsável pela produção musical;
• Grafiteiro – realiza a expressão gráfica da “cultura de rua”;
• B-boy e B-girl - Abreviação para “Break Boy”, “Beat Boy” ou “Bronx Boy” - dançarino de rua.
Fonte: Dança como linguagem universal. PAZIAN, Adriana; SANTOS, Tiago, 2019

Você sabia!
A expressão Hip-Hop vem do inglês e significa balançar os quadris.

Após a leitura do texto, vamos saber mais sobre o Hip-Hop.
Para isso indicamos alguns sites que podem ser utilizados:
História da cultura Hip-Hop – Disponível em:
http://www.overmundo.com.br/overblog/historia-da-cultura-hip-hop
A história do Hip Hop – Disponível em: https://ahistoria.info/historia-do-hip-hop/

Após a leitura do texto responda as questões:
Nesta atividade você usará a escrita junto com imagens para responder as questões abaixo.
Em que década surgiu o movimento?
Qual era o perfil social das pessoas que organizaram o Hip-Hop?
Qual era o objetivo do Hip-Hop?
Bom estudo!