Queridos Alunos!
Nas aulas anteriores procuramos
conhecer um pouco mais como a Tecnologia pode contribuir de forma efetiva nas
Linguagens Artísticas e quais são os profissionais que podem auxiliar nesse
processo de Criação.
Agora chegou o momento de vocês
criarem um Projeto de Dança e Tecnologia como atividade avaliativa.
Minha sugestão é a de que vocês
realizem a atividade em grupo com até 4 integrantes mas, quem preferir, poderá
realizar o projeto sozinho.
A descrição do mesmo encontra-se a
partir da página 100 (ETAPAS 1 e 2) do Caderno do Aluno Volume 2.
A Etapa 1 já foi realizada na
semana passada!
Enviem o projeto para o email analis71@gmail.com até o dia 10/07/20
Dúvidas por email e pelo Grupo do
Facebook.
ATIVIDADE
7 – AÇÃO EXPRESSIVA V
PROJETO – DANÇA E TECNOLOGIA
Agora, com as experiências vividas
anteriormente e em um único grupo, elaborem e executem
um projeto de dança utilizando toda
tecnologia disponível para interação dos dançarinos.
Ao pensar o projeto, não se esqueçam de
como envolver toda a classe, sem esquecer dos estudantes
com necessidades especiais e como eles
poderiam participar dessa ação. Será importante
fazer o registro fotográfico e em vídeo
de todo o processo de criação e execução para que,
posteriormente, em roda de conversa,
vocês analisem e discutam os pontos bem-sucedidos e os
que necessitam de aprimoramento.
Etapa 1: Para iniciar este processo criativo e
um momento de apreciação disparador de
ideias, assista atentamente os vídeos
apresentados pelo(a) professor(a). À medida que as ideias
forem surgindo, é importante
registrá-las, pois nenhuma deve ser descartada de imediato. O
grupo poderá até unir uma ideia à outra.
Vale ressaltar que anotar cada etapa é importante para
que se entenda o progresso do projeto,
além de ser uma ferramenta que facilita a organização
de “onde partir” e “para onde chegar”.
Sem isso definido, o projeto pode se perder no meio do
caminho, diante de tantas opções. É muito
importante pensar em ideias que sejam viáveis, passíveis
de serem concretizadas. Para isto,
considerem as condições físicas e tecnológicas oferecidas
pela escola, assim como os materiais que
serão necessários para a execução do projeto.
Etapa 2: Converse com seu professor e colegas
sobre o que é, e como elaborar um projeto.
“Projetar é um exercício para pensar a
existência de algo que ainda não existe. Projetar é
materializar algo no futuro. Como podemos
imaginar, no momento presente, todos os detalhes
necessários para que algo seja realizado?
Os objetivos a serem alcançados em um projeto podem
ser os mais diversos”.
Em seguida definam:
1. Qual tipo de trabalho com dança e
tecnologia será realizado na formalização da atividade.
2. Qual o tema a ser abordado? De que
maneira vão tratar esse assunto?
3. Qual será o Título do Projeto? Que
tipos de modalidade e movimentos de dança desejam
utilizar?
4. Qual espaço escolar será utilizado
para a apresentação da dança?
5. Que materiais e equipamentos
tecnológicos serão utilizados? Quais materiais a escola tem
disponível?
6. Um orçamento, para se ter a ideia dos
recursos materiais necessários para a produção;
7. Um roteiro de distribuição de funções,
atividades e responsáveis por cada função.
Título do Projeto:
Anotações/ Observações Responsável
Direção artística • Organizar toda
elaboração e execução:
Assistente(s) de
direção artística
• Pesquisar informações sobre a temática:
• Analisar o roteiro de produção:
Coreógrafo(s) • Pesquisar modalidades e
movimentos de
dança e criar uma coreografia:
Produtor(es)
Musical(is)
• Pesquisar e selecionar músicas e
imagens:
Operador(es)
de som
• Manipular equipamentos tecnológicos e
aparelhagem de som:
Contra-regras • Marcar a entrada e saída
dos bailarinos:
• Mudar cenários e figurinos:
Dançarino(s) • Executar a coreografia:
Figurinista • Criar e confeccionar o
figurino e adereços:
Iluminador
• Pensar
e criar um mapa de utilização da luz:
• Operar todo o sistema de iluminação:
Editor(es) de
Vídeo
• Fazer a edição das fotos e vídeos
de registro:
• Estruturar a sequência de cenas: