O resumo pode ser considerado como uma leitura inteligente do texto que se pretende entender ou explorar resumidamente. A leitura inicial é uma forma de reconhecimento do texto, o leitor vai sentir as primeiras impressões do texto. Para uma boa leitura é preciso que se leia de forma atenta e deixe de lado seus preconceitos, usando a sua parte perceptiva e identificando-se com o corpo do texto. O que podemos chamar de diálogo com o texto.
Após a primeira leitura e impressões, que é um tipo de análise do todo, passa-se a segunda leitura que divide o texto em parágrafos. Leia todo o texto sem deixar páginas ou parágrafos. Agora o leitor observará e retirará as idéias centrais dos parágrafos, cuidado ao analisar os parágrafos, pegue somente as idéias centrais e deixe as secundárias em segundo plano. A cada parágrafo deve-se fazer anotações sobre as idéias principais e importantes, não polua suas anotações com opiniões de menos importância. A idéia principal é uma explicação inserida no parágrafo. Ao término da assinalação dos dados significativos, faça um confronto com uma nova leitura para observar suas anotações e o seu entendimento.
Leia suas anotações com atenção e expresse suas idéias mostrando o que entendeu do texto, em verdade integrando as idéias contidas no texto. Observação: não é uma cópia.
Evite algumas expressões do tipo:
“O autor descreve...”;
“Neste artigo, o autor descreve que...”;
“No texto o autor fala...”;
“Todos sabem...”;
“De acordo com alguns autores...”;
Gírias, frases muito longas (são passíveis de erros), “achismos”.
O resumo deve conter:
Título – o original do autor da obra original, quando só se usa um texto. Para dois ou mais textos pode-se criar um título.
Corpo do texto – é o desenvolvimento.
Elaborar a referência – você partiu de um texto, logo será sua referência. Consultar as normas da ABNT.
ATIVIDADE:
PROCURE NA INTERNET UM RESUMO SOBRE A OBRA DO CLASSICISMO "OS LUSÍADAS" E FAÇA UM RESUMO DESSE RESUMO, DE NO MÁXIMO 15 LINHAS NO SEU CADERNO. ISSO SERÁ VISTADO NA VOLTA DAS AULAS EM SETEMBRO.
RESPONDA:
O QUE SÃO NORMAS ABNT? COMO ELAS AJUDAM NO CONTEXTO DE TRABALHOS ESCOLARES? RESPONDA COM SUAS PALAVRAS.
Pronomes demonstrativos são aqueles que situam pessoas ou coisas em relação às três pessoas do discurso. Essa localização pode se dar no tempo, no espaço ou no próprio texto.
Exemplo:
Você deveria ouvir este disco de vinil.
O pronome este no exemplo acima, refere-se ao substantivo disco, localizando-o próximo à pessoa que fala (1ª pessoa).
São também pronomes demonstrativos
- o, a, os, as, quando equivalem a isto, isso, aquele, aquela, aqueles, aquelas;
Ex: Imagino o que ela já sofreu. (=aquilo)
- mesmo e próprio, quando reforçam pronomes pessoais ou fazem referência a algo expresso anteriormente;
Ex: Eu mesma vi a cena repetir-se.
- tal e semelhante, quando equivalem a esse, essa, aquela.
Ex: Em tais ocasiões é preciso prudência. (=essas)
Emprego dos pronomes demonstrativos
Em relação ao espaço(ESPACO)
- Este(s), esta(s) e isto indicam o que está perto da pessoa que fala:
Ex: Esterelógio de bolso que eu estou usando pertenceu ao meu avô.
- Esse(s), essa(s) e isso indicam o que está perto da pessoa com quem se fala:
Ex: Mamãe, passe-me essarevista que está perto de você.
- Aquele(s), aquela(s) e aquilo indicam o que está distante tanto da pessoa que fala quanto da pessoa com quem se fala:
Ex: Olhem aquelacasa!
Em relação ao tempo(TEMPO)
- Este(s), esta(s) e isto indicam o tempo presente em relação à pessoa que fala:
Ex: Estatarde irei ao supermercado fazer as compras do mês.
- Esse(s), essa(s) e isso indicam o tempo passado próximo ao momento da fala:
- Aquele(s), aquela(s) e aquilo indicam um afastamento no tempo, tempo remoto:
Ex: Naquele tempo, os jovens de famílias ricas iam estudar na França.
Quando são usados como referente (RELAÇÃO TEXTUAL)
- Este(s), esta(s) e isto fazem referência a algo sobre o qual ainda se vai falar:
Ex: São estes os assuntos que temos a tratar: o aumento dos salários, as férias dos funcionários e as horas extras.
- Esse(s), essa(s) e isso fazem referência a algo que já foi citado anteriormente:
Ex: Sua participação nas Olimpíadas de Matemática,isso é o que mais desejamos agora.
- Este e aquele são empregados quando se faz referência a termos já mencionados, como se exemplifica a seguir:
Ex: Pedro e Paulo são alunos que se destacam na classe: estepela rapidez com que resolve os exercícios de Matemática, aquele pela criatividade na produção de textos.
Pronome relativo é uma classe de pronomes que substituem um termo da oração anterior e estabelecem relação entre duas orações.
1° ORAÇÃO 2° ORAÇÃO Não conhecemos o aluno. O aluno saiu.
Não conhecemos o aluno que saiu.
Variáveis
O qual, a qual
Os quais, as quais
Cujo, cuja
Cujos, cujas
Quanto, quanta
Quantos, quantas
Invariáveis
Que (quando equivale a o qual e flexões)
Quem (quando equivale a o qual e flexões)
Onde (quando equivale a no qual e flexões)
VÍDEO DE APOIO:
REFERÊNCIA:
www.infoescola.com/portugues/pronome-demonstrativo/ CEREJA, William Roberto.Português: Linguagens: volume 2: ensino médio / William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães. – 5. ed. – São Paulo: Atual, 2005.
ROCHA LIMA, Carlos Henrique da. Gramática Normativa da Língua Portuguesa: prefácio de Serafim da Silva Neto. – 45ª ed. – Rio de Janeiro: José Olympio, 2006.
Aspecto extremamente formal, sendo assinada por todos os integrantes e registrada em cartório. Ex: alteração contratual, alteração de diretoria, entre outros.
A ata formal é constituída por 5 partes:
Abertura: indica a data, horário, local e o nome da entidade que está reunida;
Legalidade: declaração de legalidade da reunião por existir quórum, conforme os estatutos. Não havendo quórum, a reunião não poderá ser realizada, mas a ata deverá ser lavrada para que o fato fique registrado;
Expediente registro informativo no qual constam os nomes dos presentes e as ausências justificadas, além de avisos e outros assuntos;
Ordem do dia: parte central do texto, corresponde ao registro das discussões e decisões ocorridas durante uma reunião, devendo ser narrados em ordem cronológica e também registrados os quesitos, a forma de votação e o resultado;
Encerramento e desfecho: quando todos o acontecimentos foram registrados.
Reunião informal
Aspecto informal que se caracteriza como uma espécie de súmula na qual serão registradas apenas as informações mais relevantes e que posteriormente poderá ser enviado ao RH. Ex: reuniões departamentais, reuniões com clientes e entre outros.
Principais tópicos que devem constar na ata simples:
Data, local, horário de início e fim da reunião: é necessário saber onde e quando as pautas foram discutidas;
Pessoas presentes e seus cargos: é preciso informar por quem as decisões foram tomadas;
Pauta da reunião: uma das principais informações que deve constar na ata a fim de saber o propósito para o qual as pessoas se reuniram;
Discussões abordadas: parte fundamental para registro das discussões para esclarecer porque as decisões foram tomadas e porque algumas ideias foram abandonadas a fim de evitar que a mesma discussão ocorra várias outras vezes;
Registro das decisões: outra parte fundamental para registrar o que de fato foi acordado entre os integrantes e listar quais serão os próximos passos;
Compromissos: essencial para registrar os prazos para execução de cada tarefa e é onde se estabelece o dia, horário, local e participantes da próxima reunião;
Uma ata deve ser redigida de tal maneira que não seja possível qualquer modificação posterior.
Se o relator cometer um erro, deve empregar a partícula retificativa digo, como neste exemplo: “Aos vinte dias do mês de março, digo, de abril, de mil de dois mil e treze…”
Quando se constatar erro ou omissão depois de lavrada a ata, usa-se a expressão “em tempo”: “Em tempo: onde se lê março, leia-se abril”.
Modelo de ata de reunião
O que você precisa para facilitar sua vida e conseguir fazer uma ata de reunião eficiente, é partir de ummodelo de ata de reunião.
O modelo de ata deve ser:
com margens dos dois lados (livro de ata) e formatadas em editor de texto que não permita alteração, como o PDF, por exemplo;
sem parágrafos ou alíneas (ocupando todo o espaço da página);
sem abreviaturas de palavras ou expressões;
com números escritos por extenso;
sem rasuras nem emendas;
sem uso de corretivo
com verbo no tempo pretérito perfeito do indicativo;
com verbo de elocução para registrar as diferentes opiniões.
Olá meus queridos... Como vocês estão? Teremos novas tarefas para serem entregues no email: cristinamcma75@gmail.com Assunto da Semana - Faça um cartoon ( história em quadrinhos) sobre o Tema : Cyberbullying Façam em folha de sufite , tirem fotos para me enviarem e guardem o trabalho para publicarmos na escola! Bom Trabalho!!! 😘
Olá meus queridos... Como vocês estão? Teremos novas tarefas para serem entregues no email: cristinamcma75@gmail.com Assunto da Semana - O que fazer para diminuir o uso das embalagens? Na compra de muitos produtos no supermercado fazemos uso do refil, que além de mais barato contribuí para a redução de embalagens. Pesquise : Existem países que adotam o fim das embalagens plásticas e fazem o uso do refil? Quais as soluções encontradas por nações mais desenvolvidas para diminuir o impacto causado por tantas embalagens desnecessárias? Por que é tão difícil educadar a população que lixo é no lixo? Você mesmo pode reparar o estado em que o pátio fica com o término do lanche. Por que não há colaboração dos alunos? Bom Trabalho!!! 😘
Olá meus queridos... Como vocês estão? Teremos novas tarefas para serem entregues no email: cristinamcma75@gmail.com Assunto da Semana - História dos modelos Atômicos Assistam ao vídeo:https://www.youtube.com/watch?v=58xkET9F7MY História dos modelos Atômicos
No caderno do aluno ( segundo trimestre) teremos uma parte que trabalhará esse assunto. Vá até a pág 42 e efetue a Atividade 3A Bom Trabalho!!! 😘
Olá meus queridos... Como vocês estão? Teremos novas tarefas para serem entregues no email: cristinamcma75@gmail.com Assunto da Semana - pH ( Potencial Hidrogeniônico) O que é e como se cálcula o valor do pH? Desenhe a escala de pH no seu caderno, colocando os valores ( 0,7,14).Identifique o meio ácido, neutro e básico) No caderno do aluno ( segundo trimestre) teremos uma parte que trabalhará esse assunto. Vá até a pág 39 e efetue a Atividade 1E Bom Trabalho!!! 😘