AULA CMSP 16/7 – Conhecendo a Ginástica de Condicionamento
Físico: vivenciando exercícios físicos
Professoras: Mara e Juliana
Habilidade
(EF07EF08) Propor
e vivenciar exercícios físicos que solicitem diferentes capacidades físicas,
identificando seus tipos (força, velocidade, resistência, flexibilidade e
agilidade)
Interação/vivência
Problematização
– investigando os conhecimentos dos alunos
Retomada de
conteúdo – analisando atividades físicas com as capacidades físicas.
Interação –
dá pra fazer exercícios em casa para desenvolver as capacidades físicas??
Recomendação
de fazer atividades/exercícios físicos sob orientação.
Vivência –
Circuito de atividades físicas (capacidades físicas)
Interação –
análise de imagem associando com as capacidades físicas.
Pra quem fez
o circuito, suas sensações, facilidades e dificuldades.
Todo mundo
pode se exercitar?
Estilo de vida ativo:
O exercício
físico regular, quando realizado em idade escolar, ajuda na concentração e na
fixação de conteúdo, desenvolve melhor o raciocínio lógico e a memória,
proporciona reflexos mais apurados e maior foco na realização de atividades
escolares ou acadêmicas.
Apesar de
pesquisas já terem demonstrado esses benefícios, 81% dos adolescentes e jovens
entre 11 e 17 anos não praticam nem uma hora diária de atividade física.
Ficou como
gancho pra próxima aula.
Fim
SP FAZ
ESCOLA 7º ano volume 2 parte 1
Fazer as
atividades das págs. 45 à 50
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – DO HIP HOP AO STREET
DANCE – DANÇAS URBANAS E SUAS
PARTICULARIDADES
ATIVIDADE 1 – VOCÊ JÁ DANÇOU?
Como falamos anteriormente, agora iremos aprender sobre as danças urbanas existentes.
Tente se lembrar de alguma dança que você já vivenciou ou
que conheceu nos anos anteriores.
O objetivo é relembrar se você já assistiu, viu ou praticou
alguma dança urbana
na escola ou
fora dela. Suas respostas serão anotadas na lousa ou flip-chart como uma chuva de ideias.
Abaixo,
seguem alguns questionamentos:
Você já praticou, viu ou
assistiu alguma dança? Qual(is)?
Onde você teve esta
oportunidade? Quando?
Quais destas danças citadas
acima você considera serem urbanas? Explique.
Após esta primeira conversa, chegou a hora de realizar uma reflexão
sobre as danças já
conhecidas pela turma. Sua participação é muito importante e
irá contribuir com as ideias do
grupo! Faça uma tabela para
evidenciar as respostas dos colegas que se diferenciam da sua.
Separe outras danças das danças urbanas.
ATIVIDADE 2 – AMPLIANDO O CONHECIMENTO SOBRE AS
DANÇAS URBANAS
Neste momento, vamos aprofundar o conhecimento sobre as danças urbanas: Hip Hop,
Street Dance e demais existentes. Para isto, leia o texto a seguir.
Texto: danças urbanas existentes (ler no caderno do aluno)
Após a leitura do texto, e em roda de conversa, reflita com
sua turma sobre os aspectos
abaixo:
• Por que a dança hip hop tornou-se tão popular? Justifique
conforme um trecho do
texto.
• O movimento hip hop não se manifesta apenas pela música.
Justifique esta afirmação
completando com argumentos e trechos presentes no texto.
• Algum trecho do texto indica atos de valorização e
respeito em relação aos diferentes
grupos sociais? Justifique com passagens do texto.
• Você ou alguém da sua turma consideram-se influenciados
pela cultura hip hop? De
que forma? Explique.
• Você conhecia o trabalho e carreira dos cantores e
performers James Brown e Michael
Jackson? Quais influências deles contribuíram para o ritmo
do estilo street dance?
ATIVIDADE 3 – SE ELA (ELE) DANÇA EU DANÇO!
Nesta atividade será possível que você experimente e recrie
alguns gestos característicos
das Danças urbanas.
DICAS: Aumente
o som para sentir cada batida da música; utilize roupas que o
deixem à vontade (como roupas e calçados confortáveis); faça
o alongamento inicial;
procure relaxar e não ficar tenso; fique de pé com as pernas
afastadas umas das
outras na largura dos ombros; mantenha os braços ao lado do
corpo; saiba mexer
os quadris. No hip hop os quadris são responsáveis por diversos gestos.
Para a prática corporal será necessário sua criatividade e
improviso! Sua participação
e envolvimento também serão muito importantes. Serão
realizados movimentos e
gestos característicos das danças urbanas, utilizando o espaço e ritmo todo o tempo.
“Bora” experimentar? Após a experimentação de alguns passos básicos dos estilos
de
Street Dance, reflita com seus colegas a
partir das perguntas a seguir:
• Qual foi ou quais foram suas sensações a respeito do ritmo
da dança experimentada?
• Quais foram suas percepções acerca do espaço (tempo)
durante a realização dos
movimentos?
• Quais movimentos e gestos você teve mais facilidade e
dificuldade em realizar?
Por quê?
ATIVIDADE 4 – NO RITMO DO PASSINHO
Agora que você já compreendeu que o Hip Hop/Street Dance possui diversos estilos, vamos
conhecer um pouco mais sobre um deles: o Funk. Este estilo faz muito sucesso no
Brasil e
conquistou espaço no cenário da música e da dança. Ele foi
responsável por influenciar o surgimento
da Dança do Passinho. A proposta desta atividade é
diferenciar as danças urbanas das
demais manifestações da dança, valorizando e respeitando os
sentidos e significados atribuídos
a elas por diferentes grupos sociais.
Texto: no embalo do passinho (ler no caderno do aluno)
Após a leitura do texto e observação dos vídeos que seu(sua)
professor(a) irá exibir, responda
as questões abaixo:
• Sua equipe já conhecia a dança do Passinho? Antes de ler o
texto havia um préjulgamento
deste estilo? Qual?
• Quais as diferenças e semelhanças da dança do Passinho com
o Funk, ou com os outros
estilos de Street Dance? Explique.
• A que grupos sociais a dança do Passinho pertence
comumente? Justifique explicando
os significados que a dança propiciou durante as discussões
e leitura do texto.
Somente leitura, não precisa entregar a atividade – atividades
5, 6 e 7
ATIVIDADE 5 – O ESTILO DE DANÇA DO STREET DANCE
ATIVIDADE 6 – CRIANDO COREOGRAFIAS! 5, 6, 7 E 8…
ATIVIDADE 7 – PROBLEMATIZANDO AS DANÇAS URBANAS.
ATIVIDADE 8 – MÚSICA E RITMO DAS DANÇAS URBANAS.
Essa Unidade Temática está chegando ao fim, então é o
momento de você registrar tudo o
que aprendeu! Por meio dos
estudos e vivências realizadas, analise o trecho a seguir.
Texto: no embalo do passinho (ler no caderno do aluno)
Após a análise, elabore um texto articulando todo o seu
aprendizado sobre as danças urbanas,
o street
dance e seus
estilos em relação ao espaço,
ritmo e gestos do hip
hop. Vale
destacar sua vivência na produção de texto!
DICA: Se permanecerem dúvidas sobre o
tema, converse com seu(sua) professor(a).