segunda-feira, 27 de julho de 2020

6ºAnos: A,B,C (Clayton - Português) - Devolutiva


Exercícios de fixação

1)      Use MAL ou MAU:

a) Antônio sempre foi um mau elemento.
b) Na luta contra o mal , devemos nos lembrar de nosso Criador.
c) O rapaz sofria de um mal incurável.
d) Dos males de nossa época, o pior é a violência.
e) Os maus costumes causam problemas.
f) Mal soou o alarme, todos correram.
g) Ele é mal criado e mau aluno.

2)      Use MAS, MAIS ou MÁS:

a) Embora fizesse o possível, ficava cada vez mais atrasado.
b) Todos sabiam que as irmãs de Pedro eram más e covardes, mas ninguém fazia comentários.
c) Não diga nem mais uma palavra. Nada pode ser feito agora.
d) O corredor automobilístico esforçou-se ao máximo, mas as condições da pista eram más .
e) Ele reclama sempre, mas acaba fazendo seus deveres de casa.
f) Tudo seria mais fácil se tivesse comparecido à reunião.

3)      Use A ou HÁ:

a) Estávamos a uma pequena distância da praia. (a – há)
b) O posto de gasolina fica a três quilômetros daqui. (a – há)
c) Vive muitos anos naquela cabana. (a - há)
d) O relatório foi encaminhado dois dias. (a – há)
e) Sairemos daqui a dez minutos. (a – há)

4)      Use corretamente os PORQUÊS:

a) A reforma da casa não foi terminada porque o seu proprietário ficou sem verba.
b) Por que o arquiteto pediu demissão da firma?
c) Os que estudam aquele período histórico jamais compreenderam o porquê de tanta violência.
d) Este supermercado foi fechado. Por quê ?
e) Não se preocupe. Tenho certeza de que a situação porque você está passando é transitória.
f) Retiraram-se da assembleia sem dizer porquê .
g) Você é contra a liberdade de imprensa? Por quê ?
h) Responda-me porque não podemos sair agora?
i) Por que ela perdeu, fiquei triste.
j) Não sei o porquê disso.

5)      Assinala a alternativa em que todas as lacunas devem ser preenchidas com CH:

A (X) broche – chutar – agachar
B (  ) acon…..egar – bu…..a – en…..erto
C (  ) bi…..o – …..ingar – …..erife
D (  ) mo…..ila – pran…..a – be…..iga

6)      Assinala a alternativa em que todas as lacunas devem ser preenchidas com X:

A (X) praxe – deixar – puxar
B (  ) …..ícara – …..u…..u – guin…..o
C (  ) bru…..a – gra…..a – ca…..ecol
D (  ) …..afariz – …..adrez – embai…..o

7)      Indica a alternativa em que todas as lacunas devem ser preenchidas com J:

A (  ) man…..edoura – pa…..é – o…..eriza – a…..ência
B (  ) ti…..ela – an…..inho – tra…..e – …..en…..ibre
C (X) majestade – lajeado – jeito – ultraje
D (  ) gor…..eio – berin…..ela – here…..e – su…..estão

8)      Indica a alternativa em que todas as lacunas devem ser preenchidas com G:

A (X) agito – gesto – estrangeiro
B (  ) pro…..eto – su…..eito – …..e…..um
C (  ) …..en…..iva – …..eito – gran…..a
D (  ) verti…..em – …..inásio – can…..ica

9)      Indica a alternativa em que todas as lacunas devem ser preenchidas com Z:

A (  ) te…..ouro – indefe…..o – gosto…..o
B (  ) a…..eite – an…..ol – vi…..ão
C (X) zinco – prejuízo – batizado
D (  ) bi…..arro – poeti…..a – ami…..ade

10)   Indica a alternativa em que todas as lacunas devem ser preenchidas com S:

A (  ) empre…..a – defe…..a – certe…..a
B (  ) portuguesa – chinesa – francesa
C (  ) ca…..eiro – de…..ejo – despre…..o
D (  ) cin…..a – anali…..ar – alfabeti…..ar

2ºA (Clayton - Português) Devolutiva


Exercícios: Senhora - Correção
senhora-1-728
TEXTO PARA QUESTÕES DE 01 A 05

               Fernando aproveitou a ocasião para resolver a crise.
               – Meu voto mais ardente, Aurélia, sonho dourado de minha vida, era conquistar uma posição brilhante para depô-la aos pés da única mulher que amei nesse mundo. Mas a fatalidade que pesa sobre mim aniquilou todas as minhas esperanças; e eu seria um egoísta, se
prevalecendo-me de sua afeição, a associasse a uma existência obscura e atribulada. A santidade de meu amor deu-me a força para resistir a seus próprios impulsos. Disse uma vez à sua mãe, pressentindo essa cruel situação: Sou menos infeliz renunciando à sua mão, do que seria aceitando-a para fazê-la desgraçada, e condená-la às humilhações da pobreza.
              – Essas eu já as conheço, respondeu Aurélia com tênue ironia, e não me aterram; nasci com elas, e têm sido as companheiras de minha vida.
              – Não me compreendeu, Aurélia; referia-me a um partido vantajoso que de certo aparecerá, logo que esteja livre.
              – Pensa então que basta uma palavra sua para restituir-me a liberdade? Perguntou a moça com um sorriso.
              – Sei que a fatalidade que nos separa não pode romper o elo que prende nossas almas, e que há de reuni-las em mundo melhor. Mas Deus nos deu uma missão neste mundo, e temos de cumpri-la.
             – A minha é amá-lo. A promessa que o aflige, o senhor pode retirá-la tão espontaneamente como a fez. Nunca lhe pedi, nem mesmo simples indulgência, para esta afeição; não lha pedirei neste momento em que ela o importuna.
             – Atenda, Aurélia! Lembre-se de sua reputação. Que não diriam se recebesse a corte de um homem, sem esperança de ligar-se a ele pelo casamento?
             – Diriam talvez que eu sacrificava a um amor desdenhado um partido brilhante, o que é uma…
             A moça cortou a ironia, retraindo-se:
             – Mas não; faltariam à verdade. Não sacrifiquei nenhum partido; o sacrifício é a renúncia de um bem; o que fiz foi defender a minha afeição. Sejamos francos: o senhor já não me ama; não o culpo, e nem me queixo.
            Seixas balbuciou uma desculpa e despediu-se. Aurélia, demorou-se um instante na rótula, como costumava, para acompanhar ao amante com a vista até o fim da rua. Se Fernando não estivesse tão entregue à satisfação de haver adquirido sua liberdade, teria ouvido no dobrar da esquina o eco de um soluço.
QUESTÕES
1.A fala inicial de Fernando no texto é sincera? Justifique:

RESPOSTA: não, ao falar que abandona Aurélia por não poder dar-lhe vida digna, ele mente, pois ele toma a decisão para casar-se com Adelaide, moça rica, por um dote de trinta contos.

2.Destaque a passagem do texto que confirma a reação cínica de Aurélia à fala de Fernando, terminando o namoro.

RESPOSTA: Essas eu já as conheço, respondeu Aurélia com tênue ironia, e não me aterram; nasci com elas, e têm sido as companheiras de minha vida.

3.A decisão de Aurélia de não se casar com outro que não seja Fernando condiz com o comportamento da heroína romântica? Justifique:

RESPOSTA: sim, a decisão dela de não se casar com outro está de acordo com o comportamento típico da heroína romântica, ela é fiel ao primeiro e único amor.

4.Considerando a sociedade da época, explique a preocupação de Fernando em desejar que Aurélia se case com outro?

RESPOSTA: depois de namora um rapaz e ser rejeitada por ele, ela poderia ficar mal vista na sociedade, caso não se casasse.

5.Comente o que mudou em nossa sociedade para que o papel de submissão da mulher ao casamento se tornasse menos rigoroso a partir do século XX:

RESPOSTA: espera-se que o aluno destaque a participação da mulher no mercado de trabalho e a consequente inclusão dela na vida escolar, gerando uma mulher que questiona.

Feirão das Eletivas - 2º Semestre

Olá Pessoal


Estamos realizando o Feirão das Eletivas do 2º Semestre!!!!


Você poderá fazer sua escolha preenchendo o formulário abaixo:


https://docs.google.com/forms/d/1qXnBsJDsxb8ujMfNZALg-ta7eKUqKkyfbaMJzSM3TCs/viewform?edit_requested=true

O Prazo foi PRORROGADO até 31/07/2020!!!!!!


A Eletiva é uma disciplina do INOVA e é obrigatória, o aluno que não escolher nenhuma eletiva, será inserido compulsoriamente na turma onde sobrarem vagas, não havendo possibilidade de trocas!!!



PC
Ester Bottasin
Prof. Sandro R. Espinoli 
Matéria: Língua Inglesa                         Série: 3°A - 3°B - 3°C


Bom Dia, Turma!

Na postagem de hoje, vamos dar continuidade ao conteúdo do dia 27 de julho. Consultem a matéria desse dia.

e-mail: espinoli2020@bol.com.br

                                                          The Prsent Continuous  (continuação do doa 27/07)


b) Ao acrescentarmos - ing ao infinitivo de um verbo que termina por uma consoante precedida de uma vogal, dobramos essa consoante final se o infinitivo tiver apenas uma sílaba; se o infinitivo tiver mais de uma sílaba, só dobramos essa consoante final se a última sílaba for tônica.

Exemplos:

Cut  -  cutting                               Drop  -  dropping                Occur -  occrring


C)  As formas negativa e interrogativa do Present Continuous são obtidas através do auxiliar be.

Exemplos:

She is not behaving properly.

Are the students cheating?

Are not you living in Bristol?


Vamos à prática:

                                                              EXERCÍCIOS

1) Para começar, um exercício simples - use o Present Continuous dos verbos entre parêntese. Cuidado o final - ing!

a) Mr Duncan (teach) Latin at the moment although he is an English techer.

b) They (come) by bus today.

c) Martin (not express) himsel very well, i'm afraid.

d) Laura always (phone) me in the middle of the night.

e) The students (develop) their work pretty well.

domingo, 26 de julho de 2020


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 27/07/2020



EQUIPE GESTORA
2020

sexta-feira, 24 de julho de 2020


2° Ano E Biologia Profa Solange

Período: 24/07/2020 à 29/07/2020


Atividade para Recuperação


Consulte materiais didáticos com esquemas explicativos sobre meiose e responda a atividade a seguir: 

1- Qual a relação entre Reprodução Sexuada e Variabilidade Genética?

2- Descreva o processo de meiose e indique qual sua relação com a transmissão e Variabilidade das Características Hereditárias.

3- Como seriam as células reprodutivas quanto ao seu material genético? E as demais células do corpo? 

4- Por que uma pessoa não tem o dobro de características, já que as herda do pai e da mãe?



3º Ano A e 3° Ano B - Biologia  - Profa Solange


Período: 24/07/2020 à 29/07/2020

Atividade para Recuperação

Elaborar a partir das pesquisas realizadas em fontes confiáveis (livros e sites), esquemas sobre reprodução dos vegetais .Escreva em seu caderno como as plantas se reproduzem, elaborem desenhos esquemáticos ilustrando o processo reprodutivo.

Realize uma pesquisa sobre características da Biologia dos Filos do Reino Animal, a fim de propiciar a comparação entre os grupos. Para tanto organizem as informações obtidas, indicando a presença ou ausência do sistema e, quando for o caso, qual (is) tipo (s) de sistema (s) e forma de reprodução está presente no grupo.Para o registro, elaborem um quadro comparativo, conforme exemplo do caderno do aluno.