segunda-feira, 27 de julho de 2020

2ºA (Clayton - Português) Devolutiva


Exercícios: Senhora - Correção
senhora-1-728
TEXTO PARA QUESTÕES DE 01 A 05

               Fernando aproveitou a ocasião para resolver a crise.
               – Meu voto mais ardente, Aurélia, sonho dourado de minha vida, era conquistar uma posição brilhante para depô-la aos pés da única mulher que amei nesse mundo. Mas a fatalidade que pesa sobre mim aniquilou todas as minhas esperanças; e eu seria um egoísta, se
prevalecendo-me de sua afeição, a associasse a uma existência obscura e atribulada. A santidade de meu amor deu-me a força para resistir a seus próprios impulsos. Disse uma vez à sua mãe, pressentindo essa cruel situação: Sou menos infeliz renunciando à sua mão, do que seria aceitando-a para fazê-la desgraçada, e condená-la às humilhações da pobreza.
              – Essas eu já as conheço, respondeu Aurélia com tênue ironia, e não me aterram; nasci com elas, e têm sido as companheiras de minha vida.
              – Não me compreendeu, Aurélia; referia-me a um partido vantajoso que de certo aparecerá, logo que esteja livre.
              – Pensa então que basta uma palavra sua para restituir-me a liberdade? Perguntou a moça com um sorriso.
              – Sei que a fatalidade que nos separa não pode romper o elo que prende nossas almas, e que há de reuni-las em mundo melhor. Mas Deus nos deu uma missão neste mundo, e temos de cumpri-la.
             – A minha é amá-lo. A promessa que o aflige, o senhor pode retirá-la tão espontaneamente como a fez. Nunca lhe pedi, nem mesmo simples indulgência, para esta afeição; não lha pedirei neste momento em que ela o importuna.
             – Atenda, Aurélia! Lembre-se de sua reputação. Que não diriam se recebesse a corte de um homem, sem esperança de ligar-se a ele pelo casamento?
             – Diriam talvez que eu sacrificava a um amor desdenhado um partido brilhante, o que é uma…
             A moça cortou a ironia, retraindo-se:
             – Mas não; faltariam à verdade. Não sacrifiquei nenhum partido; o sacrifício é a renúncia de um bem; o que fiz foi defender a minha afeição. Sejamos francos: o senhor já não me ama; não o culpo, e nem me queixo.
            Seixas balbuciou uma desculpa e despediu-se. Aurélia, demorou-se um instante na rótula, como costumava, para acompanhar ao amante com a vista até o fim da rua. Se Fernando não estivesse tão entregue à satisfação de haver adquirido sua liberdade, teria ouvido no dobrar da esquina o eco de um soluço.
QUESTÕES
1.A fala inicial de Fernando no texto é sincera? Justifique:

RESPOSTA: não, ao falar que abandona Aurélia por não poder dar-lhe vida digna, ele mente, pois ele toma a decisão para casar-se com Adelaide, moça rica, por um dote de trinta contos.

2.Destaque a passagem do texto que confirma a reação cínica de Aurélia à fala de Fernando, terminando o namoro.

RESPOSTA: Essas eu já as conheço, respondeu Aurélia com tênue ironia, e não me aterram; nasci com elas, e têm sido as companheiras de minha vida.

3.A decisão de Aurélia de não se casar com outro que não seja Fernando condiz com o comportamento da heroína romântica? Justifique:

RESPOSTA: sim, a decisão dela de não se casar com outro está de acordo com o comportamento típico da heroína romântica, ela é fiel ao primeiro e único amor.

4.Considerando a sociedade da época, explique a preocupação de Fernando em desejar que Aurélia se case com outro?

RESPOSTA: depois de namora um rapaz e ser rejeitada por ele, ela poderia ficar mal vista na sociedade, caso não se casasse.

5.Comente o que mudou em nossa sociedade para que o papel de submissão da mulher ao casamento se tornasse menos rigoroso a partir do século XX:

RESPOSTA: espera-se que o aluno destaque a participação da mulher no mercado de trabalho e a consequente inclusão dela na vida escolar, gerando uma mulher que questiona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário