terça-feira, 28 de julho de 2020

1°F notas - médias finais

ATENÇÃO

SEMANA DE LANÇAMENTO DE NOTAS 
FAVOR ENVIAREM SEUS ÚLTIMOS TRABALHOS PENDENTES DA PROF TALI PARA envieseutrabalho.tali@gmail.com

2°ABCD NOTAS - MÉDIA FINAL

ATENÇÃO

SEMANA DE LANÇAMENTO DE NOTAS 
FAVOR ENVIAREM SEUS ÚLTIMOS TRABALHOS PENDENTES DA PROF TALI PARA envieseutrabalho.tali@gmail.com


2ºA (Clayton - Português)



TEXTO PARA QUESTÕES DE 06 A 09

               Há anos raiou no céu fluminense uma nova estrela.Desde o momento de sua ascensão ninguém lhe disputou o cetro; foi proclamada a rainha dos salões.Tornou-se a deusa dos bailes; a musa dos poetas e o ídolo dos noivos em disponibilidade.Era rica e formosa.
               Duas opulências, que se realçam como a flor em vaso de alabastro; dois esplendores que se refletem, como o raio de sol no prisma do diamante.
               Quem não se recorda da Aurélia Camargo, que atravessou o firmamento da                Corte como brilhante meteoro, e apagou-se de repente no meio do deslumbramento que produzira o seu fulgor?
               Tinha ela dezoito anos quando apareceu a primeira vez na sociedade. Não a conheciam; e logo buscaram todos com avidez informações acerca da grande novidade do dia.
               Dizia-se muita coisa que não repetirei agora, pois a seu tempo saberemos a verdade, sem os comentos malévolos de que usam vesti-la os noveleiros.
               Aurélia era órfã; e tinha em sua companhia uma velha parenta, viúva, D. Firmina Mascarenhas, que sempre a acompanhava na sociedade.
               Mas essa parenta não passava de mãe de encomenda, para condescender com os escrúpulos da sociedade brasileira, que naquele tempo não tinha admitido ainda certa emancipação feminina.
               Guardando com a viúva as deferências devidas à idade, a moça não declinava um instante do firme propósito de governar sua casa e dirigir suas ações como entendesse.

6. Aurélia é apresentada por metáforas que intensificam e idealizam seu brilho social, sua beleza ímpar e seu poder de sedução.

a) Identifique algumas dessas metáforas.

b) “Há anos raiou no céu fluminense uma nova estrela” – encontre no texto a frase que traduz o sentido metafórico dessa frase.

 7. Embora as metáforas utilizadas por Alencar sejam clichês do Romantismo, elas concorrem para que o leitor, já na primeira página, seja introduzido no ambiente social frívolo dos salões cariocas do segundo reinado. Qual é a expressão que, pela primeira vez, em um contraste irônico, sugere as motivações escusas dos admiradores dessa “nova estrela”? Relacione essa expressão ao tema do romance.

8. A beleza era atrativo suficiente para que uma mulher brilhasse na sociedade e fosse cortejada e disputada pelos rapazes solteiros? Justifique sua resposta.

9. O narrador refere-se aos “comentários malévolos “ sobre Aurélia, cujas atitudes independentes escandalizavam uma sociedade que não aceita a emancipação feminina. De que modo, Aurélia contorna esses escrúpulos da sociedade?

 10. (Unicamp-SP) O crítico Alfredo Bosi, em sua História concisa da literatura brasileira, tece algumas considerações sobre o romance Senhora, de José de Alencar:
“Se admitimos que [a mola do enredo] é o fato de o jovem Seixas casar-se pelo dote, em virtude da educação que recebera, damos a Alencar o crédito de narrador realista, capaz de pôr no centro do romance não mais heróis […] mas um ser venal, inferior. O que seria falso, pois o fato não passa de um recurso.”

a) Cite uma passagem de Senhora que permita considerar Seixas como um “herói” e não como um “ser inferior”.

b) “O fato não passa de um recurso”. Considerando essa afirmação de A. Bosi, explicite as características do romance Senhora que permitem considerá-lo uma

segunda-feira, 27 de julho de 2020


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO



HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 28/07/2020



EQUIPE GESTORA
2020

Atividade de Arte - 3o ano - estudos intensivos 1 - Profa. Daniela


Atividade de Arte 
3º ano - Profa. Daniela

Atividades de estudos intensivos (parte 1)

A DANÇA E A TECNOLOGIA

Como vocês sabem, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo disponibilizou aulas interessantes sobre todas as matérias, transmitidas pela Internet através do Centro de Mídias de São Paulo (CMSP). As aulas são transmitidas ao vivo e também ficam gravadas no YouTube. Vocês sabem também que há aulas semanais sobre Arte. Vou recomendar aqui o link de uma aula importante para vocês assistirem. É uma oportunidade para vocês reverem e compreenderem mais sobre a dança e o uso da tecnologia para realizá-la. Caso não tenham assistido antes, esta é uma ótima chance.


Atividade:
- O que você entende por dança? Como podemos usar a tecnologia para realizar essa modalidade artística?

 ATENÇÃO

- RESPONDER E ENVIAR ESSAS RESPOSTAS NO E-MAIL professoradaniela.montessori@gmail.com  - NÃO ESQUEÇA, POR FAVOR, DE COLOCAR SEU NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE

- EM CASO DE DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME ENCAMINHARÁ E EU O RESPONDEREI)

- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO ESQUECENDO DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE, DIZENDO TAMBÉM QUE É DA MATÉRIA ARTE.


Atividade de Arte - 9o ano - estudos intensivos 1 - Profa. Daniela


Atividade de Arte 
9º ano - Profa. Daniela

Atividades de estudos intensivos (parte 1)

A DANÇA CONTEMPORÂNEA

Como vocês sabem, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo disponibilizou aulas interessantes sobre todas as matérias, transmitidas pela Internet através do Centro de Mídias de São Paulo (CMSP). As aulas são transmitidas ao vivo e também ficam gravadas no YouTube. Vocês sabem também que há aulas semanais sobre Arte. Vou recomendar aqui o link de duas aulas importantes para vocês assistirem. É uma oportunidade para vocês reverem e compreenderem mais sobre a dança contemporânea. Caso não tenham assistido antes, esta é uma ótima chance.




Atividade:
- O que você entende por dança contemporânea?

 ATENÇÃO

- RESPONDER E ENVIAR ESSAS RESPOSTAS NO E-MAIL professoradaniela.montessori@gmail.com  - NÃO ESQUEÇA, POR FAVOR, DE COLOCAR SEU NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE

- EM CASO DE DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME ENCAMINHARÁ E EU O RESPONDEREI)

- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO ESQUECENDO DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE, DIZENDO TAMBÉM QUE É DA MATÉRIA ARTE.


Atividade de Arte - 8o ano - estudos intensivos 1 - Profa. Daniela


Atividade de Arte 
8º ano - Profa. Daniela

Atividades de estudos intensivos (parte 1)

AS DANÇAS INDÍGENAS, AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS

Como vocês sabem, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo disponibilizou aulas interessantes sobre todas as matérias, transmitidas pela Internet através do Centro de Mídias de São Paulo (CMSP). As aulas são transmitidas ao vivo e também ficam gravadas no YouTube. Vocês sabem também que há aulas semanais sobre Arte. Vou recomendar aqui o link de duas aulas importantes para vocês assistirem. É uma oportunidade para vocês reverem e compreenderem mais sobre as danças indígenas, africanas e afro-brasileiras. Caso não tenham assistido antes, esta é uma ótima chance.



Atividade:
- O que você entende por dança indígena, dança africana e dança afro-brasileira? Qual a diferença entre elas?

 ATENÇÃO

- RESPONDER E ENVIAR ESSAS RESPOSTAS NO E-MAIL professoradaniela.montessori@gmail.com  - NÃO ESQUEÇA, POR FAVOR, DE COLOCAR SEU NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE

- EM CASO DE DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME ENCAMINHARÁ E EU O RESPONDEREI)

- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO ESQUECENDO DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE, DIZENDO TAMBÉM QUE É DA MATÉRIA ARTE.