Atividade sobre Iracema
Texto I – Iracema – José de
Alencar (fragmento)
“Verdes
mares bravios de minha terra natal, onde canta a jandaia nas frondes da
carnaúba; Verdes mares que brilhais como liquida esmeralda aos raios do sol
nascente, perlongando as alvas praias ensombradas de coqueiros; Serenai, verdes
mares, e alisai docemente a vaga impetuosa para que o barco aventureiro e manso
resvale à flor das águas.”
1. O trecho apresentado no
texto 1 pertence ao início da obra Iracema,
de, José de Alencar. Baseado no trecho, assinale a opção correta:
(a) Iracema é uma lenda criada por Alencar
para explicar poeticamente as origens das raças indígenas da América.
(b) As
personagens Iracema, Martim e Moacir participam da luta fratricida entre os
tabajaras e os pitiguaras.
(c) O
romance, elaborado com recursos de linguagem figurada, é considerado o exemplar
mais perfeito da prosa poética na ficção romântica brasileira.
(d) O
nome da personagem-título é anagrama de América e essa relação caracteriza a
obra como um romance histórico.
(e) A
palavra Iracema é o resultado da aglutinação de duas outras da língua guarani e
significa “lábios de mel”.
2. O trecho inicial do
romance Iracema é:
(a)
exemplo do descritivismo ultrarromantico, que idealiza a paisagem rude e
agreste do sertão brasileiro.
(b)
remete o leitor para as paisagens brasileiras, sem que haja interferência do
narrador e de seus pontos de vista.
(c)
revela característica essencialmente românticas como a idealização da paisagem
brasileira.
(d)
embora essencialmente descritivo, revela a parcialidade do narrador, de modo a
tornar falsa a apresentação da paisagem brasileira.
(e)
revela um narrador extremamente presente, que caracteriza a paisagem brasileira
somente sob seu ponto de vista.
3. Sobre a obra Iracema são feitas três afirmações:
I – Alencar apresenta o
colonizador enaltecido que, pela força, aculturou e dizimou o índio.
II – O índio é visto por
Alencar como elemento formador do povo brasileiro e da língua falada entre nós,
que se diferencia da forma substancial do português de Portugal.
III – O Brasil apresentado no
romance é selvagem e primitivo e, por isso, deslumbra o colonizador que vê nas
paisagens exóticas uma forma de sobrepujar-se e de enriquecer-se, sem ter a
efetiva consciência de que é necessário colonizar e catequizar.
Segundo as afirmações, a(s)
é/são:
(a)
apenas as afirmações I e II
(b)
apenas as afirmações II e III
(c)
apenas as afirmações I e III
(d)
apenas a afirmação II
(e)
apenas a afirmação III
4. Em Iracema, José de Alencar mescla em certas oportunidades,
informações factuais (obtidas de fontes documentadas) com fatos fictícios
(criados por sua imaginação). Há um motivo sensato para isso:
(a) O
autor não possui dados concretos o suficiente para escrever um romance
verossímil.
(b)
Sempre há coincidências involuntárias entre uma criação artística e o “mundo
real”.
(c) O
intuito de Alencar era criar uma lenda, um mito plausível sobre a formação do
Ceará. Sei projeto teve de mesclar, desse modo, toques de realidade (para
parecer verossímil) com toques de imaginação (para parecer grandioso).
(d) Por
ser antimonarquista, o autor idealiza a gênese de um Brasil mais próximo de
suas raízes indianistas. Daí a tentativa de dar um “sabor local” á nossa
história.
(e) Na
verdade, essa mescla é um defeito estrutural que prejudicou grande parte dos
romances históricos. São poucos os escritores brasileiros que conseguiram
retratar nossa formação sem o uso desse recurso.
5. Em um poema escrito em
louvor de Iracema, Manuel Bandeira afirma que, ao compor esse livro, Alencar:
“ (...)
escreveu o que é mais poema
Que
romance, e poema menos
Que um
mito, melhor que Vênus.”
(a)
Alencar parte da ficção literária em direção à narrativa mítica, dispensando
referencias a coordenadas e personagens históricas.
(b) o
caráter poemático dado ao texto predomina sobre a narrativa em prosa, sendo,
por sua vez, superado pela constituição de um mito literário.
(c) a
mitologia tupi está para a mitologia clássica, predominante no texto, assim
como a prosa está para a poesia.
(d) ao
fundir romance e poema, Alencar, involuntariamente, produziu uma lenda do
Ceará, superior à mitologia clássica.
(e)
estabelece-se uma hierarquia de gêneros literários, na qual o termo superior,
ou dominante, é a prosa romanesca, e o termo inferior, o mito.