terça-feira, 4 de agosto de 2020

2ºA (Clayton - Português)



Atividade com sobre Iracema (continuação)

6. O próprio José de Alencar afirmou que sua obra se divide em três fases:

1. A primitiva, que se pode chamar de aborígine, são as lendas e os mitos da terra selvagem e conquistada; são as tradições que embalam a infância de um povo.

2. O histórico, que representa o consórcio do povo invasor com a terra americana, que dele recebia cultura, e lhe retribuía nos eflúvios de sua natureza virgem e nas reverberações de um solo esplêndido. (...) É  a gestação lenta do povo americano, que devia sair da estirpe lusa para continuar no novo mundo as gloriosas tradições de seu progenitor.”

3. A terceira fase, a infância de nossa literatura começada com a independência política, ainda não terminou. (...) Neste período, a poesia brasileira, embora balbuciante ainda, ressoa não já somente nos rumores da brisa e nos ecos da floresta, senão também nas simples cantigas do povo e nos íntimos serões da família.”

Com base nessas informações, responda:

a) A qual das três fases pertence Iracema?
____________________________________________________________________________________________________________________________

b) Cite o nome de um livro de cada fase:
____________________________________________________________________________________________________________________________

7. Não raro encontramos no livro diversas notas explicativas do próprio autor. Muitas delas explicam algum termo indígena relacionado à nossa fauna e flora ou a costumes estranhos mesmo àquela época. Pode-se dizer que isso tem um valor didático. Mas com que intuito, afinal? Que tese, que ideia Alencar está defendendo?
____________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________

segunda-feira, 3 de agosto de 2020




PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 04/08/2020


EQUIPE GESTORA
2020
8A,B e C História - Maria José.

Caros alunos,


Para a atividade de hoje, assistam as aulas do CMSP dos dias 08/07 Independência do Brasil, 15/07 Resistência Indígena e africana nas Américas.

1- Faça uma pesquisa e  estabeleça comparações entre as duas conjugações ocorridas na América portuguesa.

- Conjuração Mineira

Período:
Objetivos:
Consequências:

- Conjuração Baiana

Período:
Objetivos:
Consequências:

2- Por que dom João VI cedeu às pressões dos portugueses e decidiu voltar para Lisboa em 1821?

Leia o texto a seguir, sobre a emancipação (independência) do Brasil, e faça o que se pedi.

(...) nossa emancipação não deixou de ser particular e trival. Se o movimento foi liberal, porque rompeu com a dominação colonial, mostrou-se conservador ao manter a monarquia, o sistema escravocrata e o domínio senhorial. (...) Com isso, noções bastante frouxas de representatividade das instituições políticas se impuseram,  mostrando como al independência criou um Estado mas não uma Nação.
     Lilia Moritz Scharcz . Brasil : uma biografia . São Paulo: Campanha das Letras , 2015 p. 222.

a) Quais são as contradições apresentadas na emancipação do Brasil ?

3) Explique com suas palavras o que foi o Congresso de Viena.

4) O que foi a Revolução do Porto ?

5) Explique com suas palavras, o que foi o  Dia do Fico .

6) O contexto histórico do Brasil colonial influenciou a forma  como indígenas e negros vivem atualmente ? Justifique sua resposta.

7) Explique com sua palavras, o que é Racismo Estrutural.


Enviar para o email profmariajose9@gmail.com. até 14/08.


Grata.

2ºE - Avaliação da Aprendizagem em Processo - Língua Portuguesa - Profª Angela



2ºBimestre  2020 - Língua Portuguesa 
Favor responder ao gabarito abaixo e enviar para o E-mail: professoraortega@yahoo.com ou pelo Classroom ( quem enviar não precisa devolver na escola)


Data entrega: 14/08/2020

Obs.: Mandarei a Avaliação em PDF no grupo do Whatsapp da turma

2ª - Avaliação da Aprendizagem em Processo
Língua Portuguesa                                 Data:
2º série do Ensino Médio
Aluno: ______________________ Turma: 2º E Num º____
Gabarito
1.  (     )                            09. (     )
2.  (     )                            10. (     )
3.  (     )                            11. (     )
4.  (     )                            12. (     )
5.  (     )                            13. (     )
6.  (     )                            14. (     )
7.  (     )                            15. (     )
8.  (     )                            16. (     )




3ºA,3ºB,3ºC,3ºD - 2º Avaliação da Aprendizagem em Processo - Língua Portuguesa - Profª Angela


2ºBimestre  2020 - Língua Portuguesa 
Favor responder ao gabarito abaixo e enviar para o E-mail: professoraortega@yahoo.com ou pelo Classroom  ( quem enviar não precisa devolver na escola)


Data entrega: 14/08/2020

Obs.: Mandarei a Avaliação em PDF no grupo do Whatsapp da turma

2ª - Avaliação da Aprendizagem em Processo
Língua Portuguesa                                 Data:
3º série do Ensino Médio
Aluno: ______________________ Turma: 3º ___ º____
Gabarito
1.  (     )                            09. (     )
2.  (     )                            10. (     )
3.  (     )                            11. (     )
4.  (     )                            12. (     )
5.  (     )                            13. (     )
6.  (     )                            14. (     )
7.  (     )                            15. (     )
8.  (     )                            16. (     )



Atividades Produtos Notáveis

Boa tarde,
Boa tarde, Para essa semana vocês deveram fazer as atividades do Caderno do Aluno Volume 2 Situação de aprendizagem 2 - Páginas 66 até 72 (apenas atividade 7) Caso tenham perdido as aulas do Centro de Mídias sobre o assunto, estou anexando o link. Caso não tenham a apostila, estou anexando as fotos das páginas. Não se esqueçam de anexar as páginas para correção e nota, no Google Sala de Aula