Assista aos vídeos abaixo sobre a Obra "Capitães de Areia" de Jorge Amado e após assistir aos vídeos pegue seu livro de português nas páginas 134 a 138( ler os textos e resolver os exercícios de 01 a 07 em seu caderno de português ou no Word e envie para o e-mail professoraortega@yahoo.com ou Preferencialmente pelo Classroom, data entrega: 26/08
- 1
- 1°F
- 1°F PORT
- 1ª série A
- 1ª série B
- 1ª série C
- 1ª série D
- 1ª série E
- 1ª série F
- 1F
- 2 série A
- 2° Série E
- 2°A tecnologia
- 2°B
- 2°B TECNOLOGIA
- 2°C
- 2°D
- 2°D TECNOLOGIA
- 2ª série B
- 2ª Série C
- 2ª série D
- 2ª série E
- 2C
- 3ª série A
- 3ª série B
- 3ª série C
- 3ª série D
- 6° E 7° ANOS ELETIVAS CULTURA REGIONAL. PROFESSORA ANA PAULA
- 6º ano A
- 6º ano B
- 6º ano C
- 7 A
- 7A
- 7c
- 7º ano A
- 7º ano B
- 7º ano C
- 7ºB
- 7ºC
- 8 B
- 8° e 9° anos eletivas oficina ortográfia
- 8º
- 8º A
- 8º ano A
- 8º ano A 8º ano B
- 8º ano B
- 8º ano C
- 8º B
- 8º B C
- 8º C
- 8º e 9º Ano.
- 9º ano A
- 9º ano B
- AAPs - EF - 6º 7º 8º e 9º Anos EM - 1º 2º e 3º
- Avisos Coordenação
- B
- C
- D
- Direção
- Eletiva Áudio Visual
- ELETIVA BIBLIOTECA
- Eletiva Cultura Regional 6º e 7º anos
- Eletiva de Biblioteconomia - Ensino Médio
- Eletiva de Cinema - Ensino Médio
- Eletiva de Eventos - Ensino Médio
- Eletiva de Fotografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Ortografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Reciclagem/Revitalização - 6º e 7º anos
- Eletiva de Teatro - Ensino Médio
- Eletiva de Técnicas de Redação para o Enem - Ensino Médio
- Eletiva Empreendedorismo - 8º e 9º anos
- Eletiva Feminícidio - Ensino Médio
- Eletiva Laboratório de Matemática - 8º e 9º anos
- Eletiva Laboratório de Matemática - Ensino Médio
- Eletiva Quadrinho - HQ - Ensino Médio
- Eletiva turismo
- Grêmio Estudantil
- PROFESSORA: DEBORAH
- PROFESSORA: MARIA MARLI
- PROFESSORA: MARIA MARLI 3º
- PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA 7ºB
- PROFESSORA: MARIA MARLI- 1º
- PROFESSORA:DEBORAH
- PROFESSORA:MARIA MARLI
- Projeto de Vida Protagonismo Juvenil
quarta-feira, 19 de agosto de 2020
3ºA,3ºB,3ºC,3ºD - Português - Capitães de Areia - Profª Angela
3ºBimestre - Tema: Capitães de Areia
Assista aos vídeos abaixo sobre a Obra "Capitães de Areia" de Jorge Amado e após assistir aos vídeos pegue seu livro de português nas páginas 134 a 138( ler os textos e resolver os exercícios de 01 a 07 em seu caderno de português ou no Word e envie para o e-mail professoraortega@yahoo.com ou Preferencialmente pelo Classroom, data entrega: 26/08
Assista aos vídeos abaixo sobre a Obra "Capitães de Areia" de Jorge Amado e após assistir aos vídeos pegue seu livro de português nas páginas 134 a 138( ler os textos e resolver os exercícios de 01 a 07 em seu caderno de português ou no Word e envie para o e-mail professoraortega@yahoo.com ou Preferencialmente pelo Classroom, data entrega: 26/08
Projeto de Vida - Professora Rebeca Carneiro 1º B,C,D,E e F.
Olá pessoal,
segue link para ser respondido.
https://forms.gle/kAxaqt35rt2DwT1A8
Qualquer duvida só falar comigo.
Professora Rebeca
segue link para ser respondido.
https://forms.gle/kAxaqt35rt2DwT1A8
Qualquer duvida só falar comigo.
Professora Rebeca
Atividade de Física 2°Série A/B/C
Profª Cida
Entregar até 25/08
Tema: Som e a Física da Música
1) O que é poluição sonora?
2) Que nível de ruído é considerado prejudicial?
3) Ouvir música com fones de ouvido pode deixar alguém surdo?
4) Por que, ao voar, o pernilongo emite em som agudo e o beija-flor emite um som grave?
5) Durante uma apresentação musical, três instrumentos musicais diferentes tocavam a mesma nota. Mesmo que os instrumentos estivessem tocando a mesma nota, com a mesma intensidade, pode-se discernir cada uma das três. Qual é a propriedade do som que permite a diferenciação das fontes/sonoras?
a) intensidade
b) volume
c) freqüência
d) timbre
e) altura
6) Cantoras líricas conseguem quebrar uma taça apenas com o canto.
Qual fenômeno explica o fato de a taça quebrar?
a) ressonância
b) dilatação
c) reflexão do som
d) interferência
e) polarização
terça-feira, 18 de agosto de 2020
6ºAnos: A,B,C (Clayton - Português)
LEITURA E
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
6º ANO - LÍNGUA PORTUGUESA
6º ANO - LÍNGUA PORTUGUESA
LEIA O
TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 01 A 03.
O LEÃO E O RATINHO
Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado à
sombra de uma boa árvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele
acordou.
Todos os ratinhos conseguiram fugir, menos um, que
o leão prendeu embaixo da pata. Tanto o ratinho pediu e implorou que o leão
desistiu de esmagá-lo e deixou que fosse embora.
Algum tempo depois, o leão ficou preso na rede de
uns caçadores. Não conseguia se soltar, e fazia a floresta inteira tremer com
seus urros de raiva.
Nisso, apareceu o ratinho. Com seus dentes afiados,
roeu as cordas e soltou o leão.
MORAL: Uma boa ação ganha outra.
Fonte:
Ler e escrever: livro de textos do aluno/ Secretaria da Educação, FDE. São
Paulo: FDE, 2008.
QUESTÃO 01 – O leão conseguiu se soltar da
rede dos caçadores porque
(A)
prendeu o ratinho com a pata.
(B)
desistiu de esmagar o ratinho.
(C)
deixou o ratinho ir embora.
(D) o
ratinho roeu as cordas.
QUESTÃO 02 – A fábula O leão e o ratinho quer
(A)
ensinar o leitor, com diferentes situações.
(B)
descrever as relações dos animais na floresta.
(C)
revelar grandes segredos ao leitor.
(D)
contar sobre a fuga do leão.
QUESTÃO 03 – A expressão que apresenta uma
qualidade, revelando a opinião do narrador na fábula O leão e o ratinho é
(A)
“Todos os ratinhos conseguiram fugir”.
(B) “roeu
as cordas e soltou o leão”.
(C)
“dormia espichado”.
(D) “O
leão ficou preso na rede de uns caçadores”.
QUESTÃO 04: Leia o texto a seguir.
31 DE JANEIRO: DIA MUNDIAL DO
MÁGICO
A mágica é uma das coisas que eu mais gosto do
circo! É incrível como esses caras
conseguem fazer aquelas coisas sumirem ou aparecerem sem que a gente perceba. E
olha que eu fico olhando fixo, sem piscar nem respirar! Não consigo ver nada.
Eu gosto também quando o mágico vai tirando um monte de cartas não sei de onde.
Dizem que é da manga, mas é tão rápido!
E a parte em que ele corta a mulher ao meio, então? Ele toma muito cuidado para
não deixar as pessoas descobrirem os seus segredos. Agora, se você quiser
aprender alguns truques fáceis e impressionantes, pode procurar o mesmo
manual em que eu aprendi: o Livro das mágicas do Menino Maluquinho.
As
palavras em destaque são adjetivos e servem para caracterizar os seres, os
objetos ou as noções nomeadas pelo substantivo, indicando-lhes, exceto:
(A) um
defeito.
(B) o
modo de ser.
(C) uma
qualidade.
(D) uma
circunstância.
QUESTÃO 05: Leia o texto a seguir.
FICO ASSIM SEM VOCÊ
Avião sem
asa, fogueira sem brasa
Sou eu
assim sem você
Futebol
sem bola,
Piu-piu
sem Frajola
Sou eu
assim sem você
Por que é
que tem que ser assim
Se o meu
desejo não tem fim
Eu te
quero a todo instante
Nem mil
alto-falantes
Vão poder
falar por mim [...]
CALCANHOTO,
Adriana. Fico assim sem você. Disponível em: https://m.letras.mus.br/adriana-calcanhotto/84687/. Acesso em 16 jan. 2019.
O texto
que você acaba de ler é uma canção. Sobre esse gênero textual, podemos afirmar
que
(A) é uma
composição poética em versos.
(B) é uma
narrativa curta em prosa.
(C) há
predomínio de palavras usadas no cotidiano.
(D)
apresenta conteúdos resultantes de pesquisas científicas.
1°F ATIVIDADE PORTUGUÊS para 21.08
LEIA A REPORTAGEM:
Reintegração de posse em Diadema termina em confronto entre moradores e PM
Uma reintegração de posse em Diadema, na região do ABC, terminou em confronto na manhã desta terça-feira (18) entre moradores e Polícia Militar (PM) próximo ao km 20 da Rodovia dos Imigrantes.
O terreno localizado embaixo de um viaduto foi ocupado por ao menos cem famílias, mas pertence ao governo do estado e está sob concessão da Ecovias.
De acordo com a concessionária, os 40 barracos foram montados durante a pandemia, em junho deste ano, na área de 10 mil metros quadrados.
"Sou músico profissional, mas, com o Covid, 70% da minha renda foi embora. Evento, casamento... Por isso a gente teve que ocupar este espaço, que estava sem utilidade", disse Misael Marcelino, que está desempregado.
Nesta manhã, enquanto retroescavadeiras destruíam os barracos, algumas famílias corriam para retirar os móveis e outras realizavam uma manifestação pacífica.
Por volta das 7h30, contudo, um grupo resistiu, bloqueou vias no entorno do terreno e ateou fogo nos barracos.
As chamas se espalharam rapidamente e uma cortina de fumaça invadiu a rodovia dos Imigrantes. Policiais reagiram e jogaram bombas de gás lacrimogênio contra os manifestantes.
De acordo com a PM, não houve registro de feridos e às 9 horas o fogo foi controlado. A concessionária Ecovias informou que já enviou técnicos ao local do incêndio para avaliar eventuais danos na estrutura do viaduto que passa sobre a área.
Por volta das 13 horas não havia mais clima de confronto, mas ainda era intensa a presença da polícia para bloqueio de vias, de modo a impedir novos focos de incêndio e protesto. O ritmo de desocupação seguia acelerado.
Despejo durante a pandemia
As famílias que ocuparam o terreno contam que tentaram recorrer da decisão, mas não tiveram tempo de acionar a Defensoria Pública.
Elas dizem, inclusive, que não tiveram tempo sequer de recolher todos os pertences. "Ficou cama, os documentos da minha filha, geladeira, tudo... ficou tudo", contou Ana Carolina Gomes, outra moradora desempregada do terreno.Em nota, a Ecovias disse que as famílias foram comunicadas há 15 dias sobre a reintegração de posse por meio de um oficial de justiça, e por outros dois encontros, mas reconheceu que não havia definido a data da ação.
Enquanto isso, a Prefeitura de Diadema e o governo do estado não chegaram a um consenso sobre quem deve oferecer assistência às famílias.
"Estou aqui porque não tem serviço, e esse auxílio não dá pra pagar aluguel nem para comer", disse Tamires Santos, que está desempregada.
Não é de hoje que observamos esse tipo de problema enfrentado pela população mais carente, tanto de terras particulares como terras da união, ou de natureza agrária.
Copie as questões e Responda no caderno:
Você sabendo que invasão de terra que é de outra propriedade é crime , o que você tem a dizer, sobre esse tipo de acontecimento?
Se você fosse proprietário de uma casa muito grande, do qual você trabalhou muito para conquistar, e sua casa fosse invadida por pessoas carentes, você abriria mão de seu bem para ajudar essas pessoas? Qual atitude você tomaria se essas pessoas se recusassem a sair?
O que você acha quanto a invasão em terrenos da união? É diferente de uma invasão privada (particular)?
A atitude de reintegrar a posse ao seu dono por direito, tirando essa invasão, ajuda ou prejudica essas pessoas? Quais são os pontos positivos e negativos em relação apenas aos invasores após a sua saída?
FAÇA O QUE SE PEDE:
Veja a letra da musica de "Adoniram Barbosa" e que foi gravada também pela banda "Demônios da garoa" canção Saudosa Maloca (COPIE NO CADERNO E RESPONDA)
Si o senhor não está lembrado
Da licença de conta
Que aqui onde agora está
Esse adifício alto
Era uma casa velha um palacete assobradado
Da licença de conta
Que aqui onde agora está
Esse adifício alto
Era uma casa velha um palacete assobradado
Foi aqui seu moço
Que eu, Mato Grosso e o Joca
Construímos nossa maloca
Mais um dia nem quero lembrar
Veio os homens com as ferramentas
o dono mando derruba
Que eu, Mato Grosso e o Joca
Construímos nossa maloca
Mais um dia nem quero lembrar
Veio os homens com as ferramentas
o dono mando derruba
Peguemo todas nossas coisas
E fumos pro meio da rua
Apreciar a demolição
Que tristeza que eu sentia
Cada táuba que caia
Doía no coração
E fumos pro meio da rua
Apreciar a demolição
Que tristeza que eu sentia
Cada táuba que caia
Doía no coração
Mato Grosso quis grita
Mas em cima eu falei
Os homes está 'cá razão
Nós arranja outro lugar
Mas em cima eu falei
Os homes está 'cá razão
Nós arranja outro lugar
Só se conformemos quando o Joca falou
"Deus dá o frio conforme o cobertor"
E hoje nóis pega a páia nas grama do jardim
"Deus dá o frio conforme o cobertor"
E hoje nóis pega a páia nas grama do jardim
E pra esquecê nóis cantemos…
Fonte: LyricFind
Saudosa Maloca é uma canção assinada por Adoniran Barbosa em 1951. ... Na composição, Adoniran mostra mais uma vez sua irreverência e a imaginação, contando novamente com a participação de Matogrosso e Joca, personagens fictícios criados por ele mesmo. Foi interpretada pelo grupo Demônios da Garoa.
1) Que história é contada nesse texto da música? Que tipo de linguagem é utilizada?
2) Qual a semelhança e qual a diferença, encontrada na música de Adoniram e na reportagem de hoje? Explique
3) Busque os significados das palavras saudosa e maloca no dicionário. Como você entende o título do texto?
4) Encontre no texto palavras ou expressões que representem a variedade social na escrita ou na fala.
4) Encontre no texto palavras ou expressões que representem a variedade social na escrita ou na fala.
AO TERMINAR ENVIE PARA MEU EMAIL A FOTO DO CADERNO
envieseutrabalho.tali@gmail.com
Assinar:
Postagens (Atom)
-
2° Ano E Biologia Profa Solange Período para entrega: Até 28/10/2020 4° Bimestre: Unidade Temática: DNA- Tecnologias de Manipulação do DN...
-
Exercícios de fixação 1) Use MAL ou MAU: a) Antônio sempre foi um mau elemento. b) Na luta contra o mal , devemos nos lemb...
-
Atividades - Correção 1.Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. ...