quarta-feira, 19 de agosto de 2020

2ºE - Português - Simbolismo - Profª Angela

3º Bimestre - Tema: Parnasianismo & Simbolismo

Assista aos vídeos abaixo e Elabore a Atividade Complementar apresentada no vídeo de 18/08 sobre Cruz e Sousa e envie para o email professoraortega@yahoo.com ou preferencialmente pelo Classroom. Data entrega: 26/08





3ºA,3ºB,3ºC,3ºD - Português - Capitães de Areia - Profª Angela

                                3ºBimestre - Tema: Capitães de Areia

 Assista aos vídeos abaixo sobre a Obra "Capitães de Areia" de Jorge Amado e após assistir aos vídeos pegue seu livro de português nas páginas 134 a 138( ler os textos e resolver os exercícios de 01 a 07 em seu caderno de português ou no Word e envie para o e-mail professoraortega@yahoo.com  ou Preferencialmente pelo Classroom, data entrega: 26/08












Projeto de Vida - Professora Rebeca Carneiro 1º B,C,D,E e F.

Olá pessoal,

segue link para ser respondido.

 https://forms.gle/kAxaqt35rt2DwT1A8

Qualquer duvida só falar comigo.

Professora Rebeca

Atividade de Física 2°Série A/B/C
Profª Cida
Entregar até 25/08
Tema: Som e a Física da Música

1) O que é poluição sonora?

2) Que nível de ruído é considerado prejudicial?

3) Ouvir música com fones de ouvido pode deixar alguém surdo?

4) Por que, ao voar, o pernilongo emite em som agudo e o beija-flor emite um som grave?

5) Durante uma apresentação musical, três instrumentos musicais diferentes tocavam a mesma nota. Mesmo que os instrumentos estivessem tocando a mesma nota, com a mesma intensidade, pode-se discernir cada uma das três. Qual é a propriedade do som que permite a diferenciação das fontes/sonoras?
a) intensidade
b) volume
c) freqüência
d) timbre
e) altura

6) Cantoras líricas conseguem quebrar uma taça apenas com o canto.
Qual fenômeno explica o fato de a taça quebrar?
a) ressonância
b) dilatação
c) reflexão do som
d) interferência
e) polarização
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScL2J-0i8jZwbHy3bZGotcch5-ck5MZG2jzLGuKSY31Yy-OBw/viewform?usp=sf_link

terça-feira, 18 de agosto de 2020


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 19/08/2020


EQUIPE GESTORA
2020

6ºAnos: A,B,C (Clayton - Português)



LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
6º ANO - LÍNGUA PORTUGUESA

LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 01 A 03.

O LEÃO E O RATINHO

Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado à sombra de uma boa árvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou.
Todos os ratinhos conseguiram fugir, menos um, que o leão prendeu embaixo da pata. Tanto o ratinho pediu e implorou que o leão desistiu de esmagá-lo e deixou que fosse embora.
Algum tempo depois, o leão ficou preso na rede de uns caçadores. Não conseguia se soltar, e fazia a floresta inteira tremer com seus urros de raiva.
Nisso, apareceu o ratinho. Com seus dentes afiados, roeu as cordas e soltou o leão.
MORAL: Uma boa ação ganha outra.

Fonte: Ler e escrever: livro de textos do aluno/ Secretaria da Educação, FDE. São Paulo: FDE, 2008.

QUESTÃO 01 – O leão conseguiu se soltar da rede dos caçadores porque

(A) prendeu o ratinho com a pata.
(B) desistiu de esmagar o ratinho.
(C) deixou o ratinho ir embora.
(D) o ratinho roeu as cordas.

QUESTÃO 02 – A fábula O leão e o ratinho quer

(A) ensinar o leitor, com diferentes situações.
(B) descrever as relações dos animais na floresta.
(C) revelar grandes segredos ao leitor.
(D) contar sobre a fuga do leão.

QUESTÃO 03 – A expressão que apresenta uma qualidade, revelando a opinião do narrador na fábula O leão e o ratinho é

(A) “Todos os ratinhos conseguiram fugir”.
(B) “roeu as cordas e soltou o leão”.
(C) “dormia espichado”.
(D) “O leão ficou preso na rede de uns caçadores”.

QUESTÃO 04
: Leia o texto a seguir.

31 DE JANEIRO: DIA MUNDIAL DO MÁGICO

A mágica é uma das coisas que eu mais gosto do circo! É incrível como esses caras conseguem fazer aquelas coisas sumirem ou aparecerem sem que a gente perceba. E olha que eu fico olhando fixo, sem piscar nem respirar! Não consigo ver nada. Eu gosto também quando o mágico vai tirando um monte de cartas não sei de onde. Dizem que é da manga, mas é tão rápido! E a parte em que ele corta a mulher ao meio, então? Ele toma muito cuidado para não deixar as pessoas descobrirem os seus segredos. Agora, se você quiser aprender alguns truques fáceis e impressionantes, pode procurar o mesmo manual em que eu aprendi: o Livro das mágicas do Menino Maluquinho.

As palavras em destaque são adjetivos e servem para caracterizar os seres, os objetos ou as noções nomeadas pelo substantivo, indicando-lhes, exceto:

(A) um defeito.
(B) o modo de ser.
(C) uma qualidade.
(D) uma circunstância.

QUESTÃO 05: Leia o texto a seguir.

FICO ASSIM SEM VOCÊ

Avião sem asa, fogueira sem brasa
Sou eu assim sem você
Futebol sem bola,
Piu-piu sem Frajola
Sou eu assim sem você
Por que é que tem que ser assim
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil alto-falantes
Vão poder falar por mim [...]

CALCANHOTO, Adriana. Fico assim sem você. Disponível em: https://m.letras.mus.br/adriana-calcanhotto/84687/. Acesso em 16 jan. 2019.

O texto que você acaba de ler é uma canção. Sobre esse gênero textual, podemos afirmar que

(A) é uma composição poética em versos.
(B) é uma narrativa curta em prosa.
(C) há predomínio de palavras usadas no cotidiano.
(D) apresenta conteúdos resultantes de pesquisas científicas.