Boa tarde Estudantes, Iniciamos o 3º Bimestre e as postagens já foram feitas no Google sala de aula, acesso pelo e-mail institucional. Estou replicando a postagem do texto aqui no blogger, clicando no link será possível acessar o texto, também postado no Google Sala de Aula.
Leitura 2 = https://drive.google.com/file/d/17jCfOhAku9oHaZKgLCUY8B8xTNRaJqix/view?usp=sharing
- 1
- 1°F
- 1°F PORT
- 1ª série A
- 1ª série B
- 1ª série C
- 1ª série D
- 1ª série E
- 1ª série F
- 1F
- 2 série A
- 2° Série E
- 2°A tecnologia
- 2°B
- 2°B TECNOLOGIA
- 2°C
- 2°D
- 2°D TECNOLOGIA
- 2ª série B
- 2ª Série C
- 2ª série D
- 2ª série E
- 2C
- 3ª série A
- 3ª série B
- 3ª série C
- 3ª série D
- 6° E 7° ANOS ELETIVAS CULTURA REGIONAL. PROFESSORA ANA PAULA
- 6º ano A
- 6º ano B
- 6º ano C
- 7 A
- 7A
- 7c
- 7º ano A
- 7º ano B
- 7º ano C
- 7ºB
- 7ºC
- 8 B
- 8° e 9° anos eletivas oficina ortográfia
- 8º
- 8º A
- 8º ano A
- 8º ano A 8º ano B
- 8º ano B
- 8º ano C
- 8º B
- 8º B C
- 8º C
- 8º e 9º Ano.
- 9º ano A
- 9º ano B
- AAPs - EF - 6º 7º 8º e 9º Anos EM - 1º 2º e 3º
- Avisos Coordenação
- B
- C
- D
- Direção
- Eletiva Áudio Visual
- ELETIVA BIBLIOTECA
- Eletiva Cultura Regional 6º e 7º anos
- Eletiva de Biblioteconomia - Ensino Médio
- Eletiva de Cinema - Ensino Médio
- Eletiva de Eventos - Ensino Médio
- Eletiva de Fotografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Ortografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Reciclagem/Revitalização - 6º e 7º anos
- Eletiva de Teatro - Ensino Médio
- Eletiva de Técnicas de Redação para o Enem - Ensino Médio
- Eletiva Empreendedorismo - 8º e 9º anos
- Eletiva Feminícidio - Ensino Médio
- Eletiva Laboratório de Matemática - 8º e 9º anos
- Eletiva Laboratório de Matemática - Ensino Médio
- Eletiva Quadrinho - HQ - Ensino Médio
- Eletiva turismo
- Grêmio Estudantil
- PROFESSORA: DEBORAH
- PROFESSORA: MARIA MARLI
- PROFESSORA: MARIA MARLI 3º
- PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA 7ºB
- PROFESSORA: MARIA MARLI- 1º
- PROFESSORA:DEBORAH
- PROFESSORA:MARIA MARLI
- Projeto de Vida Protagonismo Juvenil
segunda-feira, 31 de agosto de 2020
6º Ano: A,B,C (Clayton - Português)
Continuação da atividade da aula
passada (revisão para o 6º Ano: C)
QUESTÃO 06: Da leitura do texto, pode-se
entender que a poluição luminosa é provocada
(A) pelo
brilho intenso das estrelas.
(B) pela
pouca iluminação de algumas cidades.
(C) pelo
excesso de iluminação urbana.
(D) pela
perda do frescor dos astros.
QUESTÃO 07: De acordo com o texto, o
excesso de iluminação é uma preocupação para os astrônomos porque
(A)
dificulta a iluminação urbana.
(B)
ilumina excessivamente a cidade.
(C)
impede a plena observação das estrelas.
(D) torna
a noite ainda mais escura.
QUESTÃO 08: A questão central tratada no
texto é a
(A)
economia de energia.
(B)
beleza das estrelas.
(C)
pesquisa dos astros.
(D)
poluição luminosa.
QUESTÃO 09: A finalidade desse texto é
(A)
informar a preocupação dos astrônomos.
(B)
denunciar os perigos de um apagão.
(C)
alertar sobre o consumo de energia.
(D)
valorizar o excesso de iluminação urbana.
QUESTÃO 10: O texto lido trata-se de:
(A)
crônica.
(B)
notícia.
(C) carta
ao leitor.
(D)
redação escolar.
1°F PORT. LITERATURA DE INFORMAÇÃO , QUINHENTISMO
Quinhentismo
Literatura de informação
Literatura de informação
O Quinhentismo, no Brasil e em Portugal, designa uma importante fase da história da literatura desses países, apesar de ter se expressado de modo diferente em um e outro. No Brasil, designa o conjunto de textos e autores do período colonial, compreendendo os três primeiros séculos desde a conquista portuguesa. Dividido em duas vertentes, uma caracterizada pela ocorrência de textos de informação e outra pela ocorrência de textos de caráter catequizador, esse período inicial de germinação das letras no nascente território brasileiro é de fundamental importância para se conhecer a história do país e sua tradição literária.
Contexto histórico do Quinhentismo
Nos primeiros três séculos do Brasil, a vida social e, consequentemente, a esfera econômica e cultural desenvolveram-se em torno da relação entre a colônia e a metrópole. Essa relação deu-se de modo que a colônia fosse extremamente explorada pela metrópole, o que fez com que a preocupação imediata dos primeiros colonos, ou seja, habitantes do território, fosse ocupar a terra, explorar o pau-brasil, cultivar a cana-de-açúcar, extrair o ouro.
Essa postura exploratória foi determinante para que houvesse no território núcleos urbanos surgidos a partir dos ciclos de exploração dessas matérias-primas destinadas à metrópole europeia. (Fase em que nossa terra foi explorada, e saqueada pelos portugueses)
Assim, formaram-se, no Brasil, ilhas sociais, mais precisamente as seguintes: Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Assim, formaram-se, no Brasil, ilhas sociais, mais precisamente as seguintes: Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Características do Quinhentismo
As manifestações da literatura quinhentista podem ser divididas em dois grupos, os quais, apesar de traços comuns, têm características que os distinguem: a literatura de informação e a literatura de formação ou de catequese. Vejam suas respectivas características:
→ Literatura de informação
Os primeiros registros escritos do Brasil têm como característica a documentação do processo colonizador que marcou os primeiros anos de povoamento. São informações que viajantes e missionários europeus anotaram sobre o homem e a natureza das terras que conheciam naquele contexto. Esses registros descritivos não pertencem à categoria literária, já que não havia uma preocupação estética em organizá-las em prol de um deleite advindo de uma leitura de fruição, ou seja, voltada ao prazer, como os gerados por uma obra ficcional.
Assim, a embrionária produção intelectual do Brasil Colônia, materializada nos relatos dos viajantes e dos missionários católicos, tem valor não só histórico de registro de uma época, como também serviu de material temático inspirador à produção literária posterior, que teve como princípio a construção de uma literatura verdadeiramente do Brasil, estabelecendo-se como contraponto à produzida em Portugal.
- Principais obras e autores de textos de informação
As principais produções do Brasil Colônia, escritas nos séculos XVI e XVII, categorizadas como informativas são:
- a Carta, de Pero Vaz de Caminha a el-Rei Dom Manuel, referindo o descobrimento de uma nova terra e as primeiras impressões da natureza e do indígena (1500);
- o Diário de Navegação de Pero Lopes e Sousa, escrivão do primeiro grupo colonizador, o de Martim Afonso de Sousa (1530);
- o Tratado da terra do Brasil e a História da Província de Santa Cruz a que vulgarmente chamamos Brasil, de Pero de Magalhães Gândavo (1576);
- a Narrativa Epistolar e os Tratados da Terra e da Gente do Brasil, do jesuíta Fernão Cardim (1583);
- o Tratado descritivo do Brasil, de Gabriel Soares de Sousa (1587);
- os Diálogos das grandezas do Brasil, de Ambrósio Fernandes Brandão (1618);
- as cartas dos missionários jesuítas escritas nos dois primeiros séculos de catequese (registradas posteriormente em antologias, como em As Cartas Jesuíticas, de 1933);
- as Duas viagens ao Brasil, de Hans Staden (1557);
- a Viagem à terra do Brasil, de Jean de Léry (1578);
- a História do Brasil, de Frei Vicente do Salvador (1627).
Literatura de formação ou de catequese
Paralelamente às obras de informação escritas por leigos viajantes que desbravavam a colônia, foram produzidas, também, obras de cunho pedagógico e moral, a chamada literatura de formação ou de catequese, produzida pelos missionários jesuítas. Vindos de Portugal, esses religiosos, que tinham a missão de catequizar os índios, deixaram cartas, tratados, crônicas e poemas, os quais se tornaram registros não só de uma prática religiosa de difusão do catolicismo, mas também registros de textos com um certo refinamento estético.
Principais obras e autores de textos de formação ou de catequese
Os autores mais significativos dessa vertente são os padres Manuel da Nóbrega, Fernão Cardim e José de Anchieta.
Manuel da Nóbrega (1517-1570)
Nasceu em Alijó, Portugal, e morreu no Rio de Janeiro. Chegou à Bahia em 29 de março de 1549 e participou da primeira missa celebrada nessa localidade. Foi um dos fundadores das cidades de Salvador e do Rio de Janeiro.
Nas cartas que escreveu a Portugal, encontra-se a descrição do início do povoamento das terras brasileiras. Além disso, como catequizador, seus escritos contribuíram para o estudo dos costumes da sociedade indígena tupinambá. Em sua primeira carta do Brasil, ao padre Simão Rodrigues, provincial em Portugal, expressa uma postura típica dos jesuítas a respeito da conversão do indígena e a tentativa de eliminar de sua cultura certos hábitos, como o canibalismo e a poligamia.
A Narrativa epistolar de uma viagem e missão jesuítica, foi publicado em 1847, em Lisboa, por Francisco Adolfo de Varnhagen. Há, nessas obras, o predomínio de uma descrição entusiasmada da fauna e da flora do país, segundo ele:
A Narrativa epistolar de uma viagem e missão jesuítica, foi publicado em 1847, em Lisboa, por Francisco Adolfo de Varnhagen. Há, nessas obras, o predomínio de uma descrição entusiasmada da fauna e da flora do país, segundo ele:
“Este Brasil já é outro Portugal, e não falando no clima que é muito mais temperado e saio, sem calmas grandes, nem frios, e donde os homens vivem muito com poucas doenças”.4
José de Anchieta (1534-1597)
Nasceu nas Ilhas Canárias, Espanha, e faleceu na cidade de Reritiba, atual cidade de Anchieta, no estado do Espírito Santo. No Brasil, participou da fundação da cidade de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Notabilizou-se, no período colonial, como poeta e dramaturgo, mas também publicou crônicas históricas e uma gramática da língua tupi, a Arte de gramática da língua mais usada na costa do Brasil (1595). Na dramaturgia, publicou autos inspirados nos autos de Gil Vicente, como o auto Na festa de São Lourenço, encenado pela primeira vez em 1583.
Apesar de o teor religioso, destinado à edificação do índio e do branco, permear sua obra poética, assim como permeou suas outras obras, nota-se em seus poemas um cuidado estético mais acentuado. Observe este fragmento do poema “Do Santíssimo Sacramento”:
Ó que pão, ó que comida,
ó que divino manjar
se nos dá no santo altar
cada dia!
ó que divino manjar
se nos dá no santo altar
cada dia!
[...]
Este dá vida imortal,
este mata toda fome,
porque nele Deus e homem
se contêm.
este mata toda fome,
porque nele Deus e homem
se contêm.
A presença dos símbolos religiosos, comuns nos textos de catequese do Quinhentismo, evidencia-se em todas as estrofes. O pão, elemento eucarístico, representa o corpo de Cristo e, como no texto bíblico, no poema, é alçado a símbolo capaz de suprir as imperfeições humanas.
Enquanto acontecia esse momento de transição no Brasil em Portugal acontecia o Quinhentismo ou Classicismo em Portugal, lembrando que precisamos levar em conta sempre o que acontece na Europa, devido as tendências literárias sempre virem de lá.
Quinhentismo ou Classicismo é como se nomeia o conjunto de obras literárias produzidas durante o Renascimento, movimento artístico, literário e científico inspirado na cultura greco-latina que vigorou na Europa no século XVI, marcado por profundas transformações sociais, econômicas, culturais e religiosas, o Classicismo promoveu a substituição da fé medieval pelo culto à racionalidade, o cristianismo pela mitologia greco-latina e, sobretudo, elevou o homem à centralidade de tudo (antropocentrismo).
GUIMARãES, Leandro. "Quinhentismo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/literatura/quinhentismo-brasileiro.htm. Acesso em 31 de agosto de 2020.
MATEMÁTICA 9º ano A e B - Professora Juliana
Boa tarde
Fazer as páginas do Caderno do aluno Volume 2, a partir da situação de aprendizagem 4
Páginas 74, 75, 76, 77, 78
Você pode encaminhar pelo Classroom, ou pelo formulário, da mesma forma que fizemos a AAP pelo link abaixo:
Situação de aprendizagem 4
Irei fazer um plantão de dúvidas durante a semana, postarei o link no grupo de Whatsapp.
Para quem não tiver a apostila, segue as fotos das páginas:
Fazer as páginas do Caderno do aluno Volume 2, a partir da situação de aprendizagem 4
Páginas 74, 75, 76, 77, 78
Você pode encaminhar pelo Classroom, ou pelo formulário, da mesma forma que fizemos a AAP pelo link abaixo:
Situação de aprendizagem 4
Irei fazer um plantão de dúvidas durante a semana, postarei o link no grupo de Whatsapp.
Para quem não tiver a apostila, segue as fotos das páginas:
MATEMÁTICA - 7º Ano A e B - Professora Juliana
Boa tarde,
Fazer as páginas do Caderno do aluno Volume 2, a partir da situação de aprendizagem 5
Páginas 78 a 80
Você pode encaminhar pelo Classroom, ou pelo formulário, da mesma forma que fizemos a AAP pelo link abaixo:
Situação de Aprendizagem 5
Fiquem ligados, durante a semana irei postar link para plantão de dúvidas.
Para quem não tiver a apostila, segue as fotos das páginas:
Fazer as páginas do Caderno do aluno Volume 2, a partir da situação de aprendizagem 5
Páginas 78 a 80
Você pode encaminhar pelo Classroom, ou pelo formulário, da mesma forma que fizemos a AAP pelo link abaixo:
Situação de Aprendizagem 5
Fiquem ligados, durante a semana irei postar link para plantão de dúvidas.
Para quem não tiver a apostila, segue as fotos das páginas:
SOCIOLOGIA ADRIANO - ATIVIDADE II 3° BIMESTRE
Sociologia: 3° Bimestre
(ATIVIDADE II)
Orientações:
1.
Assista ao documentário abaixo;
2.
Executar as atividades conforme orientação do professor;
4.
Data de entrega: 04/09/2020
PESQUISA
Com base na vídeo-aula acima,
efetue uma pesquisa com os seguintes aspectos:
- Diferencie Republica x Monarquia;
- Descreva o que é parlamentarismo e suas características;
- O que é um governo democrático;
- O que é um sistema presidencialista;
Basta nesta fase apenas pesquisar
os itens acima e descreve-los no caderno ou via word e
encaminhar.
SOCIOLOGIA ADRIANO - ATIVIDADE II 3°BIMESTRE
Sociologia: 3° Bimestre
(ATIVIDADE II)
Orientações:
1.
Assista ao documentário abaixo;
2.
Executar as atividades conforme orientação do professor;
4.
Data de entrega: 04/09/2020
PESQUISA
PARA ENTREGAR
Vamos
investigar como a população de sua comunidade ou bairro “encara” o preconceito
e o racismo. Realize uma entrevista com 5 pessoas (podem ser familiares ou
amigos) perguntando o que pensam sobre as possibilidades de inserção no mercado
de trabalho de pessoas negras, principalmente em cargos de chefia e comando. Descreva
os resultados da pesquisa e compare com o a vídeo aula. Finalize descreva sua opinião (mínimo 15
linhas).
Assinar:
Postagens (Atom)
-
2° Ano E Biologia Profa Solange Período para entrega: Até 28/10/2020 4° Bimestre: Unidade Temática: DNA- Tecnologias de Manipulação do DN...
-
Exercícios de fixação 1) Use MAL ou MAU: a) Antônio sempre foi um mau elemento. b) Na luta contra o mal , devemos nos lemb...
-
Atividades - Correção 1.Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. ...