terça-feira, 1 de setembro de 2020

2ºA (Clayton - Português)




Versos, rimas e estrofes (continuação)

          A estrutura de um poema é composta por versos e estrofes, sendo a rima opcional.
          O verso está representado em cada linha separada de um poema. São apresentados como uma ou mais palavras que seguem um tipo de rítmica. Entre os tipos de verso, pode-se destacar quatro: os versos métricos (sílabas breves ou longas); os versos silábicos (segundo o número de sílabas); os versos rítmicos (segundo a acentuação); os versos livres ou irregulares (sem padrão definido).

          É importante observar que as sílabas poéticas são diferentes das sílabas gramaticais, obedecendo, especificamente, a musicalidade do texto, uma vez que os poemas são escritos para serem recitados.
          Entre os poemas de forma fixa, destaca-se o soneto, que possui sempre quatorze versos, como no exemplo a seguir:

          Soneto de Fidelidade (Vinícius de Moraes)

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento
E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

          Em relação ao número de sílabas, os versos variam entre os monossílabos (uma sílaba) até os dodecassílabos (doze sílabas). Os versos com mais de doze sílabas, são conhecidos como “versos bárbaros”.
          A estrofe, por sua vez, é o conjunto de versos em um poema. No caso do soneto, exemplificado acima, observam-se dois quartetos (estrofes com quatro versos) e dois tercetos (estrofes com três versos).
Rimas

          No que tange à rima, trata-se do resultado de sons iguais ou semelhantes entre as palavras, tanto no final como no meio dos versos (rima interna). As rimas podem ser classificadas quanto à fonética, ao valor, à acentuação, à posição no verso e na estrofe.
          No primeiro caso (fonética), existem dois tipos:
  • Rima perfeita ou consoante: em que há correspondência total de sons, ex.: cantado/falado.
  • Rima imperfeita: em que há correspondência parcial dos sons. Pode ser: assonante (em que há apenas repetição dos sons vocálicos, ex.: boca/moça) ou aliterante (em que há apenas repetição dos sons consonantais, ex.: faz/fez).
          No segundo caso (valor), existem três tipos:
  • Rima pobre: com palavras pertencentes à mesma classe gramatical, ex.: gato/rato).
  • Rima rica: com palavras pertencentes a classes gramaticais diferentes, ex.: manhã/vã.
  • Rima rara ou preciosa: com terminações incomuns, ex.: mandala/dá-la.
          No terceiro caso (acentuação), existem três tipos:
  • Rima aguda ou masculina: entre palavras oxítonas: coração/intenção.
  • Rima grave ou feminina: entre palavras paroxítonas, ex.: adoro/moro.
  • Rima esdrúxula: entre palavras proparoxítonas: gênero/efêmero.
          No quarto caso (posição no verso), existem dois tipos:
  • Rima externa: ocorre no fim do verso, ex.: “E em louvor hei de espalhar meu canto / E rir meu riso e derramar meu pranto” (Vinícius de Moraes);
  • Rima interna: que ocorre no interior do verso, ex.: “A bela bola do Raul / Bola amarela” (Cecília Meireles).
          No quinto caso (posição na estrofe), existem seis tipos:
  • Rimas alternadas ou cruzadas: combinam-se seguindo o esquema ABAB, ex.: “O meu amor não tem / importância nenhuma. Não tem o peso nem de uma rosa de espuma!” (Cecília Meireles).
  • Rimas emparelhadas ou paralelas: combinam-se de duas em duas, seguindo o esquema AABB, ex.: “Vagueio campos noturnos / Muros soturnos / Paredes de solidão / Sufocam minha canção” (Ferreira Gullar).
  • Rimas interpoladas ou intercaladas: combinam-se em ordem oposta a anterior, com esquema ABBA, ex.: “De tudo, ao meu amor serei atento / Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto / Que mesmo em face do maior encanto / Dele se encante mais meu pensamento” (Vinícius de Moraes).
  • Rimas encadeadas: as palavras se situam no fim de um verso e no meio de outro, ex.: “Salve Bandeira do Brasil querida / Toda tecida de esperança e luz / Pálio sagrado sobre o qual palpita / A alma bendita do país da Cruz” (Francisco de Aquino Correia).
  • Rimas mistas ou misturadas: quando apresentam posições diversas sem seguir necessariamente um padrão, ex.: “Vou-me embora pra Pasárgada / Aqui eu não sou feliz / Lá a existência é uma aventura / De tal modo inconsequente / Que Joana a Louca de Espanha / Rainha e falsa demente / Vem a ser contraparente / Da nora que nunca tive” (Manuel Bandeira).
  • Versos brancos ou soltos: nos quais não há rima, ex.: “Uma palavra caída
    das montanhas dos instantes / desmancha todos os mares /
    e une as terras mais distantes…” (Cecília Meireles).

Projeto de Vida - 3º A, B e C - Professora Rebeca Carneiro

Olá pessoal,

segue link para responderem.

https://forms.gle/9A4meXmUQiMYDSQ26

Qualquer dúvida, estou aqui!

Professora Rebeca.

Projeto de Vida - 2º A, B, C, D, E - Professora Rebeca.

Olá pessoal,

segue link para ser respondido.

https://forms.gle/94n5G5AgMVh4DxaR8

qualquer dúvida, só perguntar!

Professora Rebeca.

PROF JAMES EDUCAÇÃO FÍSICA - 1º A/B/C/D/E/F 2º QUESTIONARIO 3 BIMESTRE



                    2º QUESTIONÁRIO - 3º BIMESTRE
Enviar a resposta para o E-MAIL: jamesisee@outlook.com
OBS: não precisa copiar as perguntas, coloque o numero da questão e a letra que você considera sua resposta.

Uma alimentação saudável é sinônimo de uma vida saudável. A partir da alimentação é possível prevenir várias doenças crônicas, como câncer, problemas cardíacos, obesidade, anemia, desnutrição, entre outros, além de melhorar a qualidade de vida. Frutas, verduras, legumes e cereais integrais contêm vitaminas, fibras e outros compostos necessários ao bom funcionamento do organismo e por isso devem ser ingeridos com frequência.
Como vivemos em uma sociedade em que tempo é dinheiro, acabamos nos alimentando com produtos industrializados que não oferecem os nutrientes de que o nosso organismo precisa, deixando-nos à mercê de várias doenças.
As questões sugeridas funcionam como um teste, para cada questão é preciso que se escolha apenas uma resposta. É importante que as respostas sejam dadas com a maior veracidade para se ter um resultado correto.

1)      Quantos copos de água você bebe por dia?
a)      Não bebo muita água;
b)      Menos de quatro copos;
c)       Mais de cinco copos.

2)      Quantas vezes por dia você come? (conte também os lanches da manhã e da tarde).
a)      Uma ou duas vezes por dia;
b)      De três a quatro vezes por dia;
c)       Mais de cinco vezes por dia.

3)      Como costuma ser seu café da manhã?
a) Café preto e no máximo um biscoitinho;
b) Café com leite, pão branco, margarina, queijo e presunto;
c) Frutas e sucos naturais, cereais integrais, tapioca, pão integral.

4)      Qual é, em média, a quantidade de frutas que você consome por dia?
a)      Não como frutas nem bebo suco natural de frutas todos os dias;
b)      Três unidades;
c)       Duas ou menos unidades.

5)      O que você leva de lanche para a escola?
a)      Não levo nenhum tipo de lanche;
b)      Chocolates, pães, bolachas recheadas, salgadinhos, refrigerante;
c)       Frutas, iogurte, barrinha de cereal, sanduíche de pão integral.

6)      Você consome algum tipo de verdura ou legume todos os dias:
a)      Não consumo verdura nem legumes;
b)      Duas ou menos vezes por semana;
c)       Todos os dias.

7)      Quantas vezes por semana você come carne vermelha?
a)      Todos os dias;
b)      Não consumo carne vermelha;
c)       Duas vezes ou mais.

8)      Quantas vezes por semana você pratica atividades físicas?
a)      Todos os dias;
b)      Duas vezes ou mais;
c)       Não pratico nenhuma atividade física.

9)      Qual tipo de gordura é mais utilizado na sua casa para cozinhar os alimentos?
a)      Gordura animal ou manteiga;
b)      Óleos vegetais (óleo de soja, girassol, algodão, canola);
c)       Margarina ou gordura vegetal.

10)   Você costuma tomar refrigerantes com qual frequência?
a)      Não tomo refrigerantes;
b)      Três ou menos vezes por semana;
c)       Todos os dias.

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Prof. Cristiano - História - 3º D - 3º Bimestre - Retomada de conteúdos



Boa Noite  Estudantes, Iniciamos o 3º Bimestre e as postagens já foram feitas no Google sala de aula, acesso pelo e-mail institucional. Sempre irei replicar os textos, links  e as atividades aqui no blogger.


Assista à aula no CMSP: A segunda guerra mundial: Parte II
https://www.youtube.com/watch?v=Op0XnKGdFig&list=PLYyXIuxt8-m02j7NFciC-e7CPwvqGjfQS&index=13

Responda as questões:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdTAmkFjRKBe2ff_SQMkY4oPxGSR8Dlm7vb99mWGjdJ8G7CDw/viewform

3º Bimestre:

Leitura 1 - Pós Guerra e Novos Confrontos
https://drive.google.com/file/d/1QgMxUBbctXWKozYjuSLuiKU1Ve0aATJE/view?usp=sharing
(7° A,B,C ) 3° bimestre.Professora língua portugusa, Ana Paula Pomarico.
Fazer um breve comentário sobre às aulas de português do dias 11, 13 e 14 do CMMSP.
Falar o assunto tratado, com os exercícios proposto pela rede(aula).
Essas aulas vocês assistiram e para quem perdeu ou não assistiu é só olhar no grupo que postei ou até procurar no YouTube.
Fazer tudo no caderno, tirar foto e mandar via e-mail ( paulapomarico40yahoo.com)
Qualquer dúvida me chamar no grupo.

3° bimestre. 8°A. Prof.(a) Ana Paula de língua portuguesa.
Fazer um resumo das aulas do CMMSP dos dias 11, 13 e 14 Agosto.
Escrever no caderno o que você entendeu dessa aulas e depois tirar foto e enviar para o meu e mal paulapomarico40@yahoo.com.
Qualquer dúvida me perguntar no grupo.