Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portuguesa Série: 8°B e 8°C
e-mail: espinoli2020@bol.com.br
• Leia o texto e responda às questões 1 a 5:
A Paz
(Gilberto Gil )
A paz invadiu o meu coração
De repente, me encheu de paz
Como se o vento de um tufão
Arrancasse meus pés do chão
Onde eu já não me enterro mais
A paz fez um mar da revolução
Invadir meu destino; A paz
Como aquela grande explosão
Uma bomba sobre o Japão
Fez nascer o Japão da paz
Eu pensei em mim
Eu pensei em ti
Eu chorei por nós
Que contradição
Só a guerra faz
Nosso amor em paz
Eu vim
Vim parar na beira do cais
Onde a estrada chegou ao fim
Onde o fim da tarde é lilás
Onde o mar arrebenta em mim
O lamento de tantos "ais"
Compreendendo o texto
01. Qual é o assunto no texto, a guerra ou a paz? Justifique.
02. A qual acontecimento histórico o texto se refere?
03. Transcreva os versos que registram esse acontecimento.
04. Que consequência trazida por esse acontecimento o texto destaca?
05. Que expressões do texto sugerem fim?
Alunos e alunas,
As respostas devem ser enviadas para o meu e-mail.
e-mail: espinoli2020@bol.com.br
- 1
- 1°F
- 1°F PORT
- 1ª série A
- 1ª série B
- 1ª série C
- 1ª série D
- 1ª série E
- 1ª série F
- 1F
- 2 série A
- 2° Série E
- 2°A tecnologia
- 2°B
- 2°B TECNOLOGIA
- 2°C
- 2°D
- 2°D TECNOLOGIA
- 2ª série B
- 2ª Série C
- 2ª série D
- 2ª série E
- 2C
- 3ª série A
- 3ª série B
- 3ª série C
- 3ª série D
- 6° E 7° ANOS ELETIVAS CULTURA REGIONAL. PROFESSORA ANA PAULA
- 6º ano A
- 6º ano B
- 6º ano C
- 7 A
- 7A
- 7c
- 7º ano A
- 7º ano B
- 7º ano C
- 7ºB
- 7ºC
- 8 B
- 8° e 9° anos eletivas oficina ortográfia
- 8º
- 8º A
- 8º ano A
- 8º ano A 8º ano B
- 8º ano B
- 8º ano C
- 8º B
- 8º B C
- 8º C
- 8º e 9º Ano.
- 9º ano A
- 9º ano B
- AAPs - EF - 6º 7º 8º e 9º Anos EM - 1º 2º e 3º
- Avisos Coordenação
- B
- C
- D
- Direção
- Eletiva Áudio Visual
- ELETIVA BIBLIOTECA
- Eletiva Cultura Regional 6º e 7º anos
- Eletiva de Biblioteconomia - Ensino Médio
- Eletiva de Cinema - Ensino Médio
- Eletiva de Eventos - Ensino Médio
- Eletiva de Fotografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Ortografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Reciclagem/Revitalização - 6º e 7º anos
- Eletiva de Teatro - Ensino Médio
- Eletiva de Técnicas de Redação para o Enem - Ensino Médio
- Eletiva Empreendedorismo - 8º e 9º anos
- Eletiva Feminícidio - Ensino Médio
- Eletiva Laboratório de Matemática - 8º e 9º anos
- Eletiva Laboratório de Matemática - Ensino Médio
- Eletiva Quadrinho - HQ - Ensino Médio
- Eletiva turismo
- Grêmio Estudantil
- PROFESSORA: DEBORAH
- PROFESSORA: MARIA MARLI
- PROFESSORA: MARIA MARLI 3º
- PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA 7ºB
- PROFESSORA: MARIA MARLI- 1º
- PROFESSORA:DEBORAH
- PROFESSORA:MARIA MARLI
- Projeto de Vida Protagonismo Juvenil
terça-feira, 1 de setembro de 2020
EVENTOS- ELETIVAS - Profª Janaína
BEM-VINDOS, ALUNOS!
Sou a professora Janaína Santos
de Eventos.
Informo que qualquer contato comigo, deverá ser feito através do
e-mail:
janainasa@prof.educacao.sp.gov.br,
inclusive o envio das atividades.
QUE TODOS ESTEJAM BEM!
Atividade de Educação Física. Turmas: 3ºanos.A,B,C, Prof. Luciana
Boa tarde, bom bimestre.
São Paulo, 01 de
Setembro de 2020.
E.E Maria
Montessori.
Atividade de
Educação Física.
Turmas: 3ºanos.A,B,C,
Prof. Luciana
ATIVIDADE
P / NOTA E PRESENÇA 3°BIMESTRE.
Todas atividades ou pesquisa ser digitada pelo Word.
Educação Física 3º Bimestre.
Unidade Temática: Dança Objeto de
Conhecimento: Samba
HABILIDADES:
● Reconhecer etapas
do processo histórico do desenvolvimento do samba, com destaque para as
diferentes regiões brasileiras;
● Identificar as
características do samba de roda, gestos e movimentos;
● Identificar os
diferentes instrumentos característicos do samba de roda.
Atividade I.
1- 1 O que é dança?
2-2
Quais os tipos de danças?
3- 3 O que é conceito e definição de dança?
4-4
Quais os estilos de danças?
5- 5 Quais são os diferentes estilos de dança?
Data de entrega 07/09.
Bom trabalho.
Prof. Luciana Educação Física Atividade de Educação Física. Turmas: 2ºanos.A,B,C,D,E,F.
Boa tarde, galera um ótimo bimestre.
São Paulo, 01 Setembro de 2020.
E.E Maria Montessori.
Atividade de Educação Física.
Turmas:
2ºanos.A,B,C,D,E,F.
Prof. Luciana
ATIVIDADE P / NOTA E PRESENÇA 3°BIMESTRE.
Todas atividades ou pesquisa ser digitada pelo Word.
Educação
Física 3º Bimestre.
Objeto
de conhecimento: TCHOUKBALL
Habilidades: Identificar e vivenciar diversas
possibilidades dos sistemas de jogo e táticas do Tchoukball.
Objetivo: Reconhecer a dinâmica básica da
modalidade Tchoukball.
Atividade I.
Pesquisar:
1-Qual a história do Tchoukball?
2- Quando surgiu o Tchoukball?
3- O que é o Tchoukball?
4- Quais os fundamentos do Tchoukball?
5- Como acontece um ponto no Tchoukball?
6- Qual a origem do Tchoukball?
7- Como é conhecido o Tchoukball?
Bom trabalho.
Qualquer dúvida chama no whatspp: 11 998940458.
Prof. Luciana Educação Física Atividade 7º Ano C
Boa tarde, galerinha seja bem vindo no 3º Bimestre.
São Paulo, 01 Setembro de 2020.
São Paulo, 01 Setembro de 2020.
E.E Maria Montessori.
Atividade de Educação Física.
Turmas: 7°C
Prof. Luciana
Coloca nome, nº e serie.
Data da
entrega 07/09
Atividade p/ nota e presença do 3° Bimestre.
Atividade ou Pesquisa deverá ser
digitada no Word.
Atividade do 3º Bimestre
Tema: Esporte Técnico Combinatório e de
Precisão
Série: 7º
anos
Habilidades trabalhadas:
(EF06EF03) Experimentar, fruir e
identificar os diferentes elementos que constituem os esportes de precisão e
técnico combinatórios, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
(EF06EF05) Planejar e utilizar
estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos
esportes de precisão e técnico combinatórios como nas modalidades escolhidas
para praticar.
|
Atividade 1.
Pesquisar.
1-O que são esporte de precisão? Cite alguns
exemplos do esporte de precisão.
2- Quais as regras do esporte de precisão?
3- Quais objetivos do esporte de precisão?
4- Como surgiu o esporte de precisão?
Bom trabalho.
Qualquer dúvida só chamar no grupo whastaspp (11) 998940458
Entregar no e-mail
prof.luedfisica@yahaoo.com.br.
MATEMÁTICA - 3º D - Noturno - Profº Juliana
Boa tarde,
Atividade para o 3º bimestre será através dos formulários da Google, para acessarem basta clicar no link:
Atividade 2 - 3º Bimestre
Nele vocês encontraram vídeo aulas sobre o tema das questões.
Ao finalizar o envio do formulário, vocês receberam um e-mail, com a pontuação e a confirmação do envio.
Esta atividade e o link para acesso estará disponível também no Classroom.
Atividade para o 3º bimestre será através dos formulários da Google, para acessarem basta clicar no link:
Atividade 2 - 3º Bimestre
Nele vocês encontraram vídeo aulas sobre o tema das questões.
Ao finalizar o envio do formulário, vocês receberam um e-mail, com a pontuação e a confirmação do envio.
Esta atividade e o link para acesso estará disponível também no Classroom.
6º Anos: A.B.C (Clayton - Português)
COMO É FEITO O CHICLETE?
Primeiro se faz uma mistura de vários tipos de borracha, que é chamada
de goma base. Depois são incluídos resinas e óleos vegetais, que amaciam a
massa, substâncias minerais, que encorpam a mistura, e açúcar, corantes, aromas
e ácidos, que dão o sabor. Em seguida, essa massa é esticada, cortada e são
acrescentados um xarope de açúcar e essências que formam a casquinha crocante
do chiclete. Aí é só embrulhar.
Recreio, n. 516, p. 5.
A finalidade desse texto é
(A) informar como o chiclete é
feito.
(B) descrever as características
do chiclete.
(C) enumerar os produtos de que
é feito o chiclete.
(D) apresentar os ingredientes
do chiclete.
QUESTÃO 13: Leia o texto a seguir.
UM SACO PLÁSTICO COM ÁGUA REALMENTE AFASTA MOSCAS?
Afasta sim. Na verdade, um saco cheio de água funciona como um excelente
repelente não apenas para moscas, mas contra qualquer inseto que voe. Isso
acontece porque os bichinhos percebem o objeto como se fosse um espelho e mudam
a trajetória de seu voo. Ao entrar em um lugar qualquer e topar com o saco
cheio de água, a mosca vê sua imagem refletida no líquido. Aí, por instinto ou
mesmo por susto, ela para e sai do ambiente. [...]
A comprovação científica desse antigo hábito popular surgiu quando
alguns pesquisadores da USP notaram o costume de bares e restaurantes usarem o
tal saco d’água para afugentar os insetos. Intrigados, eles decidiram fazer
vários testes com a mosca doméstica (Musca domestica) para comprovar se havia
ou não fundamento naquela prática. Não deu outra: depois de uma série de
medições, os cientistas publicaram trabalhos em revistas acadêmicas
especializadas validando a receita do povão, cerca de seis anos atrás.
Mundo estranho, n. 21. Editora
Abril.
A questão central tratada no
texto é:
(A) cientistas fabricam
repelentes com saco plástico.
(B) saco plástico com água
afasta moscas.
(C) moscas não gostam de
espelhos.
(D) moscas se assustam com sacos
plásticos.
QUESTÃO 14: Leia o texto a seguir.
Seu corpo é uma máquina extremamente complexa e regulada com precisão. É
necessário um bocado de atenção para que ele funcione sem problemas 24 horas
por dia, 365 dias por ano, durante cerca de 70 anos (normalmente) sem parar!
Dois terços do corpo são compostos de água. Esta é eliminada (alguns copos por
dia) pelo suor e por idas ao banheiro, precisando ser reposta regularmente. Na
realidade, é possível sobreviver sem comida por semanas, mas sem água você
duraria apenas alguns dias. A água também colabora para que você tenha um
aspecto saudável e é extremamente benéfica para o organismo, pois em sua
passagem pelo corpo ela carrega todos os venenos (toxinas) consigo, que são
eliminados com a água pelo suor e pela urina. Procure beber diversos copos de
água por dia.
RUGEN, Samanta. Coisas que toda
garota deve saber. São Paulo: Melhoramentos, 2005, p. 8.
Segundo o texto
(A) a água colabora para a
pessoa ter uma aparência saudável e para a eliminação de toxinas.
(B) é necessário que a pessoa
tome pelo menos 2 litros de água por dia.
(C) o corpo humano é comparado a
uma máquina, por isso precisa de água.
(D) é possível sobreviver sem
comida, mas não é possível sobreviver sem água.
QUESTÃO 15: Leia o poema a seguir.
IRENE NO CÉU
Irene
preta
Irene boa
Irene
sempre de bom humor.
Imagino
Irene entrando no céu:
-
Licença, meu branco!
E São
Pedro bonachão:
- Entra,
Irene. Você não precisa pedir licença.
BANDEIRA,
Manuel. In: Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
No poema, há um verbo que indica
ordem. Esse verbo é
(A) precisa.
(B) imagino.
(C) entra.
(D) pedir.
QUESTÃO 16: Leia o poema a seguir.
Lá vai São Francisco
Pelo caminho
Levando ao colo
Jesuscristinho
Fazendo festa
No menininho
Contando histórias
Pros passarinhos.
MORARES, Vinicius de. São
Francisco. In: A arca de Noé: poemas infantis. São Paulo: Cia das letras, 1991,
p. 14.
As palavras destacadas no poema
estão no grau diminutivo. O uso desses diminutivos expressa
(A) uma ideia de desprezo.
(B) uma chateação.
(C) uma ideia de carinho.
(D) a qualidade de ser pequeno.
QUESTÃO 17: Leia o texto a seguir.
Um homem apaixonado pelo céu andava o tempo todo de rosto para cima, a
contemplar as mutáveis configurações das nuvens e o brilho distante das
estrelas.
Nesse embevecimento, não viu uma trave contra a qual topou violentamente
com a testa. Um amigo zombou da sua distração, dizendo que quem só quer ver
estrelas acaba vendo as estrelas que não quer.
Espírito previdente, esse amigo vivia de olhos postos no chão, atento a
cada acidente do caminho. Por isso não pôde ter sequer um vislumbre da
maravilhosa fulguração do meteoro que um dia lhe esmagou a cabeça.
PAES, José Paulo. Altos e
baixos. Socráticas. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, p. 64.
O tipo de sequência predominante
no texto lido é
(A) descritiva.
(B) narrativa.
(C) conversacional.
(D) dissertativa.
QUESTÃO 18: Leia o texto a seguir.
Era uma vez três porquinhos que vinham de muito longe à procura de um
bonito lugar onde pudessem construir suas casinhas.
- Meu nome é Gomes, sou esperto e brincalhão, faço meus irmãos rirem o
tempo de montão.
- Meu nome é Hugo, sou arteiro e guloso, adoro docinhos... hum! Para
mim, valem mais que ouro!
- Meu nome é Oto, sou muito corajoso e trabalhador, quando faço alguma
coisa, faço sempre com amor.
Chegando num lindo bosque, decidiram que ali era o lugar ideal para
construírem suas casas.
Disponível em: http://portusuperblooger.blogspot.com/2013/08/adjetivo-leia-esse-trecho-da-historia.html. Acesso em: 16 jan. 2019.
Este texto é
(A) jornalístico.
(B) literário.
(C) informativo.
(D) publicitário.
Assinar:
Postagens (Atom)
-
2° Ano E Biologia Profa Solange Período para entrega: Até 28/10/2020 4° Bimestre: Unidade Temática: DNA- Tecnologias de Manipulação do DN...
-
Exercícios de fixação 1) Use MAL ou MAU: a) Antônio sempre foi um mau elemento. b) Na luta contra o mal , devemos nos lemb...
-
Atividades - Correção 1.Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. ...