terça-feira, 1 de setembro de 2020

Prof. Sandro R. Espinoli                       
Matéria: Língua Portuguesa                            Série: 8°B e 8°C
e-mail: espinoli2020@bol.com.br

Leia o texto e responda às questões 1 a 5:

A Paz  
(Gilberto Gil )


A paz invadiu o meu coração
De repente, me encheu de paz
Como se o vento de um tufão
 Arrancasse meus pés do chão
Onde eu já não me enterro mais

A paz fez um mar da revolução
 Invadir meu destino; A paz
Como aquela grande explosão
 Uma bomba sobre o Japão
Fez nascer o Japão da paz

Eu pensei em mim
Eu pensei em ti
Eu chorei por nós
Que contradição
Só a guerra faz
Nosso amor em paz

Eu vim Vim parar na beira do cais
Onde a estrada chegou ao fim
Onde o fim da tarde é lilás
Onde o mar arrebenta em mim
O lamento de tantos "ais"

                                                    Compreendendo o texto

01. Qual é o assunto no texto, a guerra ou a paz? Justifique.


02. A qual acontecimento histórico o texto se refere?


03. Transcreva os versos que registram esse acontecimento.


04. Que consequência trazida por esse acontecimento o texto destaca?

05. Que expressões do texto sugerem fim?


Alunos e alunas,

As respostas devem ser enviadas para o meu e-mail.

e-mail: espinoli2020@bol.com.br












EVENTOS- ELETIVAS - Profª Janaína


BEM-VINDOS, ALUNOS!

Sou a professora Janaína Santos de Eventos.

Informo que qualquer contato comigo, deverá ser feito através do e-mail:
janainasa@prof.educacao.sp.gov.br, inclusive o envio das atividades.

QUE TODOS ESTEJAM BEM!

Atividade de Educação Física. Turmas: 3ºanos.A,B,C, Prof. Luciana

                                       Boa tarde, bom bimestre.





São Paulo, 01 de Setembro de 2020.
E.E Maria Montessori.
Atividade de Educação Física.
Turmas:   3ºanos.A,B,C,
 Prof. Luciana
Entregar a atividade por e-mail : prof.luedfisica@yahoo.com.br.
ATIVIDADE P / NOTA E PRESENÇA 3°BIMESTRE.
 Todas atividades ou pesquisa ser digitada pelo Word.
 Educação Física 3º Bimestre.
Unidade Temática: Dança Objeto de Conhecimento: Samba
HABILIDADES:
 ● Reconhecer etapas do processo histórico do desenvolvimento do samba, com destaque para as diferentes regiões brasileiras;
 ● Identificar as características do samba de roda, gestos e movimentos;
 ● Identificar os diferentes instrumentos característicos do samba de roda.
Atividade I.
1- 1    O que é dança?
2-2     Quais os tipos de danças?
3-  3   O que é conceito e definição de dança?
4-4     Quais os estilos de danças?
5-  5   Quais são os diferentes estilos de dança?

Data de entrega 07/09.
Bom trabalho.



Prof. Luciana Educação Física Atividade de Educação Física. Turmas: 2ºanos.A,B,C,D,E,F.



    Boa tarde, galera um ótimo bimestre.

São Paulo, 01 Setembro de 2020.
E.E Maria Montessori.
Atividade de Educação Física.
Turmas:   2ºanos.A,B,C,D,E,F.
Prof. Luciana
Entregar a atividade por e-mail : prof.luedfisica@yahoo.com.br.
ATIVIDADE P / NOTA E PRESENÇA 3°BIMESTRE.
 Todas atividades ou pesquisa ser digitada pelo Word.
  Educação Física 3º Bimestre.
Objeto de conhecimento: TCHOUKBALL
Habilidades:  Identificar e vivenciar diversas possibilidades dos sistemas de jogo e táticas do Tchoukball.
  Objetivo: Reconhecer a dinâmica básica da modalidade Tchoukball.
Atividade I.

Pesquisar:
1-Qual a história do Tchoukball?
2- Quando surgiu o Tchoukball?
3- O que é o Tchoukball?
4- Quais os fundamentos do Tchoukball?
5- Como acontece um ponto no Tchoukball?
6- Qual a origem do Tchoukball?
7- Como é conhecido o Tchoukball?

Bom trabalho.
Entrega 07/09 por e-mail prof.luedfisica@yahoo.com.br
Qualquer dúvida chama no whatspp: 11 998940458.

Prof. Luciana Educação Física Atividade 7º Ano C

               Boa tarde, galerinha seja bem vindo no 3º Bimestre.

São Paulo, 01 Setembro de 2020.
E.E Maria Montessori.
Atividade de Educação Física.
Turmas: 7°C
Prof. Luciana
Entregar a atividade por e-mail : prof.luedfisica@yahoo.com.br.
Coloca nome, nº e serie.
 Data da entrega 07/09
Atividade p/ nota e presença do 3° Bimestre.
Atividade ou Pesquisa deverá ser digitada no Word.
Atividade do 3º Bimestre
Tema: Esporte Técnico Combinatório e de Precisão

Série: 7º anos

Habilidades trabalhadas:

(EF06EF03) Experimentar, fruir e identificar os diferentes elementos que constituem os esportes de precisão e técnico combinatórios, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
(EF06EF05) Planejar e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de precisão e técnico combinatórios como nas modalidades escolhidas para praticar.

Atividade 1.
Pesquisar.
1-O que são esporte de precisão? Cite alguns exemplos do esporte de precisão.
2- Quais as regras do esporte de precisão?
3- Quais objetivos do esporte de precisão?
4- Como surgiu o esporte de precisão?
Bom trabalho.
Qualquer dúvida só chamar no grupo whastaspp (11) 998940458

Entregar no e-mail prof.luedfisica@yahaoo.com.br.


MATEMÁTICA - 3º D - Noturno - Profº Juliana

Boa tarde,

Atividade para o 3º bimestre será através dos formulários da Google, para acessarem basta clicar no link:
Atividade 2 - 3º Bimestre

Nele vocês encontraram vídeo aulas sobre o tema das questões.

Ao finalizar o envio do formulário, vocês receberam um e-mail, com a pontuação e a confirmação do envio.
Esta atividade e o link para acesso estará disponível também no Classroom.

6º Anos: A.B.C (Clayton - Português)



COMO É FEITO O CHICLETE?

Primeiro se faz uma mistura de vários tipos de borracha, que é chamada de goma base. Depois são incluídos resinas e óleos vegetais, que amaciam a massa, substâncias minerais, que encorpam a mistura, e açúcar, corantes, aromas e ácidos, que dão o sabor. Em seguida, essa massa é esticada, cortada e são acrescentados um xarope de açúcar e essências que formam a casquinha crocante do chiclete. Aí é só embrulhar.

Recreio, n. 516, p. 5.

A finalidade desse texto é

(A) informar como o chiclete é feito.
(B) descrever as características do chiclete.
(C) enumerar os produtos de que é feito o chiclete.
(D) apresentar os ingredientes do chiclete.

QUESTÃO 13: Leia o texto a seguir.

UM SACO PLÁSTICO COM ÁGUA REALMENTE AFASTA MOSCAS?

Afasta sim. Na verdade, um saco cheio de água funciona como um excelente repelente não apenas para moscas, mas contra qualquer inseto que voe. Isso acontece porque os bichinhos percebem o objeto como se fosse um espelho e mudam a trajetória de seu voo. Ao entrar em um lugar qualquer e topar com o saco cheio de água, a mosca vê sua imagem refletida no líquido. Aí, por instinto ou mesmo por susto, ela para e sai do ambiente. [...]
A comprovação científica desse antigo hábito popular surgiu quando alguns pesquisadores da USP notaram o costume de bares e restaurantes usarem o tal saco d’água para afugentar os insetos. Intrigados, eles decidiram fazer vários testes com a mosca doméstica (Musca domestica) para comprovar se havia ou não fundamento naquela prática. Não deu outra: depois de uma série de medições, os cientistas publicaram trabalhos em revistas acadêmicas especializadas validando a receita do povão, cerca de seis anos atrás.

Mundo estranho, n. 21. Editora Abril.

A questão central tratada no texto é:

(A) cientistas fabricam repelentes com saco plástico.
(B) saco plástico com água afasta moscas.
(C) moscas não gostam de espelhos.
(D) moscas se assustam com sacos plásticos.

QUESTÃO 14: Leia o texto a seguir.

Seu corpo é uma máquina extremamente complexa e regulada com precisão. É necessário um bocado de atenção para que ele funcione sem problemas 24 horas por dia, 365 dias por ano, durante cerca de 70 anos (normalmente) sem parar! Dois terços do corpo são compostos de água. Esta é eliminada (alguns copos por dia) pelo suor e por idas ao banheiro, precisando ser reposta regularmente. Na realidade, é possível sobreviver sem comida por semanas, mas sem água você duraria apenas alguns dias. A água também colabora para que você tenha um aspecto saudável e é extremamente benéfica para o organismo, pois em sua passagem pelo corpo ela carrega todos os venenos (toxinas) consigo, que são eliminados com a água pelo suor e pela urina. Procure beber diversos copos de água por dia.

RUGEN, Samanta. Coisas que toda garota deve saber. São Paulo: Melhoramentos, 2005, p. 8.

Segundo o texto

(A) a água colabora para a pessoa ter uma aparência saudável e para a eliminação de toxinas.
(B) é necessário que a pessoa tome pelo menos 2 litros de água por dia.
(C) o corpo humano é comparado a uma máquina, por isso precisa de água.
(D) é possível sobreviver sem comida, mas não é possível sobreviver sem água.

QUESTÃO 15: Leia o poema a seguir.

IRENE NO CÉU

Irene preta
Irene boa
Irene sempre de bom humor.
Imagino Irene entrando no céu:
- Licença, meu branco!
E São Pedro bonachão:
- Entra, Irene. Você não precisa pedir licença.

BANDEIRA, Manuel. In: Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

No poema, há um verbo que indica ordem. Esse verbo é

(A) precisa.
(B) imagino.
(C) entra.
(D) pedir.

QUESTÃO 16: Leia o poema a seguir.

Lá vai São Francisco
Pelo caminho
Levando ao colo
Jesuscristinho
Fazendo festa
No menininho
Contando histórias
Pros passarinhos.

MORARES, Vinicius de. São Francisco. In: A arca de Noé: poemas infantis. São Paulo: Cia das letras, 1991, p. 14.

As palavras destacadas no poema estão no grau diminutivo. O uso desses diminutivos expressa

(A) uma ideia de desprezo.
(B) uma chateação.
(C) uma ideia de carinho.
(D) a qualidade de ser pequeno.

QUESTÃO 17
: Leia o texto a seguir.

Um homem apaixonado pelo céu andava o tempo todo de rosto para cima, a contemplar as mutáveis configurações das nuvens e o brilho distante das estrelas.
Nesse embevecimento, não viu uma trave contra a qual topou violentamente com a testa. Um amigo zombou da sua distração, dizendo que quem só quer ver estrelas acaba vendo as estrelas que não quer.
Espírito previdente, esse amigo vivia de olhos postos no chão, atento a cada acidente do caminho. Por isso não pôde ter sequer um vislumbre da maravilhosa fulguração do meteoro que um dia lhe esmagou a cabeça.

PAES, José Paulo. Altos e baixos. Socráticas. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, p. 64.

O tipo de sequência predominante no texto lido é

(A) descritiva.
(B) narrativa.
(C) conversacional.
(D) dissertativa.

QUESTÃO 18: Leia o texto a seguir.

Era uma vez três porquinhos que vinham de muito longe à procura de um bonito lugar onde pudessem construir suas casinhas.
- Meu nome é Gomes, sou esperto e brincalhão, faço meus irmãos rirem o tempo de montão.
- Meu nome é Hugo, sou arteiro e guloso, adoro docinhos... hum! Para mim, valem mais que ouro!
- Meu nome é Oto, sou muito corajoso e trabalhador, quando faço alguma coisa, faço sempre com amor.
Chegando num lindo bosque, decidiram que ali era o lugar ideal para construírem suas casas.


Este texto é

(A) jornalístico.
(B) literário.
(C) informativo.
(D) publicitário.