terça-feira, 1 de setembro de 2020

Prof. Sandro R. Espinoli                       
Matéria: Língua Portuguesa                            Série: 8°B e 8°C
e-mail: espinoli2020@bol.com.br

Leia o texto e responda às questões 1 a 5:

A Paz  
(Gilberto Gil )


A paz invadiu o meu coração
De repente, me encheu de paz
Como se o vento de um tufão
 Arrancasse meus pés do chão
Onde eu já não me enterro mais

A paz fez um mar da revolução
 Invadir meu destino; A paz
Como aquela grande explosão
 Uma bomba sobre o Japão
Fez nascer o Japão da paz

Eu pensei em mim
Eu pensei em ti
Eu chorei por nós
Que contradição
Só a guerra faz
Nosso amor em paz

Eu vim Vim parar na beira do cais
Onde a estrada chegou ao fim
Onde o fim da tarde é lilás
Onde o mar arrebenta em mim
O lamento de tantos "ais"

                                                    Compreendendo o texto

01. Qual é o assunto no texto, a guerra ou a paz? Justifique.


02. A qual acontecimento histórico o texto se refere?


03. Transcreva os versos que registram esse acontecimento.


04. Que consequência trazida por esse acontecimento o texto destaca?

05. Que expressões do texto sugerem fim?


Alunos e alunas,

As respostas devem ser enviadas para o meu e-mail.

e-mail: espinoli2020@bol.com.br












Nenhum comentário:

Postar um comentário