terça-feira, 8 de setembro de 2020

6º Anos: A,B,C (Clayton - Português) Continuação

 

O GÊNERO CONTO

ALADIM – Continuação da Interpretação

 

8.    Qual destes pedidos NÃO aparece no texto?

 

a)    Pediu um banquete.

b)    Pediu para ser feliz o resto da vida.

c)    Pediu quarenta baús cheios de joias.

d)    Pediu para ir para casa.

e)    Pediu para que tudo voltasse a ser como antes.

 

9.    Por que no texto há a presença dos sinais travessão e dois-pontos em vários momentos?

 

a)    Para indicar o fim de uma ideia.

b)    Para separar expressões de tempo.

c)    Para indicar as falas dos personagens.

d)    Para indicar a fala do narrador.

e)    Para indicar as pausas do texto.

 

10.  Sobre o gênio, é CORRETO afirmar que:

 

a)    Era um trapalhão.

b)    Era o antagonista da história.

c)    Era ingênuo.

d)    Era obediente a seu amo.

e)    Tinha preguiça de atender aos pedidos.

 

11.  Que tipo de desfecho tem a história de Aladim?

 

a)    Um desfecho trágico

b)    Um final dramático

c)    Um final inesperado

d)    Um final triste

e)    Um final esperado.

 


12.  Imagine que você encontrou um gênio e tem direito a três pedidos. O que você pediria?

 

13. Quais dos problemas da humanidade você acabaria se você fosse um gênio?

 

14.  Que defeito seu você gostaria de pedir para que um gênio tirasse?

 

15. Que qualidade para você gostaria de pedir a um gênio?

2ºA (Clayton - Português) Correção


Atividades - Correção

1.Pesquise: 2 poemas ou  2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor.  Após ,  faça a  classificação das estrofes quanto ao número de versos em cada texto.

 1.Resposta pessoal

2.Produza  um poema com tema livre, a escolha quanto ao número de versos em cada estrofe e o tipo de rima fica a seu critério, porém ao socializar com a turma você deverá explanar suas escolhas.

 Resposta pessoal

Leia o poema a seguir:

 

Sobre as ambições

 

Só

de pó

Deus o fez

Mas ele, em vez

De se transformar

Quis ser sol, quis ser mar,

e ser céu... __ ser tudo, enfim!

Mas nada pôde!E foi assim

Que se pôs a chorar de furor...

Mas___ah!___foi sobre a sua própria dor

Que as lágrimas tristes rolaram. E o pó

molhado, ficou sendo lodo___e lodo só!

Guilherme de Almeida.

Meus versos mais queridos,pág.64.

Rio de Janeiro:Ediouro,1984.

 

3.Qual é o tema proposto no poema?

 3.O poema traz a temática sobre as ambições humanas.

4.Reflita qual o significado da palavra só no poema? Essa palavra pode representar fases da nossa vida? Quais?

 4.A palavra só pode representar a simplicidade. Devemos nos refletir que é

importante sempre buscar melhorias na vida, porém não podemos esquecer que

nascemos do pó e para o pó voltaremos. Não devemos ser ambiciosos a ponto de

prejudicar alguém. No poema ele pode representar o nascimento e a morte,

momentos/fases em que nos encontramos sozinhos.

5. Observe a disposição e a quantidade de palavras em cada verso do poema, após faça um paralelo com o título. Em seguida, responda o  que  aumento do número de palavras  sugere em relação a ambição humana?

 5.Esse número crescente sugere que a ambição do homem está sempre crescendo,

ou seja, o homem sempre quer mais.

6.Agora é a sua vez de criar releituras de poemas. Para tanto complete as lacunas dos textos com palavras que deem sentido e que rimam.  Após faça a classificação das rimas criadas. Atenção, após terminar a atividade você pode pesquisar o poema original.

6. Resposta pessoal

a.Troco um passarinho na gaiola

Por um gavião_____________

Troco um passarinho na gaiola

Por uma gaivota ___________

Classificados poéticos- Roseana Murray

 

b.Pão mole logo se engole

O pão torrado é __________

O pão duro eu não aturo

O pão de forma é _________

Pão,pão...queijo,queijo – Ciça

 

c.O mundo é grande e_________

Nesta janela sobre o mar

O mar é grande e __________

Na cama e no colchão ____________

O mundo é grande – Carlos Drummond de Andrade

 

d.Onde está o rato

Que se escondeu no___________?

Onde estará o meu ____________

Que escondi perto ______________?

Tolas perguntas – Elias José

 

e.Um passarinho me ________

Que a ostra é muito__________

Que a cobra é muito__________,

Que a arara é _______________

E que o leão marinho e a_________

Xô, xô, passarinho, chega de____________!

MATEMÁTICA 9º ano A e B - Professora Juliana

 Boa tarde,

Para as atividades dessa semana vocês devem assistir os vídeos:




Fazer as páginas do Caderno do aluno Volume 3, Situação de Aprendizagem 1
Páginas 64 a 67

Você pode encaminhar pelo Classroom, ou pelo formulário, da mesma forma que fizemos a AAP pelo link abaixo:
Situação de aprendizagem 1

Irei fazer um plantão de dúvidas durante a semana, postarei o link no grupo de Whatsapp.

Para quem não tiver a apostila, segue as fotos das páginas:






MATEMÁTICA - 7º Ano A e B - Professora Juliana

 Boa tarde,

Para essa semana vocês devem assistir os vídeos: 










Fazer as páginas do Caderno do aluno Volume 3, Situação de Aprendizagem 1
Páginas 63 a 67

Você pode encaminhar pelo Classroom, ou pelo formulário, da mesma forma que fizemos a AAP pelo link abaixo:
Situação de Aprendizagem 1

Fiquem ligados, durante a semana irei postar link para plantão de dúvidas.

Para quem não tiver a apostila, segue as fotos das páginas: