quarta-feira, 9 de setembro de 2020

PROFª CLEUSA | Projeto de Vida 8º ANO

 

 

Alunos,

Peço que assistam o video a seguir:

Se tiverem duvidas, peço que enviem um e-mail para: cleusamouracoelho@gmail.com

 Att,

Profª Cleusa Coelho

PROFª CLEUSA | Projeto de Vida 7º ANO

 Alunos,


Peço que assistam o video a seguir:




Se tiverem duvidas, peço que enviem um e-mail para: cleusamouracoelho@gmail.com

Att,

Profª Cleusa Coelho

terça-feira, 8 de setembro de 2020


Tem novidade no aplicativo do Centro de Mídias!
As aulas agora estão arquivadas no Repositório, que você pode acessar sem usar os seus dados de internet.
Também dá para acessar pelo site, por aqui https://bit.ly/3bJ6FJy, mas dessa forma, não tem a gratuidade.







EQUIPE GESTORA
2020

PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


Lembramos que as aulas continuam normalmente pelo Centro de Mídias, no App, TV, YouTube e Facebook!

Estamos sempre aqui para atender a todos em suas particularidades e necessidades.


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA  09/09/2020




EQUIPE GESTORA
2020

ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FíSICA---- PROFº LUCIANA -- TURMAS: 3º ANOS A, B, C

 

São Paulo, 08 de Setembro de 2020.

E.E Maria Montessori.

Atividade de Educação Física.

Turmas:   3ºanos.A,B,C,

 Prof. Luciana

Entregar a atividade por e-mail : prof.luedfisica@yahoo.com.br.

ATIVIDADE P / NOTA E PRESENÇA 3°BIMESTRE.

 Todas atividades ou pesquisa ser digitada pelo Word.

 Educação Física 3º Bimestre.

Queridos alunos, todos bem?

Segue a segunda atividade para nosso processo de avaliação do 3° Bimestre. Peço por gentileza encaminharem para o e-mail acima na data estipulada.

 3° BIMESTRE

Data para entrega 17/09/2020

 Tema: Atividade Rítmica – Manifestação e representação da Cultura Rítmica Nacional – SAMBA

Todas as culturas têm algum tipo de manifestação rítmica e expressiva. No Brasil, existe uma riqueza muito grande dessas manifestações: danças trazidas pelos africanos, pelos imigrantes, por povos da fronteira, etc., cada região ou cidade do Brasil têm suas festas e danças (Moçambique, maculelê, maracatu, reisado, carimbó, cacuriá, folia, bumba, forró, samba, pezinho, congada, coco, pastoril, quadrilha etc.). Cada manifestação dessas tem uma história, uma razão de ser, e revela um pedacinho da história do Brasil, contada, recontada, recortada e ampliada. Os grandes centros urbanos também têm suas tradições:bailes funk, forrós, lambadas, escolas de samba, gafieira, pagode, carnaval de rua e muito mais.

(Brasil – Parâmetros Curriculares Nacional – Educação Física 1998, p.84)

  

ATIVIDADE 1 – A dança do Jongo, isso dá samba:

ü  Identificar por meio de fontes documentais, elementos centrais do processo histórico do samba

 ATIVIDADE 2 – Compreender o Processo Histórico do Samba

O termo “samba” tem sua origem associada à expressão angolana “semba”, que designa um ritmo religioso. O primeiro samba gravado em disco, intitulado “Pelo telefone”, foi registra do pelo cantor e compositor Donga. Assim, o samba refere-se a um estilo musical e a uma forma de dança. Ao identificar seus vários subgêneros, percebe-se uma ligação direta com os instrumentos musicais utilizados. A forte influência do samba pode ser percebida, redominantemente, em alguns estados brasileiros, como na Bahia, no Rio de Janeiro e em São Paulo, locais em que a presença da mão de obra negra escravizada foi mais acentuada nos engenhos e nas fazendas. Nesse sentido, tanto o samba baiano como o carioca remetem ao samba de roda. É provável que o samba de roda seja uma ramificação original da Bahia, presente nas rodas de capoeira, em forma de dança. A cantoria acompanhada por palmas é essencial nessa manifestação.

(São Paulo, Caderno do Professor, Educação Física 2014).

 

PESQUISE: em revistas, internet, jornais, livros e até mesmo ilustrar os estilos de samba existentes, a seguir:

 ü  Samba de roda

ü  Samba-enredo

ü  Samba exaltação

ü  Samba de gafieira

ü  Pagode

ü  Samba de breque

ü  Samba de partido alto

ü  Samba rock Samba-reggae

ü  Bossa nova

ü  Samba carnavalesco

ü  Sambalanço

 

ATIVIDADE 3 – VAMOS MERGULHAR? NA RODA DE SAMBA...

No samba de roda, destacam-se os instrumentos como a viola, o pandeiro, o chocalho, o atabaque, o ganzá, o reco-reco, o agogô e o berimbau. Tocado por um grupo de músicos e acompanhado por palmas das pessoas presentes, forma-se uma roda e uma pessoa de cada vez entram nela para dançar. Normalmente, são as mulheres que entram na roda, enquanto os homens cantam, batem palma e tocam os instrumentos.

Músicas do samba de roda: O repertório do samba de roda é muito extenso. Diversos músicos brasileiros foram responsáveis por popularizar o ritmo. Para completar esse momento, pesquise vários tipos de sambas. Ouça a melodia, a batida, a evolução histórica e as mudanças, e verifique do que tratavam as letras, que histórias elas traziam.

Essa pesquisa dará suporte para próxima atividade.

Sugerimos assistir ao vídeo: Samba de Roda do Recôncavo Baiano, produzido pelo

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) - Disponível em:

<https://www.youtube.com/watch?time_continue=249&v=z42pA3xaegk>

Acesso em 27 jan. 2020.

 

NÃO DEIXE O SAMBA MORRER...

*      Agora que já “mergulhamos” nesse universo, convidamos você a criar uma música, expressando suas sensações sobre a temática trabalhada. 

 

 

Exercitar-se é preciso, mantenha o corpo em movimento.

Não esqueça a data da entrega que é de muita importância para que possamos fechar nosso bimestre.

 

Enviar por e-mail: prof.luedfisica@yahoo.com.br

 


ATIVIDADE DE Educação Física. Turmas: 2ºanos.A,B,C,D,E,F. Prof. Luciana



São Paulo, 08 Setembro de 2020.
E.E Maria Montessori.
Atividade de Educação Física.
Turmas:   2ºanos.A,B,C,D,E,F.
Prof. Luciana
Entregar a atividade por e-mail : prof.luedfisica@yahoo.com.br.
ATIVIDADE P / NOTA E PRESENÇA 3°BIMESTRE.
 Todas atividades ou pesquisa ser digitada pelo Word.
  Educação Física 3º Bimestre.
Objeto de conhecimento: TCHOUKBALL
Habilidades:  Identificar e vivenciar diversas possibilidades dos sistemas de jogo e táticas do Tchoukball.
  Objetivo: Reconhecer a dinâmica básica da modalidade Tchoukball.
Atividade II.
Queridos alunos, todos bem?
Segue a segunda atividade para nosso processo de avaliação do 3° Bimestre. Peço por gentileza encaminharem para o email acima na data estipulada.

3° BIMESTRE
Data para entrega 16/09/2020

ATIVIDADE 1 – CONHECENDO O TCHOUKBALL
 Como se joga Tchoukball O jogo de Tchoukball tem como objetivo marcar mais pontos que o adversário, fazendo um arremesso para um dos quadros. A bola deverá rebater no quadro e cair no chão, fora da área restritiva, dentro da área de jogo sem que seja apanhada pela equipe adversária. História do Tchoukball O Tchoukball nasceu da observação do Dr. Hermann Brandt durante os anos 1960. No decorrer de seu trabalho, esse médico de Genebra se deparou com um grande número de atletas que se lesionavam durante a prática esportiva. Ele percebeu, entre outras coisas, que esses traumas se deviam aos movimentos que não eram adaptados à fisiologia humana ou as várias formas de agressividade encontradas em certos esportes. Esta realidade diária aumentou suas preocupações a respeito do valor educativo dos esportes modernos. Portanto, temendo esses abusos, o Dr. Brandt decidiu criar, por meio do Tchoukball, um esporte que permitisse ao indivíduo adquirir e manter um duradouro equilíbrio físico, mental e social.
Destacando-se por sua abordagem puramente educativa, o Tchoukball procurou tornar possível o sonho do Dr. Brandt, ou seja, que o esporte devesse “contribuir para a construção de uma sociedade humana digna”. Considerado “o esporte da paz”, ele une regras de três modalidades, o handebol, voleibol e a pelota basca, por isso não é possível relacioná-lo à classificação esportiva. Tchoukball de areia Esta versão do Tchoukball foi criada no início da década de 1990, no Brasil, expandindo-se posteriormente pelo resto do mundo. O campo do Tchoukball de areia tem de 11 a 13 metros de largura por 21 a 23 metros de comprimento. A partida é realizada com cinco jogadores em cada equipe, com dois reservas, e a recomendação é de três tempos de 12 minutos cada um. As regras são semelhantes às do Tchoukball de quadra, determinadas pela Federação Internacional de Tchoukball.

*      PARA SABER MAIS: Como se joga Tchoukball - Fonte: Sports Regras. Tudo sobre Tchoukball [História, Regras, ...]..
*      Disponível em: . Acesso em: 26 jan 2020. História do Tchoukball - Fonte: Associação Brasileira de Tchoukball. A história do Tchoukball. Disponível em: . Acesso em: 26 jan 2020. Você conhece o Tchoukball - Fonte: SESC Jundiaí. Disponível em: . Acesso em: 26 jan 2020
.

Pesquise através de textos ou imagens e relate para o que você descobriu sobre esta modalidade esportiva.
Sugerimos os links a seguir para pesquisa, mas outras fontes poderão ser utilizadas!
*      Tchoukball no Brasil: - Fonte: Associação Brasileira de Tchoukball. Disponível em: . Acesso em: 26 jan. 2020. Como se joga o Tchoukball - Fonte: Associação Brasileira de Tchoukball. Disponível em: . Acesso em: 26 jan. 2020. Regras do Tchoukball - Fonte: Sports Regras. Tudo sobre Tchoukball [História, Regras, ...]. Disponível em: . Acesso em: 26 jan. 2020. Após a pesquisa, é hora de compartilhar o conhecimento, tirar as dúvidas e montar uma boa tática de jogo. Boa sorte! EM_2a serie_3oBI_miolo completo.indb 116 16/04


Exercitar-se é preciso, mantenha o corpo em movimento.
Não esqueça a data da entrega que é de muita importância para que possamos fechar nosso bimestre.


Bom trabalho.
Entrega 16/09 por e-mail prof.luedfisica@yahoo.com.br

ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA -- PROF.º LUCIANA TURMA: 7º ANO C

 

 

São Paulo, 08 Setembro de 2020.

E.E Maria Montessori.

Atividade de Educação Física.

Turmas: 7°C

Prof. Luciana

Entregar a atividade por e-mail : prof.luedfisica@yahoo.com.br.

Coloca nome, nº e serie.

 Data da entrega 16/09.

Atividade p/ nota e presença do 3° Bimestre.

ATENÇÃO – POR FAVOR, COPIAR AS QUESTÕES DAS ATIVIDADES E RESPONDER A CANETA, ENTREGAR AS ATIVIDADES DA MESMA SEMANA EM ORDEM E TIRE A FOTO ;

ENVIAR POR E-MAIL PROF.LUEDFISICA@YAHOO.COM.BR

                                                                                                                                                            OBRIGADA

Atividade do 3º Bimestre

Tema: Esporte Técnico Combinatório e de Precisão

 

Série: 7º anos

 

Atividade II.

ESPORTE DE PRECISÃO

HISTÓRIA DO ESPORTE DE PRECISÃO.

Surgiram por volta do século 15 e 16. Os esportes de precisão datam a mais de 4 mil anos atrás, existem registros em rochas antigas do Egito e na Grécia  Antiga.                                                                                             Esportes de precisão são aqueles nos quais o resultado da ação motora comparado é a eficiência e a eficácia de aproximar um objeto ou atingir um alvo. Alguns exemplos são o tiro esportivo e o tiro com arco.   Os esportes de precisão são aqueles cujo objetivo é tentar aproximar um objeto o máximo possível de um alvo, ou atingi-lo.

ARCO E FLECHA

História

O arco feito de madeira vem sendo usado por milhares de anos para a caça e para a guerra, seja pelos núbios (tribos nativas africanas), tribos nativo-americanas, como os cherokees, os Bari, (tribos africanas, como os Bassa), os europeus, entre outros, desde o período mesolítico. Como arma de caça, é simples, confiável e capaz de abater um animal tão grande como o elefante africano. Como uma arma de guerra, o arco contribuiu enormemente em diversas culturas. Os núbios eram famosos pela sua destreza com seus arcos, sendo conhecidos por sua habilidade de acertar no olho do seu inimigo durante suas batalhas. No Japão antigo, os arcos característicos seriam os fabricados de bambu e de madeira, conhecidos como youmi, sendo decisivos para a guerra a cavalo entre samurais.    

Na Idade Média européia, os arqueiros ingleses eram célebres por sua destreza no uso do arco longo para a guerra, utilizando-os com grande eficácia na guerra dos cem anos (especialmente em batalhas como Crecy, Azincourt e Poitiers).                                                                                                                                                                                                                                 As armas de fogo deixaram o arco obsoleto perante a guerra, proporcionando a seus usuários um maior alcance, potência e a inestimável qualidade de atravessar armaduras dos cavaleiros medievais.                                                                    

 Apesar disso, os arcos feitos de madeira ou compostos de fibra de vidro seguem sendo usados por arqueiros tradicionais e em algumas associações para o esporte e a caça.

Tipos de arco .     

Arco Huno

O arco huno é assimétrico, inteiriço, compósito e curvado. Foi inventado na Ásia Central e levado a Europa pela primeira vez pelos Hunos.                                                                                                                                                                                      Sua forma assimétrica o permitiu ser incrementado em tamanho sem restringir sua praticidade perante a montaria. A parte inferior teve que ser mais estreita para facilitar o movimento da espada e aderiu ao colo do cavalo, mas a parte superior não é tão estreita e pode ser mais larga. O resultado foi um arco mais forte e com maior alcance que o das tribos germânicas da Europa. Basicamente, os arqueiros hunos podiam derrubar seus inimigos antes que estes pudessem usar seus arcos. A assimetria, sem impedimento, conduziu o arco a uma melhor exatidão.                                                   

  O respeito que os godos tinham pelo arco huno foi passado oralmente durante um milênio entre as tribos germânicas e chega até nós pela saga escandinava Hervarar. O lendário rei godo Gizur abordava os hunos dessa maneira: Eigi gera Húnar oss felmtraða né hornbogar yðrir ("Não tememos, nem aos Hunos, nem seus arcos curvados").

Arco húngaro

O arco húngaro, é uma melhora do arco huno, simétrico, inteiriço, compósito e curvado. Foi inventado na Ásia Central.                                                                                                                                             Eles melhoraram o arco huno alargando sua parte inferior até que ambas metades fossem de igual tamanho. Essa simetria aumentou tanto seu alcance como sua precisão. Se o arqueiro usava o arco húngaro e montava, ele necessitava se levantar sobre o cavalo, uma ação que foi impossível até a invenção do estribo.

Arco persa-parta

O arco persa-parta é um arco inteiriço simétrico curvado feito do corno do íbex-dos-alpes, (ou para arcos de baixa qualidade, de boi) e também de gazela, cervo, ou tendões de boi, e em geral mesclado com um tipo de adesivo. Estes arcos são submetidos a uma grande tensão e as palas deste se entrecruzam. O arco, uma vez terminado, é coberto de couro fino ou, em alguns casos, de pele de tubarão e depois o isolam da umidade. Tradicionalmente, os tendões de boi são considerados inferiores aos tendões de gamos.                                                                                               

     Os arcos persa-parto estiveram em uso até 1820, na pérsia (atual Irã). A partir daí foram substituídos pelos mosquetes. A tecnologia na fabricação de arcos melhorou, mas o  Fundamental se manteve durante séculos.                                                                                    

        Os iranianos que emigraram da Ásia Central e sul da Europa e se fixaram no Irã atual, levaram consigo o tiro com arco a cavalo e melhoraram os arcos compostos no oriente médio. Nômades como os citas, e os sármatas foram arqueiros consumados. Os partos, originados de uma tribo cita, eram arqueiros a cavalo célebres. Usando arcos Persa-Partas, os partos infligiram várias derrotas devastadoras aos Romanos. A batalha de Carras é provavelmente a primeira vitória decisiva de arqueiros a cavalo armados com arcos persa-parta sobre uma infantaria pesada.

Arco mongol

O arco mongol é o modelo que faz referência ao típico arco curvado asiático, fabricado como um arco inteiriço, com o corno de um íbex (de acordo com a tradição), de búfalo de água, tendões, e bambu. A principal diferença técnica para distinguir um Arco Mongol de um Arco Húngaro é a presença de uma corda sujeita a um acessório de corno ou madeira, que mantinha a corda um pouco mais distante dos braços do arco. Este acessório, como se diz, ajudava o arqueiro com uma vantagem mecânica ao final da contração, o dava um estalo, suplementava-o porque acelerava a corda depois de sua liberação.                                                                                                                                                          

               A tradição mongol da arqueria é testemunhada por uma inscrição em pedra que foi encontrada a cerca de Nerchinsk, na Sibéria: "enquanto Gengis Khan mantinha uma reunião com dignitários mongóis, dispunha de suas conquista em Sartaul. Esungge (sobrinho de Khan) disparou a uma distancia de 536 metros".

Arco coreano

O arco coreano é muito potente, e seus usuários podem disparar a uma grande distância. Isso é possível porque, provavelmente, os coreanos passaram muito tempo aperfeiçoando-os devido a sua carência de fuzis e outras armas de fogo. Um sukgung pode atirar a 600 metros. O tiro com arco foi praticado com grande dedicação na Coréia e muitos jovens deviam passar seu tempo livre praticando. Em uma competição, um homem dispara uma flecha a uma distância de 1073 metros.

Arco curto

O arco curto é um arco construído de madeira como o teixo, o freixo e o ulmeiro. Preferencialmente usado para a caça e o esporte, mas em vários ocasiões, os camponeses e os exércitos sem grandes condições financeiras os utilizavam em rixas, escaramuças e emboscadas. Media em torno de 1,20 m a 1,50 m de altura, podia ser usado facilmente por homens e com alguma dificuldade por mulheres e crianças. O arco curto era usado a pé e montado a cavalo, no ataque e defesa de muralhas de fortificações e castelos, em densas florestas para a caça. Seu pequeno tamanho permite uma melhor manobrabilidade em locais fechados. Durante o período medieval, ao lado do arco longo e da besta, os germânicos, os escandinavos e os normandos se caracterizavam pelo uso eficaz do arco curto para a caça, o esporte e a guerra.

 Atividade I.

QUESTÕES:

1)      COLOQUE  (V) PARA  VERDADEIRO  (F) PARA FALSO.

a)      Os núbios eram famosos pela sua destreza com seus arcos, sendo conhecidos por sua habilidade de acertar no olho do seu inimigo durante suas batalhas.(      )

b)      Os esportes de precisão são aqueles cujo objetivo é tentar aproximar um objeto o máximo possível de um alvo, ou atingi-lo. (     )

c)       O arco huno é simétrico, intervalado, compósito e curvado (     )

d)      As armas de fogo deixaram o arco obsoleto perante a guerra, proporcionando a seus usuários um maior alcance, potência e a inestimável qualidade de atravessar armaduras dos cavaleiros medievais.  (     )

e)      O arco mongol é o modelo que faz referência ao típico arco curvado japonês, fabricado como um arco curvo, com o corno de um íbex (de acordo com a tradição), de búfalo de água, tendões, e bambu. (     )

f)         Durante o período medieval, ao lado do arco longo e da besta, os germânicos, os escandinavos e os normandos se caracterizavam pelo uso eficaz do arco longo para a caça, o esporte e a guerra.(     )

g)      Esportes de precisão  são aqueles nos quais o resultado da ação motora comparado é a eficiência e a eficácia de aproximar um objeto ou atingir um alvo.(     )

Atividade II. 

2)   PESQUISE: TIPOS DE ARCOS E FLECHAS ESCOLHA UM MODELO E REPRODUZA EM FORMA DE DESENHO.

 

 Bom trabalho. 

Qualquer dúvida só chamar no grupo whastaspp (11) 998940458

Entregar no e-mail prof.luedfisica@yahaoo.com.br.