sexta-feira, 11 de setembro de 2020

2°A,B,C ATIVIDADE PARA DIA 18.09 CADERNO E CLASS - (PORT / LIT) PROF TALI

 PARA DIA 18.09 - Atividade no Caderno e no Class: 


Após a queda da escravidão e do Império, uma nova realidade surgiu no nosso país, com influencias de ideais europeus. 


1- Cite as mudanças dessa transição no Brasil: 


2- Em forma de tópicos, disserte sobre esses temas "liberalismo, socialismo, positivismo, cientificismo, determinismo, evolucionismo" máximo 05 linhas de cada.


BONS ESTUDOS!!

E GRATIDÃO...

PROF. TALI

Prof. Sandro R. Espinoli

Matéria: Inglês  

e-mail: espinoli2020@gmail.com                                        Série: 2° E

                                                            The Past Continuous        

FORMAÇÃO: Para o Past Continuous, você vai precisar do Simple Past do verbo to be, mais o Present Participle do verbo principal.


                                           to be (simple past)     +     Present Participle


Exemplo:


I was working in the garden when it began to rain.

Observe que o particípio é conseguido acrescentando-se a terminação - ing ao infinitivo do verbo principal.

Se o infinitivo terminar por e (não pronunciado), precedido de uma consoante, eliminamos essa letra, antes de acrescentarmos ing.

Exemplo:

have - having

Live - living

As formas negativa e interrogativa do Past Continuous são obtidas através do auxiliar be.

Exemplo:

She was not going to school when i saw her.

                                                    Exercícios


1- Para começar, vamos usar o Past Continuous para os verbos entre parênteses ( NÃO ESQUEÇAM DE ACRESCENTAR NO FINAL DO VERBO - ING)     


A- They (have) a wonderful time by the sea.

B- Jane (wait) for her husband when I met her.

C- While we (climb) the moutains we saw several eagles.

D- He (teach) Maths at the University.

E- The students (read) Shakespeare. 


Alunos e alunas,

Enviar os exercícios para o meu e-mail citado da parte de cima desse conteúdo.

Obrigado,

Prof. Sandro R. Espinoli

Matéria: ELETIVA - OFICINA DE ESCRITA


Alunos e alunas,

O foco do aprendizado deve ser o reconhecimento da relação da concordância nominal na produção de um texto. Evitando, assim, construções inadequadas.


                                                 Concordância nominal 

  “Concordar”, de uma maneira geral, significa modificar as palavras de modo de elas se relacionem harmoniosamente em uma sentença. Essa harmonia está relacionada à flexão dos termos. Sempre existirá, nos casos de concordância, uma palavra que servirá de “orientação” para realizar a adequação da flexão. A flexão da concordância pode ser feita de: • Gênero: masculino e feminino. • Número: singular e plural.

                              Concordância verbal x Concordância nominal 

Verbal: É a relação do sujeito da frase com o verbo. 

Exemplo: João gosta de jogar bola. 

 João e Paulo gostam de jogar futebol. 

Nominal: É a relação do substantivo com seus determinantes. (artigo, numeral, pronome e adjetivo) 

Exemplo: 

Aqueles dois meninos estudiosos leram os livros antigos.


Regra Geral: o adjetivo, o numeral, o pronome e o artigo concordam em gênero e número com o substantivo a que se referem. 

Exemplo: • O primeiro momento árduo por que passei foi aquele citado por você.


Casos especiais Se houver adjetivo referindo-se a vários substantivos do singular e no mesmo gênero: Se estiver posposto ao termo de referência: concorda com o plural e com o gênero do substantivo ou fica no singular: 

a) Ex.: Esforço, combate, resultado reunidos em apenas um dia.

 b) Ex.: Miséria e tristeza humana eram o que se via no mundo


Se estiver anteposto ao termo de referência: concorda com o mais próximo: 

Ex.: Especificada hora e situação, poderemos sair.


Palavra “bastante”. Para não errar seu emprego, basta entender a diferença de classificação morfológica:

• Advérbio: invariável.  O posicionamento do Governo mudou bastante. 

• Pronome indefinido: variável. Meu irmão estudou bastantes matérias.

• A palavra “meio”: pode ser variável, a depender da classificação. 

• Advérbio: Aquela menina parece meio abatida. (O advérbio incide sobre o adjetivo) 

• Numeral: Nhonho comeu meia melancia. (O numeral indica a metade)


Próxima postagem da matéria de ELETIVAS - 18/09/2020



2°B,C,D REALISMO CHEGA NO BRASIL - PROF. TALI (PORT.LIT)

 QUERIDOS BOM DIA,

PUDEMOS VER QUE O REALISMO É O OPOSTO DO ROMANTISMO, NO REALISMO CESSA A MELOSIDADE EXACERBADA E PARTE PARA CRÍTICAS SOCIAIS, VISÃO VOLTADA PARA APONTAR HIPOCRISIA DE UMA SOCIEDADE.

O Realismo no Brasil tem como marco inicial a obra Memórias póstumas de Brás Cubas (1881), de Machado de Assis.


O Brasil, durante o período de passagem do Romantismo para o Realismo, sofreu inúmeras mudanças na história econômica, política e social.
O Realismo encontrou no Brasil uma realidade propícia para a ascensão da literatura, já que escritores como Castro Alves e José de Alencar haviam preparado o terreno. O país havia vivenciado fatos importantes como a Guerra do Paraguai (1864 – 1870), a campanha abolicionista, o fortalecimento da economia agrária.

A queda da escravidão e do Império criou uma nova realidade no país; a vida social e cultural tornou-se mais ativa, ambas influenciadas por ideais europeus: liberalismo, socialismo, positivismo, cientificismo, etc.

É nesse contexto que surge um dos mais importantes escritores de nossa literatura: Machado de Assis (1839 – 1908).
Machado de Assis nasceu na cidade do Rio de Janeiro, era mestiço e de origem humilde. Cresceu sob os cuidados da madrasta Maria Inês, pois assim como a mãe, a portuguesa Maria Leopoldina, seu pai, o mulato Francisco José de Assis, morreu cedo. Apesar de ter frequentado escola pública e começado a trabalhar desde cedo, alcançou boa posição como funcionário público, cargo que lhe proporcionou tranqüilidade financeira. Casado com Carolina Xavier de Novais, Machado de Assis dedicou-se à literatura e produziu a melhor prosa brasileira do século XIX.
O escritor compôs cerca de duzentos contos.

Os romances e contos anteriores à década de 1880 revelam influências românticas, assim como Ressurreição (1872), A mão e a luva (1874), Helena (1876), Iaiá Garcia (1878), Contos Fluminenses (1870) e Histórias da meia-noite (1873).

Machado revela-se mais maduro a partir da publicação de Memórias póstumas de Brás Cubas (1881); essa marca a segunda etapa de sua produção. O escritor desenvolve uma ironia feroz, retrata um humor velado e amargo em relação àquilo que retrata.
Nessa nova fase incluem-se os romances Quincas Borba (1891), Dom Casmurro ( 1899), Esaú e Jacó (1904) e Memorial de Aires (1908). Entre seus inúmeros contos estão: “O alienista”, “A cartomante”, “Missa do galo”, “Uns braços”, “O espelho”, “Cantiga de esponsais”, “Teoria do medalhão”, “A causa secreta”.

Machado de Assis produziu uma obra inovadora, que vem conquistando consecutivas gerações de leitores.

PRÓXIMA AULA - "MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS". MACHADO DE ASSIS
E PARNASIANISMO.

quinta-feira, 10 de setembro de 2020


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


Lembramos que as aulas continuam normalmente pelo Centro de Mídias, no App, TV, YouTube e Facebook!

Estamos sempre aqui para atender a todos em suas particularidades e necessidades.


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA  11/09/2020


Clique aqui




Equipe Gestora 
2020


Prezados Pais, responsáveis e alunos!


Amanhã dia 11/09/20 das 10:30 às 13:30 h, abriremos à escola para entrega da apostila do 3º Bimestre e recebimento das apostilas (respondidas) do 1º e 2º Bimestres.

Nesse mesmo horário estaremos com o plantão de dúvidas para os alunos que estão sem notas e com faltas nos 1º e 2º Bimestres.  Esse é o momento para sanar as suas dúvidas.

Boletim Escolar
Secretaria Escolar Digital SP - Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.


PROTOCOLOS DE SEGURANÇA.

Obrigatório o uso de máscara!!!!
Respeite o distanciamento!!!!!
Traga a sua caneta!!!!




Equipe Gestora
2020

Eletiva - Produção Áudio Visual - Professor Patrick


Olá pessoal,

segue primeira atividade.



Roteiro de Vídeo

O que é roteiro?

Roteiro ou argumento é um documento narrativo utilizado como diretriz para a produção de um projeto, independente do tamanho que ele possa ter.   Nosso projeto já tem um tema, vamos falar sobre como as famílias estão se adaptando ao confinamento em função desta pandemia.

É muito importante que vocês façam este roteiro, mesmo porque vocês já devem ir colocando em suas cabeças como farão isto.

Um bom vídeo amador precisa ser organizado. Na construção de um roteiro é essencial o início, meio e fim; deste modo vocês vão conseguir transmitir suas mensagens de forma clara e objetiva ao público que irá assistir.

Já no início seus vídeos têm que gerar interesse no público. Sabem por quê?  Porque hoje com o avanço tecnológico a quantidade de pessoas que estão produzindo vídeo tem aumentado em uma proporção inimaginável. Em pesquisas calcula-se que 80% do tráfico de informação na internet será proveniente dos vídeos. Então, vamos gerar interesse!

 

Algumas pesquisas mostram que os 20 segundos iniciais de um vídeo determinam se o publico vai permanecer assistindo-o ou vai pular para outro vídeo.

Vinte  segundos milagrosos  nos quais vocês devem:  

·        Atrair a atenção,

·        Gerar curiosidade,

·        Conquistar o foco,

·        Conseguir a preferência,

·        Construir sentimento de necessidade.

Exemplos de chamada de vídeo:

·        Olá, neste vídeo vou mostrar-lhes tudo o que vocês precisam saber de como...

·        Olá, hoje após este vídeo você terá conhecimento de...

Isso gerará curiosidade para as pessoas que estão assistindo seus vídeos, é um gatilho mental, cuja finalidade é chamar atenção inicial e prendê-la até o final da apresentação. 

Seja direto

A comunicação visual através de vídeos gera uma conexão que deve ser agradável a quem assiste.

Para vocês terem uma ideia assistam alguns episódios do programa da rede Globo “Diário de um Confinado”. 

Agora vocês já têm uma ideia para produzirem os vídeos das suas rotinas familiares?

Atividade:

Fazer um roteiro escrito de 10 a 15 linhas contando a rotina das pessoas de casa. 

Enviar para o e-mail: patrickmaciel@prof.educacao.sp.gov.br 

Faça o cabeçalho abaixo:

Escola:

Turma:                       Período:

Nº:          Aluno (a):                   

Eletiva: Produção Áudio Visual

Tema: Adaptação familiar ao confinamento

Título: (A sua escolha)