sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Eletiva Empreendedorismo 8º e 9º Anos - Profª Scarlet

 Olá pessoal, tudo bem?


A atividade dessa semana é assistir o filme "walt antes do mickey" que está disponível no YouTube. Em seguida FAZER UMA RESENHA do filme.

Enviar a resenha pelo e-mail: scarletfs@hotmail.com


Bom Filme, e Bons Estudos!

 Prof. Sandro R. Espinoli

Matéria:  ELETIVA - OFICINA DE ESCRITA


Alunos e alunas,

Esta aula é de extrema importância para os nossos alunos. A questão da intertextualidade não é só um tema comum em vestibular, mas também um recurso que valoriza o nosso texto. Portanto, vamos estudar esse conceito.


   Damos o nome de intertextualidade à relação que um texto guarda com o outro, ao qual damos o nome de intertexto ou texto fonte.

Intertexto: 

 Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

  Gonçalves Dias


Minha terra tem macieiras da Califórnia
onde cantam gaturamos de Veneza.
Os poetas da minha terra
são pretos que vivem em torres de ametista,
os sargentos do exército são monistas, cubistas,
os filósofos são polacos vendendo a prestações.

            Murilo Mendes


Paráfrase: consiste em transcrever, com novas palavras, as ideias centrais de um texto.

 Exemplo: 

   O filósofo iluminista Montesquieu, em “O espírito das leis”, estabeleceu a divisão de poderes, ratificando ser necessária para diminuir a concentração do poder e o abuso deste por parte do governante.

Paródia: 

     Nela, imita-se um texto, subvertendo- o, com efeito crítico ou de humor. Evidentemente, é necessário que o leitor reconheça o texto parodiado, para que a paródia atinja os efeitos pretendidos pelo autor:

Exemplos:


   Note que o texto mantém uma relação intertextual com o conhecido filme Tropa de Elite. Como podemos observar, o garoto propaganda da marca é um tomate, que aparece caracterizado com uma boina, parecida com a utilizada pelo personagem Capitão Nascimento no filme.


Citação direta: você irá inserir as palavras do autor de forma literal, entre aspas. Ou seja, você deve registrá-las da mesma forma como elas foram ditas ou escritas. “A educação é a arma mais poderosa que pode usar para mudar o mundo”, disse Nelson Mandela

Exemplo:

OMS considera grave a situação da febre Chikunya nas Américas A Organização Mundial da Saúde (oms) considerou nesta terça-feira que a situação epidemiológica da febre Chikunya nas Américas é grave, no momento em que o número de doentes já supera os 5.000. “A situação na região é realmente grave. Muitos dos países da região estão registrando casos”, disse em Havana a diretora-geral da OMS, Margaret Chan. Chan, que encerrou com uma coletiva de imprensa os dois dias de visita oficial a Cuba, explicou que “sempre que há movimentação de pessoas, bens e serviços, é possível que na bagagem, por exemplo, seja transportado o vetor, o mosquito.”

O discurso direto ou citação direta é facilmente reconhecível por marcas gráficas que estabelecem os limites entre o discurso citante e o discurso citado. Os recursos gráficos mais usados são as aspas, dois pontos e o travessão.

Exemplo 1 (diálogo) 

O menino vendo a mãe, disse:

 -Mãe, ontem eu tive febre e eu não pude sair, mas hoje não tô mais, então eu posso, né?

 Exemplo 2: 

“Enquanto a crise sanitária demanda unidade nacional, articulação e cooperação, a crise política tem como consequência natural a ruptura, como por exemplo um processo de impeachment que se desenrola, disse Julia. Jornal, O Estado De S. Paulo – 31 de maio de 2020)





ELETIVA DE TEATRO - PROFESSORA REBECA - SEGUNDO SEMESTRE - AULA 7

 Bom dia, 

Segue o link para acesso do vídeo explicativo e do documento PDF com texto e questões. Lembrando que nas eletivas o que conta para a avaliação é a sua participação, a qual será medida a partir da entrega das atividades propostas semanalmente. As atividades propostas podem ser entregues em qualquer momento do curso. Estou a disposição para dúvidas.

https://drive.google.com/drive/folders/1LrzbXoSNhTKKws4TExDTPnI1ShDMcfFG?usp=sharing

Façam download do vídeo para conseguir abrir. Enviarei também no grupo da Eletiva no Whatsapp.

Abraços,

Prof. Rebeca.

 Prof. Sandro R. Espinoli

Matéria: Língua Inglesa                                               Série: 2° E

e-mail: espinoli2020@bol.com.br

Hoje, vamos fazer alguns exercícios.  Essa atividade deve ser enviada para o meu e-mail, pois vale nota para o 3° Bimestre.


                                                                          EXERCÍCIOS


1- Complete  as frase abaixo passando o verbo em parênteses para o Past continuous.

a) I        a very pleasant book last nigth (to read)

b) He     TV when his mother arrived. (to watch)

c) My father and my litttle brother            soccer yesterday. (to play)

d) My mother             lunch with her friends last week.(to have0

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

  PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO



Lembramos que as aulas continuam normalmente pelo Centro de Mídias, no App, TV, YouTube e Facebook!

Estamos sempre aqui para atender a todos em suas particularidades e necessidades.


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA  25/09/2020







Equipe Gestora
2020

Prof. Sandro R. Espinoli

Matéria: Língua Portuguesa                                               Série: 8°B e 8°C

e-mail: espinoli2020@bol.com.br


Alunos e alunas,

A aula de hoje é sobre interpretação textual.  

Após resolverem os exercícios, eles devem ser enviados para o meu e-mail. (VALENDO NOTA PARA O 3° BIMESTRE. 


                                    O dia em que o Rei Leão perdeu o seu trono



    Todo mundo sabe que o rei da selva é o leão. Mas nem sempre foi assim. Reza a lenda de que a águia, soberana no céu, quis um dia fazer o seu reinado também na terra e desafiou sua majestade, o Rei Leão.

    Tudo começou por causa de uma prosa, uma conversa que a águia teve com o abutre. Ele perguntou se ela nunca havia pensado em ser rei na terra um dia. Afinal, as criaturas aladas poderiam muito bem dominar lá do alto o solo, facilmente. Além disso, a águia também tem sua realeza, é altiva e esperta.

A águia gostou da ideia. O que ela não contava é que existia um macaco que ouvia tudo o que as aves conversavam e resolveu contar para sua majestade, o Rei Leão, o que estava acontecendo.

    No caminho para o encontro com o rei, o macaco encontrou com o morcego, que, apesar de não estar do lado do ninguém, resolveu contar que os animais que voavam já estavam preparados para atacar a terra. Isso causou um grande rebuliço na selva, os animais se organizaram na savana para a defesa do reino. Até o chacal se ofereceu para carregar a bandeira do Rei Leão usando seu longo rabo.

    O morcego, se sentindo deslocado, sem reino para defender, foi chorar as suas mágoas com a abelha, sua amiga de voo. Sensibilizada com as reclamações do morcego, ela resolveu comprar a briga. Voou até o campo de batalha e deu uma bela picada no rabo do chacal, que deixou a bandeira cair no chão.

O Rei Leão, que observava de longe, pronto para enfrentar o inimigo, quando viu a bandeira cair, pensou que a guerra estava perdida. Ele se perguntava como isso poderia ter acontecido, já que há criaturas da terra bem maiores e mais fortes.

    Cansado de guerrear, o Rei Leão resolveu apelar para a conversa e mandou um recado para a águia. Era uma carta de paz, que aconselhava a águia a pensar bem se que queria mesmo reinar sobre o céu e a terra. Afinal, aves são animais pequenos e, no solo, estão vulneráveis aos outros bichos maiores e famintos.

    O recado foi convincente e a águia resolveu pensar melhor no assunto. Até porque, se a guerra realmente acontecesse, ela não estaria ali para contar a história, muito menos para reinar. Então, resolveu entregar o trono da terra ao seu legítimo dono.

    É por isso que hoje o leão é conhecido mundialmente como o Rei das Selvas.

Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 213. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>



Questão 1 – Em “[…] uma conversa que a águia teve com o abutre.”, o autor conta:

(     ) o fato que motivou a história.

(     ) o fato que encerrou a história.

(     ) o fato que indica o clímax da história.

                                             

Questão 2 – No período “Ele perguntou se ela nunca havia pensado em ser rei na terra um dia.”, o termo destacado retoma:

(     ) “o Rei Leão”.

(     ) “o abutre”.

(     ) “o macaco”.



Questão 3 – Assinale o fato que “causou um grande rebuliço na selva”:

(     ) “o macaco encontrou com o morcego”.

(     ) “os animais se organizaram na savana para a defesa do reino.”

(     ) “os animais que voavam já estavam preparados para atacar a terra.”

 

Questão 4 – Em “Até o chacal se ofereceu para carregar a bandeira do Rei Leão usando seu longo rabo.”, a palavra sublinhada foi empregada para indicar:

(     ) adição.

(     ) ênfase.

(     ) dúvida.


Questão 5 – Segundo o narrador, o Rei Leão “pensou que a guerra estava perdida”, quando:

(     ) “observava de longe”.

(     ) “viu a bandeira cair”.

(     ) “se perguntava como isso poderia ter acontecido”.

 

 

 

 

Questão 6 – Na passagem “Cansado de guerrear, o Rei Leão resolveu apelar para a conversa […]”, o verbo “apelar” tem o sentido de:

(     ) “discutir”.

(     ) “recorrer”.

(     ) “implorar”.

 

Questão 7 – Identifique o argumento adotado pelo Rei Leão, na carta de paz, para convencer a águia a desistir de reinar na terra:

R:

 

Questão 8 – No segmento “[…] se a guerra realmente acontecesse, ela não estaria ali para contar a história […]”, o narrador expõe:

(     ) uma condição.

(     ) uma sugestão.

(     ) uma suposição.

 

Questão 9 – Na parte “É por isso que hoje o leão é conhecido mundialmente como o Rei das Selvas.”, o vocábulo grifado exprime uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.



Prof. Aline Rossi/ Ciências- 7° anos A e B

 

Atividade sobre a aula transmitida dia 21/09 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP


Conteúdo: A história das vacinas.

Habilidades: Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como esta atua no organismo e o seu papel histórico para a manutenção da saúde individual e coletiva e a erradicação de doenças.

Objetivos: Entender a história da vacina e sua importância para a prevenção de doenças.

Atividade

Faça um resumo da aula transmitida no CENTRO DE MÍDIAS SP contando a história da vacina.

(Obs: o livro didático de Ciências, o caderno do aluno volume 3 (São Paulo faz Escola) e a internet podem ser usados como material de apoio e pesquisa para a produção do texto).

Dúvidas e entrega: no e-mail 
alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 01/10.

Recados:

Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE. Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL


Códigos das salas de Ciências no classroom:

7° ano A: ngcymyb

7° ano B: garee72