Olá Alunos
Assistam atentamente a aula desta semana do Centro de Mídias para realizarmos uma atividade na semana que vem.
Aguardo o envio das atividades que se encontram em atraso. (analis71@gmail.com)
BONS ESTUDOS
PROF ANA
Olá Alunos
Assistam atentamente a aula desta semana do Centro de Mídias para realizarmos uma atividade na semana que vem.
Aguardo o envio das atividades que se encontram em atraso. (analis71@gmail.com)
BONS ESTUDOS
PROF ANA
Olá Alunos
Assistam atentamente a aula desta semana do Centro de Mídias para realizarmos uma atividade na semana que vem.
Aguardo o envio das atividades que se encontrarm em atraso. (analis71@gmail.com)
BONS ESTUDOS
PROF. ANA CARLA
Olá Alunos
Assistam atentamente a aula desta semana do Centro de Mídias para realizarmos uma atividade na semana que vem.
Aguardo o envio das atividades que se encontrarm em atraso. (analis71@gmail.com)
Bons Estudos
Prof. Ana
Olá pessoal, tudo bem?
Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: ELETIVA - OFICINA DE ESCRITA
Alunos e alunas,
Esta aula é de extrema importância para os nossos alunos. A questão da intertextualidade não é só um tema comum em vestibular, mas também um recurso que valoriza o nosso texto. Portanto, vamos estudar esse conceito.
Damos o nome de intertextualidade à relação que um texto guarda com o outro, ao qual damos o nome de intertexto ou texto fonte.
Intertexto:
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;Gonçalves Dias
Minha terra tem macieiras da Califórnia
onde cantam gaturamos de Veneza.
Os poetas da minha terra
são pretos que vivem em torres de ametista,
os sargentos do exército são monistas, cubistas,
os filósofos são polacos vendendo a prestações.
Murilo Mendes
Paráfrase: consiste em transcrever, com novas palavras, as ideias centrais de um texto.
Exemplo:
O filósofo iluminista Montesquieu, em “O espírito das leis”, estabeleceu a divisão de poderes, ratificando ser necessária para diminuir a concentração do poder e o abuso deste por parte do governante.
Paródia:
Nela, imita-se um texto, subvertendo- o, com efeito crítico ou de humor. Evidentemente, é necessário que o leitor reconheça o texto parodiado, para que a paródia atinja os efeitos pretendidos pelo autor:
Exemplos:
Citação direta: você irá inserir as palavras do autor de forma literal, entre aspas. Ou seja, você deve registrá-las da mesma forma como elas foram ditas ou escritas. “A educação é a arma mais poderosa que pode usar para mudar o mundo”, disse Nelson Mandela
Exemplo:
OMS considera grave a situação da febre Chikunya nas Américas A Organização Mundial da Saúde (oms) considerou nesta terça-feira que a situação epidemiológica da febre Chikunya nas Américas é grave, no momento em que o número de doentes já supera os 5.000. “A situação na região é realmente grave. Muitos dos países da região estão registrando casos”, disse em Havana a diretora-geral da OMS, Margaret Chan. Chan, que encerrou com uma coletiva de imprensa os dois dias de visita oficial a Cuba, explicou que “sempre que há movimentação de pessoas, bens e serviços, é possível que na bagagem, por exemplo, seja transportado o vetor, o mosquito.”
O discurso direto ou citação direta é facilmente reconhecível por marcas gráficas que estabelecem os limites entre o discurso citante e o discurso citado. Os recursos gráficos mais usados são as aspas, dois pontos e o travessão.
Exemplo 1 (diálogo)
O menino vendo a mãe, disse:
-Mãe, ontem eu tive febre e eu não pude sair, mas hoje não tô mais, então eu posso, né?
Exemplo 2:
“Enquanto a crise sanitária demanda unidade nacional, articulação e cooperação, a crise política tem como consequência natural a ruptura, como por exemplo um processo de impeachment que se desenrola, disse Julia. Jornal, O Estado De S. Paulo – 31 de maio de 2020)
Bom dia,
Segue o link para acesso do vídeo explicativo e do documento PDF com texto e questões. Lembrando que nas eletivas o que conta para a avaliação é a sua participação, a qual será medida a partir da entrega das atividades propostas semanalmente. As atividades propostas podem ser entregues em qualquer momento do curso. Estou a disposição para dúvidas.
https://drive.google.com/drive/folders/1LrzbXoSNhTKKws4TExDTPnI1ShDMcfFG?usp=sharing
Façam download do vídeo para conseguir abrir. Enviarei também no grupo da Eletiva no Whatsapp.
Abraços,
Prof. Rebeca.
Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Inglesa Série: 2° E
e-mail: espinoli2020@bol.com.br
Hoje, vamos fazer alguns exercícios. Essa atividade deve ser enviada para o meu e-mail, pois vale nota para o 3° Bimestre.
EXERCÍCIOS
1- Complete as frase abaixo passando o verbo em parênteses para o Past continuous.
a) I a very pleasant book last nigth (to read)
b) He TV when his mother arrived. (to watch)
c) My father and my litttle brother soccer yesterday. (to play)
d) My mother lunch with her friends last week.(to have0