Recuperação de habilidades e notas- 3° BIMESTRE
Olá Alunos!
Segue abaixo as atividades que solicitei para a nota do 3° bimestre. Por favor, façam as atividades atrasadas e enviem no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 08/10.
Atividade 1- Os cinco sentidos
1- Em quantas partes se divide a orelha?
2- Qual a função da orelha?
3- O que é som?
4- Que órgãos são responsáveis pela audição e que tipo de estímulos eles captam?
5- O que é membrana timpânica? Qual seu papel na audição?
6-
Observe algumas atitudes que podem ser tomadas para
evitar problemas de audição:
I.
Não ficar exposto a locais com ruídos altos e constantes
por longos períodos de tempo.
II.
Não inserir objetos pontiagudos para limpar as orelhas,
evitando ferir a membrana timpânica.
III. Evitar utilizar fones de ouvidos com volume muito alto e por mais que uma hora seguida, pois a potência do som emitido pode ser maior do que as estruturas do interior da orelha podem suportar.
Você
realiza os cuidados descritos acima? Você os considera importantes?
7- Que sentidos são responsáveis pelo sabor dos alimentos?
8- Quais são os gostos identificados pelo paladar?
9- Cite duas situações em que o olfato pode ajudar a proteger a saúde do corpo humano.
10- Qual é o órgão do sentido responsável pelo tato? Qual é a importância do tato na nossa vida?
Atividade 2- Visão
1- Quais os fatores ou condições que nos possibilitam enxergar?
2- Desenhe a estrutura do olho e depois responda as questões seguintes:
a) Qual é o nome da parte colorida do olho?
b) Por que a pupila aumenta e diminui de tamanho?
c) Qual é o papel da lente, retina e nervo óptico na visão?
3- Como ocorre a formação e a interpretação das imagens?
4- Cite dois problemas de visão que podem ser corrigidos com o uso de lentes corretivas, o que causam e como podem ser corrigidos.
5- Desenhe o que ocorre com a luz quando ela atravessa uma lente convergente e uma lente divergente.
Atividade 3- Sistema muscular e locomotor
1- Quais estruturas são responsáveis pela locomoção e sustentação nos animais?
2-
Faça uma
pesquisa no livro didático sobre os tipos
de tecidos musculares e organize o resultado da sua pesquisa no quadro
abaixo:
Tipo de tecido |
Onde é encontrado |
Tipo de contração |
Função |
Tecido
muscular estriado cardíaco |
|
|
|
Tecido
muscular estriado liso |
|
|
|
Tecido
muscular estriado esquelético |
|
|
|
4- Para que servem os ossos?
5- O que são articulações e ligamentos?
6- Qual são as funções dos tendões na realização de movimentos?
Atividade 4- Drogas
1- Ao beber café, uma pessoa fica mais sonolenta ou mais desperta? Que substância presente no café provoca esta alteração?
2- Como essas alterações causadas pela cafeína ocorrem? Em qual parte do corpo?
3- Assim como a cafeína, que outras substâncias podem causar alterações no nosso sistema nervoso?
4- O que são substâncias lícitas e ilícitas?
5- O que são drogas? Liste três exemplos e pesquise as ações que essas drogas causam no nosso cérebro.
6- Após assistir a aula, você mudou sua opinião sobre as drogas? Comente utilizando os conhecimentos adquiridos.
Para realizar as atividades, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 3), o livro de Ciências ou a internet.