quarta-feira, 28 de outubro de 2020

6ºAno C (Clayton - Português)

GÊNERO ENTREVISTA: a entrevista é um tipo de texto que tem a utilidade de informar as pessoas sobre algum acontecimento social ou fazer com que o público conheça sobre as ideias e opiniões da pessoa que é entrevistada. É um texto fundamentalmente dialogal, representado pela conversação de duas ou mais pessoas, o entrevistador e o (s) entrevistado (s), para obter informações sobre algum assunto. Estruturalmente, a entrevista compõe-se dos seguintes elementos: Manchete ou título – Essa é uma parte que deverá despertar interesse no interlocutor envolvido, podendo ser uma frase criativa ou pergunta interessante. Apresentação – É o momento em que se apresentam os pontos de maior relevância da entrevista, como também se destaca o perfil do entrevistado, sua experiência profissional e seu domínio em relação ao assunto abordado. Perguntas e respostas – Basicamente.

 

01.Leia a tirinha abaixo:

 

https://pt.pokerstrategy.com/news/content/Tirinha-de-Poker-A-entrevista_100579/

O texto acima possui características do gênero textual:

I.Entrevista, porque compõe-se de uma introdução e de um diálogo com perguntas e respostas. Apresenta linguagem formal  ou menos  formal de acordo com o veículo de comunicação em que será divulgada, com o público a que se destina, com o entrevistado e com o assunto.

II.Crônica, porque relata fatos do cotidiano, possui poucas personagens  e a linguagem é simples.

III.Reportagem , porque possui uma linguagem clara e objetiva, tem vários entrevistados, informa a respeito de um assunto e se aprofunda no tema abordado.

Está correta:

a.I

b.II

c.III

d.nenhuma das alternativa anteriores.

Leia a tirinha e responda à questão 02 .

                                                                                                                                          

                                                                                                                                                     https://wordsofleisure.com/2015/03/22/tirinha-

do-dia-armandinho-e-a-intepretacao-de-texto/

 

02.Na oração: “O problema foi interpretação de texto, Armando!” temos:

a.um período simples;

b.um período composto;

c.uma frase nominal

d.uma frase interrogativa.

História - Maria José 8A,B e C

 História- Prof Maria José . 


ATIVIDADE SOBRE REVOLTAS DO PERÍODO REGENCIAL


HABILIDADES TRABALHADAS:    

Identificar , comparar e analisar a diversidade política , social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestátorios ao poder centralizador , durante o período Regencial no Brasil . 


OBJETIVOS: Analisar a diversidade política , social e regional nas rebeliões e no movimentos contestátorios ao poder centralizador durante o período Regencial do Brasil .


                  As Rebeliões Regenciais 


No período Regencial ocorreram agitações de rua, revoltas escravas e rebeliões republicanas. Essas manifestações nas províncias do Império estão relacionadas ao alto custo de vida nas cidades brasileiras, ao escravismo e ao autoritarismo dos regentes. Dispostos a mudar essa situação, pobres e ricos, peões e fazendeiros, indígenas , mestiços, negros e brancos se uniram para combater o governo central , com sede no Rio. Mas, enquanto as elites provinciais  lutavam pela autonomia das provincias, os oprimidos batalharam por liberdade e uma vc ida melhor . As principais principais rebeliões desse período foram a Cabanagem, a Farroupilha, a Revolta dos Malês, a Sabinada e a Balaiada. 


1) Faça uma pesquisa sobre as Revoltas do Período Regencial , depois faça um fichamento seguindo as orientações abaixo: 


- Onde e quando ocorreu.

- Principais objetivos

- Participantes 

- Líderes 

-Como terminou a Revolta.


2) Explique com suas palavras o que foi a Revolta dos Malês.


3) O texto a seguir é um trecho de um discurso do líder cabano Eduardo Angelim como presidente da província do Grão- Pará. Leia com atenção . 


                          Manifesto aos Cabanos 


(...) Saibam, pois, o governo geral e o Brasil inteiro que (...) os paraenses querem ser súditos, mas não querem ser escravos, (...) os paraenses querem ser governados por um patrício paraense que lhe com amor para as suas calamidades e não por um português aventureiro como o Marechal Manoel Jorge; os paraenses querem ser governados com a lei e não com arbitrariedades, estão todos com os braços abertos para receber o governo nomeado pela regência mas que seja de sua confiança , aliás eles preferem morrer no campo de batalha a entregar de novo seus pulsos às algemas e grilhões do despotismo; se o governo da corte teimar em subjugar- nos pela força, nós teimaremos em dar-lhe provas de valor de um povo livre que esquece a morte quando defender a sua liberdade . 


Responda com base no manifesto : 


a) O que o líder cabano quis dizer com " os paraenses querem ser súditos, mas não querem ser escravos"? 


b) Identifique e copie o trecho em que o autor defende a causa paraense . 


c) O que o líder cabano reivindicava ? 


d) Segundo Eduardo Angelim, como os paraenses reagiriam se o governo central usasse a força para reprimi-los ? 


3) Explique como ocorreu a Revolta das Carrancas . 


4) Os versos a seguir foram extraídos de um folheto de cordel escrito por Magno José Cruz e citado pela professora Maria de Lourdes Mônaco Janotti; leia-o com atenção. 


Foi em mil e oitocentos 

No ano de trinta e oito

Quando explodiu a Balaiada 


(...)


A Província naquela época 

Tinha problemas sociais 

Sofriam caboclos e negros 

Com os preconceitos raciais 

Fome, "pega", desemprego 

Tudo consta nós anais . 


Esses negros organizados 

Chamados de quilombolas 

Viram na Balaiada 

Que era chegada a hora 

Da liberdade sonhada 

Renascer naquela aurora. 


Cosme Bento das Chagas 

Logo então se destacou 

E lá de Lagoa Amarela 

Três mil negros libertou 

E com tal valentia cega

A Balaiada engrossou . (...)


Maria L.M Janotti : construção da memória histórica .


a) Identifique e copie o trecho em que o poeta popular cita os problemas que deram origem á Balaiada . 


b) A Balaiada reuniu diferentes grupos de trabalhadores ; qual desses grupos foi destacado neste poema? 


c) Que outros grupos sociais participaram da Balaiada ? 


      Enviar para o email profmariajose9@gmail.com até 06/11


Boa atividade! 

Abraços.

MATEMÁTICA - PROFº JULIANA - 3º D - ATIVIDADE 1 - 4º BIMESTRE

Olá Assistam os vídeos abaixo para fazerem a ATIVIDADE 1 do 4º Bimestre


Acesse o link para fazer a atividade:








MATEMÁTICA - PROFº JULIANA - 9º ANO A E B - ATIVIDADE 1 - 4º BIMESTRE

Olá 

Assistam os vídeos abaixo para fazerem a ATIVIDADE 1 do 4º Bimestre

Para essa atividade, vocês deverão fazer a Situação de Aprendizagem 2, da apostila do 3º Bimestre, página 68 e 69. Para quem não possui a apostila, estou anexando a imagem das páginas.




Para entrega, estou disponibilizando 3 formas diferentes: 1º Pode ser feita pelo Formulário do Google Forms: Atividade 1

2º Pode ser feita anexando a foto da apostila ou caderno no Google Classroom:

3º Pode ser encaminhado via e-mail, para profjulianamatematica@yahoo.com ATENÇÃO: CASO OPTE POR ENCAMINHAR VIA E-MAIL SIGA AS ORIENTAÇÕES ABAIXO: No título do e-mail, coloque a atividade que está encaminhando, por exemplo: Atividade 1 - 4º Bimestre. No corpo do e-mail coloque nome completo, número e série Adicione a foto da apostila ou do caderno.





 

MATEMÁTICA - PROFº JULIANA - 7º ANO A E B - ATIVIDADE 1 - 4º BIMESTRE

 Olá

Assistam os vídeos abaixo para fazerem a ATIVIDADE 1 do 4º Bimestre

Para essa atividade, vocês deverão fazer a Situação de Aprendizagem 2, da apostila do 3º Bimestre, página 68.


Para quem não possui a apostila, estou anexando a imagem da página.


Para entrega, estou disponibilizando 3 formas diferentes: 

1º Pode ser feita pelo Formulário do Google Forms:

Atividade 1

2º Pode ser feita anexando a foto da apostila ou caderno no Google Classroom:

7º A: Classroom 7º A

7ºB: Classroom 7º B


3º Pode ser encaminhado via e-mail, para profjulianamatematica@yahoo.com

ATENÇÃO: CASO OPTE POR ENCAMINHAR VIA E-MAIL SIGA AS ORIENTAÇÕES ABAIXO:

No título do e-mail, coloque a atividade que está encaminhando, por exemplo: Atividade 1 - 4º Bimestre.

No corpo do e-mail coloque nome completo, número e série

Adicione a foto da apostila ou do caderno.

PROFESSORA ANA CARLA= COMUNICADO IMPORTANTE. ELETIVA DE FOTOGRAFIA E PROJETO DE VIDA (9ºA)

Olá Pessoal

Peço que esta semana vocês revejam as atividades que postei no Blog na semana passada e façam as atividades propostas. VocÊs estão "ganhando" mais uma semana para realizá-las. Não atrasem a entrega. Poucos alunos me entregaram a atividade proposta e na próxima semana teremos novas atividades.
Estamos no 4o bimestre!
Bjos