Roteiro de Vídeo
O que é roteiro?
Roteiro ou argumento é um documento narrativo utilizado como
diretriz para a produção de um projeto, independente do tamanho
que ele possa ter. Nosso projeto já tem um tema, vamos falar
sobre como as famílias estão se adaptando ao confinamento em
função desta pandemia.
É muito importante que vocês façam este roteiro, mesmo porque
vocês já devem ir colocando em suas cabeças como farão isto.
Um bom vídeo amador precisa ser organizado. Na construção de
um roteiro é essencial o início, meio e fim; deste modo vocês vão
conseguir transmitir suas mensagens de forma clara e objetiva ao
público que irá assistir.
Já no início seus vídeos têm que gerar interesse no público. Sabem
por quê? Porque hoje com o avanço tecnológico a quantidade de
pessoas que estão produzindo vídeo tem aumentado em uma
proporção inimaginável. Em pesquisas calcula-se que 80% do
tráfico de informação na internet será proveniente dos vídeos.
Então, vamos gerar interesse!
Algumas pesquisas mostram que os 20 segundos iniciais de um
vídeo determinam se o publico vai permanecer assistindo-o ou vai
pular para outro vídeo.
Vinte segundos milagrosos nos quais vocês devem:
Atrair a atenção,
Gerar curiosidade,
Conquistar o foco,
Conseguir a preferência,
Construir sentimento de necessidade.
Exemplos de chamada de vídeo:
Olá, neste vídeo vou mostrar-lhes tudo o que vocês
precisam saber de como...
Olá, hoje após este vídeo você terá conhecimento de...
Isso gerará curiosidade para as pessoas que estão assistindo
seus vídeos, é um gatilho mental, cuja finalidade é chamar
atenção inicial e prendê-la até o final da apresentação.
Seja direto
A comunicação visual através de vídeos gera uma conexão
que deve ser agradável a quem assiste.
Para vocês terem uma ideia assistam alguns episódios do
programa da rede Globo “Diário de um Confinado”.
Agora vocês já têm uma ideia para produzirem os vídeos das
suas rotinas familiares?
Atividade:
Fazer um roteiro escrito de 10 a 15 linhas contando a rotina das
pessoas de casa.
Faça o cabeçalho abaixo:
Escola:
Turma: Período:
Nº: Aluno (a):
Eletiva: Produção Áudio Visual
Tema: Adaptação familiar ao confinamento
Título: (A sua escolha)
Envie a atividade para o e-mail: patrickmaciel@professor.educacao.sp.gov.br