*Envie a atividade abaixo para o email elizabethaugusto@prof.educacao.sp.gov.br
Faça uma pesquisa sobre os seguintes temas:
*Texto dramático
*Debate regrado
*Debate deliberativo
*Envie a atividade abaixo para o email elizabethaugusto@prof.educacao.sp.gov.br
Faça uma pesquisa sobre os seguintes temas:
*Texto dramático
*Debate regrado
*Debate deliberativo
ENTREGA DOS MATERIAIS PEDAGÓGICOS DO 4º BIMESTRE
PREZADOS PAIS, RESPONSÁVEIS E
ALUNOS!
Pensando
no processo de aprendizagem dos nossos alunos e em todos os instrumentos
facilitadores desse processo, disponibilizaremos: Caderno do aluno do 4º bimestre,
Material Aprender Sempre e todos materiais e
atividades disponíveis anteriores. Quanto a segurança de todos relacionamos
os horários na tabela abaixo para recebimento desses materiais didáticos
de apoio ao processo de aprendizagem. Pedimos que respeitem o dia e horário de
cada série.
Solicitamos
que venha de máscara, traga a sua própria caneta para assinar o protocolo de
recebimento. A unidade escolar tomará todo cuidado quanto a organização do
espaço físico para entrega dos mesmos.
Lembrando que todo material nesse
momento é muito importante no processo de aprendizagem.
DATA |
HORÁRIO |
SÉRIE/ANO |
03/11/20 TERÇA-FEIRA |
13:00 ÀS 15:00 H |
1º, 2º E 3º ANO - ENSINO MÉDIO |
04/11/20 QUARTA-FEIRA |
13:00 ÀS 15:00 H |
6º E 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL |
05/11/20 QUINTA-FEIRA |
13:00 ÀS 15:00 H |
8º E 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL |
Neste dia, além da retirada dos
materiais, poderão entregar as apostilas (respondidas) do 1º, 2º e 3º
Bimestres, ou atividades propostas pelos professores, a fim de amenizar as
dificuldades de acesso nas plataformas digitais educacionais.
OBS: CONTAMOS
COM SUA PRESENÇA, POIS TODA EQUIPE SE MOBILIZARÁ NESSE
DIA PARA ENTREGA DOS MATERIAIS.
QUALQUER DÚVIDA ESTAREMOS À
DISPOSIÇÃO.
EQUIPE GESTORA
2020
Nome: ______________________________________________
N°: _________ Série:________
Escolha dois texto de sua preferência e responda na folha ou no caderno. Pergunta e resposta.
O texto dissertativo-argumentativo deve expressar a ideia do seu autor de forma objetiva, ou
seja, fazendo uso da 3ª pessoa do singular; deve conter introdução, desenvolvimento e
conclusão, para sua organização. Tendo em vista a importância do texto argumentativo, sua
estrutura e sua posição diante de determinado tema, para responder às questões de 01 a 04,
disserte sua opinião sobre o assunto do texto abaixo, apresentando duas ideias que defenda seu
ponto de vista. Mínimo de 05 linhas para ser considerado como resposta:
QUESTÃO 01
A CRIMINALIDADE INFANTIL
A ligação entre menores carentes e criminalidade não é algo novo no Brasil. O cinema
já retratou isso em várias produções, como os filmes Pixote, Cidade de Deus e a recente
adaptação do romance Capitães de Areia, de Jorge Amado. O perfil desses adolescentes quase
sempre envolve a vida nas ruas, falta de estrutura familiar, miséria, drogas. Muitas vezes, por
serem inimputáveis, os menores são considerados peças de valor em gangues criminosas. Se
tiverem entre 12 e 18 anos, ainda podem ser encaminhados, por ordem judicial, para internação
em estabelecimento educacional, mas se tiverem menos de 12 anos não podem sequer sofrer
qualquer tipo de restrição à liberdade. Assim, amparados pelas proteções legais, esses pequenos
infratores agem livremente, sem que ninguém consiga controlá-los. Para analisar as causas e
consequências da criminalidade envolvendo crianças e adolescentes, leia os textos da coletânea
e elabore uma dissertação em prosa que responda à seguinte questão:
Como resolver o problema da criminalidade infantil em nossa sociedade?
https://pt.scribd.com/doc/236788688/Proposta-de-Redacao-8%C2%BA-Ano, acesso em 01/02/2016
Tema: Criminalidade Infantil.
QUESTÃO 02
“O jovem, que até então não apresentava nenhum problema na escola, começa a ter
uma avaliação catastrófica dos professores. Perde a capacidade de entender o que lê fora do
ambiente da rede. Sem entender, não tem condições de julgar, e sem posição crítica fica
incapacitado de reflexões profundas sobre a realidade que o cerca. Os pais imaginam que o filho
está mentalmente perturbado ou tomando drogas, mas ele apenas renunciou a seu potencial
expressivo para adotar a linguagem estereotipada da internet.” (Revista Época)
“Os jovens estão escrevendo de forma totalmente diferente nos e-mails e nas
mensagens rápidas. Está surgindo um novo idioma, completamente diferente. Um canal de tevê
a cabo tem legendas nesse idioma e é difícil prestar atenção, seguir aquele negócio do jeito que
o pessoal fala. O que potencialmente seria uma revitalização da palavra escrita virou um negócio
muito precário. Não é bom.” (Revista ISTOÉ)
http://relatodehj.blogspot.com.br/2015/08/sugestoes-de-temas-para-producao-textual.html,
acesso em 01/09/2016.
Tema: A linguagem da internet pode ser uma ameaça para o desenvolvimento linguístico dos seus usuários.?
QUESTÃO 03
De acordo com uma pesquisa do PNAD(Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios),
realizada pelo IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), das crianças e adolescentes
que trabalham executando tarefas domésticas, 93% eram do sexo feminino, 61% eram
afrodescendentes e 45% tinham menos de 16 anos(idade mínima permitida por lei para um
adolescente prestar serviço).
http://relatodehj.blogspot.com.br/2015/08/sugestoes-de-temas-para-producao-textual.html,
acesso em 01/09/2016.
Tema: O trabalho infantil no Brasil.
QUESTÃO 04
Os ditados populares, ou provérbios, cristalizam conceitos que parecem verdadeiros e
universais, mas podem não resistir a uma argumentação bem fundamentada nem ao confronto
com as situações vividas em contextos históricos diferentes daqueles em que foram produzidos.
Tendo em vista isso, atente para o provérbio.
Tema: QUEM SEMEIA VENTOS COLHE TEMPESTADES
QUESTÃO 05
Narrativa é exposição de um acontecimento ou de uma série de acontecimentos mais
ou menos encadeados, reais ou imaginários, por meio de palavras ou de imagens. Com base na
definição produza um texto narrativo sobre: “Meu jeito de mudar o mundo”, nessa narrativa ocê deverá apontar as iniciativas que levam ou deveriam levar para modificar o mundo de hoje
em dia. Aponte posturas corretas e incorretas que os jovens tomam diante da realidade vivida
em nosso mundo, frente à tantas catástrofes da natureza. Não se esqueça de situar tempo e
espaço, apresentar os personagens que participam da história.
Mínimo de 5 linhas para ser considerado como resposta:
PROCURE SEU PROFESSOR OU A DIREÇÃO DA ESCOLA
Professra Ana Paula 7° A, B, C recuperação.
Nome: ______________________n° ______ série______
Recuperação 1° bimestre.
Leia com atenção e responda:
Obs: pode ser na própria folha para quem imprimir ou copiar pergunta e resposta no caderno.
Satrápolis
Marjane Satrapi tinha tudo para não ser quadrinista. Nasceu no Irã em 1969;
cresceu em meio à ascensão do rigor religioso em seu país, que vetava qualquer tipo
de influência cultural estrangeira [...] e, se não bastasse, ainda por cima, era mulher.
Não há um pingo de preconceito nessa frase, mas a simples constatação de que, sim,
o mundo dos quadrinhos foi e continua sendo extremamente machista. Só que,
adolescente, Marjane foi parar na França [...], talvez o único lugar do mundo onde os
quadrinhos são considerados tudo de bom. Por homens e mulheres.
O resultado é “Persépolis”, mistura de diário de infância da autora com reflexões
precoces sobre política e religião, o islamismo, no caso. Dividido em quatro volumes (o
segundo acaba de sair pela Companhia das Letras), muitas vezes soa leve e divertido,
com uma série de informações curiosas sobre uma cultura diferente. Em outras, no
entanto, o preto parece tomar conta da página e a leitura pode ser bem mais dolorida
do que “uma simples história em quadrinhos” poderia proporcionar. Bem-vindo a
Satrápolis.
Marjane Satrapi nasceu no dia 22/11/1969 no Irã. Novelista e ilustradora , ficou
famosa em sua novela em quadrinhos, Persépolis, que conta a difícil vida de uma
menina de família progressista durante a Revolução Islâmica. Com o agravamento da
Guerra Irã-Iraque, Satrapi se mudou para Viena aos 14 anos de idade, retornando ao
Irã para a faculdade. De lá, migrou para a França, onde mora atualmente trabalhando
como ilustradora e autora de livros infantis.
Folha de São Paulo, Folhateen, 18 de abril de 2005
Adaptado de www.duplipensar.net/materias/2003-08-satrapi
TEXTO 1
1.Qual a finalidade do texto 1?
2. Identifique um trecho do texto que expressa uma opinião.
3. O livro de Marjane Satrapi “mistura de diário de infância da autora com reflexões
precoces sobre política e religião [...]” chama-se Persépolis. Qual a relação entre o nome
do livro e o título da reportagem?
4. O que o trecho grifado em “Nasceu no Irã em 1969; cresceu em meio à ascensão do
rigor religioso em seu país, que vetava qualquer tipo de influência cultural estrangeira
[...] e, se não bastasse, ainda por cima, era mulher.” revela sobre a posição da mulher
no Irã?
3A- GEOGRAFIA- 4° BIMESTRE