- 1
- 1°F
- 1°F PORT
- 1ª série A
- 1ª série B
- 1ª série C
- 1ª série D
- 1ª série E
- 1ª série F
- 1F
- 2 série A
- 2° Série E
- 2°A tecnologia
- 2°B
- 2°B TECNOLOGIA
- 2°C
- 2°D
- 2°D TECNOLOGIA
- 2ª série B
- 2ª Série C
- 2ª série D
- 2ª série E
- 2C
- 3ª série A
- 3ª série B
- 3ª série C
- 3ª série D
- 6° E 7° ANOS ELETIVAS CULTURA REGIONAL. PROFESSORA ANA PAULA
- 6º ano A
- 6º ano B
- 6º ano C
- 7 A
- 7A
- 7c
- 7º ano A
- 7º ano B
- 7º ano C
- 7ºB
- 7ºC
- 8 B
- 8° e 9° anos eletivas oficina ortográfia
- 8º
- 8º A
- 8º ano A
- 8º ano A 8º ano B
- 8º ano B
- 8º ano C
- 8º B
- 8º B C
- 8º C
- 8º e 9º Ano.
- 9º ano A
- 9º ano B
- AAPs - EF - 6º 7º 8º e 9º Anos EM - 1º 2º e 3º
- Avisos Coordenação
- B
- C
- D
- Direção
- Eletiva Áudio Visual
- ELETIVA BIBLIOTECA
- Eletiva Cultura Regional 6º e 7º anos
- Eletiva de Biblioteconomia - Ensino Médio
- Eletiva de Cinema - Ensino Médio
- Eletiva de Eventos - Ensino Médio
- Eletiva de Fotografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Ortografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Reciclagem/Revitalização - 6º e 7º anos
- Eletiva de Teatro - Ensino Médio
- Eletiva de Técnicas de Redação para o Enem - Ensino Médio
- Eletiva Empreendedorismo - 8º e 9º anos
- Eletiva Feminícidio - Ensino Médio
- Eletiva Laboratório de Matemática - 8º e 9º anos
- Eletiva Laboratório de Matemática - Ensino Médio
- Eletiva Quadrinho - HQ - Ensino Médio
- Eletiva turismo
- Grêmio Estudantil
- PROFESSORA: DEBORAH
- PROFESSORA: MARIA MARLI
- PROFESSORA: MARIA MARLI 3º
- PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA 7ºB
- PROFESSORA: MARIA MARLI- 1º
- PROFESSORA:DEBORAH
- PROFESSORA:MARIA MARLI
- Projeto de Vida Protagonismo Juvenil
quarta-feira, 2 de dezembro de 2020
ATIVIDADE DE FÍSICA 1E 1F
PROFESSORA: CIDA
ENTREGAR ATÉ: 08/12/2020
TEMA : INTERAÇÃO GRAVITACIONAL
1)Qual o peso de um corpo de massa 40 kg
na superfície de Marte, onde a gravidade é
de 3,724 m/s² ? P=m.g
2) Leia as instruções abaixo:
I- A galáxia Andrômeda exerce uma
força sobre a Via láctea.
II- O Sol exerce uma força sobre a Terra.
III- A Terra exerce uma força sobre o
homem.
Assinale a alternativa que se refere à
natureza das forças mencionadas nas três
situações.
a) de contato b) elétrica
c) nuclear d) gravitacional
3)Sobre a superfície da Terra, onde
g=10 m/s², um astronauta apresenta
o peso de igual a 700 N. Em uma
expedição à Lua, onde g=1,6 m/s²,
a massa desse astronauta será de:
a) 70 kg e ele pesará 700 N
b) 70 kg e ele pesará 112 N
c) 112 kg e ele pesará 700 N
d)700 kg e ele pesará 112 N
4) Qual o peso de uma pessoa
de massa 55 kg, em Júpiter, onde a
gravidade é de 24,79 m/s² ?
ATIVIDADE DE
FÍSICA 2A 2B
2C
PROFESSORA : CIDA
ENTREGAR ATÉ : 08/12/2020
TEMA: LUZ/COR
1 )Qual a relação entre luz e cor ?
2)Um objeto laranja será sempre visto
na cor laranja? Justifique.
3) Quando a luz incide sobre um objeto
qualquer, quais processos podem ocorrer
com ela?
4)Qual a diferença entre luz monocromá-
tica e uma policromática ?
5) Assinale quais das fontes de luz
abaixo produzem luz policromática?
a) Sol b) laser vermelho
c) lâmpada comum
d)lâmpada fluorescente
6) O que é o sistema RGB de cores ?
7)Como diferentes cores de luz são
produzidas?
terça-feira, 1 de dezembro de 2020
Atividade
de Arte – 1ª, 2ª e 3ª etapas
9º
ano - Profa. Daniela
Etapa
1
RESPONDA
AS SEGUINTES QUESTÕES PESSOAIS (SONDAGEM)
As questões devem ser respondidas de acordo com sua experiência,
relembre momentos em que teve contato com a linguagem teatral como espectador
e/ou participante.
1. Você já participou de alguma
experimentação teatral de improvisação, jogo cênico, construção corporal e
vocal de personagens do drama? Conte um pouco desta experiência.
2. Se já participou, onde foi? Na escola?
Projetos sociais? Igreja? Centro Cultural?
3. Cite quais profissões ligadas
ao teatro você conhece que tem funções técnicas, artísticas, de comunicação e
imagem e administrativas .
4. Quais são as principais
atividades que um ator, um figurinista, um aderecista, um maquiador/visagista,
um cenógrafo, um iluminador, um sonoplasta, um produtor, diretor e um assessor
de imprensa exercem em uma produção teatral?
5. Você já participou alguma vez
da produção de um espetáculo teatral na escola ou em outro local? Como foi esta
experiência? Qual ou quais funções você exerceu?
Etapa 2
Assista a aula do CMSP no seguinte
link
https://www.youtube.com/watch?v=JSNwtkjXM7U
Etapa 3
Assista a também a aula do CMSP no
seguinte link
https://www.youtube.com/watch?v=PvBxkdj_QSw
ATENÇÃO
- Realizar atividade e enviá-la NO
E-MAIL professoradaniela.montessori@gmail.com - NÃO ESQUEÇA, POR FAVOR, DE COLOCAR SEU
NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE
- EM CASO DE DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL
COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME
ENCAMINHARÁ E EU O RESPONDEREI)
- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL
A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO
ESQUECENDO DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE, DIZENDO TAMBÉM QUE É DA
MATÉRIA ARTE.
Atividade
de Arte – etapa 1, 2 e 3
8º
ano - Profa. Daniela
Etapa
1
Leia
atentamente o texto a seguir e responda das questões
Asdrúbal Trouxe o Trombone – Um
projeto artístico de criação coletiva
O grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone
foi criado no Rio de Janeiro, em 1974, com a liderança de Hamilton Vaz Pereira
e a participação de Regina Casé, Luiz Fernando Guimarães, Evandro Mesquita e
Patrícia Travassos, entre outros. Asdrúbal Trouxe o Trombone colocou em
evidência, na história do teatro brasileiro, o processo de criação coletiva, no
que se refere à concepção cênica, aos figurinos, à interpretação e à
dramaturgia. O grupo tinha a singularidade de não se sentir como um grupo de
“atores” que fazia teatro, e sim que fazia “Asdrúbal”. Essa marca poética
parece ter sido o modo encontrado pelo grupo para preservar certa diferença de
outros grupos importantes da época e de atores que faziam em cena o que era
oferecido no mercado como oportunidade profissional. Um trabalho que marcou a
carreira do grupo – e que, à época, trouxe um frescor à linguagem teatral – foi
a criação coletiva “Trate-me leão (1977)”, uma sequência de cenas curtas sobre
problemas da adolescência e da juventude. O tema de Trate-me leão é o tédio;
onde ninguém tem objetivo na vida, há um sentimento de abandono, de não saber
como continuar. A gênese da estrutura narrativa de “Trate-me leão” é a vivência
pessoal dos integrantes do grupo. O texto ia sendo escrito em casa pelos
atores, por meio da pesquisa com pessoas do prédio, da família, gerando cenas e
diálogos que traziam para o palco a própria vida. Durante nove meses de
criação, Hamilton Vaz Pereira, em um trabalho de colaboração entre os
participantes, fez o esboço de cenas, identificando núcleos temáticos no
material apresentado pelo grupo. Ao mesmo tempo, a criação de cenas emergia de
improvisações e jogos coletivos que permitiam a invenção expressiva dos
participantes do grupo. Esse processo de criação fazia o trabalho do Asdrúbal
ser ancorado na criação coletiva, tanto na construção da narrativa textual como
na composição das personagens, com base no repertório pessoal expressivo dos
participantes durante as improvisações. Podemos dizer, então, que a criação
coletiva do Asdrúbal era um processo criativo teatral que tinha como
características: a presença da expressão de todos os integrantes do grupo; a
“grupalidade”, como possibilidade de se reunir para falar de si e ouvir o
outro; os pedaços da própria história de vida e a vontade de experimentar com o
grupo outras possibilidades de cena e de vida; a experimentação da linguagem
teatral por meio do improviso como processo de trabalho; e a necessidade de
trazer para o palco a própria vida. Esse processo de criação coletiva resultava
em uma encenação que deixava transparecer um jeito próprio de representar de
cada um, que era descoberto durante as improvisações e os ensaios, assim como,
durante a encenação, cenas inéditas poderiam aparecer no “aqui-agora” do palco,
formando uma autoria coletiva. Ou seja, em vez de seguir procedimentos
tradicionais calcados sobre o fator segurança (texto decorado, marcação
prematura, especialização de tarefas), o Asdrúbal, em seu processo de criação
coletiva, arriscava adentrar o terreno dos lapsos, das falhas, do inesperado
que revela aspectos desconhecidos durante os improvisos. A construção estética
teatral dos espetáculos do Asdrúbal era feita do aproveitamento de materiais. A
iluminação era caseira e precária, os cenários grafitados e os figurinos, com
indumentária das roupas de rua. Os atores traziam ao palco interpretações que
mostravam a espontaneidade dos intérpretes, dando ação a uma dramaturgia
escrita com base nos trechos de diários, na narração de casos de família, na
recitação da poesia do amigo, na cena da briga de namoro, nas trilhas sonoras
roqueiras de contestação à família e ao teatro comercial. O teatro de grupo dos
anos 1970, portanto, era feito do e no trabalho coletivo. No final dessa
década, já estava claro que a criação coletiva não era um movimento nem um
estilo de época, mas um método de trabalho marcado pelo mesmo dinamismo que
caracterizava o modo de fazer teatro contemporâneo no que hoje é chamado de
“processos colaborativos”.
Fonte: Texto elaborado pelos autores para o
São Paulo Faz Escola.
RESPONDA
1. Vocês conseguiram compreender
as características dos processos artísticos coletivos e colaborativos teatrais?
2. Nesses processos, a função dos
profissionais se modifica? Comente.
3. Como o uso das tecnologias e
recursos digitais mudou o modo de acessar, apreciar, produzir, registrar e
compartilhar práticas e repertórios artísticos? Justifique?
4. De que maneira podemos acessar,
apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos
de modo reflexivo, ético e responsável?
5. É prática comum, antes do início de um
espetáculo teatral, os responsáveis avisarem se o espetáculo pode ser
fotografado ou filmado. Porém, muitas pessoas desobedecem esse aviso,
registrando e publicando cenas em redes sociais. Qual é sua opinião sobre o
fato? Quais soluções você indicaria para resolver esse problema?
Etapa 2
Assista a aula do CMSP no seguinte
link
https://www.youtube.com/watch?v=P5JwkGoLyMw
Etapa 3
Assista também a aula do CMSP no
seguinte link
https://www.youtube.com/watch?v=LhgggVC1IhQ
ATENÇÃO
- Realizar atividade e enviá-la NO
E-MAIL professoradaniela.montessori@gmail.com - NÃO ESQUEÇA, POR FAVOR, DE COLOCAR SEU
NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE
- EM CASO DE DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL
COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME
ENCAMINHARÁ E EU O RESPONDEREI)
- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL
A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO
ESQUECENDO DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE, DIZENDO TAMBÉM QUE É DA
MATÉRIA ARTE.
Atividade
de Arte – etapa 1, 2 e 3
7º
ano - Profa. Daniela
Etapa 1
Reflita e responda as seguintes
questões:
Há sempre um encantamento quando
assistimos os espetáculos de marionetes ou Teatro de Bonecos; ou, ainda, os
mamulengos ou teatro de fantoches, como é habitualmente chamado o Teatro de
Formas Animadas na escola. Participe da atividade expondo o que você sabe sobre
improvisação teatral, jogo cênico, construção de movimento (manipulação) e
vocais de personagens – “seres animados-inanimados” do Teatro de Formas
Animadas.
1. O que você imagina que seja um
Teatro de Formas Animadas?
2. Você já assistiu a algum espetáculo em que
as histórias eram contadas por meio de bonecos? Se a resposta for sim, qual?
Onde foi (escola, internet, teatro, etc.)?
3. Para você, como é a criação de
um boneco-personagem? De que modo o boneco “ganha vida” no palco?
4. Você já criou algum fantoche,
marionete ou boneco para fazer Teatro de Animação? Quais materiais utilizou?
5. Existe em seu bairro, cidade ou região,
cursos de Teatro de Animação? Onde acontece o curso?
6. Geralmente escolas, igrejas, centros
culturais e/ou projetos sociais promovem várias atividades por meio do Teatro
de Animação. Você já participou de algumas dessas atividades? Comente
Etapa 2
Assista a aula no CMSP no seguinte
link
https://www.youtube.com/watch?v=GVQfZAC9MGQ
Etapa 3
Assista a também a seguinte aula no
CMSP no link
https://www.youtube.com/watch?v=15X9S_y1oPQ
ATENÇÃO
- Realizar atividade e enviá-la NO
E-MAIL professoradaniela.montessori@gmail.com - NÃO ESQUEÇA, POR FAVOR, DE COLOCAR SEU
NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE
- EM CASO DE DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL
COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME
ENCAMINHARÁ E EU O RESPONDEREI)
- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL
A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO
ESQUECENDO DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE, DIZENDO TAMBÉM QUE É DA
MATÉRIA ARTE.
-
2° Ano E Biologia Profa Solange Período para entrega: Até 28/10/2020 4° Bimestre: Unidade Temática: DNA- Tecnologias de Manipulação do DN...
-
Exercícios de fixação 1) Use MAL ou MAU: a) Antônio sempre foi um mau elemento. b) Na luta contra o mal , devemos nos lemb...
-
Atividades - Correção 1.Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. ...