segunda-feira, 23 de março de 2020

Atividade de quadrinhos da Turma da Mônica para meus alunos do 6º ano A, 6º ano B, 6º ano C. Professor Clayton – Língua Portuguesa


Atividade de quadrinhos da Turma da Mônica para meus alunos dos 6º anos.

Professor Clayton – Língua Portuguesa

Sugestões de quadrinhos e vídeos no link abaixo:

http://www.youtube.com/channel/UCV4XcEqBswMCryorV_gNENw

Só copiar este link e colar na barra de busca.


Parte das atividades, destinada aos alunos do 2ºA (Ensino Médio). Professor Clayton - Língua Portuguesa / Literatura.


Professor: Clayton – Língua Portuguesa

Esta é uma parte do conteúdo destinado aos meus alunos do 2º Colegial A.

Seguindo o Currículo do Estado de São Paulo para o Ensino Médio, consultem o material que entreguei para cada um de vocês, que anexaram em seus cadernos (folha frente e verso: Literatura – Romantismo / páginas: 10, 11, 12, 13, 14, 15) e respondam as questões (páginas: 16 e 17) a seguir:

Releia atentamente o texto

      1)      Que acontecimentos históricos estão intimamente relacionados com o advento do Romantismo?
 2)   Qual a posição dos românticos em relação à obediência a regras e modelos?
      3)      Que estilos de época precederam o Romantismo?
      4)      Identifique a característica Romântica predominante em cada um dos seguintes textos:

a)      “Eu sei como este mundo ri d’escárnio,
Deste aéreo sonhar da fantasia.
Eu sei... P’ra cada crença de noss’alma,
Ele tem uma frase de ironia...
Ah! Deixai-me guardar o meu segredo:
Deste riso cruel eu tenho medo...”  (Castro Alves)

b)      “Minha terra tem palmeiras
Onde canta o sabiá;
As aves que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores...”   (Gonçalves Dias)

c)       “Uma noite, eu me lembro... Ela dormia
Numa rede encostada molemente...
Quase aberto o roupão... solto o cabelo
E o pé descalço no tapete rente.”   (Castro Alves)

d)      “Quem és tu, quem és tu, vulto gracioso,
Que te elevas da noite na orvalhada?
Tens a face nas sombras mergulhada...
Sobre as névoas te libras vaporoso...”   (Castro Alves)

e)      “Sonho-me às vezes rei, nalguma ilha,
Muito longe, nos mares do Oriente,
Onde a noite é balsâmica e fulgente
E a lua cheia sobre as águas brilha...”   (Antero de Quental)

f)       “Por isso, ó morte, eu amo-te e não temo:
Por isso, ó morte, eu quero-te comigo.
Leva-me à região da paz horrenda,
Leva-me ao nada, leva-me contigo.”   (Junqueira Freire)

g)      “Basta de covardia! A hora soa...
Voz ignota e fatídica revoa,
        Que vem... Donde? De Deus,
A nova geração rompe a terra,
E qual Minerva armada para a guerra,
        Pega a espada... olha os céus.”   (Castro Alves)

h)      “E se eu a vejo nos saraus ruidosos,
          C’roada de beleza,
E a sombra da tristeza irresistível
Tingir-lhe o rosto, e desbotar-lhe o riso;
Na mulher, que os outros vêem, descubro o anjo
Que as asas d’oiro, que perdeu, lamenta! ”   (Gonçalves Dias)


·         Observação : Este exercício está escrito com linguagem literária, a escrita literária difere da escrita gramatical, portanto não há nada errado. Respondam em folha de almaço.

2°E - Gramática vídeo aula sobre classificação dos substantivos



Assistir ao vídeo aula - conteúdo já visto em sala
 



3°A,B,C,D Exercícios com tipos de sujeito


 Exercícios sobre tipos de sujeito - copiar e responder no caderno
1.Relacione as orações com os tipos de sujeito:
a) ( ) Choveu muito ontem à noite.
b) ( ) Cantar faz bem para a alma.
c) ( ) As chaves e as malas da Joana já estão no carro.
d) ( ) Não encontraram o culpado.
e) ( ) Perdi o voo.
I. Sujeito composto.
II. Sujeito oculto.
III. Oração sem sujeito.
IV. Sujeito indeterminado.
V. Sujeito simples.

2.Identifique os sujeitos das orações a seguir e classifique-os:
a) A festa continuou madrugada a fora.
b) Encerrou satisfeito a reunião o diretor da empresa.
c) Bateram no meu carro.
d) Faz muitos anos que ele partiu.
e) Estudo e dedicação são essenciais para a aprovação.

 3.“Nunca me faltou ajuda nas dificuldades”. Qual é o sujeito e o tipo de sujeito dessa oração?
a) ( ) Nunca / Sujeito simples.
b) ( ) Dificuldades / Sujeito simples.
c) ( ) Ajuda nas dificuldades / Sujeito composto.
d) ( ) Ajuda / Sujeito simples.
e) ( ) Sujeito indeterminado.

4.(TJ-SC-2010) Na oração “Trabalhar no Tribunal de Justiça é um grande desejo meu”:
a) ( ) O sujeito é “trabalhar”.
b) ( ) O sujeito é oculto: eu.
c) ( ) É uma oração sem sujeito.
d) ( ) O sujeito é indeterminado.
e) ( ) O sujeito é “Tribunal”.

5.(TJ-SC-2008) Há sujeito indeterminado em:
a) ( ) Não deve haver problemas com a sua contratação.
b) ( ) Precisa-se de mais computadores no escritório.
c) ( ) Dê-se ciência às partes da decisão.
d) ( ) Alugam-se apartamentos.
e) ( ) É preciso entrar com novo recurso.



3°A,B,C,D Revisão gramática tipos de sujeito


Revisão aula tipos de sujeito  assista ao vídeo aula


2°E Português Literatura Romantismo



Assistir ao vídeo aula sobre Romantismo ( revisão conteúdo visto em sala)

Primeira parte das atividades de Língua Portuguesa (para os 6º anos: A,B,C). Professor Clayton.


Professor: Clayton – Língua Portuguesa

Esta é a primeira parte do conteúdo destinado aos meus alunos das turmas:

6º ano A,
6º ano B,
6º ano C.

De acordo com o Currículo Paulista, pesquise na Internet e responda as questões a seguir:

  1) O quê é um “conto”?
  2) O quê é “foco narrativo”?
  3) O quê é “pronome”? Dê 4 exemplos.
  4) O quê é “pretérito”? Dê 4 exemplos.
  5) O quê são “Figuras de linguagem”?
  6) O quê é “antítese”? Dê 4 exemplos.
  7) O quê é “onomatopeia”? Dê 4 exemplos.
  8) O quê é “metonímia”? Dê 4 exemplos.
  9) O quê é “personificação”? Dê 4 exemplos.
10) O quê é “metáfora”? Dê 4 exemplos.


                                                                            "Obedeçam suas mães!"