Prof. Sandro R. Espinoli Série: 8°B e 8°C
Matéria: Língua Portuguesa
O que é texto?
Texto é unidade comunicativa w corporificado em algum gênero textual. Esses gêneros são os textos materializados encontrados em nosso cotidiano. Eles apresentam características sociocomunicativas definidas por seu estilo, função, conteúdo e canal de propagação.
Conceito de charge
Charge é um tipo de cartum (maneira de omitir opinião sobre os acontecimentos do dia dia). Tem por objetivo a crítica humorística de um fato social. Por isso, para poder compreender, é necessário conhecer o assunto a que ele se refere.
Implícitos:
Em um texto, existe informações e sentido que não são percebidos pelos significados das palavras, mas sim por dados de contextos em que o texto está inserido (damos o nome de inferência), e mesmo por dados fornecidos pelo próprio texto. Essas informações recebem o nome de implícitos, e são fundamentais para boa e correta interpretação do texto. Dois tipos de enunciados implícitos:
Pressupostos são informações implícitas que são marcadas lexicalmente na frase. Essas informações implícitas decorrem de palavras contidas nas frases – marcadores de pressuposição.
Exemplos:
André é meu filho mais esperto. (pressuposto de que André tem mais irmãos espertos)
Raimunda continua emagrecendo. (pressuposto de que Raimunda está emagrecendo algum tempo)
Subentendidos são insinuações não marcadas lexicalmente. São produzidas durante a interação, por um conhecimento compartilhado entre os interlocutores.
Exemplo:
Está um calor insuportável aqui dentro. (a informação implícita abre a janela ou ligue o ar, não é inferida por nenhuma marca lexical presente no enunciado, mas decorre de um raciocínio feito pelo enunciatário sobre o que está expresso).
1) Leia a charge e responda à questão:
Que tipo de crítica faz a charge?
e-mail: espinoli2020@bol.com.br
A próxima postagem será no dia 09 de junho de 2020 - terça-feira.
- 1
- 1°F
- 1°F PORT
- 1ª série A
- 1ª série B
- 1ª série C
- 1ª série D
- 1ª série E
- 1ª série F
- 1F
- 2 série A
- 2° Série E
- 2°A tecnologia
- 2°B
- 2°B TECNOLOGIA
- 2°C
- 2°D
- 2°D TECNOLOGIA
- 2ª série B
- 2ª Série C
- 2ª série D
- 2ª série E
- 2C
- 3ª série A
- 3ª série B
- 3ª série C
- 3ª série D
- 6° E 7° ANOS ELETIVAS CULTURA REGIONAL. PROFESSORA ANA PAULA
- 6º ano A
- 6º ano B
- 6º ano C
- 7 A
- 7A
- 7c
- 7º ano A
- 7º ano B
- 7º ano C
- 7ºB
- 7ºC
- 8 B
- 8° e 9° anos eletivas oficina ortográfia
- 8º
- 8º A
- 8º ano A
- 8º ano A 8º ano B
- 8º ano B
- 8º ano C
- 8º B
- 8º B C
- 8º C
- 8º e 9º Ano.
- 9º ano A
- 9º ano B
- AAPs - EF - 6º 7º 8º e 9º Anos EM - 1º 2º e 3º
- Avisos Coordenação
- B
- C
- D
- Direção
- Eletiva Áudio Visual
- ELETIVA BIBLIOTECA
- Eletiva Cultura Regional 6º e 7º anos
- Eletiva de Biblioteconomia - Ensino Médio
- Eletiva de Cinema - Ensino Médio
- Eletiva de Eventos - Ensino Médio
- Eletiva de Fotografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Ortografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Reciclagem/Revitalização - 6º e 7º anos
- Eletiva de Teatro - Ensino Médio
- Eletiva de Técnicas de Redação para o Enem - Ensino Médio
- Eletiva Empreendedorismo - 8º e 9º anos
- Eletiva Feminícidio - Ensino Médio
- Eletiva Laboratório de Matemática - 8º e 9º anos
- Eletiva Laboratório de Matemática - Ensino Médio
- Eletiva Quadrinho - HQ - Ensino Médio
- Eletiva turismo
- Grêmio Estudantil
- PROFESSORA: DEBORAH
- PROFESSORA: MARIA MARLI
- PROFESSORA: MARIA MARLI 3º
- PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA 7ºB
- PROFESSORA: MARIA MARLI- 1º
- PROFESSORA:DEBORAH
- PROFESSORA:MARIA MARLI
- Projeto de Vida Protagonismo Juvenil
segunda-feira, 8 de junho de 2020
ELETIVA HISTORIA E CINEMA (ADRIANO)
O que define uma produção ser um “curta”, “média” ou
“longa” metragem?
Saber definir se um filme é, ou não, um “curta” ou “longa” é uma
dúvida bem comum. Vários veículos, impressos e digitais, anunciam alguns
títulos como sendo um “curta” ou um “longa”, mas quando lê um artigo assim,
sabe do que está se referindo?
Se a sua resposta foi sim, sem a necessidade de pesquisa, parabéns!
Muito provavelmente você deve trabalhar na produção de vídeos e filmes, além de
fazer parte de uma parte muito pequena da população que sabe diferenciar este
conceito. Mas se a resposta para a pergunta acima foi negativa, este artigo é
para que entenda o que a definição estabelece.
Antes de esclarecer os conceitos é imprescindível dizer que o
“tamanho” da produção de um filme é dependente unicamente de três fatores:
·
Complexidade;
·
Recursos financeiros;
·
Ambiente de projeção (imaginando que seja
um cinema).
Por isso cabe aos produtores ponderarem sobre estes três pilares e
estabelecer qual a duração que a obra terá. A qualidade depende da maneira que
os produtores irão seguir dos principais conceitos de produção como
enquadramento, composição fotográfica, roteiro, edição, etc.
A nomenclatura de “curta”, “longa” e “média” está ligado ao tamanho
dos rolos de filmagem. Até pouco tempo atrás grande parte dos filmes eram
feitos em película e eram comercializadas em rolo. Quanto maior a duração dos
filmes, maior a quantidade de rolos para filmar uma produção. Quando editado e
finalizado, o filme gerava um “rolo com X metros”. A partir disso criou o
conceito do “tamanho” de um filme por sua “metragem” ocupada.
Curta
metragem
Um filme curta-metragem, por definição, tem menos de 30 minutos de
duração. Desta maneira uma produção “curta” pode ser de até 30 segundos. Não
importa se foi gravada com câmera de celular em um quarto escuro e postado na
Internet, ou filme feito em película, numa montanha linda, com 1.000 figurantes
e dezena de atores. Cada produção exige um tipo diferente de elaboração e uma
quantidade diferente recursos (leia-se dinheiro e profissionais trabalhando).
Nesta categoria de curta-metragem, encontra-se grande parte dos
filmes outdoor da atualidade. Isso porque maioria deles são veiculados em
festivais de filmes de montanha e, posteriormente, disponibilizados na internet.
Um curta-metragem é o início de todo e qualquer produtor para experimentar
linguagens e aprimorar técnicas. Para quem quer produzir algo grandioso é, sem
sombra de dúvida, uma oportunidade de vivenciar uma produção e acumular um bom
volume de experiência. Mas lembre-se: para realizar um filme de qualidade é
necessário realizar vários, não somente um.
Média
metragem
Um filme média-metragem é, por definição, uma produção que tem
entre 30 e 69 minutos de duração. Naturalmente, esse tipo de produção exige uma
produção maior e, consequentemente, mais trabalhosa. O média-metragem, até
pouco tempo atrás, tinha uma abertura maior para ser exibido na televisão (que
exigia parâmetros como faixa etária e duração máxima de 52 minutos). Atualmente
com plataformas de streaming se firmando no mercado (anunciando o fim de alguns
canais a cabo) estes valores podem ser mais maleáveis.
Longa
metragem
Um filme longa-metragem é, por definição, uma produção com mais de
70 minutos (1h10min) de duração. Por razões óbvias é o tipo de produção que
mais trabalho envolve, com um número muito grande de pessoas. Portanto sem uma
equipe razoavelmente grande, além de bom tempo disponível para gravações e,
como tudo nos dias atuais, dinheiro é quase impossível produzir um longa de
qualidade. Nos dias atuais, que pessoas não gastam muito tempo editando cenas
desnecessárias, vários “médias” tornam-se “longas” por imperícia dos
produtores.
FONTE:https://blogdescalada.com/filmes-outdoor-o-que-define-uma-producao-ser-um-curta-media-ou-longa/
Documentário
Ø
O que é documentário?
Documentário é um gênero do cinema que
tem como objetivo a apresentação de uma visão da realidade por meio da tela. Para
isso, esse gênero utiliza-se de arquivos históricos, imagens, entrevistas com
pessoas envolvidas e outros recursos, permitindo que ele seja construído ao
longo do processo de sua produção e somente seja finalizado com a edição.
Assim, apesar de possuir um roteiro, o documentário não é escrito ou planejado,
e sim construído processualmente de forma criativa e nem sempre fidedigna à
realidade.
Como se produz um documentário?
A produção de um documentário é constituída de etapas que englobam
determinadas atitudes antes,
durante e depois das filmagens.
Antes das filmagens:
Ø Definir
o tema a ser abordado;
Ø Estabelecer
o público-alvo;
Ø Pesquisar
sobre o tema escolhido;
Ø Elaborar
um pré-roteiro, especificando as cenas, depoimentos e relatos necessários;
Ø Elaborar
contratos e declarações para a concessão de imagens e direitos;
Ø Agendar
as gravações.
Durante
as filmagens:
Ø Gravar
as cenas nos cenários estabelecidos de acordo com o pré-roteiro;
Ø Gravar
as entrevistas com as pessoas escolhidas;
Ø Gravar
os depoimentos preestabelecidos;
Ø Verificar
se as cenas, entrevistas e depoimentos gravados estão de acordo com o
pré-roteiro e com o objetivo do documentário;
Ø Fazer
as gravações que faltam para a construção do documentário.
Após
as filmagens:
Ø Edição
das gravações com um roteiro da organização do documentário que contenha uma
descrição detalhada das informações necessárias, como imagens, falas e
créditos;
Ø Colocar
as imagens que foram citadas ao longo do roteiro de organização;
Ø Edição
das imagens na sequência estabelecida pelo roteiro de organização;
Ø Verificação
final.
Após esse longo processo de construção, a última coisa a ser feita é a publicação e a
divulgação do trabalho. Isso pode ser realizado por meio da
exibição do filme e da disponibilização na internet.
Recursos
Por possuir uma maior liberdade de construção, o autor do
documentário pode utilizar-se de alguns recursos nesse processo, como:
Ø
Presença de um locutor (personagem ou
narrador);
Ø
Construção do documentário apenas com
depoimentos;
Ø
Contar a história por meio da
reconstituição dos fatos;
Ø
Presença de personagens para uma maior
dramaticidade;
Ø
Apresentação de documentação histórica
que comprove os fatos, etc.
POR: Mariana Rigonatto,
CARACTERÍSTICAS
PRINCIPAIS:
- Curta Metragem: duração inferior ou igual a 15 minutos;
- Média Metragem: duração superior a quinze minuto e igual ou inferior a 70 minutos;
- Longa Metragem: duração superior a 70 minutos;
- Obra Seriada Não Titulada: produzida em capítulo que são identificados; apenas por numeração sequencial (ex: capítulo 1, capítulo, 2, etc.);
- Obra Seriada Titulada: produzida em episódios que possuem título próprio;
- Minissérie: mínimo de 3 capítulos e máximo de 26 capítulos com duração máxima de 1300 minutos;
- Telefilme: duração mínima de 50 minutos e máxima de 120 minutos para primeira exibição em meios eletrônicos;
- Documentário:
Documentário
A.
Construção do documentário apenas com
depoimentos;
B.
Construção do documentário apenas com
depoimentos;
C.
Contar a história por meio da reconstituição
dos fatos;
6º Anos: A,B,C (Clayton - Português) Devolutiva da atividade do dia: 14/05/2020
Correção / devolutiva da atividade do dia: 14 de maio de 2020 (quinta-feira)
1.
Indique o tipo
de discurso ( direto ou indireto), empregados nos textos abaixo:
a) Quando o pai chegou, perguntou à mulher quem
quebrara o vidro e a mulher disse que foi o Pedrinho.
R: discurso indireto
b) Ele prometeu experimentar, mas só se eu
ficasse vigiando; eu disse que vigiaria, mas ele disse que só começava depois
que eu jurasse. Não vi mal nenhum disse que jurava.
R: discurso indireto
c) - Alô, é do manicômio?
- Não, senhor, deve ter havido algum engano, nosso telefone só vai ser
instalado na próxima semana.
R: discurso direto
d) Jesus Cristo disse “Nem só de pão viverá o homem”
(mateus, cap. 4).
R: discurso indireto - o uso de aspas , também,
poderá marcar o discurso direto.
6º Anos A,B,C (Clayton – Português) Correção da atividade do dia: terça-feira, 12 de maio de 2020
Atividade aos 6ºAnos: A,B,C (Português - Clayton)
Correção
dos exercícios de Ortografia
1 – Complete
as frases a seguir com “mau” ou “mal”.
a) O homem mau humorado sofre de problema cardíaco.
b) Você realizou uma pintura mal feita.
c)
Seu
trabalho foi mal sucedido.
d) Ele sempre foi um mau profissional.
e) Ela causou um mal estar em todos daquela reunião.
f)
Acredito
que ele fez um mau negócio.
g) Mal chegou na casa e quis bagunçar
tudo.
h) O mau
aluno nunca faz as lições de português.
i)
Você irá
ao dentista por bem ou por mal.
j)
Ela fez mau uso do material didático.
Regra: O
contrário de mau é bom
/ o contrário de mal é bem
2 – Complete as frases a seguir com: r, rr, s, ss, z, x, s, sc, xc, m, n.
a) Enrascada
b) I rritado
c)
Consciência
d) Exilado
e) Exótico
f)
Combate
|
g) Assassino
h) Intolerância
i)
Consciente
j)
Exonerado
k) Correspondência
l)
Azarado
|
m) Azarão
n) Freguesia
o) Freguês
p) Assinatura
q) Enrustido
r)
Honrado
|
Regras:
- Antes de
de “p” e “b” se usa: “m”.
(exemplo: “embarcação”)
- Depois de “n” se usa: “r” . (exemplo: “enroscado”)
Assinar:
Postagens (Atom)
-
2° Ano E Biologia Profa Solange Período para entrega: Até 28/10/2020 4° Bimestre: Unidade Temática: DNA- Tecnologias de Manipulação do DN...
-
Exercícios de fixação 1) Use MAL ou MAU: a) Antônio sempre foi um mau elemento. b) Na luta contra o mal , devemos nos lemb...
-
Atividades - Correção 1.Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. ...