sexta-feira, 11 de setembro de 2020

ARTE PROFESSORA ANA CARLA 3ºS ANOS

 


ASSISTAM A VÍDEO AULA DO CMSP E PESQUISEM SOBRE “COMO ELABORAR UM PODCAST”.

 

https://www.youtube.com/watch?v=nLSQcJvP5ok

 

Enviar a atividade para : analis71@gmail.com até o dia: 18/09/20 com NOME Nº SÉRIE ATIVIDADE: PESQUISA PODCAST.

 

PARA DÚVIDAS, ACESSEM O GRUPO DO FACEBOOK:  ARTE.PROFESSORA ANA. EE MARIA MONTESSORI

ATENÇÃO ALUNOS!!!!! COMUNICADO IMPORTANTE!

ATENÇÃO!!!

OS ALUNOS ABAIXO LISTADOS ESTÃO INSCRITOS NA ELETIVA DE FOTOGRAFIA E, ATÉ O MOMENTO, NÃO ENVIARAM ATIVIDADES.

PROF. ANA CARLA



8ºA

GUILHERME SORDILLE

HILARY SANTOS

RIAN ALMEIDA


8ºB

CARLOS HENRIQUE

ELOAH

FERNANDO CRISTOVAM

GABRIEL TAVARES

GIOVANNA MARCELINO

KAYKE XAVIER


8ºC

ISABELA MELO

MATHEUS CASTRO

MATHEUS BERTOLUZZI

NICOLE DAMASCENO

SOPHIA LOREN

VITORIA TEIXEIRA

WARA GABRIELA


9ºA

GISELLE CHAGAS

LUIS JESUS

LUIZ GUSTAVO

MARIA VITORIA BEZERRA

MARIANA MONTEIRO

MARIANA TORRES

THAIS MICHELE


9ºB

MARIO RODRIGO

NICOLY MARQUES

PAOLA COUTO

RAQUEL SANTOS ALVES

RAYANNE PAULA

SAMUEL GUNTHER





PROJETO DE VIDA PROFESSORA ANA CARLA 9ºA

 

TEMA:

MAPA PARA O FUTURO

HABILIDADES TRABALHADAS:

RESPONSABILIDADE, ORGANIZAÇÃO E DETERMINAÇÃO

 

OBJETIVOS:

APOIAR OS ESTUDANTES NO PLANEJAMENTO, NA ORGANIZAÇÃO DOS ESTUDOS E NO DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE ESTUDO COLABORATIVO.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

 

ASSISTIR A VÍDEO AULA DO CMSP E REALIZAR NO CADERNO DO ALUNO VOLUME 3 A ATIVIDADE DA PÁGINA 66(Quadro de Aprendizagem)  E AS SEGUINTES QUESTÕES DA PÁGINA 67:

• Quais são seus componentes curriculares de maior interesse?

• A partir da avaliação do seu Quadro de Aprendizagens, em qual deles é importante focar

para aprender cada vez mais? Por quê?

 

Vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=EjHYXq6pIpc

 

 

Enviem perguntas e respostas para o e-mail: analis71@gmail.com  até o dia 18/09/20. NOME NÚMERO SÉRIE – PROJETO DE VIDA

Para dúvidas , façam parte do grupo do Facebook: ARTE. PROFESSORA ANA. EE MARIA MONTESSORI.

 

 

 


ARTE PROFESSORA ANA CARLA 2ºS ANOS

 

oLÁ aLUNOS!!




OBJETIVOS:

CONHECER O JINGLE E SUAS UTILIZAÇÕES NA PUBLICIDADE

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

ASSISTIR ATENTAMENTE A VÍDEO AULA DO CENTRO DE MÍDIAS . ELA SERÁ IMPORTANTE PARA REALIZARMOS A ATIVIDADE DA PRÓXIMA SEMANA.

 

https://www.youtube.com/watch?v=d2io_gwVzY8

 



Bons Estudos! 
Prof Ana 

ARTE PROFESSORA ANA CARLA 1ºS ANOS

 Olá Alunos

CONHECENDO A FORMA DE CANTO : CORAL

CONHECER AS DIFERENTES VOZES E POSSIBILIDADES EM CANTO.

 

ASSISTAM A VÍDEO AULA ABAIXO COM ATENÇÃO PARA REALIZARMOS UMA ATIVIDADE SOBRE O TEMA QUE SERÁ O CONTEÚDO DA PRÓXIMA SEMANA 


 


https://www.youtube.com/watch?v=9nrBuJbbMVc


Bons Estudos! 

Prof Ana

 Prof. Sandro R. Espinoli

Matéria: Língua Portuguesa                    Série: 8°B e 8° C

e-mail: espinoli@2020.com.br

Alunos e alunas,

Nesta aula vamos iniciar o estudo das figuras de linguagem. Abordaremos os principais recursos linguísticos responsáveis pela criação de sentido dentro de um texto. Nesse sentido, vocês perceberão que as figuras de linguagem serão fundamentais para dar mais expressividade aos textos.

Esse assunto será abordado em duas aulas. Nessas aulas será colocado o conteúdo das figuras de linguagem. Em seguida, faremos alguns exercícios.


COPIE O CONTEÚDO NO CADERNO!


Figuras de linguagem 

 São recursos empregados para transformar o conteúdo das mensagens. 

 Promovem algum tipo de efeito expressivo dentro da sentença. 

 Estão associadas à chamada função poética da linguagem. 

 Não ficam restritas à Literatura.

Há uma proposta para dividir as figuras de linguagem entre figuras de som, figuras de pensamento e figuras de construção. Vejamos de maneira simples e direta algumas das mais relevantes. Figuras de Pensamento: em que se busca explorar o significado dos termos empregados nas sentenças. 

Metáfora: trata-se de um tipo de comparação subentendida, sem utilizar conjunções comparativas. Ex.: A corrupção é um câncer. 

Ex.: Meu aluno é fera. 

Nesse esses exemplo, notamos que há um tipo de comparação que se faz de maneira subentendida, sem empregar um elemento comparativo direto – como uma conjunção comparativa. 

Metonímia: trata-se de um tipo de substituição com efeito expressivo. 

Alguns exemplos de metonímia são: 

a) De parte pelo todo: Todos os olhos da sala me olhavam. (Os olhos representam as pessoas) 

b) Continente pelo conteúdo: Bebeu duas garrafas de conhaque. (A garrafa contém o conhaque) 

c) Autor pela obra: Eu nunca havia lido Tomás Antônio Gonzaga. (Lê-se a obra, não o autor) 

d) Marca pelo produto: Eu tive de comprar uma Gilette. (O produto é a lâmina de barbear. Gilette é a marca)

Gradação: trata-se de uma sequência de palavras em ordem crescente ou decrescente que é empregada para atingir um sentido expressivo. 

Ex.: O bebê, a criança, o jovem, o adulto, o idoso representam todas as fases da vida que ele perdeu.


Antítese: consiste na tentativa de aproximar palavras com sentidos contrários, a fim de criar um sentido específico.

 Ex.: 

“Nasce o Sol, e não dura mais que um dia, 

Depois da Luz se segue a noite escura, 

Em tristes sombras morre a formosura, 

Em contínuas tristezas a alegria. (Gregório de Matos) 

Note que no segundo  verso encontramos uma antítese.

Paradoxo: trata-se da figura que apresenta uma construção que contraria a lógica pela tentativa de fundir ideias contraditórias. (as palavras opostas ocorrem simultaneamente) 

Ex.: Esse cara já nasceu morto. (Se nasceu morto, não nasceu. Aí reside a construção ilógica) 

Ex.: Dinheiro não é tudo, mas é cem por cento. 

Eufemismo: trata-se da figura de linguagem em que se explora a tentativa de atenuar uma expressão que poderia parecer rude ou desagradável. 

Ex.: Depois de muita luta, Amadeu – finalmente – descansou. (para atenuar a mensagem de que morrera). 

Ex.: Acho que eu não sou muito arrumado para que ela me note. 

Hipérbole: figura que consiste na construção de uma expressão exagerada propositalmente, com sentido expressivo. 

Ex.: morrer de fome, 

chorar um rio de lágrimas, 

trabalhar até desmaiar etc


PRÓXIMA POSTAGEM - 14 DE SETEMBRO DE 2020.

COPIE NO CADERNO. 





BIBLIOTECA - AULA 2 - 11.09 ELETIVA

 


                       AULA 2 - O QUE É BIBLIOTECONOMIA


Biblioteconomia é uma área interdisciplinar e multidisciplinar do conhecimento que estuda as práticas, perspectivas e as aplicações de métodos de representação, e gestão da informação e do conhecimento, em diferentes ambientes de informação, tais como bibliotecas, centros de documentação, e centros de pesquisa.


BIBLIOTECONOMIA...SAIBA TUDO SOBRE ESSA PROFISSÃO:

    Sabe quando você precisa achar aquela “brusinha” no meio do caos que é o seu quarto? Você não acharia muito mais fácil se as suas roupas fossem organizadas por cor, parte do corpo e estações do ano?

Eu também!

Obs.: Aceito indicações de quem faça isso.

Mas o que a Biblioteconomia tem a ver com a bagunça do meu quarto?

    É que a função do profissional da Biblioteconomia é quase como arrumar um quarto. A diferença é que ele faz isso com uma coisinha bem bacana chamada informação. Inicialmente, a função do bibliotecário era classificar, catalogar e organizar livros de um acervo, preservar e espalhar o conhecimento humano. Hoje, por causa da tal da tecnologia, a profissão avançou ainda mais.

    O bibliotecário agora também cuida da informação em qualquer suporte, inclusive digital, criando banco de dados e fazendo a mesma coisa que fazia com os livros, mas com arquivos digitais.

O Perfil de um Bibliotecário

O bibliotecário precisa, antes de tudo, ser uma pessoa organizada – se você é desorganizadão mas pira em seguir essa carreira, relaxa. O curso te ajuda a desenvolver essa habilidade.

    No mundo da Biblioteconomia, as regras foram feitas para serem SEGUIDAS. Portanto, o bibliotecário tem que ser metódico, ou seja, seguir as normas e regras criadas à risca. Além disso, o profissional precisa saber lidar com o galerão.

    Imagina se um estudante entra desesperado em uma biblioteca achando que é festinha e não sabe onde é a saída. BRINCADEIRA! A galera vai lá em busca de informação, logo, o profissional que é responsável por toda essa informação precisa conseguir ajudar essas pessoas.

O Curso de Biblioteconomia

    O curso de biblioteconomia dura no mínimo 3 anos. Durante a graduação, os alunos têm matérias de introdução à economia, contabilidade e até marketing. Se tiverem interesse, depois da facul podem fazer um mestrado e até um doutorado pra dar aulas em cursos técnicos de biblioteconomia e em universidades e faculdades.

Segundo o MEC (Ministério da Educação), os assuntos que os alunos encontram no curso de Biblioteconomia são:

História Social do Conhecimento, das Bibliotecas, da Biblioteconomia e da Ciência da Informação; Produção e Circulação Social dos Registros do Conhecimento; Organização e Representação da Informação; Políticas de Organização; Geração e Organização de Instrumentos de Recuperação; Análise e Representação; Normas e Formatos Tradicionais e Eletrônicos; Serviços de Referência; Comunicação; Formação de Leitores; Competência em Informação; Indústria da Informação; Serviços de Recuperação e de Disseminação da Informação; Serviços de Provisão e de Acesso; Serviços de Extensão e Ação Cultural; Princípios e Evolução da Administração e da Teoria Organizacional; Formação, Desenvolvimento, Avaliação e Preservação de Coleções; Ética e Meio Ambiente;

Relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).

Pra poder ganhar o diploma, os alunos precisam fazer estágio e o famoso TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Áreas de Atuação

Análise da Informação- Essa área aqui é a mais tradicional. Nela, o bibliotecário vai fazer todo o processo de seleção, classificação e organização de um determinado acervo, que pode estar em uma biblioteca, um museu, uma galeria de arte, etc.

Consultoria e Coordenação- O profissional dessa área vai comandar desde a criação de um novo acervo até a conservação em bancos de dados e empresas públicas e privadas.

Ensino- Existem poucos cursos de licenciatura em biblioteconomia no Brasil, mas também existe essa área de atuação. O profissional pode trabalhar formando novos profissionais para o mercado, além de lecionar em outras áreas do conhecimento.

Gestão do Conhecimento- Nessa área, o profissional da biblioteconomia vai desenvolver maneiras, digitais ou não, de organizar o conhecimento de uma determinada empresa, ONG, etc. e gerenciar isso depois. O objetivo dessa organização é facilitar a propagação/divulgação do conhecimento.

Gestão de Serviços de Informação- O trabalho aqui é administrar os serviços de organização de informação (bibliotecas, bancos de dados, etc.) em lugares como centros culturais, arquivos de jornais, empresas e outros.

Normalização- O profissional da biblioteconomia vai trabalhar com a montagem de bancos de dados e vai fazer a manutenção deles, tomando como base normas e padrões internacionais de organização, como a ISO (International Organization for Standardization), que você já deve ter ouvido falar, preparar originais para editoras, trabalhar com arquitetura da informação, etc..

O Dia a Dia de um Bibliotecário

    A rotina de um profissional da Biblioteconomia gira em torno de uma palavra: ORGANIZAÇÃO. Se você não contar a área de ensino, todas as áreas de atuação de um bibliotecário se baseiam em classificar e organizar informações, o que varia é a escala ou a forma que isso é feito.     O profissional pode ser responsável pela criação e manutenção de um acervo, pela aplicação de normas e padrões de organização, gerenciar os sistemas que organizam o bagulho todo ou então gerenciar toda a operação.

    Os horários e ambientes de trabalho mudam de acordo com a empresa em que o profissional da Biblioteconomia trabalha, logo, não podemos dizer nada definitivo sobre esses assuntos.

Mercado de Trabalho

    Até 2020, todas as instituições de ensino no Brasil precisam ter um acervo de pelo menos 1 livro por aluno e são necessários pelo menos 200 mil bibliotecários para atender a esta demanda. Bom, você não vai terminar a faculdade até 2020 (Se cursar um período por vez, claro). Mas isso não significa que essa não é uma boa notícia pra você que tá pensando em fazer o curso de Biblioteconomia.

Por que?

Pelo simples fato de que todas as instituições de ensino vão precisar de pelo menos 1 bibliotecário, ou seja, mais oportunidades de trabalho espalhadas por todo o Brasil. Além das escolas, os profissionais também encontram vagas no setor de tecnologia de empresas, gerenciando bancos de dados, que na era digital em que vivemos, são muito valiosos pras empresas nos momentos de tomada de decisão, principalmente se estiverem ligados no conceito de big data, e mineração de dados para a tomada de decisão.

Existe também a possibilidade do setor público. Os bibliotecários podem trabalhar em órgãos como a Defensoria Pública da União, o Tribunal de Contas da União, Congresso Nacional, etc. União = Governo Federal (bem resumidamente).

E OS SALÁRIOS?

Antes que você leia e se emocione, lembre-se que os valores aqui são MÉDIAS, ou seja, o seu salário poder ser maior ou menor que os mostrados aqui embaixo. Segundo o site Love Mondays (que calcula médias salariais de tudo que é emprego), a média salarial de bibliotecários no Brasil é de R$3 300,00.

Mitos e Verdades

“Quem faz o curso de Biblioteconomia só trabalha com livros” MITO. Como você já leu no texto aí de cima, o bibliotecário pode trabalhar com várias coisas além de livros. Como exemplo, o profissional pode atuar gerenciando bancos de dados, no setor de tecnologia de empresas ou com big data.

“Ninguém frequenta a biblioteca hoje em dia, já que existe o Google?” MITO. As bibliotecas não vão acabar (tão cedo) por causa do Google. Vou te dar 2 motivos: Existe muita informação falsa na internet; Um livro técnico dificilmente vai ser disponibilizado por inteiro e de graça na internet. O normal é que você compre a sua versão digital. A biblioteca te dá acesso temporário a vários livros diferentes ao mesmo tempo, sem precisar comprar nenhum deles.

“Você não precisa ler todos os livros da biblioteca, mas tem que saber sobre o que falam” VERDADE. É absurdo achar que o bibliotecário leu todos os livros disponíveis em um acervo, até porque existem muitos livros técnicos, específicos pra uma determinada área. Mas é muito necessário que o profissional da Biblioteconomia saiba do que se trata cada obra, pra poder fazer o seu trabalho, que é classificar, organizar todo o acervo e fazer com que a pessoa encontre a informação que precisa.

E aí, curtiria ser um Bibliotecário?


GRATIDÃO 

PROF. TALI