sexta-feira, 11 de setembro de 2020

 Prof. Sandro R. Espinoli

Matéria: Língua Portuguesa                    Série: 8°B e 8° C

e-mail: espinoli@2020.com.br

Alunos e alunas,

Nesta aula vamos iniciar o estudo das figuras de linguagem. Abordaremos os principais recursos linguísticos responsáveis pela criação de sentido dentro de um texto. Nesse sentido, vocês perceberão que as figuras de linguagem serão fundamentais para dar mais expressividade aos textos.

Esse assunto será abordado em duas aulas. Nessas aulas será colocado o conteúdo das figuras de linguagem. Em seguida, faremos alguns exercícios.


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Figuras de linguagem 

 São recursos empregados para transformar o conteúdo das mensagens. 

 Promovem algum tipo de efeito expressivo dentro da sentença. 

 Estão associadas à chamada função poética da linguagem. 

 Não ficam restritas à Literatura.

Há uma proposta para dividir as figuras de linguagem entre figuras de som, figuras de pensamento e figuras de construção. Vejamos de maneira simples e direta algumas das mais relevantes. Figuras de Pensamento: em que se busca explorar o significado dos termos empregados nas sentenças. 

Metáfora: trata-se de um tipo de comparação subentendida, sem utilizar conjunções comparativas. Ex.: A corrupção é um câncer. 

Ex.: Meu aluno é fera. 

Nesse esses exemplo, notamos que há um tipo de comparação que se faz de maneira subentendida, sem empregar um elemento comparativo direto – como uma conjunção comparativa. 

Metonímia: trata-se de um tipo de substituição com efeito expressivo. 

Alguns exemplos de metonímia são: 

a) De parte pelo todo: Todos os olhos da sala me olhavam. (Os olhos representam as pessoas) 

b) Continente pelo conteúdo: Bebeu duas garrafas de conhaque. (A garrafa contém o conhaque) 

c) Autor pela obra: Eu nunca havia lido Tomás Antônio Gonzaga. (Lê-se a obra, não o autor) 

d) Marca pelo produto: Eu tive de comprar uma Gilette. (O produto é a lâmina de barbear. Gilette é a marca)

Gradação: trata-se de uma sequência de palavras em ordem crescente ou decrescente que é empregada para atingir um sentido expressivo. 

Ex.: O bebê, a criança, o jovem, o adulto, o idoso representam todas as fases da vida que ele perdeu.


Antítese: consiste na tentativa de aproximar palavras com sentidos contrários, a fim de criar um sentido específico.

 Ex.: 

“Nasce o Sol, e não dura mais que um dia, 

Depois da Luz se segue a noite escura, 

Em tristes sombras morre a formosura, 

Em contínuas tristezas a alegria. (Gregório de Matos) 

Note que no segundo  verso encontramos uma antítese.

Paradoxo: trata-se da figura que apresenta uma construção que contraria a lógica pela tentativa de fundir ideias contraditórias. (as palavras opostas ocorrem simultaneamente) 

Ex.: Esse cara já nasceu morto. (Se nasceu morto, não nasceu. Aí reside a construção ilógica) 

Ex.: Dinheiro não é tudo, mas é cem por cento. 

Eufemismo: trata-se da figura de linguagem em que se explora a tentativa de atenuar uma expressão que poderia parecer rude ou desagradável. 

Ex.: Depois de muita luta, Amadeu – finalmente – descansou. (para atenuar a mensagem de que morrera). 

Ex.: Acho que eu não sou muito arrumado para que ela me note. 

Hipérbole: figura que consiste na construção de uma expressão exagerada propositalmente, com sentido expressivo. 

Ex.: morrer de fome, 

chorar um rio de lágrimas, 

trabalhar até desmaiar etc


PRÓXIMA POSTAGEM - 14 DE SETEMBRO DE 2020.

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