sexta-feira, 2 de outubro de 2020

 

Let's go! Sábado temos aquele encontro...
A gente te espera no App e na TV Educação! Alunos a partir do 6° Ano e todos os professores.



#VaiLáNoApp
#estamosjuntos
#centrodemidiasp






Equipe Gestora
2020

 

PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO



Lembramos que as aulas continuam normalmente pelo Centro de Mídias, no App, TV, YouTube e Facebook!

Estamos sempre aqui para atender a todos em suas particularidades e necessidades.


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA  03/10/2020







Equipe Gestora
2020

Prof. Sandro R. Espinoli

Matéria: Língua Portuguesa                            Série: 8°B e 8°C

e-mail: espinoli2020@gmail.com.br

Alunos e alunas,

Nesta aula, vamos trabalhar com a interpretação de texto. Depois de realizarem a tarefa, ela deve ser encaminhada para o meu e-mail.  VALE NOTA PARA O 3° BIMESTRE

Obrigado.

                                                  "VAZIO CORAÇÃO"


Longa-metragem traz drama sobre cantor de música sertaneja

    Dirigido por Alberto Araújo, o longa-metragem “Vazio Coração” conta o drama do famoso cantor de música sertaneja Hugo Kari (Murilo Rosa) para reconquistar a confiança de seu pai, o embaixador Mário Menezes (Othon Bastos), que não aceita a escolha profissional do filho.

    Com canções de tom confessional, nas quais põe para fora suas aflições, Hugo chegou ao sucesso e está no auge da carreira. Tem dinheiro, shows lotados, milhares de fãs. Mas, apesar de toda a realização profissional, sua vida afetiva guarda um lado obscuro e esquecido.

    Prestes a se aposentar, o embaixador tem convicção de que nunca mais quer falar novamente com seu filho. Cabe à esposa de Hugo (Larissa Maciel) ajudar o marido no desafio de reconquistar o amor do pai.

    O cantor e a esposa fazem uma pausa na turnê a fim de se encontrarem com Mário no Grande Hotel Termas de Araxá, no qual a família passava férias quando Hugo era criança. Naquele local de fortes memórias para os dois, pai e filho tentam remontar o quebra-cabeças de uma relação fragmentada por ideais e sonhos conflitantes. E por um trágico acontecimento que os marcara para sempre.

    Filmado nas cidades de Araxá e Patrocínio, em Minas Gerais, “Vazio Coração” é o longa-metragem de estreia do diretor Alberto Araújo. A produção nacional conquistou os prêmios de Melhor Filme e Melhor Ator (Murilo Rosa) na 26ª edição do Festival de Cinema de Natal (RN), em 2013.

Disponível em: <https://tvbrasil.ebc.com.br/>. (Com cortes).





Questão 1 – Pode-se afirmar que o assunto do texto é:

(     ) o preço da fama.

(     ) a relação pai e filho.

(     ) um longa-metragem.


Questão 2 – Segundo o texto, quem “não aceita a escolha profissional do filho”?

(     ) Alberto Araújo.

(     ) o famoso cantor de música sertaneja Hugo Kari.

(     ) o embaixador Mário Menezes.

 

Questão 3 – No período “Com canções de tom confessional, nas quais põe para fora suas aflições, Hugo chegou ao sucesso e está no auge da carreira.”, as vírgulas assinalam:

(     ) a omissão de uma informação.

(     ) a intercalação de uma informação.

(     ) o deslocamento de uma informação.

 

Questão 4 – Na frase “[…] apesar de toda a realização profissional, sua vida afetiva guarda um lado obscuro e esquecido.”, o autor do texto expõe:

(     ) um fato que justifica o outro no longa-metragem “Vazio Coração”. 

(     ) um fato que se soma a outro no longa-metragem “Vazio Coração”. 

(     ) um fato que se contrasta com outro no longa-metragem “Vazio Coração”. 

 

Questão 5 – Em “[…] nunca mais quer falar novamente com seu filho.”, os termos grifados:

(     ) indicam lugar.

(     ) indicam modo.

(     ) indicam tempo.

 

Questão 6 – Releia este segmento do texto:

“Naquele local de fortes memórias para os dois, pai e filho tentam remontar o quebra-cabeças de uma relação fragmentada por ideais e sonhos conflitantes.”

Nesse segmento do texto, o autor:

(     ) conta uma parte do longa-metragem “Vazio Coração”. 

(     ) levanta uma hipótese sobre o longa-metragem “Vazio Coração”.

(     ) expressa uma opinião sobre o longa-metragem “Vazio Coração”.

 

Questão 7 – No trecho “E por um trágico acontecimento que os marcara para sempre.”, “os”:

(     ) retoma “pai e filho”.

(     ) apresenta “pai e filho”.

(     ) caracteriza “pai e filho”.

 

Questão 8 – Na passagem “[…] na 26ª edição do Festival de Cinema de Natal (RN), em 2013.”, há dois numerais que se classificam respectivamente como:

(     ) ordinal e cardinal.

(     ) fracionário e cardinal.

(     ) multiplicativo e ordinal.











PROF MARIA JOSÉ - Feminicídio

 Caros alunos, 


Segue a lista dos alunos que estão inscritos na Eletiva Feminicídio, por gentileza enviar o número do WhatsApp no email profmariajose9@gmail.com para que possa incluir no grupo.. Desde já agradeço. 


Turma

FEMINICÍDIO


PROF: MARIA JOSÉ.


   ALICIA LORRAINY MORAIS 

   ALLAN MATHIAS DOS SANTOS SILVA 

   ANA BEATRIZ SIMIAO BRANDAO

  ANA CAROLINE ALVES DE LIMA 

  ANNA FLAVIA OLIVEIRA DE ARAUJO 

  CAMILA NEVES DE LIMA 

 CASSIO NUNES 

 JOZIVANI SOUZA COSTA 

 JULIA ZENAIDE 

 JESSICA DO NASCIMENTO BORGES 

  LARISSA BATISTA 

  LEONARDO NASCIMENTO ARAUJO 

  KETLYN FRADE FEITOZA 

  MARIA LUIZA SILVA SOARES 

  MAYLEN PACHECO 

  NAHUEL FERNANDO RAMOS TICONA 

  NICOLAS AUGUSTO MORAES NASCIMENTO 

  OLIVIA BIANCHI 

 MARCELLA VICTORIA DE SOUZA DOS SANTOS 

 RAISSA APARECIDA ARAUJO DA SILVA   

 RENAN JESUS SANTOS

VIMAEL ANILSON MALLQUI MAMANI 

VITOR LAURENTINO MATEUS 

DANIELLY LOPES VILASBOAS 

STEFFANY FERNANDES DE OLIVEIRA   

 VITORIA CAROLINE QUEIROZ SABINO SANTANA   

WILLIAM RUDNEI DE OLIVEIRA JUNIOR 

 YUDITH EVELYN MAMANI ARGANDONA 

 MIGUEL PAES DE CARVALHO

CARLOS HENRIQUE

CAIO P SOUZA.

CAIO ARAÚJO.

BRENDA PORTO

JULIA DOS SONTOS 

MARIANE CASTRO.

MILENA FABIANA RIBEIRO MELO 

MARIA LUIZA SILVA SOARES 

NAOMY DOS SANTOS CRUZ .




Professor:  Sandro R. Espinoli

Matéria: Inglês                                   Série: 2E

e-mail: espinoli2020@bol.com.br

Alunos e alunas,

O 3° bimestre está acabando. Portanto, vamos  realizar uma atividade valendo nota.


                               ATIVIDADE VALENDO NOTA PARA O 3° BIMESGTRE

1- Preencha as lacunas com o Past Continuous dos verbos em parênteses.

a) She -------- (watch) TV when he called.

b) When the prhone rang, they --------(write) a letter.

c) He ------ (study) while she -------(make) dinner.

ELETIVA DE TEATRO - SEGUNDO SEMESTRE - PROFESSORA REBECA - AULA 8

 Bom dia, 

Segue o link para acesso do vídeo explicativo e do documento PDF com texto e questões. Lembrando que nas eletivas o que conta para a avaliação é a sua participação, a qual será medida a partir da entrega das atividades propostas semanalmente. As atividades propostas podem ser entregues em qualquer momento do curso. Estou a disposição para dúvidas.

 https://drive.google.com/drive/folders/1YZhdv75VrSvLRrdMIxccFjSZuKA1g1Uh?usp=sharing

Façam download do vídeo para conseguir abrir. Enviarei também no grupo da Eletiva no Whatsapp.

Abraços,

Prof. Rebeca.



Prof. Sandro R. Espinoli

Matéria:  ELETIVA - OFICINA DE ESCRITA 


Alunos e alunas,

Nesta aula, o foco de aprendizado deve ser o conhecimento da importância da regência verbal na produção de textos escritos que sejam de acordo com a nomra-padrão.


Conceito da Sintaxe (Regência verbal) 

Oração é a frase ou elementos que se organizam ao redor de um verbo. (estrutura de uma oração: Sujeito + verbo + complemento)

Ex:

 Muitos alunos estudaram a matéria para prova. 

 Eu lavei o meu carro, mas ele continua sujo.

Período é a frase constituída por uma ou mais orações. O período começa com a letra maiúscula e encerra com um destes sinais de pontuação: (! . ? ...)

Classificação dos verbos: 

Para facilitar o entendimento dos verbos, convém dividi-los em categorias distintas em função do sentido que podem exprimir:

 1. Relacional (ou de ligação): é o verbo que exprime noção de estado ou de mudança de estado. Vale a pena decorar uma lista de verbos relacionais. 

João anda empolgado. (Verbo “andar” exprimindo o estado de João) 

2. Nocional: é o verbo que exprime o sentido de ação ou de fenômeno natural. Como não há uma lista para verbos dessa natureza, o conveniente é fazer uma divisão, que deve se pautar pela necessidade ou não de haver um complemento. Vejamos.

a. Intransitivo: é o verbo que não necessita de um complemento. Seu sentido se encerra no próprio verbo. São exemplos de verbos intransitivos: viver, correr, crescer e germinar 

• Aquela criança cresceu. (Verbo com o sentido encerrado em si)

 • Aquela criança cresceu rapidamente. (A palavra “rapidamente” exprime circunstância de “modo” em relação ao verbo) 

 b. Transitivo: é o verbo que necessita de um complemento, pois “negocia” o seu sentido com o verbo em questão. A depender da relação entre verbo e complemento, podemos dividir o verbo em três tipos. Direto: verbo que necessita de um complemento, porém esse complemento não necessita de uma preposição, ou seja, possui uma relação “direta” do verbo para o complemento. São exemplos de verbos transitivos diretos os verbos: contar, ler e dizer. 

Ex.: O réu disse a verdade. 

Indireto: verbo que necessita de um complemento, e esse complemento deve ser introduzido por uma preposição, ou seja, possui uma relação “indireta” do verbo para com o complemento. São exemplos de verbos transitivos indiretos os verbos: gostar, visar, aludir. 

Ex.: O concursando visava ao cargo mencionado.

Bitransitivo: verbo que necessita de dois tipos de complemento: um tipo deve ser direto; outro tipo deve ser indireto, por isso também pode ser chamado de verbo transitivo direto e indireto. São exemplos de verbos bitransitivos os verbos: dar, ceder, doar e pagar. 

Ex.: O gerente deu explicações ao funcionário.

Regência verbal: é a relação entre o verbo e o complemento. (se o verbo for mal regido, o significado da frase pode mudar)


Agradar:

– VTD: acariciar.

 • A garota agradava seu animal de estimação.

 – VTI (a): contentar. 

• O aluno agradou ao professor com seu desempenho.


Assistir

– VTD: ajudar. 

• O professor assistiu seus alunos. 

– VTI (a): ver. 

• O ministro assistiu à apresentação do evento.