- 1
- 1°F
- 1°F PORT
- 1ª série A
- 1ª série B
- 1ª série C
- 1ª série D
- 1ª série E
- 1ª série F
- 1F
- 2 série A
- 2° Série E
- 2°A tecnologia
- 2°B
- 2°B TECNOLOGIA
- 2°C
- 2°D
- 2°D TECNOLOGIA
- 2ª série B
- 2ª Série C
- 2ª série D
- 2ª série E
- 2C
- 3ª série A
- 3ª série B
- 3ª série C
- 3ª série D
- 6° E 7° ANOS ELETIVAS CULTURA REGIONAL. PROFESSORA ANA PAULA
- 6º ano A
- 6º ano B
- 6º ano C
- 7 A
- 7A
- 7c
- 7º ano A
- 7º ano B
- 7º ano C
- 7ºB
- 7ºC
- 8 B
- 8° e 9° anos eletivas oficina ortográfia
- 8º
- 8º A
- 8º ano A
- 8º ano A 8º ano B
- 8º ano B
- 8º ano C
- 8º B
- 8º B C
- 8º C
- 8º e 9º Ano.
- 9º ano A
- 9º ano B
- AAPs - EF - 6º 7º 8º e 9º Anos EM - 1º 2º e 3º
- Avisos Coordenação
- B
- C
- D
- Direção
- Eletiva Áudio Visual
- ELETIVA BIBLIOTECA
- Eletiva Cultura Regional 6º e 7º anos
- Eletiva de Biblioteconomia - Ensino Médio
- Eletiva de Cinema - Ensino Médio
- Eletiva de Eventos - Ensino Médio
- Eletiva de Fotografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Ortografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Reciclagem/Revitalização - 6º e 7º anos
- Eletiva de Teatro - Ensino Médio
- Eletiva de Técnicas de Redação para o Enem - Ensino Médio
- Eletiva Empreendedorismo - 8º e 9º anos
- Eletiva Feminícidio - Ensino Médio
- Eletiva Laboratório de Matemática - 8º e 9º anos
- Eletiva Laboratório de Matemática - Ensino Médio
- Eletiva Quadrinho - HQ - Ensino Médio
- Eletiva turismo
- Grêmio Estudantil
- PROFESSORA: DEBORAH
- PROFESSORA: MARIA MARLI
- PROFESSORA: MARIA MARLI 3º
- PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA 7ºB
- PROFESSORA: MARIA MARLI- 1º
- PROFESSORA:DEBORAH
- PROFESSORA:MARIA MARLI
- Projeto de Vida Protagonismo Juvenil
sexta-feira, 23 de outubro de 2020
Prof. Aline Rossi/ Ciências- 7° anos A e B
Atividade de Recuperação de
Habilidades Essenciais
Habilidades: - Discutir a
aplicação das máquinas simples (martelo, tesoura, alavanca, roldana, plano
inclinado, entre outras) e propor soluções e invenções para a realização de
tarefas mecânicas cotidianas;
Identificar, analisar e avaliar o papel do
equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o
funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas;
Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica em diferentes situações cotidianas de equilíbrio termodinâmico e identificar materiais de acordo com o processo de propagação térmica;
Utilizar o conhecimento das formas de propagação de calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana.
Conteúdos: Máquinas;
sensação térmica, temperatura e calor; propagação térmica.
1- O que é uma máquina? Cite exemplos de máquinas
simples que temos em casa.
2-
O que é uma máquina térmica?
3- Explique o que é calor, temperatura e sensação térmica?
4- Quais os tipos de propagação de calor? Explique e exemplifique
cada um deles.
7° ano A: ngcymyb
7° ano B: garee72
Prof. Aline Rossi/ Ciências- 6° anos A, B e C
Atividade de Recuperação de Habilidades Essenciais
Habilidades: Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais, a partir da observação e da comparação das características e propriedades de diferentes materiais, por meio de execução de experimentos simples como a mistura de água e sal, água e areia, dentre outros;
Selecionar métodos para separação de sistemas heterogêneos;
Observar, identificar e registrar evidências de transformações químicas decorrentes da mistura de diversos materiais, ocorridos tanto na realização de experimentos quanto em situações do cotidiano, como a mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, como também pelo conhecimento, por meio de eletrônica ou impressa, de situações relacionadas ao sistema de produção.
Conteúdos: Misturas homogêneas e heterogêneas; separação de misturas; transformações químicas e físicas.
1- Diferencie mistura homogênea e mistura heterogênea. Cite exemplos do seu cotidiano para cada tipo de mistura.
2- Como separar os componentes de uma mistura? Cite exemplos de separação de misturas que ocorrem no seu dia-a-dia.
3- Cite exemplos de transformações químicas que ocorrem no seu dia-a-dia.
4- Cite exemplos de transformações físicas que ocorrem no seu dia-a-dia.
5- Observe as situações abaixo:
SITUAÇÃO 1- fusão do gelo;
SITUAÇÃO 2- Corrente enferrujada;
a)
Qual tipo de transformação (química ou física) está ocorrendo
na situação 1? Justifique sua resposta.
b)
Qual tipo de transformação (química ou física) está ocorrendo
na situação 2? Justifique sua resposta.
FOTOGRAFIA- 4º BIMESTRE- PROFESSORA ANA CARLA - 8º E 9º ANOS
Olá
Iniciamos o 4º Bimestre
Você já parou para pensar sobre o que seja um Olhar Poético?
. Assista ao
vídeo abaixo e responda a pergunta: O que você entende pelo termo “ Olhar
Poético”? Envie para analis71@gmail.com até o dia 30/10/20
(Escreva de 5 a 8 linhas)
https://www.youtube.com/watch?v=-oHLFOEzOHg&list=WL&index=31&t=810s
PROJETO DE VIDA- PROFESSORA ANA CARLA - 4º BIMESTRE 9ºA
CADÊ O TEMPO QUE ESTAVA AQUI?
Olá!
Começamos o 4o bimestre!
Na aula desta
semana , assistam o vídeo a seguir e reflitam sobre a importância de se
organizar e otimizar o tempo e como isso interfere em nosso dia a dia.
https://www.youtube.com/watch?v=45yjp63ihHE
Após a reflexão,
descreva em seu caderno, como você organiza sua rotina de estudos diária.
(Local da casa onde vc estuda , tempo utilizado, como organiza os materiais etc).
Envie para analis71@gmail.com até o dia 30/10/20
ARTE- PROFESSORA ANA CARLA- 4º BIMESTRE. 3º ANO
Olá!
Estamos iniciando o 4º Bimestre com mais um TEMA DO ENEM!
O ABSTRACIONISMO
O Abstracionismo,
ou arte abstrata, é um estilo artístico moderno das artes visuais que prioriza
as formas abstratas em detrimento das figuras que representam algo da nossa
própria realidade.
Dessa forma, podemos
dizer que esse tipo de arte é uma obra “não representacional”, ao contrário da
arte figurativa, expressa por meio de figuras que retratam a
natureza.
O pintor russo Wassily Kandinsky é considerado o
precursor da arte abstrata com suas obras Primeira
Aquarela Abstrata (1910) e a série Improvisações (1909-14).
Outro artista que ganhou grande
destaque nesse panorama foi Piet Mondrian. Suas pinturas, também, tiveram grande
influência mística da Teosofia e eram marcadas pelo rigor geométrico, linhas retas
e cores vibrantes. Além de Mondrian, destacou-se nesse período Kasimir Malevich
como um dos maiores expoentes do abstracionismo geométrico. Malevich foi o
fundador do Suprematismo e levou o abstracionismo a sua forma mais simples,
buscando a pureza plástica, como é possível ver em “Quadrado Branco sobre Fundo
Branco” de 1918.
Além dessa vertente mais geométrica
da Arte Abstrata, outra vertente também foi significativa nesse cenário, foi o
Expressionismo Abstrato, também conhecido como Action Painting,
caracterizado pela busca no inconsciente de símbolos de valor universal. Este
foi o primeiro movimento que se originou nos Estados Unidos e ganhou reconhecimento internacional. Jackson Pollock tornou-se
conhecido pela sua forma de pintura singular,
lançando ou gotejando de forma dramática a tinta que escoria sobre a tela,
métodos revolucionários e incomuns para a época.
Principais características do abstracionismo
As principais
características da arte abstrata são:
·
Arte não
representacional;
·
Ausência de objetos
reconhecíveis;
·
Arte subjetiva;
·
Oposição ao modelo
renascentista e à arte figurativa;
·
Valorização de formas,
cores, linhas e texturas.
Vertentes do abstracionismo
Segundo suas
características formais, existem duas vertentes do abstracionismo, a saber:
Abstracionismo expressivo
Também chamado de
"Abstracionismo Informal ou Lírico", essa vertente foi influenciada
pelo expressionismo e fauvismo. Suas principais
características são:
·
Sentimentalismo;
·
Valorização da intuição;
·
Liberdade artística.
O maior representante dessa
vertente foi, sem dúvida, o artista russo, Kandinsky.
Abstracionismo geométrico
Influenciada pelo cubismo e o futurismo, essa vertente
está pautada na geometria das formas e no racionalismo.
Os elementos que
caracterizam esse estilo artístico são:
·
Racionalidade;
·
Valorização de reflexão
intelectual;
·
Organização e uso de
formas geométricas;
O maior representante dessa tendência foi o pintor
holandês Piet Mondrian
No Brasil
a Arte Abstrata ganhou visibilidade na I Bienal de São Paulo em 1951 e teve
como alguns expoentes: Iberê Camargo, Lígia Clarck e Hélio Oiticica.
ATIVIDADE:
APÓS
ASSISTIR AOS VÍDEOS, ESCOLHA 1 DAS VERTENTES DO ABSTRACIONISMO (LÍRICO OU
GEOMÉTRICO) PRODUZA UMA PINTURA RESPEITANDO AS CARACTERÍSTICAS DA VERTENTE ESCOLHIDA
(QUE VOCÊ PODERÁ FAZER COM TINTA, GIZ OU LÁPIS DE COR). NO VERSO DA FOLHA, DÊ
NOME PARA SUA OBRA E ESCREVA UMA BREVE EXPLICAÇÃO SOBRE ELA, RELACIONANDO-A COM
A VERTENTE QUE VOCÊ ESCOLHEU.
ENVIAR A
ATIVIDADE PARA analis71@gmail.com até o dia 06/11/20
Link dos vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=IN7NCQZsaro
https://www.youtube.com/watch?v=9kz5yHNP3Y0
ARTE- PROFESSORA ANA CARLA - 4º BIMESTRE- 2º ANO
A Produção Poética na Escola
Olá
Iniciamos o 4o Bimestre e vamos estudar sobre Arte Híbrida.
. Arte híbrida: é
o processo de fusão entre as diferentes linguagens (dança, música, teatro e
artes visuais), as mídias (jornais, revistas, televisão, rádio) e as mídias
digitais (canais de comunicação on-line – sites, blogs e
redes sociais), criando novas formas de expressão artística, e transcendendo as
fronteiras entre arte e pesquisa, arte e ativismo social/político, arte e
cultura pop.
O VÍDEO A SEGUIR NOS MOSTRA UM POUCO DO CONCEITO DE HIBRIDISMO EM ARTE
https://www.youtube.com/watch?v=NM5SE79K_7w
Atividade: Observe atentamente ao vídeo e descreva qual foi
o seu entendimento sobre ele. (Escreva de 5 a 8 linhas) ATENÇÃO: Escreva com
suas palavras. Não quero textos copiados. É um exercício de interpretação que
vocês estão fazendo.
Envie para analis71@gmail.com até o dia 30/10/20
-
2° Ano E Biologia Profa Solange Período para entrega: Até 28/10/2020 4° Bimestre: Unidade Temática: DNA- Tecnologias de Manipulação do DN...
-
Exercícios de fixação 1) Use MAL ou MAU: a) Antônio sempre foi um mau elemento. b) Na luta contra o mal , devemos nos lemb...
-
Atividades - Correção 1.Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. ...