quinta-feira, 26 de março de 2020

2° B,C,D - PORTUGUES- PROF TALITA -EMPREGO DA VÍRGULA






COPIAR ESSA LIÇÃO SOBRE O EMPREGO DA VIRGULA NO CADERNO.

EXERCÍCIOS PARA FAZER NO CADERNO:

1) Reescreva o texto humorístico abaixo, pontuando de forma que dê sentido claro para quem lê. Utilize o quadro abaixo como apoio.

 Dispensa

             A velhinha entra no quartel e vai direto para o escritorio dos oficiais capitao eu vim visitar o meu neto Joao Henrique ele serve no seu regimento nao serve sim mas hoje ele pediu licença para ir ao enterro da senhora.


Quadro de apoio, é opcional fazer no caderno.




2) Observe a "Canção do exílio" de autoria de Gonçalves Dias ( Romantismo) e faça o que se pede a seguir (no caderno)

Minha terra tem palmeiras
Onde canta o Sabia
As aves que aqui gorjeiam
Nao gorjeiam como la

Nosso ceu tem mais estrelas
Nossas varzeas tem mais flores
Nossos bosques tem mais vida
Nossas vidas mais amores

Em cismar sozinho a noite
Mais prazer encontro eu la
Minha terra tem palmeiras onde canta o Sabia

a) pontei a canção acima com as seguintes pontuações (  ,  ;   `  ´ .)

b) Na primeira e segunda, estrofe vemos as palavras gorjeiam e varzeas, procure seus significados e explique o contexto da palavra no poema.

c) Por que o Sabiá é escrito em letra maiúscula em todas as estrofes em que aparece?


3) Assinale abaixo todas as alternativas corretas que encontramos na Canção do exílio:

a) rima         b) métrica      c) poesia lírica      d) poesia épica



Boa sorte e gratidão
Prof .Tali








Nenhum comentário:

Postar um comentário