3º Ano A - Biologia - Profa Solange
Assistam os vídeos abaixo, leiam o texto com atenção e respondam as questões propostas. A atividade deverá ser postada no blogger e no e-mail do professor na data especificada. Período para realização das atividades à partir de (17/06/2020 à 24/06/2020).
https://youtu.be/76obkqM8OWA
https://youtu.be/Ztvh2XhvDbI
https://youtu.be/-Txt9fv0rKg
https://youtu.be/Gyt_kVlnxGI
https://youtu.be/-apDFhDA5dM
https://youtu.be/i8AmGA87fG8
https://youtu.be/0oLQR_SyQjk
https://youtu.be/gB43QSdP9SI
Critérios de classificação dos animais
A classificação dos animais depende fortemente dos critérios adotados para a mesma. Neste artigo vamos ver como esses critérios mudaram ao longo da história.
Introdução
Os critérios usados para a classificação dos animais é importantíssimo, pois mudando os critérios, mudam os grupos formados.
Isso pode criar problemas na classificação científica dos animais na Biologia, mais precisamente na área da Taxonomia.
E assim ocorreu. Um dos primeiros objetivos da Taxonomia foi o de organizar as plantas e os animais em categorias mundiais.
Para tanto foram usados critérios observáveis que diferenciavam os animais e as plantas, ou seja, aspectos externos.
Mas a descoberta de novas espécies de animais e de plantas acabou colocando esses critérios em cheque. Por exemplo, como classificar plantas carnívoras?
Os critérios tiveram, então, que ser repensados para incluir não apenas aspectos externos, mas também, características ecológicas, fisiológicas, e todas as outras que estiverem disponíveis, inclusive as relações evolutivas.
Mais recentemente foi incluída a semelhança genética entre os critérios, corroborando os parentescos entre as espécies e a teoria da evolução.
Vamos ver como foi esse processo ao longo da história.
História da classificação dos animais
Uma das primeiras tentativas de classificação que se tem conhecimento foi a de Aristóteles, em cerca de 300 anos a.C.. Ele dividiu os animais entre os de sangue vermelho e os sem sangue vermelho (só a título de curiosidade, as baratas não tem sangue vermelho).
Depois de Aristóteles, Lineu organizou os seres vivos em dois grandes grupos: o Reino Animal e o Reino Vegetal.
Lineu ainda classificou todos os animais conhecidos na época em sete grupos, a saber, mamíferos, répteis, anfíbios, aves, peixes, vermes e insetos.
Com o desenvolvimento da tecnologia e dos microscópios foram revelados alguns organismos que não se encaixavam nem como animais e nem como vegetais, as algas e os fungos. E assim, em 1866, foi criado o terceiro reino, o Reino Protista.
Em 1938 e depois em 1956, Copeland propôs um sistema de classificação dos seres vivos em quatro reinos, criando o Reino Monera.
Os quatro reinos de Copeland são:
- Monera – bactérias;
- Protoctista - algas e fungos;
- Metaphyta – plantas;
- Metazoa – animais.
Em 1969, Whittaker aprimorou o sistema de classificação de Copeland e criou o quinto reino. No sistema de Whittaker todos os seres vivos foram classificados como pertencendo a um dos cinco reinos, que são:
- Monera – bactérias;
- Protista – protozoários e algas;
- Fungi – fungos;
- Plantae – plantas e algas;
- Animalia – os animais.
Essa classificação em cinco reinos vigora até hoje, apesar das propostas de novas classificações.
Referências
https://www.meusresumos.com/biologia/classificacao-dos-animais/. Acesso em 15/01/2019.
https://paulobiorodrigues.blogspot.com/2016/03/classificacao-e-nomenclatura-dos-seres.html. Acesso em 15/01/2019.
http://animais.culturamix.com/dicas/classificacao-animal. Acesso em 15/01/2019.
https://www.biologianet.com/biodiversidade/cinco-reinos-dos-seres-vivos.htm. Acesso em 15/01/2019.
Teste seu conhecimento
1- (Puccamp) Números iguais de duas variedades de
plantas da mesma espécie (I e II) foram introduzidos em
determinado ambiente. Depois de diversas gerações,
verificou-se que a variedade I tornara-se mais
abundante.
Com base nesses dados, é correto afirmar que
a) I não foi submetida à ação da seleção natural e, por
isso, pôde aumentar em número.
b) I sofreu mutações vantajosas, induzidas pelo
ambiente, tornando-se mais resistente.
c) I apresentou maior capacidade de adaptação ao
meio, o que aumentou suas chances de sobreviver
e de deixar descendentes.
d) II possuía maior número de alelos recessivos que,
frequentemente, levam à letalidade.
e) II, através de um processo de convergência
adaptativa, transformou-se progressivamente em I.
2- (Puccamp) Considere a seguinte afirmativa:
“Entende-se por ________ a maior sobrevivência dos
indivíduos mais bem adaptados a um determinado
ambiente que estão em competição com outros menos
adaptados.”
TC – BIOLOGIA
2 OSG.: 093369/15
Para completá-la corretamente, a lacuna deve ser
preenchida por:
a) mutação.
b) migração.
c) variabilidade.
d) seleção natural.
e) oscilação genética.
3- (Unesp) Considere o processo evolutivo do ser humano
e assinale a alternativa que corresponde à hipótese, hoje
mais aceita, sobre a relação entre as mudanças de
hábitos alimentares e o tamanho dos dentes no Homo
sapiens.
a) Os dentes menores foram selecionados de acordo
com a mudança alimentar, de herbívoro para
carnívoro.
b) Não é possível estabelecer nenhuma relação, pois,
ao adquirir a postura ereta, mãos e braços ficaram
livres para lutar, diminuindo a importância da
mandíbula e dos dentes.
c) O uso do fogo para cozinhar alimentos, tornando-os
mais moles, contribuiu para diminuir o tamanho dos
dentes.
d) O uso do fogo não foi importante, pois o homem
conseguiu moldar as formas dos dentes de acordo
com o consumo de alimentos de baixa caloria.
e) O uso do fogo foi importante para diminuir
o tamanho dos dentes e facilitar as mordidas
durante as lutas.
4- (PUCRS) Responda à questão com base nos itens
numerados de 1 a 4, correspondentes a estudos que são
úteis na investigação da evolução biológica de um
táxon.
1. Anatomia e embriologia comparadas.
2. Similaridade com o DNA de outros táxons.
3. Registros paleontológicos (fósseis).
4. Existência de órgãos vestigiais.
TC – BIOLOGIA
12 OSG.: 093369/15
A alternativa que contém o somatório de todos os itens
corretos é:
a) 6
b) 7
c) 8
d) 9
e) 10
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