Prof. Sandro Rodrigo Eletivas: Oficina de escrita
Recursos Argumentativos (parte 1)
Neste tema, vamos ver uma série de estudos sobre a parte da argumentação da redação do Enem. O foco do aprendizado do aluno deve ser o aprimoramento da argumentação (desenvolvimento - a segunda parte da redação do Enem). Para isso, é importante que vocês saibam utilizar exemplos e dados estatísticos como forma de embasamento de suas ideias.
ARGUEMTO:
Um argumento não é o mesmo que uma ideia. Essa, provavelmente, será a frase que mais será repetida ao falar de argumentação. Uma ideia é o ponto de partida para o desenvolvimento do argumento, que completa e a desenvolve. Por isso, é comum dizermos que não existe argumento se não perguntarmos "por quê?". Porém, não é tão simples assim.
Estrutura:
O parágrafo de argumentação pode ser pensado tendo como base uma divisão em três estrutura: tópico frasal, explicação do tópico frasal e aprofundamento do tópico frasal. O tópico frasal é a frase que sintetiza a ideia principal a ser desenvolvida, sendo, portanto, parte essência do processo.
Imagine, por exemplo, que você precise dissertar sobre o tema "O trabalho infantil na realidade brasileira", proposta pelo Enem. Partindo do pressuposto que o trabalho infantil é um aspecto negativo de nossa sociedade, deve-se selecionar os elementos que sustentam essa proposição. Seguem três possibilidades;
I- O trabalho infantil impede que a criança seja educada da maneira correta.
II- O trabalho infantil traz responsabilidades para quem deveria apenas se preocupar em brincar.
III- O trabalho infantil tem caráter exploratório e desumano.
Ao organizar os constituinte da argumentação, respeitando as relações lógicas, pode-se compor o parágrafo a seguir:
Exemplo:
Texto de argumentação:
Um dos problemas do trabalho infantil é que ele impede que a criança seja educada da maneira correta. Isso porque, muitas vezes, para poderem se dedicar às atividades laborais, os menores acabam não tendo outra opção que não seja a de abandonar os estudos, deixando a escola como um projeto inacabado. No entanto, sem formação, a criança tende a repetir, na vida adulta, a triste história de quem não teve oportunidades: aceitar o trabalho exploratório para os seus filhos, afastando-os das chances de desenvolver habilidades fundamentais para um futuro melhor.
Construir o argumento passo a passo é uma forma bastante eficaz de desenvolver a ideia inicial. O uso dessas três etapas permite que os argumentos sejam estruturados de maneira eficaz, evitando dúvidas em relação às bases que os constituem.
Alunos e alunas,
Na próxima postagem irei disponibilizar mais recursos para construir a parte do desenvolvimento da redação do Enem.
Data da próxima postagem - 19 de junho de 2020 - próxima sexta-feira.
- 1
- 1°F
- 1°F PORT
- 1ª série A
- 1ª série B
- 1ª série C
- 1ª série D
- 1ª série E
- 1ª série F
- 1F
- 2 série A
- 2° Série E
- 2°A tecnologia
- 2°B
- 2°B TECNOLOGIA
- 2°C
- 2°D
- 2°D TECNOLOGIA
- 2ª série B
- 2ª Série C
- 2ª série D
- 2ª série E
- 2C
- 3ª série A
- 3ª série B
- 3ª série C
- 3ª série D
- 6° E 7° ANOS ELETIVAS CULTURA REGIONAL. PROFESSORA ANA PAULA
- 6º ano A
- 6º ano B
- 6º ano C
- 7 A
- 7A
- 7c
- 7º ano A
- 7º ano B
- 7º ano C
- 7ºB
- 7ºC
- 8 B
- 8° e 9° anos eletivas oficina ortográfia
- 8º
- 8º A
- 8º ano A
- 8º ano A 8º ano B
- 8º ano B
- 8º ano C
- 8º B
- 8º B C
- 8º C
- 8º e 9º Ano.
- 9º ano A
- 9º ano B
- AAPs - EF - 6º 7º 8º e 9º Anos EM - 1º 2º e 3º
- Avisos Coordenação
- B
- C
- D
- Direção
- Eletiva Áudio Visual
- ELETIVA BIBLIOTECA
- Eletiva Cultura Regional 6º e 7º anos
- Eletiva de Biblioteconomia - Ensino Médio
- Eletiva de Cinema - Ensino Médio
- Eletiva de Eventos - Ensino Médio
- Eletiva de Fotografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Ortografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Reciclagem/Revitalização - 6º e 7º anos
- Eletiva de Teatro - Ensino Médio
- Eletiva de Técnicas de Redação para o Enem - Ensino Médio
- Eletiva Empreendedorismo - 8º e 9º anos
- Eletiva Feminícidio - Ensino Médio
- Eletiva Laboratório de Matemática - 8º e 9º anos
- Eletiva Laboratório de Matemática - Ensino Médio
- Eletiva Quadrinho - HQ - Ensino Médio
- Eletiva turismo
- Grêmio Estudantil
- PROFESSORA: DEBORAH
- PROFESSORA: MARIA MARLI
- PROFESSORA: MARIA MARLI 3º
- PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA 7ºB
- PROFESSORA: MARIA MARLI- 1º
- PROFESSORA:DEBORAH
- PROFESSORA:MARIA MARLI
- Projeto de Vida Protagonismo Juvenil
sexta-feira, 12 de junho de 2020
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
2° Ano E Biologia Profa Solange Período para entrega: Até 28/10/2020 4° Bimestre: Unidade Temática: DNA- Tecnologias de Manipulação do DN...
-
Exercícios de fixação 1) Use MAL ou MAU: a) Antônio sempre foi um mau elemento. b) Na luta contra o mal , devemos nos lemb...
-
Atividades - Correção 1.Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário