sexta-feira, 12 de junho de 2020

Prof. Sandro Rodrigo                            Eletivas: Oficina de escrita


Recursos Argumentativos (parte 1)

   Neste tema, vamos ver uma série de estudos sobre a parte da argumentação da redação do Enem. O foco do aprendizado do aluno deve ser o aprimoramento da argumentação (desenvolvimento - a segunda parte da redação do Enem). Para isso, é importante que vocês saibam utilizar exemplos e dados estatísticos como forma de embasamento de suas ideias.

ARGUEMTO:

   Um argumento não é o mesmo que uma ideia. Essa, provavelmente, será a frase que mais será repetida ao falar de argumentação. Uma ideia é o ponto de partida para o desenvolvimento do argumento, que completa e a desenvolve. Por isso, é comum dizermos que não existe argumento se não perguntarmos "por quê?". Porém, não é tão simples assim.

Estrutura:

   O parágrafo de argumentação pode ser pensado tendo como base uma divisão em três estrutura: tópico frasal, explicação do tópico frasal e aprofundamento do tópico frasal. O tópico frasal é a frase que sintetiza a ideia principal a ser desenvolvida, sendo, portanto, parte essência do processo.
   Imagine, por exemplo, que você precise dissertar sobre o tema "O trabalho infantil na realidade brasileira", proposta pelo Enem. Partindo do pressuposto que o trabalho infantil é um aspecto negativo de nossa sociedade, deve-se selecionar os elementos que sustentam essa proposição. Seguem três possibilidades;

I- O trabalho infantil impede que a criança seja educada da maneira correta.
II- O trabalho infantil traz responsabilidades para quem deveria apenas se preocupar em brincar.
III- O trabalho infantil tem caráter exploratório e desumano.

Ao organizar os constituinte da argumentação, respeitando as relações lógicas, pode-se compor o parágrafo a seguir:

Exemplo:

   Texto de argumentação:
   
   Um dos problemas do trabalho infantil é que ele impede que a criança seja educada da maneira correta. Isso porque, muitas vezes, para poderem se dedicar às atividades laborais, os menores acabam não tendo outra opção que não seja a de abandonar os estudos, deixando a escola como um projeto inacabado. No entanto, sem formação, a criança tende a repetir, na vida adulta, a triste história de quem não teve oportunidades: aceitar o trabalho exploratório para os seus filhos, afastando-os das chances de desenvolver habilidades fundamentais para um futuro melhor.



   Construir o argumento passo a passo é uma forma bastante eficaz de desenvolver a ideia inicial. O uso dessas três etapas permite que os argumentos sejam estruturados de maneira eficaz, evitando dúvidas em relação às bases que os constituem.




   Alunos e alunas, 

   Na próxima postagem irei disponibilizar mais recursos para construir a parte do desenvolvimento da redação do Enem.


Data da próxima postagem - 19 de junho de 2020 - próxima sexta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário