sexta-feira, 12 de junho de 2020

ELETIVA DE TEATRO - PROFESSORA REBECA RIGHETTI RAMOS - 5

ELETIVA DE TEATRO - PROFESSORA REBECA RIGHETTI RAMOS

Caras e caros alunos,

Vocês sabem como foi o Teatro Francês na Idade Moderna?

Passando a Idade Média, a Idade Moderna é compreendida por muitos historiadores como o período que abrange os anos entre 1453, com a queda de Constantinopla, em 1789, com o acontecimento da Revolução Francesa. Este período é marcado pela expansão marítima e a colonização de terras recém chegadas por navegadores, assim como pelo mercantilismo financeiro e pela transição ao capitalismo industrial. Na política, reinava o absolutismo dos reis católicos, considerados eleitos por Deus a deter o poder total, enquanto acontecia a Reforma Protestante, rompendo com diversos dogmas católicos deste período. No campo cultural, podemos citar o acontecimento do Renascimento e, posteriormente, do Iluminismo.


Linha do tempo com enfoque na idade moderna
FONTE: https://www.stoodi.com.br/resumos/historia/linha-do-tempo/

Na França do século XVII, o teatro tinha um cunho aristocrático, acadêmico sendo considerado prática erudita e tendo lugar de importância perante a nobreza. O apoio da monarquia francesa foi fundamental para o seu desenvolvimento, através da oficialização, regulamentação e profissionalização dessa arte pelo Rei Louis XIII, por exemplo. Posteriormente, conforme os costumes de corte e de festas da época, Luiz XVI, o Rei Sol, apaixonado pelas artes dramáticas, continuou apoiando o fazer teatral.
Durante a Idade Moderna, na França, houve o florescimento de um teatro que revisitava a tradição estética da Grécia Antiga, com textos de comédia e tragédia que relembravam a mitologia grega. O teatro neoclássico, conforme seu interesse por essa tradição, defendia o equilíbrio, a razão e a moderação. Enquanto isso, o movimento Barroco, que nasce como forma de resposta dos reis absolutistas e da sociedade aristocrática à Reforma Protestante, retoma a tradição religiosa de maneira pomposa, luxuosa e cheia de cores. Nesse período, as fases de sucesso de autores franceses, como os grandes Corneille, Molière e Racine, levaram uma multidão de parisienses ao teatro.
Corneille (1606 - 1684), escreveu peças de tragédia ao longo de 40 anos, dentre elas “la Mort de Pompée”, "Rodugone", "Héraclius". Conforme a redução do sucesso de suas peças, o autor pausa a produção de peças, mas morre como membro reconhecido da academia francesa. 
Molière (1622 - 1673), importante autor de comédias montadas até os dias de hoje, fundador da Comédie-Française, escreveu inúmeras peças de sucesso dentro do contexto de exaltação da cultura clássica e da antiguidade grega, tendo trabalhado comédias com os italianos posteriormente. Molière é um dramaturgo de enorme importância para o teatro mundial, algumas de suas obras são: Tartufo, Don Juan, O Senhor de Pourceaugnac, entre tantas outras.
Jean Racine (1639 - 1699) foi um representante muito característico do teatro classicista na França moderna. Autor principalmente de tragédias, foi um talentoso intelectual, tendo escrito peças desde muito jovem. Algumas delas são: Berenice, Andrômaca, Fedra e muitas mais. Apesar de ter sido ajudado por Molière a montar sua primeira peça após ter sido recusado pela academia, Racine traiu o autor de comédias para produzir suas peças em lugares de maior destaque. Conta também a história do teatro que Corneille fora traído por Racine, que copiou-lhe uma ideia de texto, o reescrevendo de maneira mais aceita pelos moldes acadêmicos e aristocráticos da época. 

Para saber mais: 

Link para download gratuito, liberado em domínio público, da peça “Don Juan”, de Molière, em PDF.

Diversas montagens de peças com textos de Molière estão disponíveis no youtube. Caso se interesse, eis abaixo uma sugestão:
Cia de Teatro da Univille: O Doente Imaginário - Molière (2016) https://www.youtube.com/watch?v=cpvsRVE_kwI
 

Retratos em ordem: Molière, Corneille e Racine.



ATIVIDADE:

Leia o texto e responda:

1- Você conhecia algum autor ou obra do período antes de ler o texto? Se sim, qual(is)?

2- Cite uma característica em comum e uma diferença entre o neoclássico e o barroco.

3- Quais os principais gêneros teatrais (comédia, tragédia) escritos por cada autor citado no texto?




Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário