quarta-feira, 15 de julho de 2020

SOCIOLOGIA - 2°A,B,C,D,E - ADRIANO (NOVO)

Olá. Segue Atividade III (2°Bimestre) 

1. Copie o texto no caderno.

2. Depois leia atentamente e responda as questões abaixo. 

3. Utilize a vídeo-aula para complementar as informações contidas no texto. 

4. Responda no caderno e encaminhe as questões e texto copiado via e-mail 
(adrlaurentino@gmail.com), através de foto e para os casos excepcionais via Whatssap como de costume.

5. Entrega a ser realizada dia 24/07/2020.



O que é Consumismo?

As definições oficiais associam a palavra consumismo ao ato de comprar, ressaltando a especialidade da ausência de necessidade por parte do comprador em grande parte das negociações. Isso quer dizer basicamente que a palavra consumismo, em suma, significa o ato de comprar muitas coisas que, em sua maioria, não são necessárias.

1.    Qual é a diferença entre Consumo e Consumismo

No consumo, o ato de comprar está diretamente relacionado à necessidade ou à sobrevivência. Já quando se trata de consumismo, essa relação está rompida, ou seja, a pessoa não precisa daquilo que está adquirindo. O consumismo está vinculado ao gasto em produtos sem utilidade imediata, supérfluos. Esse hábito vem sendo discutido por muitos autores em suas origens e dimensões. Alguns estudiosos apontam a importância da publicidade na construção da obsessão pelo ato de comprar. Outros autores destacam a vinculação histórica da possibilidade de compra à vida boa, riqueza, saúde. Isso quer dizer que ao longo dos anos, pessoas que tinham maior poder de compra eram consideradas melhores que pessoas com menor poder de compra.

 Consumismo é doença?

Quando o ato de comprar está vinculado diretamente à ansiedade e à satisfação, podemos dizer que se trata de uma compulsão. Em alguns casos, isso pode representar grandes perdas em termos de relacionamento interpessoal e qualidade de vida. Para que seja considerado doentio, o consumismo precisa representar uma parcela significativa da vida e dos pensamentos da pessoa, de forma que sua saúde emocional, psicológica ou mesmo social e financeira estejam abaladas. Nesses casos, a cisão entre necessidade e motivação da compra é completa, ou seja, a pessoa definitivamente não precisa e, muitas vezes, nem se dá conta do que está comprando.

Quais são as origens dessa tendência consumista?

A origem da tendência de compulsão pelo ato de comprar tem suas origens na história da humanidade. Após os eventos da Revolução Industrial, os processos de produção e circulação de bens foram agilizados. Com o avanço da produção, houve um grande distanciamento das pessoas e do conhecimento em relação aos meios de produção. Para entender como isso se deu, basta pensar o quanto você conhece, por exemplo, dos processos de produção das coisas que você compra. Você sabe como são fabricados os produtos de higiene, alimentação, itens de decoração e outros? Conhece as formas de distribuição, importação e exportação? É justamente esse desconhecimento que historicamente foi denominado alienação. A alienação é a principal dimensão do consumismo, está na base da compra desvinculada da necessidade e do desconhecimento em relação ao valor de compra e de uso.

Fonte: ​Juliana Spinelli Ferrari, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/psicologia/consumismo.htm

RESPONDA:

1. O que é consumismo?

2.  Qual a diferença entre Consumo e Consumismo?

3. O poder de compra define o consumo consciente do consumismo?

4. Segundo o texto, consumismo é doença?

5. Quais as origens da tendência consumista?

Nenhum comentário:

Postar um comentário