quinta-feira, 3 de setembro de 2020

2ºA (Clayton - Português) Exercícios

 

LITERATURA – VERSOS, ESTROFES E RIMAS

 

VERSO: Cada linha de um poema.

 

ESTROFE: Conjunto de versos separados por um espaço.

CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO  NÚMERO DE VERSOS POR ESTROFE

1 VERSO

MONÓSTICO

6 VERSOS

SEXTILHA

2 VERSOS

DÍSTICO

7 VERSOS

SÉTIMA

3 VERSOS

TERCETO

8 VERSOS

OITAVA

4 VERSOS

QUADRA

9 VERSOS

NONA

5 VERSOS

QUINTILHA

10 VERSOS

DÉCIMA

 

 

 

METRO-  Os versos classificam-se quanto ao número de silabas métricas.

 

CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO  NÚMERO DE SÍLABAS

1 sílaba

Monossílabo

7 sílabas

Heptassílabo ou Redondilha maior

2 sílabas

Dissílabo

8 sílabas

octossílabo

3 sílabas

Trissílabo

9 sílabas

eneassílabo

4 sílabas

Tetrassílabo ou quadrissílabo

10 sílabas

decassílabo

5 sílabas

Pentassílabo ou redondilha menor

11 sílabas

hendecassílabo

6 sílabas

hexassílabo

12 sílabas

Dodecassílabo ou verso alexandrino

 

 

12 sílabas

Verso livre

 

Rima: A rima é a correspondência de sons em um poema. Os versos que rimam chamam-se versos rimados. Os versos que não rimam chamam-se versos soltos ou brancos.

 

Observe a classificação quanto à posição da rima em uma estrofe:


Rima cruzada

Os versos rimam alternadamente.

 
A cobra foi cobrar as contas  a

Que ela tinha que cobrar       b

Eram tantas, tantas contas,   a

Todas contas de um colar.     b

 

Rima emparelhada

Os versos rimam dois a dois.

 
Não me olhe de lado            a

que eu não sou melado.       a

Não me olhe de banda         b

que eu não sou quitanda.     b




 

Rima interpolada

Os versos que rimam estão separados

por dois ou mais versos que terminam de forma diferente.

 

 
Mas onde andará                a

Que não o vi?                     b

Nas águas de Lambari          b

Nos reinos de Canadá?         a

 

 Rima  pobre

Quando as palavras que rimam pertencem a mesma classe gramatical. No exemplo ao lado todas as palavras são substantivos.

 
Dependendo da escolha das palavras as rimas podem ser denominadas em pobre, ricas, raras ou preciosas. Observe os exemplos abaixo:

Uma pulga no cambito                             a
deu um pulo, virou cabrito                       a
Uma pulga na poupança                           b
deu um pulo e foi à França .                      b
[...]As aventuras da Pulga- Elias José

Rima rica

Quando as palavras que rima pertencem a classes gramaticais diferentes. Exemplo

mundo – substantivo

rodava - verbo

 

 
A ciranda rodava- Mário Quintana

A ciranda rodava no meio do mundo,            a
No meio do mundo a ciranda rodava.            b
E quando a criança passava um segundo,      a
Um grilo, sozinho no mundo, cantava...         b


 

Rima  Rara

Rima obtida com palavras que permitem poucas rimas, porque não há muitos vocábulos que permitem a aproximação sonora. Como no exemplo ao lado em que a palavra Elêusis não permite muita combinação sonora, salvo  com a palavra deuses.

 

Argila – Raul Leoni

 

 
Nascemos um para o outro, dessa argila
De que são feitas as criaturas raras;
Tens legendas pagãs nas carnes claras
E eu tenho a alma dos faunos na pupila...

Às belezas heroicas te comparas
E em mim a luz olímpica cintila,
Gritam em nós todas as nobres taras
Daquela Grécia esplêndida e tranquila...

É tanta a glória que nos encaminha
Em nosso amor de seleção, profundo,
Que (ouço ao longe o oráculo de
Elêusis)

Se um dia eu fosse teu e fosses minha,
O nosso amor conceberia um mundo
E do teu ventre nasceriam
deuses... 

http://www.casadobruxo.com.br/poesia/r/argila.htm

Rimas mistas ou misturadas

São aquelas que não seguem uma “esquematização regular”, ou seja, não possuem esquema fixo.

 
 Meninas de bicicleta          a

Que fagueiras pedalais       b

Quero ser vosso poeta!      a


Ó transitórias estátuas       c

Esfuziantes de azul            d

Louras com peles mulatas  c

Princesas da zona sul         d

Balada das meninas de bicicleta ( Vinícius de Moraes)

As rimas também podem ser internas, ou seja, ocorrem no interior dos versos. Exemplo:

Admirável gado novo- Zé Ramalho

Vocês que fazem parte dessa massa
Que
passa nos projetos do futuro
É
duro tanto ter que caminhar
E
dar muito mais do que receber

E ter que demonstrar sua coragem
À
margem do que possa parecer
E
ver que toda essa engrenagem

Já sente a ferrugem lhe comer

Ê, ô, ô, vida de gado
Povo
marcado, ê!
Povo feliz!
Ê, ô, ô, vida de gado
Povo marcado, ê!
Povo feliz!

https://www.letras.mus.br/ze-ramalho/49361/

Atividades

1.Pesquise: 2 poemas ou  2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor.  Após ,  faça a  classificação das estrofes quanto ao número de versos em cada texto.

 

2.Produza  um poema com tema livre, a escolha quanto ao número de versos em cada estrofe e o tipo de rima fica a seu critério, porém ao socializar com a turma você deverá explanar suas escolhas.

 

Leia o poema a seguir:

 

Sobre as ambições

 

Só

de pó

Deus o fez

Mas ele, em vez

De se transformar

Quis ser sol, quis ser mar,

e ser céu... __ ser tudo, enfim!

Mas nada pôde!E foi assim

Que se pôs a chorar de furor...

Mas___ah!___foi sobre a sua própria dor

Que as lágrimas tristes rolaram. E o pó

molhado, ficou sendo lodo___e lodo só!

Guilherme de Almeida.

Meus versos mais queridos,pág.64.

Rio de Janeiro:Ediouro,1984.

 

3.Qual é o tema proposto no poema?

 

4.Reflita qual o significado da palavra só no poema? Essa palavra pode representar fases da nossa vida? Quais?

 

5. Observe a disposição e a quantidade de palavras em cada verso do poema, após faça um paralelo com o título. Em seguida, responda o  que  aumento do número de palavras  sugere em relação a ambição humana?

 

6.Agora é a sua vez de criar releituras de poemas. Para tanto complete as lacunas dos textos com palavras que deem sentido e que rimam.  Após faça a classificação das rimas criadas. Atenção, após terminar a atividade você pode pesquisar o poema original.

a.Troco um passarinho na gaiola

Por um gavião_____________

Troco um passarinho na gaiola

Por uma gaivota ___________

Classificados poéticos- Roseana Murray

 

b.Pão mole logo se engole

O pão torrado é __________

O pão duro eu não aturo

O pão de forma é _________

Pão,pão...queijo,queijo – Ciça

 

c.O mundo é grande e_________

Nesta janela sobre o mar

O mar é grande e __________

Na cama e no colchão ____________

O mundo é grande – Carlos Drummond de Andrade

 

d.Onde está o rato

Que se escondeu no___________?

Onde estará o meu ____________

Que escondi perto ______________?

Tolas perguntas – Elias José

 

e.Um passarinho me ________

Que a ostra é muito__________

Que a cobra é muito__________,

Que a arara é _______________

E que o leão marinho e a_________

Xô, xô, passarinho, chega de____________!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário