VANGUARDAS EUROPEIAS
O CUBISMO
Movimento retratava a realidade por meio das formas geométricas
O Cubismo é um movimento artístico que surgiu na França durante o século XX. Tem como os principais representantes os artistas Pablo Picasso e Georges Braque. A estética foi marcada pela utilização das formas geométricas, como os cubos, esferas e cilindros.
O cubismo não tinha o compromisso de representar a natureza de forma realista, assim, ele rompeu com os padrões estéticos que existiam na época. É considerado pelos estudiosos da arte como o primeiro movimento a introduzir elementos da vida urbana e industrial entre os temas. Além disso, foi uma expressão principalmente das artes plásticas, mas também influenciou a literatura.
Origem do Cubismo
O mundo do século XX estava passando por grandes transformações econômicas e sociais. A industrialização e a urbanização das cidades deu outra dinâmica à vida das pessoas. Grandes potências começaram a disputar por poder e mercado. As artes passaram, então, a demonstrar esse sentido de transformação. Os artistas tentavam a fugir do conservadorismo e procuravam por novas formas de expressar suas artes e vivências.
Em 1907, Pablo Picasso apresenta a tela “Les Demoiselles d’Avignon” (As Damas de Avignon). A obra considerada marco inicial do cubismo apresenta a nudez feminina apresentada de uma maneira totalmente diferente do que já se tinha visto. No quadro é possível observar referências a máscaras africanas, além de características da geometria nas formas. Para a criação do quadro, Picasso sofreu ainda influências do pós-impressionismo do francês Paul Cézanne (o primeiro a retratar a natureza por meio de figuras geométricas).
Quadro “Les Demoiselles d’Avignon” (1907), de Pablo Picasso,
apresenta formas geométricas características do Cubismo. (Imagem: Flickr)
Características do cubismo
Os artistas do cubismo tentavam se distanciar das artes anteriores apresentando uma arte particularizada pela figura geométrica. Entre as principais características desse movimento estão:
• Utilização de cones, esferas, triângulos e cilindros e outras formas geométricas com o objetivo de representar a natureza, coisas e pessoas;
• Geometrização e fragmentação das formas com o intuito de tornar as visualizações simultâneas;
• Uso de cores austeras e fechadas;
• Renunciavam à perspectiva e ao claro-escuro o que dava a sensação de pintura escultórica;
• Valorização do exercício mental na apresentação das ideias;
• A literatura não apresentava cronologia, a realidade era fragmentada com o uso de palavras dispostas simultaneamente.
Fases do cubismo
O cubismo foi um movimento do século XX e durou de 107 até 1914. Foi dividido em três fases distintas devido a algumas características apresentadas em cada período.
• Fase Cézzaniana: foi a primeira fase do movimento e também era denominado de Cezannista. Durou de 1907 até 1909. Foi o momento da arte cubista influenciado pelo artista Paul Cézanne. Particularizava-se pela experimentação das formas simplistas;
• Fase Analítica: a fase Analítica ou hermética do cubismo teve como característica a destruição das formas o que tornou a figura irreconhecível, mas contribuiu para que a obra fosse visualizada por diversos ângulos. As cores em tons de preto, cinza e marrom passaram a ser utilizado. Picasso e Braque ganharam reconhecimento nesse período. Essa fase durou de 1909 até 1912;
• Fase do cubismo sintético: durou de 1913 até 1914. O destaque foi dado para as cores escuras e marcantes. Objetos inteiros eram inseridos nas pinturas, como metais, letras, palavras, madeiras. Os artistas esperavam com isso possibilitar sensações táteis, além das visuais.
Cubismo no Brasil
O cubismo surgiu como um movimento artístico-cultural em 1909 e teve fim em 1914. Entretanto, a estética só começou a ganhar destaque no Brasil após a Semana de Arte Moderna de 1922. Os artistas Brasileiros não usaram todas as características do movimento em suas obras, pois mesclavam com elementos das outras vertentes. As personalidades brasileiras que merecem destaque por utilizar particularidades do cubismo em suas obras são:
• Tarsila do Amaral;
• Anita Malfatti;
• Rego Monteiro;
• Di Cavalcanti.
Além desses, alguns escritores também desenvolveram escritos com características cubistas, como destruição sintética e fim da linearidade. Entre os quais estão Oswald de Andrade, Raul Boop e Érico Veríssimo.
Principais artistas do movimento
Os artistas cubistas davam destaque as formas geométricas e cores escuras em suas obras. Na literatura, as palavras eram soltas e dispostas em formas. Muitos artistas ganharam destaque de 1907 até 1914. Entre eles estão:
• Pablo Picasso (1881-1973): O pintor, escultor, cenógrafo e dramaturgo espanhol é um dos maiores representantes e fundador do movimento. Picasso passou por algumas fases ao longo de sua vida. A fase azul (1901 - 1904) foi influenciada pela morte de Casagemas, um dos seus amigos. Nessa fase, o artista criou uma arte monocromática que expressava sua tristeza. A fase rosa ocorreu entre 1904 até 1907 e tem como referência a sua paixão por Ferande. Os desenhos do artista tornaram-se eróticos e sensuais. Na fase cubista, ele passou a sofrer influências das artes africanas e do artista Paul Cézanne, com suas formas geométricas. Algumas obras do artista são: Les Demoiselles d'Avignon (1907), Banho (1908), Três Mulheres (1908).
• Georges Braque (1882-1963): foi um pintor e escultor francês e grande representante e iniciador do cubismo junto com Picasso. Conheceu as cores por meio da empresa de pintura decorativa de seu pai. Em 1899, mudou-se para Paris. Em 1906, teve suas obras expostas no Salão de Independentes. Um ano mais tarde, Braque conheceu Picasso e os dois ficaram próximos até o início da Primeira Guerra Mundial. Algumas obras do autor são: A Amiga da Avó (1911) e O Porto de Anvers (1906).
• Juan Gris (1887-1927): foi um pintor e escultor cubista da Espanha. Iniciou no movimento em 1912 e é um grande representante do cubismo sintético. Era mais formal do que os pintores anteriores, mas destacou-se por inserir o espaço-tempo através da decomposição de imagens.
• Fernand Léger (1881-1955): esse foi outro artista que iniciou no cubismo por meio as obras de Cézanne. Além de apresentar aspectos importantes para a estética, suas peças inovaram com a utilização de cones e cilindros. Um bom exemplo é o quadro “Nus dans la forêt” (1909-1910) no qual Léger tentava apresentar as abstrações das formas em curvas e tabulares, diferente das imagens retilíneas de Picasso e Brasque.
• Robert Delaunay (1885-1941): este pintor francês se destacou pela vertente nomeada de "orfismo". Segundo o poeta Apollinaire as obras de Delaunay possuíam ritmo e uma composição musical diferente das outras. Além disso, a linguagem utilizada pelo pinto era abstrata com o intuito de mostrar o dinamismo da vida cotidiana.
Assistam ao vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=NdMf2PxmnXw
Atividade:
Para realizar esta atividade, vocês deverão assistir o vídeo abaixo e realizar o "jogo".
Sigam os passos e criem o desenho. Será bem divertido.
ATENÇÃO: No texto acima, observem sobre as características de cor . Não usem cores vivas para pintar seu desenho e nem variedades . É uma atividade avaliativa e estarei atenta ao uso das cores.
Vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=sVsZQHke12A
Enviem a atividade e dúvidas para o e-mail: analis71@gmail.com
Nome , número, série - Atividade: Cubismo
Até o dia: 18/09/20
Bons Estudos!
Bjos
Nenhum comentário:
Postar um comentário