quarta-feira, 16 de setembro de 2020

 Prof. Sandro R. Espinoli      
Matéria: Língua Portuguesa                                          Série: 8°B e 8°C

e-mail: espinoli2020@bol.com.br

Alunos e alunas,
Esta aula de hoje tem o caráter extremamente prático. Nós vamos fazer alguns exercícios sobre figuras de linguagem que aprendemos nas aulas do dia 11 e 14 de setembro postada aqui no blog. Consulte o conteúdo dessas aulas para responder os exercícios de hoje.
Essa atividade tem finalidade avaliativa. Portanto, é importante que todos envie as respostas para o meu e-mail citado já no começo dessa postagem.
Certo da atenção de todos, desde já agradeço!

Figuras de linguagem: é uma forma de expressão que consiste no emprego de palavras em sentido figurado, isto é, em sentido diferente daquele em que convencionalmente são empregados.

                                Identifique as figuras de linguagem nos textos abaixo
a) Alma minha gentil que partiste Tão cedo desta vida (...) 

b) Pois a menos peixinho a nadar no mar 
Que beijinhos que darei na sua boca 
Na sua boca 

c) Pedro é alérgico a cigarro 

d) O nenê comeu dois pratos 
e) O fio da água surgiu, cresceu e engrossou, inundando as margens.
f) E o olhar estaria esperando E a cabeça ao sabor da mágoa balançando E o coração fugindo e o coração voltando E os minutos passando e os minutos passando (...)

 g) Meu pai era paulista Meu avô, pernambucano O meu bisavô, mineiro (...)








Nenhum comentário:

Postar um comentário