quarta-feira, 28 de outubro de 2020

  2° Ano E Biologia Profa Solange

Período para entrega: Até 04/11/2020

Unidade Temática: DNA- Tecnologias de Manipulação do DNA/ Biotecnologia  

Instruções: 

1- 
Fazer a Leitura e Interpretação de Texto.

2- Responder a atividade: Exercícios de Aprendizagem.

3- Postar no Blogger e enviar para o e-mail da professora: solangestandbyme@gmail.com


Os Transgênicos

Os transgênicos são organismos geneticamente modificados por isso levantam muitas polêmicas por todo o mundo.


Na busca incessante por aumento de produção, ascensão dos lucros, diminuição dos custos e por poder competir em um mercado cada vez mais exigente e competitivo, o homem colocou sua capacidade intelectual em favor do desenvolvimento de pesquisas e estudos na intenção de alcançar melhorias na rentabilidade agrícola.

Nesse sentido, foram desenvolvidos os transgênicos, que correspondem a organismos que detêm em sua essência genes de outros organismos, que é possível por meio da Engenharia Genética. O objetivo maior é a busca de aprimoramento de um produto que possui características novas em relação àquelas que fazem parte de sua natureza original para gerar um produto capaz de obter aspectos mais rústicos e de extrema produtividade. As técnicas de manipular DNA recombinante ocorrem desde a década de 70.

A biotecnologia tem servido de grande valia na produção agrícola e pecuária, pois oferece a possibilidade de produzir produtos diferenciados ao consumidor, como, por exemplo, carne suína com menos colesterol. No caso de alimentos, esses procedimentos tem como intenção obter uma quantidade maior de nutrientes e ao mesmo tempo imune a pragas.

Apesar de aparentemente não oferecer nenhum tipo de risco, a manipulação de genes pode ocasionar sérias complicações, tendo em vista que se conhece muito pouco acerca desse assunto, pois as pesquisas nesse sentido existem somente há, aproximadamente, três décadas. Desse modo, não se sabe ao certo quais são as reações e consequências que podem ocorrer se um organismo que recebe um gene estranho desenvolver uma rejeição proveniente da complexidade dos seres vivos. Isso é uma realidade, pois já foi constato em porcos modificados geneticamente que para ganhar peso receberam genes de outros organismos e contraíram artrite e outras complicações em seu estado clínico.

Os transgênicos também são chamados de OGM (Organismos Geneticamente Modificados), esses produzem plantas que são adaptadas a climas diferentes, solos, entre outros elementos.

Os transgênicos levantam muita polêmica em todo mundo, principalmente quando se trata de alimentos destinados a humanos, em razão da incerteza sobre o que pode acontecer no organismo humano caso haja o consumo de produtos derivados da alteração genética.

Diante dessa polêmica, a Europa não aceita o consumo desse tipo de produto em áreas urbanas, já os americanos são a favor, por alegar que o aprimoramento produz organismos imunes a pragas e, dessa forma, evita o consumo de agrotóxicos usados no combate.
Em suma, o que se deve ter é precaução até que a classe científica saiba realmente se os transgênicos provocam ou não efeitos colaterais naqueles que os consumem.


Exercícios de Aprendizagem


1- (PUC-PR) "Muito se tem falado sobre os transgênicos e praticamente todo mundo tem alguma opinião sobre o assunto. Mas, este tema não pode progredir na base do ser contra ou a favor, porque suas implicações são muito sérias. Nenhum cientista deixa de reconhecer o poder da tecnologia do DNA. O problema está em algumas de suas aplicações, implicações e incertezas. Isto envolve a natureza, a saúde humana e a economia." ("Revista Galileu", Nov/2003). Sobre os OGM (organismos geneticamente modificados), é correto afirmar:


a) OGM são produtos obtidos pela transferência de gene entre espécies similares ou diferentes, podendo misturar o DNA de microorganismos, de plantas, de animais e do homem. 
b) Os defensores dos OGM enumeram a capacidade de aumento da produtividade agrícola, redução do uso de agrotóxicos, tornar os alimentos mais nutritivos e saudáveis e criar novos tipos de terapias e medicamentos, favorecendo toda população mundial. 
c) A bactéria 'Bacillus thuringiensis' (Bt) é um agente de controle biológico encontrado no solo, que produz uma toxina contra lagartas. A transferência do gene Bt para as variedades de milho, algodão, fumo, batata e soja, as torna resistentes a certos tipos de insetos, além de mais nutritivos. 
d) Vários tipos de alimentos, como grãos, leite e ovos, além de servirem para a alimentação, podem ser usados para produzir remédios, produtos químicos, plásticos e combustíveis, oportunizando melhores condições ambientais e sociais, regulamentados pelas normas de biossegurança. 
e) A poluição genética, a perda de biodiversidade, o surgimento de ervas daninhas resistentes a herbicidas, o aumento do uso de agrotóxicos e a perda da fertilidade natural do solo, são os principais riscos ambientais, porém o uso dos OGM tornaria os pequenos agricultores independentes em relação às empresas fornecedoras de sementes.


2- (UEL) A biotecnologia tornou possível a transferência de material genético entre os mais diversos organismos. Os conhecimentos da área são aplicados com sucesso na produção industrial da insulina e do hormônio de crescimento, que são administrados a pacientes de todo o planeta. Sobre a produção de organismos geneticamente modificados, é correto afirmar: 

a) Fragmentos de DNA exógeno são inseridos no genoma de células hospedeiras por meio de plasmídeos. 
b) O genoma exógeno é inserido no núcleo hospedeiro por meio de vetores protéicos conhecidos como plasmídeos. 
c) O DNA gênico endógeno é inserido no núcleo de células hospedeiras por meio de plastídeos funcionais. 
d) O DNA endógeno é transferido para genomas hospedeiros por meio de plasmídeos mitocondriais. 
e) Fragmentos de genes exógenos são inseridos no genoma das células hospedeiras por meio de plastídeos nucleares.


3- (UFRS) Pedro estava doente e perdeu uma semana de aulas. Preocupado com os conteúdos da disciplina de Biologia, soube pelos colegas que o assunto trabalhado fora Biotecnologia. Cada colega lembrou um aspecto das aulas. 
- EDUARDO lembrou que a identidade genética individual pode ser estabelecida pela técnica DNA 'fingerprint', ou impressão digital genética, que utiliza DNA codificante. 
- De acordo com MARIANA, as enzimas de restrição são aquelas que podem cortar o DNA em pontos determinados. 
- Segundo LAURA, plasmídeos são utilizados como vetores para a clonagem de genes. 
- RAFAEL definiu proteoma como o conjunto de proteínas expressas pelo genoma. 
- JOANA relatou que vacinas genéticas são usadas para inocular nas pessoas microorganismos vivos transgênicos ou atenuados. 

Ao voltar à escola, Pedro conversou com a professora e constatou que estavam corretas 

a) apenas as afirmações de Eduardo, Mariana e Laura. 
b) apenas as afirmações de Mariana, Laura e Rafael. 
c) apenas as afirmações de Eduardo e Joana. 
d) apenas as afirmações de Rafael e Joana. 
e) as afirmações de todos os colegas.


4- (ENEM) Segundo Jeffrey M. Smith, pesquisador de um laboratório que faz análises de organismos geneticamente modificados, após a introdução da soja transgênica no Reino Unido, aumentaram em 50% os casos de alergias. “O gene que é colocado na soja cria uma proteína nova que até então não existia na alimentação humana, a qual poderia ser potencialmente alergênica”, explica o pesquisador. Correio do Estado/MS. 19 abr. 2004 (adaptado).

Considerando-se as informações do texto, os grãos transgênicos que podem causar alergias aos indivíduos que irão consumi-los são aqueles que apresentam, em sua composição, proteínas 

a) que podem ser reconhecidas como antigênicas pelo sistema imunológico desses consumidores. 
b) que não são reconhecidas pelos anticorpos produzidos pelo sistema imunológico desses consumidores. 
c) com estrutura primária idêntica às já encontradas no sistema sanguíneo desses consumidores. 
d) com sequência de aminoácidos idêntica às produzidas pelas células brancas do sistema sanguíneo desses consumidores. 
e) com estrutura quaternária idêntica à dos anticorpos produzidos pelo sistema imunológico desses consumidores. 


5- (UFRS) Escolha a alternativa que apresenta um exemplo de transgenia. 

a) Incorporação e expressão de gene humano que codifica insulina por bactérias. 
b) Desenvolvimento de um organismo completo a partir de uma célula somática. 
c) Organismo que apresenta tanto estruturas reprodutoras masculinas quanto femininas. 
d) Gene que sofreu mutações, originando múltiplos alelos para um mesmo locus. 
e) Organismo mais vigoroso, com muitos genes em heterozigose, resultante do cruzamento de duas variedades puras distintas.


6- (UFLA MG) O uso de alimentos transgênicos na alimentação humana tem sido alvo de críticas por parte de vários setores da sociedade, os quais argumentam que esses alimentos apresentam riscos potenciais à saúde, já que ainda não foram devidamente verificados. Qual das alternativas abaixo aponta uma explicação genética adequada para esse possível risco? 

a) Pelo fato de ser uma mistura aleatória de DNA de organismos incompatíveis, esse alimento apresenta composições muito alteradas e baixo valor nutritivo, quando comparado com o não-transgênico. 
b) Os genes exóticos inseridos artificialmente no alimento transgênico passarão a fazer parte do DNA das células do ser humano que se alimentar dele, causando sérios distúrbios de funcionamento no organismo dessa pessoa. 
c) Como no alimento transgênico existe pelo menos um gene de outro organismo, esse alimento apresenta em sua composição pelo menos uma proteína diferente, não característica, que pode vir a causar reações adversas não observadas quando se ingerem alimentos não modificados. 
d) Como a transgenia muda completamente a informação genética característica da espécie, o alimento fica completamente adulterado, podendo conter substâncias venenosas. 
e) A inserção de RNA e proteínas nas moléculas de DNA pode levar à produção de moléculas inibidoras da expressão dos genes. Essas moléculas podem vir a atuar no organismo da pessoa que o ingerir e causar diversos tipos de disfunções.


7- (UECE) Com relação aos produtos transgênicos, é correto afirmar que: 

a) São organismos que possuem parte de sua informação genética proveniente de outro ser vivo. 
b) Encontram-se representados por seres vivos que durante o processo de alimentação incorporam material genético dos organismos ingeridos. 
c) São produtos indicados para pessoas com excesso de peso, pois apresentam número reduzido de calorias. 
d) Devem ser evitados uma vez que, por apresentarem composição química modificada, não são produtos biodegradáveis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário