quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

6A,B e C Recuperação de História.


Caros alunos, 


Segue recuperação de História. 


OBSERVAÇÃO:  Só precisa fazer os alunos que não enviaram as atividades anteriores.


Temas: Fontes Históricas/ Formação do povo brasileiro.


Habilidades:  Compreender que a construção do conhecimento histórico está vinculada a informações de natureza variada. 


1)Leiam os textos e respondam as questões propostas. 


Brasil pandeiro 


Na África, os tambores soam desde tempos imemoriais. Tambor é qualquer instrumento de percussão que tem uma membrana esticada sobre um corpo oco. O pandeiro é um tipo de tambor em que a largura é maior que a profundidade; é um tambor raso ou tambor de aro . 


Ao som dos tambores 


No tempo do Brasil colonial, uma parcela da população africana foi escravizada e comercializada com outros continentes, como a América. 


Milhões de africanos foram trazidos ao Brasil durante quatro séculos, razão pela qual as diversas culturas africanas contribuíram e contribuem para a formação da nossa identidade cultural . A cultura iorubá , compartilhada por vários povos da África Ocidental , é uma das principais fontes do candomblé brasileiro . Aqui , pessoas de muitos povos , como bantos , malês , hauças e axantis , preservaram a cultura deles por meio de histórias , danças e batuques . 


A importância da história oral para a cultura africana dentro e fora da África é, hoje , largamente reconhecida . Os contadores  de histórias africanas , chamados griôs , mantêm viva a memória de seu povo cantando , contando as histórias e tocando tambores .


As narrativas, acompanhadas por instrumentos musicais , são passadas de pai para filho . Havia inclusive famílias de músicos tradicionais que serviam somente aos reis e recitavam narrativas de acontecimentos políticos durante as cerimônias . Os tambores cumpriam também outras funções , como transmitir informação a distância , acompanhar gritos de guerra para incentivar o heroísmo , ou ainda como oráculos adivinhar o futuro. 


Glossário

Griôs : o termo de refere a contadores de histórias tradicionais do povo, também pode ser músico ou poeta .  


Respondam:


1. Qual é o papel dos tambores e dos contadores de histórias nas tradições africanas ? 


2. A função deles aproxima-se de quias recursos da atualidade para a mesma finalidade ? Por quê?


3. Você conhece alguma prática da cultura afro- brasileira em que os tambores estão presentes ? Qual ? 


4. Você já teve alguma experiência com batuques ? Se sim, conte suas impressões a respeito da sonoridade deles e em que lugares e situações ocorreu o contato. 


5. Os griôs fazem parte de qual categoria das fontes históricas ? 


6 . Explique com suas palavras, o que são fontes históricas . 


7. Em sua opinião, qual a importância de preservar a cultura de um povo ?


Enviar para o e-mail profmariajose9@gmail.com até 11/12 


Atenciosamente, 

Professora Maria José - História.

 3A- ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS QUE ESTÃO SEM NOTAS EM ALGUNS OU TODOS OS BIMESTRES, PARA ENTREGAR ATÉ 17/12. AS QUESTÕES SÃO SOBRE ASSUNTOS ABORDADOS DURANTE O QUARTO BIMESTRE.
adriana.barbosa33@yahoo.com
95791-8631


1) Cite alguns fluxos materiais:

2) O que são Redes Geográficas?

3) O que são hidrovias?

4)  Fale sobre a integração rodoviária nacional:

5) Cite alguns fluxos de informação:
 2E- ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS QUE ESTÃO SEM NOTAS EM ALGUNS OU EM TODOS OS BIMESTRES. ENTREGAR ATÉ 17/12. ESSA ATIVIDADE É UM RESUMÃO DO QUE FOI TRABALHADO DURANTE O QUARTO BIMESTRE.
adriana.barbosa33@yahoo.com
95791-8631

1) O que é Domínio Morfoclimático?
2) Como é feita a gestão dos Recursos Naturais?

3) Discorra um breve texto com a análise de como a educação ambiental pode ajudar na preservação do meio ambiente:

4) Em quais biomas brasileiros estão localizadas reservas da Biosfera?

5) Aponte as principais causas e consequências do aquecimento global:

 8A,B,C- ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS QUE ESTÃO SEM NOTA EM ALGUM OU TODOS OS BIMESTRES, PARA ENTREGAR ATÉ 17/12. ESSA ATIVIDADE É UM RESUMÃO DE TUDO QUE FOI TRABALHADO NO QUARTO BIMESTRE.
adriana.barbosa33@yahoo.com
95791-8631

1) O que é uma Bacia Hidrográfica?

2) Cite alguns fatores que podem estar ligados as causas da fome no Brasil e no mundo:

3) Quais os principais países africanos produtores de petróleo?

4) Discorra um breve testo sobre a importância da Antártica para o equilíbrio ambiental na Terra:

5) Assinale a alternativa correta:
Alguns recursos naturais são considerados estratégicos tanto pela sua utilização econômica quanto pela sua escassez em algumas parte do mundo. Assim, aquele que possuir uma maior quantiade ou ou para a sua população quanto para a sua exploração comercial.
a) Madeira e Algodão
b) Água e Petróleo
c) Latex e Carvão  Mineral
d) Ouro e Diamante
e) Solo e Florestas 
  7A,B,C-ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA- ENTREGAR ATÉ 17/12
 PARA ALUNOS QUE ESTÃO SEM NOTAS EM ALGUNS OU TODOS OS BIMESTRES.
AS QUESTÕES É RESUMÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NO QUARTO BIMESTRE.
adriana.barbosa33@yahoo.com
95791-8631


1) Assinale V para Verdadeiro e F para Falso:
a) (  ) Espaço e paisagem se diferencia porque o espaço é uma produção social, enquanto na paisagem predominam os elementos da dinâmica natural.
b) (  ) Na paisagem podemos observar elementos naturais e culturais, bem como formas novas e antigas, que nos revelam sucessivos passados.
c) (  ) A paisagem é forma estática, por isso jamais pode revelar as relações sociais do passado que produziram as formas geográficas do presente.

2) Quais objetivos de desenvolvimento sustentável?

3) Cite 3 objetivos do SNUC:

4) O que é extrativismo vegetal?

5) O quilombo dos Palmares foi o mais célebre dos locais de resistência criados pelos africanos escravizados no Brasil. Em qual localização se encontra o Quilombo dos Palmares?

6ºAno: C (Clayton - Português) Revisando.

 

ATENÇÃO ALUNOS, COMUNICADO IMPORTANTE E URGENTE!!! SEMANA DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA.


O período de Recuperação Intensiva estará disponível até 11/12/2020. Os alunos que não realizaram nenhuma atividade durante o ano letivo de 2020/ 1°, 2°, 3° e 4° Bimestre, realizaram parcialmente ou estão com notas vermelhas ainda poderão recuperar. Estará disponível também as avaliações de Português e Matemática ( AAP e ADR ), tanto online como impressas que poderão ser retiradas na Unidade Escolar. As notas dessas avaliações serão atribuídas na disciplina de Biologia. Agradeço e conto com a colaboração dos alunos, pais ou responsáveis! Att, 

Profa Solange.  


OBS: A data limite está descrito abaixo! 

Boa sorte a todos!!


 

2° Ano E - Biologia  - Profa Solange

Período para entrega: Até 11/12/2020


Instruções: 

1- 
Responder a Atividade de Recuperação Intensiva.

2- Postar no Blogger e enviar para o e-mail da professora: solangestandbyme@gmail.com


                Atividade de Recuperação Intensiva


1- Costuma-se dizer que as células são formadas por membrana, citoplasma e núcleo. Entretanto, não são todas as células que apresentam um núcleo definido e delimitado por membrana nuclear. Baseando-se nisso, o mais correto seria afirmar que todas as células possuem membrana, citoplasma e material genético.

As células que apresentam núcleo definido são chamadas de


a) autotróficas.

b) heterotróficas.

c) eucarióticas.

d) procarióticas.

e) termófilas.



2- Um dos fatores mais importantes para que a evolução ocorra é a mutação, uma vez que esse processo está relacionado com mudanças no material genético do indivíduo. As mutações garantem:


a) que a seleção natural selecione os organismos mutantes.

b) que a variabilidade genética aumente em uma população.

c) que as características sejam passadas de um descendente para outro.

d) que os organismos adquiram apenas características vantajosas para sua sobrevivência.

e) que os organismos consigam sobreviver no ambiente.



3- Marque a alternativa que melhor define um gene.


a) O gene é uma porção da molécula de RNA que determina uma característica.

b) O gene é uma região do DNA que é responsável pela síntese de carboidratos, determinando nossas características.

c) O gene é uma sequência de nucleotídeos em que está contida a informação que será usada para a síntese de proteínas.

d) Trecho do RNA que contém sequências de nucleotídeos que são usados para a síntese de proteínas.



4- Enem de 2012 - O milho transgênico é produzido a partir da manipulação do milho original, com a transferência, para este, de um gene de interesse retirado de outro organismo de espécie diferente.

A característica de interesse será manifestada em decorrência


a) do incremento do DNA a partir da duplicação do gene transferido.

b) da transcrição do RNA transportador a partir do gene transferido.

c) da expressão de proteínas sintetizadas a partir do DNA não hibridizado.

d) da síntese de carboidratos a partir da ativação do DNA do milho original.

e) da tradução do RNA mensageiro sintetizado a partir do DNA recombinante.