quarta-feira, 24 de junho de 2020



PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 25/06/2020



EQUIPE GESTORA
2020

Entrega das Apostilas - Datas suspensas!!!!!!



Boa tarde alunos e familiares.



Comunicamos que as datas de entregas de apostilas e trabalhos na escola, previstas para os dias 25/06 e 26/06 estão suspensas por motivo de obras no interior da escola. No local temos acúmulo de poeira e muitos ruídos, inviabilizando a circulação e permanência de funcionários.


Nova data será agendada assim que possível.



Agradecemos à compreensão e pedimos desculpas pelos transtornos.



Até breve.


Gestão/Coordenação




6º C (Clayton - Português)




Denotação e Conotação

          Denotação é a forma de uso e manifestação da linguagem em seu sentido literal, dicionarizado. A conotação é a forma de uso e manifestação da linguagem em seu sentido figurado. 


          A linguagem é o maior instrumento de interação entre sujeitos socialmente organizados. Isso porque ela possibilita a troca de ideias, a circulação de saberes e faz intermediação entre todas as formas de relação humanas. Quando queremos nos expressar verbalmente, seja de maneira oral (fala), seja na forma escrita, recorremos às palavras, expressões e enunciados de uma língua, os quais atuam em dois planos de sentido distintos: o denotativo, que é o sentido literal da palavra, expressão ou enunciado, e o conotativo, que é o sentido figurado da palavra, expressão ou enunciado.

          Vejamos mais detalhadamente cada um deles:

DENOTAÇÃO

          Quando a linguagem está no sentido denotativo, significa que ela está sendo utilizada em seu sentido literal, ou seja, o sentido que carrega o significado básico das palavras, expressões e enunciados de uma língua. Em outras palavras, o sentido denotativo é o sentido real, dicionarizado das palavras.
          De maneira geral, o sentido denotativo é utilizado na produção de textos que tenham função referencial, cujo objetivo é transmitir informações, argumentar, orientar a respeito de diversos assuntos, como é o caso da reportagem, editorial, artigo de opinião, resenha, artigo científico, ata, memorando, receita, manual de instrução, bula de remédios, entre outros. Nesses gêneros discursivos textuais, as palavras são utilizadas para fazer referência a conceitos, fatos, ações em seu sentido literal.

Exemplos:

·         A professora pediu aos alunos que pegassem o caderno de Geografia.
·         A polícia capturou os três detentos que haviam fugido da penitenciária de Santa Cruz do Céu.
·         O hibisco é uma planta que pode ser utilizada tanto para ornamentação de jardins quanto para a fabricação de chás terapêuticos a partir das suas flores.
·         Amor: forte afeição por outra pessoa, nascida de laços de consanguinidade ou de relações sociais.

CONOTAÇÃO

          Quando a linguagem está no sentido conotativo, significa que ela está sendo utilizada em seu sentido figurado, ou seja, aquele cujas palavras, expressões ou enunciados ganham um novo significado em situações e contextos particulares de uso.    O sentido conotativo modifica o sentido denotativo (literal) das palavras e expressões, ressignificando-as.
          De maneira geral, é possível encontrarmos o uso da linguagem conotativa nos gêneros discursivos textuais primários, ou seja, nos diálogos informais do cotidiano. Entretanto, são nos textos secundários, ou seja, aqueles mais elaborados, como os literários e publicitários, que a linguagem conotativa aparece com maior expressividade. A utilização da linguagem conotativa nos gêneros discursivos literários e publicitários ocorre para que se possa atribuir mais expressividade às palavras, enunciados e expressões, causando diferentes efeitos de sentido nos leitores/ouvintes.

Exemplo:

          Leia um trecho do poema Amor é fogo que arde sem se ver, de Luiz Vaz de Camões, e observe a maneira como o poeta define a palavra/sentimento 'amor' utilizando linguagem conotativa:

Amor é fogo que arde sem se ver
Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói, e não se sente;

É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.
É um não querer mais que bem querer;
É um andar solitário entre a gente;

É nunca contentar-se de contente;
É um cuidar que se ganha em se perder.
É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;

É ter com quem nos mata, lealdade.
Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,

Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

(Luís Vaz de Camões, séc. XVI)

Por Ma. Luciana Kuchenbecker Araújo

3º Ano B - Biologia  - Profa Solange


Assistam os vídeos abaixo. Realizem uma pesquisa sobre características da Biologia dos Filos do Reino Animal (Poríferos, Cnidários, Platelmintos, Nematelmintos, Anelídeos, Moluscos, Artrópodes, Equinodermos, Cordados). A atividade deverá ser postada no blogger e no e-mail do professor: solangestandbyme@gmail.com na data especificada. Período para realização das atividades à partir de (24/06/2020 à 01/07/2020).


https://youtu.be/q-EW8cv8HL8
https://youtu.be/Mw3rd878S10
https://youtu.be/SR3uifR4XQI


3º Ano A - Biologia  - Profa Solange


Assistam os vídeos abaixo. Realizem uma pesquisa sobre características da Biologia dos Filos do Reino Animal (Poríferos, Cnidários, Platelmintos, Nematelmintos, Anelídeos, Moluscos, Artrópodes, Equinodermos, Cordados). A atividade deverá ser postada no blogger e no e-mail do professor: solangestandbyme@gmail.com na data especificada. Período para realização das atividades à partir de (24/06/2020 à 01/07/2020).


https://youtu.be/q-EW8cv8HL8
https://youtu.be/Mw3rd878S10
https://youtu.be/SR3uifR4XQI


Introdução Temática - Transmissão da Vida  - Mecanismos de Variabilidade Genética e Hereditariedade - Um pouco de História da Genética - 2° Ano E Biologia Profa Solange

Para iniciar o estudo desse tema assistam os dois vídeos sobre Hereditariedade e Introdução à Hereditariedade. Links disponíveis abaixo.
Pesquise e leia em livros didáticos ou outras fontes algumas informações sobre a vida e os estudos de Mendel. Você pode começar pelos seguintes tópicos: 

a) Biografia de Gregor Mendel; 
b) Contextualização Histórica e Breve apresentação de seus trabalhos; 
c) Conceitos Básicos da Genética: Genótipos, Fenótipos, Homozigose, Heterozigose, Genes e Alelos



https://youtu.be/M_GfECI_ZDA
https://youtu.be/3Jg2lLUrke8

Atividade de Educação Física. Turmas: 3ºanos.A,B,C, Prof. Luciana




                               São Paulo, 24 de junho de 2020.


                                                Bom dia.

                                  E.E Maria Montessori.
                                 Atividade de Educação Física.
                                Turmas:   3ºanos. A, B ,C,
                                 Prof. Luciana
                               Entregar a atividade por e-mail : prof.luedfisica@yahoo.com.br.
                              ATIVIDADE P / NOTA E PRESENÇA 2°BIMESTRE.
                                Todas atividades ou pesquisas deverão ser digitadas.
                                                      
                                                     Educação Física 2º Bimestre.

Atividade referente a aula CMSP HIP HOP 19/06.
Habilidades:
Caracterizar o movimento hip hop com a expressão sociocultural.
Identificar os elementos constituintes do hip hop.
Aprofundar o conhecimento da dança da rua.


Atividade da aula.
1.    O que representa o hip hop para você?
2.    Onde e quando surgiu o hip hop?
3.    No Brasil surgiu quando o hip hop?
4.    Qual a influência da sociedade no hip hop?
5.    Quais os elementos do hip hop? Explique cada elemento?

Bom trabalho....

Data para entrega 29/06.