sexta-feira, 10 de julho de 2020

ATIVIDADE GEOGRAFIA 3°D PROFESSOR RODRIGO LANÇA.

                                             

                                           CHOQUE DE CIVILIZAÇÕES?


a) Dialogue com os seus familiares  sobre as origens e consequências desses conflitos em diferentes regiões. Registre em seu caderno os resultados do diálogo.

ATIVIDADE 2: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO E IMAGEM. Sobre o contexto geopolítico e o surgimento do significado da expressão “Choque de Civilizações”, propomos a leitura do texto a seguir: A Teoria do Choque de Civilizações A partir do final do período chamado Guerra Fria (1947-1991), a reorganização do sistema político-econômico mundial caracterizou-se por conflitos que ganharam visibilidade devido aos movimentos das principais hegemonias da época. Paralelamente a uma nova ordem mundial, surgem diversas análises na tentativa de se compreender o verdadeiro motivo desses conflitos. O cientista político Samuel P. Huntington formulou uma teoria, em 1993, chamada “Choque de Civilizações”, publicada 
na revista Foreign Affairs. Nessa teoria, ele descreve que os principais motivos dos conflitos no Pós-Guerra Fria têm como pano de fundo as identidades culturais e religiosas dos diferentes povos, baseando-se em conceitos das ciências humanas relacionados à dimensão espacial e cultural. Na contramão desta teoria, Edward Said apresenta críticas à tese de “Choque de Civilizações”, fundamentando-se na perspectiva de que Huntington trata a cultura como algo imutável e homogêneo, visto que não leva em conta as alterações existentes dentro de cada uma. Said salienta que não há uma rigorosa separação entre as culturas, não levando em conta os fluxos que caracterizam o mundo atual, e isso torna impossível a qualquer um, ou a qualquer cultura, manter-se isolado das outras (como, por exemplo, as migrações e o intercâmbio cultural). Texto elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola. Fonte: Portal Educação. Geografia: a teoria “Choque de Civilizações”. Disponível em: . Acesso em: 03 abr. 2019.

Após a leitura do texto, discuta com seus Familiares  se essa teoria ainda é atual. Comente suas percepções e responda às questões no seu caderno.
 a) Quais críticas Edward Said faz à teoria de Huntington?
 b) Os conflitos dos últimos anos têm alguma ligação com a teoria do “Choque de Civilizações”? Comente sua resposta.
 c) Existe relação entre a imagem 2 e o texto “A Teoria do Choque de Civilizações”? Justifique sua resposta. 
d) Qual é o “pano de fundo” gerador do conflito retratado na imagem 2? 
ATIVIDADE 3: LEITURA, ANÁLISE DE TABELA E PESQUISA.
Observe a tabela abaixo, pesquise e classifique os motivos dos conflitos mundiais de acordo com a indicação que segue: Guerra civil (1); Disputa territorial (2); Sectário/Separatista (3); Estado e Território (4).
 Para finalizar, selecione um exemplo de conflito e amplie a pesquisa por meio de documentários, artigos e imagens.

PROFª CLEUSA | Projeto de Vida 9º ANO



Alunos,

Peço para assistirem as aulas abaixo:

https://youtu.be/_6w6UG8XMs4
https://youtu.be/oYOq8bS7q_I

PROFª CLEUSA | Projeto de vida 7°ano



Alunos,

Peço para assistirem as aulas abaixo:

https://youtu.be/2iGgZpLrXhs
https://youtu.be/ceo9GPMRTpU

PROFª CLEUSA | Atividade Empreendedorismo ELETIVAS - 1º e 2º ANO ENSINO MÉDIO


Alunos,

Peço que enviem a atividade abaixo no meu e-mail: cleusamouracoelho@gmail.com

Empreendedorismo

Habilidades:

  1. Incentivo às ideias criativas e à inovação; 
  2. Estímulo ao comprometimento e à persistência; 
  3. Maior desenvolvimento da autoconfiança;
  4.  Melhor compreensão de responsabilidade; 
  5. Desenvolvimento do senso de liderança; 
  6.  Facilidade para a resolução de problemas. 


Atividade:

Hoje vamos aprender como ser empreendedor! Você já teve a curiosidade de conhecer algo que está no seu dia a dia? Já imaginou o que está por trás de grandes empresas, como Cacau Show, Boticário, McDonald's, jogos, game ou até mesmo aquele mercadinho da esquina de casa?

Então vamos fazer essa curiosidade virar realidade: O aluno deverá responder as questões abaixo, como se fosse montar seu próprio negócio, ou seja, vale para lojas, clínicas veterinária ou médicas, youtubers, alimentação, games para qualquer área que você aluna(o) tenha vontade de ser. Agora responda:

1) Qual o seu propósito? (o que você escolheu abrir).
2) Qual será sua equipe de trabalho? (pode ser seus familiares).
3) Aonde vai vender ou expor sua mercadoria? (Net, loja, clínica, onde vai ser).
4) Qual será seu produto? (o que vai criar ou vender, faça uma pesquisa sobre o seu produto na internet).
 5) Depois de responder as questões você já irá saber qual é o seu produto ou serviço, então elabore uma propaganda do seu setor (pode ser desenho no caderno, colagem ou da internet), dizendo o porquê as pessoas devem adquiri-lo. Ex: qual o desconto, leve 2 pague 1, promoção, meu produto é excelente.
 Use a sua criatividade empreendedora. BONS NEGÓCIOS!

PROFª CLEUSA | Atividade Empreendedorismo ELETIVAS - 6º e 7º ANO


Alunos,

Peço que enviem a atividade abaixo no meu e-mail: cleusamouracoelho@gmail.com

Empreendedorismo

Habilidades:

  1. Incentivo às ideias criativas e à inovação; 
  2. Estímulo ao comprometimento e à persistência; 
  3. Maior desenvolvimento da autoconfiança;
  4.  Melhor compreensão de responsabilidade; 
  5. Desenvolvimento do senso de liderança; 
  6.  Facilidade para a resolução de problemas. 


Atividade:

Hoje vamos aprender como ser empreendedor! Você já teve a curiosidade de conhecer algo que está no seu dia a dia? Já imaginou o que está por trás de grandes empresas, como Cacau Show, Boticário, McDonald's, jogos, game ou até mesmo aquele mercadinho da esquina de casa?

Então vamos fazer essa curiosidade virar realidade: O aluno deverá responder as questões abaixo, como se fosse montar seu próprio negócio, ou seja, vale para lojas, clínicas veterinária ou médicas, youtubers, alimentação, games para qualquer área que você aluna(o) tenha vontade de ser. Agora responda:

1) Qual o seu propósito? (o que você escolheu abrir).
2) Qual será sua equipe de trabalho? (pode ser seus familiares).
3) Aonde vai vender ou expor sua mercadoria? (Net, loja, clínica, onde vai ser).
4) Qual será seu produto? (o que vai criar ou vender, faça uma pesquisa sobre o seu produto na internet).
 5) Depois de responder as questões você já irá saber qual é o seu produto ou serviço, então elabore uma propaganda do seu setor (pode ser desenho no caderno, colagem ou da internet), dizendo o porquê as pessoas devem adquiri-lo. Ex: qual o desconto, leve 2 pague 1, promoção, meu produto é excelente.
 Use a sua criatividade empreendedora. BONS NEGÓCIOS!

Professora Ana Paula de Português. Entregar dia 10.


ESCOLA _________________________________________________DATA:_____/_____/_____
PROF:______________________________________________________TURMA:____________
NOME:________________________________________________________________________

Leia:

Ibama tem nova regra de transporte de animais silvestres de estimação
O transporte de animais deve ser feito mediante autorização de transporte e pagamento de boleto

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis) divulgou nova regra para o transporte de animais silvestres entre estados no Brasil.
Agora, o transporte de animais deve ser feito mediante autorização de transporte e pagamento de boleto ao Ibama.
A coordenadora de Monitoramento do Uso da Fauna e Recursos Pesqueiros, Maria Isabel Soares, destaca que o Ibama considera animais silvestres de estimação aqueles comprados de criadores legalizados ou cedidos com autorização do Ibama.
Os mais comuns a serem criados são papagaios, araras, jabutis. Maria Isabel alerta que antes de ter um animal silvestre em sua tutoria, é preciso conhecer as necessidades deles que são diferentes de cães e gatos, inclusive custos. Maria Isabel ainda destaca que o aumento da fraude e do tráfico foi o que motivou essa mudança na regularização.
A punição será prisão de seis meses a 1 ano e multa de 500 a 5 mil reais.

Disponível em: .

Questão 1 – Qual é a finalidade do texto acima?
a) caracterizar os animais silvestres e destacar as suas necessidades.
b) divulgar um trabalho desenvolvido pelo IBAMA.
c) expor uma opinião sobre o tráfico de animais silvestres no Brasil.
d) informar sobre a nova regra para o transporte de animais silvestres no Brasil.

Questão 2 – No segmento “Agora, o transporte de animais deve ser feito mediante autorização [...]”, o termo sublinhado indica:
a) uma mudança na regra sobre o transporte de animais silvestres.
b) uma crítica sobre a nova regra para o transporte de animais silvestres.
c) uma comparação entre a lei anterior e a atual sobre o transporte de animais silvestres.
d) uma conclusão a que se chegou sobre a nova regra divulgada pelo IBAMA.

Questão 3 – Defina “animais silvestres de estimação”:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 4 – “[...] é preciso conhecer as necessidades deles [...]”. Segundo a coordenadora de Monitoramento do Uso da Fauna e Recursos Pesqueiros, é preciso conhecer as necessidades:
a) dos papagaios.
b) das araras e dos jabutis.
c) dos animais silvestres.
d) dos cães e gatos.

Questão 5 – Aponte os fatos que motivaram a mudança na lei sobre o transporte de animais silvestres no Brasil:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 6 – No segmento “O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis) [...]”, a informação entre parênteses:
a) comenta a sigla Ibama.
b) explica a sigla Ibama.
c) caracteriza a sigla Ibama.
d) complementa a sigla Ibama.

Questão 7 – Pode-se concluir que o texto acima é do gênero notícia. Desse modo, identifique as partes que a compõem, relacionando conforme a orientação:
1. lide
2. título auxiliar
3. manchete
4. corpo da notícia

(     ) “Ibama tem nova regra de transporte de animais silvestres de estimação”.
(     ) “O transporte de animais deve ser feito mediante autorização de transporte e pagamento de boleto”.
(     ) 1º parágrafo da notícia.
(     ) Do 2º ao último parágrafo da notícia.