sexta-feira, 10 de julho de 2020

Prof. Aline Rossi- Biologia/ 1° anos A, B, C, D, E e F


Atividade sobre a aula transmitida no dia 07/07 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP.


Habilidades: Correlacionar as alterações climáticas da cidade de São Paulo com desmatamento e crescimento populacional e identificar os fatores que provocaram o desmatamento na Mata Atlântica ao longo do tempo e aqueles responsáveis pelo desmatamento atual.

Conteúdos: Bioma Mata Atlântica; causas e conseqüências do desmatamento; contradições entre conservação ambiental e interesses econômicos.

Atividade
1-  Quais ações humanas provocaram impactos que reduziram a cobertura florestal original da Mata Atlântica? Será que isso ainda ocorre?

2-  Observe cada imagem e indique, para cada uma, quais são os principais impactos causados pelo desmatamento.
 a)      Represa de Guarapiranga ocupada no entorno:

a)      Construção do trecho norte do Rodoanel Mario Covas:

3-  Quais são as conseqüências do desmatamento ambiental?

4- Explique o fenômeno da inversão térmica e comente os problemas que esse fenômeno pode causar.

5-O que são Ilhas de calor? 

6-Quais seriam as ações públicas, individuais e coletivas mais específicas para resolver ou amenizar os problemas ambientais citados na aula?

Para realizar a atividade proposta acima, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 2), o livro de Biologia ou a internet.

Entrega e dúvidas:

Enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br ou na nossa turma no classroom institucional até o dia 16/07 (próxima quinta-feira).

Vocês também poderão enviar as dúvidas no chat da sala, dentro do aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP e eu responderei o mais rápido possível.

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE. Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL



1°F PORT. EXERCÍCIOS

BOM DIA,
VAMOS RELEMBRAR A AULA DE 03.04 POSTADA NO BLOGGER, SEGUEM EXERCÍCIOS:

1- Indique a alternativa correta.
a) Antítese e paradoxo são dois nomes para a mesma figura de linguagem, a que utiliza ideias contrárias.
b) Aliteração, paronomásia, assonância e onomatopeia são figuras de sintaxe.
c) As figuras de linguagem são classificadas em: figuras de palavras, figuras de pensamento, figuras morfológicas e figuras de som.
d) Aliteração é a repetição de sons vocálicos.
e) Este é um exemplo de metonímia: “Parece que temos um Pavarotti”.

2- Indique em quais alternativas foram usadas metáforas e em quais foram usadas comparações.
a) Ele é simplesmente um deus grego.
b) Ele é bonito como um deus grego.
c) Suas palavras são doces da minha infância.
d) Age como um burro!
e) Aquele homem é um burro.

3- Qual a figura de linguagem presente nas orações abaixo?
EUFENISMO - PARADOXO- ELIPSE - ANTITESE ( APENAS UMA CORRETA)
1. Convide-o a retirar-se, por favor.
2. A testemunha faltou com a verdade.

4- São exemplos de catacrese:
a) cabeça do alfinete, fio de óleo, corpo do texto.
b) olhos frios, tristeza de cheiro, brisa doce.
c) pulmão do mundo, cidade maravilhosa, ouro negro.
d) a nuvem chora, a noite celebra, vida cruel.
e) O cavaleiro, muito cavalheiro, ajudou a moça a descer do cavalo.

5- No trecho: “…dão um jeito de mudar o mínimo para continuar mandando o máximo”, a figura de linguagem presente é chamada:
a) metáfora
b) hipérbole
c) hipérbato
d) anáfora
e) antítese

6- “Bomba atômica que aterra
Pomba atônita da paz
Pomba tonta, bomba atômica...”
A repetição de determinados elemento fônicos é um recurso estilístico denominado:
a) hiperbibasmo
b) sinédoque
c) metonímia
d) aliteração
e) metáfora

7- As figuras de linguagem são usadas como recursos estilísticos para dar maior valor expressivo à linguagem.
No seguinte trecho “Tu és a chuva e eu sou a terra [...]” predomina a figura, denominada:
a) onomatopeia
b) hipérbole
c) metáfora
d) catacrese
e) sinestesia
FAZER NO CADERNO , NÃO É NECESSÁRIO ENVIAR A FOTO, CORREÇÃO PRÓXIMA AULA 3° FEIRA.
BOA SORTE
PROF TALI