quinta-feira, 16 de julho de 2020

Prof. Aline Rossi- Ciências/ 6° anos A, B e C



Aula transmitida pelo CENTRO DE MÍDIAS SP dia 13/07- Revisão de conteúdos do 2° Bimestre


Habilidades: Identificar a organização básica da célula, por meio de imagens impressas e digitais, de animações computadorizadas e de instrumentos ópticos, reconhecendo-a como unidade estrutural e funcional dos seres vivos unicelulares e pluricelulares, na perspectiva da História e da Ciência.

Objetivos: Rever os conceitos trabalhados em aulas anteriores sobre as principais características dos seres vivos, em especial sua estrutura básica, a célula. Relembrar o que são células procarionte e eucarionte, bem como o que é um organismo unicelular.


Prezados alunos,
 Nós já trabalhamos todos os conteúdos referentes ao 2° bimestre, então, assim como no CENTRO DE MÍDIAS SP retomaremos as atividades do bimestre como revisão de conteúdos e recuperação de habilidades e notas.
Estou postando novamente abaixo a atividade sobre células e suas funções. Os alunos que já fizeram esta atividade irão somente revisá-la no caderno e não precisarão me enviar novamente, porém os alunos que ainda não fizeram devem fazer e enviar no meu e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br ou na nossa turma no classroom institucional até o dia 23/07 (próxima quinta-feira).

Atividade

1-      O que é uma célula?

2-      Quais são as funções das células?

3-      De que são constituídos os seres vivos?

4-      Quais as partes principais de uma célula?

5-      Como é uma célula procarionte? Quais seres vivos possuem este tipo de célula.

6-      Como é uma célula eucarionte? Quais seres vivos possuem este tipo de célula.

7-      O que são seres unicelulares? Cite um exemplo.

8-      O que são seres pluricelulares? Cite um exemplo.

9-      Diferencie a célula animal da célula vegetal.

10-   Identifique as células nas imagens seguintes, marcando um X nos parênteses.
a) 

I.                    ( ) Célula Procarionte ( ) Célula Eucarionte
II.                   ( ) Célula animal ( ) Célula vegetal   ( )Bactéria




b) 

I.  ( ) Célula Procarionte ( ) Célula Eucarionte
II.  ( ) Célula animal ( ) Célula vegetal ( )Bactéria


c) 

I.  ( ) Célula Procarionte ( ) Célula Eucarionte
II. ( ) Célula animal ( ) Célula vegetal ( )Bactéria

 Para realizar esta atividade, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo faz Escola-Volume 2), o livro de Ciências ou a internet.



Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE. Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL

Eu já enviei o convite da minha sala no classroom institucional para todos os alunos, então vocês precisarão acessar o e-mail institucional que foi disponibilizado pela escola e aceitar o convite para participar. Espero vocês lá o mais rápido possível!

Tecnologia - 2ºC - Profª Alice

Atividade 05


TECNOLOGIA – ATIVIDADE 05 – PROFª ALICE
FAKE NEWS

Leia o trecho da matéria:  “ Fake News: afinal, o que são notícias falsas? ”

  Notícias falsas sempre existiram, não é mesmo? Principalmente no ramo da política, onde não é novidade um candidato plantar uma informação sobre seu adversário para que ele perca votos ou que boatos sobre a vida privada dessas figuras sejam espalhados. Historicamente, diversas fake news foram disseminadas com determinados objetivos. Mas fiquem tranquilos, não estamos deduzindo isso: tiramos essa informação de uma entrevista do historiador Robert Darnton para a Folha de São Paulo.
  O historiador Robert Darnton, que é professor emérito da Universidade Harvard, conta que as notícias falsas são relatadas pelo menos desde a Idade Antiga, do século 6: “Procópio foi um historiador bizantino do século 6 famoso por escrever a história do império de Justiniano. Mas ele também escreveu um texto secreto, chamado “Anekdota”, e ali ele espalhou “fake news”, arruinando completamente a reputação do imperador Justiniano e de outros. Era bem similar ao que aconteceu na campanha eleitoral americana”, diz Robert Darnton ao jornal Folha de São Paulo.
  Notícias que aparentam ser verdadeiras, que em algum grau poderiam ser verdade ou que remontam situações para tentar se mostrar confiáveis: isso são as fake news que vemos atualmente. Por isso há de ser ter cuidado: as notícias falsas não são apenas aquelas extremamente irônicas, que têm o intuito de serem engraçadas e provocar o leitor. As notícias falsas atualmente buscam disseminar boatos e inverdades com informações que não estão 100% corretas sobre pessoas, partidos políticos, países, políticas públicas… Elas não vão aparentar ser mentira, ainda mais se nós acreditamos que elas podem ser verdadeiras – mas não são.
Escrito por Carla Mereles e Isabela Moraes
Publicado em novembro de 2017.  Atualizado em 16 de outubro de 2019.

Exercício simples
Muitas frases de escritoras e escritores brasileiros são divulgadas no facebook, instagram, entre outros meios de comunicação.
Pesquise as seguintes frases no google no campo todos e depois no campo imagens exatamente como escrevi aqui:
  • ·         Citação “Não tenho mais tempo algum, ser feliz me consome”
  • ·      Citação “Mude. Mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade”

Responda:
1- Frases bonitas e inspiradoras, não é mesmo? Quem é o autor ou autora de cada uma delas? 
2-Você já se pegou compartilhando Fake News?
3-  O que você faz para se proteger dessas notícias falsas?
Enviar respostas e dúvidas no e-mail alicecavalcanti@prof.educacao.sp.gov.br





6ºAnos: A,B,C (Clayton - Português) Ortografia


EXERCÍCIOS DE ORTOGRAFIA
Questão 1
“O conjunto de letras do alfabeto chama-se ______.” Das alternativas abaixo a que preenche corretamente a lacuna é:
a) (    )  abecedário
b) (    )  abecedalho
c) (    )  abcdário
d) (    )  abecdário
e) (    )  abcedária

Questão 2

Na frase “O lugar onde se vende carne chama-se ______.” A palavra que preenche a lacuna corretamente é:
a) (    )  açogue
b) (    )  assogue
c) (    )  açouge
d) (    )  asougue
e) (    )  açougue

Questão 3

“A professora pediu que abrissem os cadernos e escrevessem o ______.” A escrita correta da palavra é:
a) (    )  cabeçário
b) (    )  cabeçalho
c) (    )  cabessalho
d) (    )  cabezalio
e) (    )  cabeçalo

Questão 4

A alternativa em que todas as palavras estão escritas corretamente é:
a) (    )  caçula, açude, paçoca, açaí e açafrão
b) (    )  cassula, açude, passoca, açaí e açafrão
c) (    )  caçula, assude, paçoca, assaí e açafrão
d) (    )  caçula, assude, paçoca, açaí e assafrão
e) (    )  cassula, açude, passoca, assaí e assafrão

Questão 5

Todas as alternativas estão corretas, exceto:

a) (    )  deslize - deslizar
b) (    )  enraizado - raiz
c) (    )  paralização - paralizar
d) (    )  realização - realizar
e) (    )  vizinhança - vizinho

Questão 6

Complete com x ou ch:
a) (    )  en__urrada
b) (    )  __uvisco
c) (    )  cai__a
d) (    )  me__er
e) (    )  __antagem

Questão 7

“Mal” e “mau” são duas palavras homófonas. Ou seja, elas são pronunciadas da mesma maneira, mas escritas de formas diferentes. A alternativa abaixo em que a palavra está usada corretamente é:
a) (    )  Estou me sentindo mau essa tarde.
b) (    )  Fui muito mau na prova de química.
c) (    )  Henrique foi muito mau comigo.
d) (    )  O chefe da empresa sempre estava de mal humor
e) (    )  Os professores dizem que Pedro é mal aluno.

Questão 8

Assinale a alternativa cujas palavras estejam corretamente grafadas:
a) (    )  pajé, xadrês, flecha, mixto, aconchego
b) (    )  abolição, tribo, pretensão, obsecado, cansaço
c) (    )  gorjeta, sargeta, picina, florescer, consiliar
d) (    )  xadrez, ficha, mexerico, enxame, enxurrada
e) (    )  pagé, xadrês, flexa, mecherico, enxame

Recapitulando:
“Mal é advérbio, antônimo de bem.”
“Mau é um adjetivo, antônimo de bom.”

Questão 9

Complete os espaços nas frases abaixo com: “mau” ou “mal”.
01. O vereador foi ____ recebido pela população.
02. Ficamos preocupados até  passei  ____ quando ouvi a notícia.
03. Patrícia está com um ____
 incurável .
04. O balconista era um homem muito ____- humorado.
05. ____ saímos de casa nos deparamos com um assaltante.
06. Antônio fala ____ o Português.
07. Não seja pessimista, nem todo político tem ____ caráter.
08. As forças do bem e do ____ vivem em eterno combate.
09. Sonia não sabe o
 ____ que me fez.
10. O ____ está sempre à nossa volta, por isso precisamos vigiar.

Projeto de Vida - Professora Rebeca Carneiro - 3º A, B e C

Bom dia, pessoal!

Bom, quando vocês fizerem a empresa precisa ficar claro, qual o público que vocês iram trabalhar, como vão ser os atendimentos, qual a politica da empresa.

a entrega será para o dia 20/07, pelo e-mail bekacarneiro2@hotmail.com
NÃO ESQUECER DE COLOCAR: NOME. Nº E SÉRIE.

Qualquer coisa estou aqui!

Projeto de Vida - Professora Rebeca Carneiro - 2º A, B, C, D e E

Bom dia pessoal,

segue as ultimas orientações para finalizar o trabalho.

Bom, esse projeto sobre cyberbullying pode ser feito em formada de:
Vídeo
parodia
escrito
Boletim Informativo

No trabalho precisa conter: o que é, aonde na escola podemos trabalhar esse tema e como lidar com isso caso você sofra o cyberbulluing.

Qualquer coisa, estou aqui!

entrega dia 20/07, pelo e-mail bekacarneiro2@hotmail.com

NÃO ESQUECER DE COLOCAR: NOME, Nº E SÉRIE.